segunda-feira, 28 de maio de 2012

Teimoso Demais Para Perguntar Qual A Direção

Por Robert J. Tamasy

Em sua opinião, quais as invenções que exerceram maior impacto na humanidade?  Seria impossível compilar uma relação completa, mas certamente entre as mais significativas estariam inovações como a luz elétrica, o automóvel, o avião, as fibras sintéticas, o computador pessoal, a Internet, o telefone celular.  Você provavelmente pensará em muitas outras, mais uma ferramenta mais recente que eu acrescentaria à lista seria o sistema de posicionamento global  (GPS). 

Para pessoas com “deficiência direcional”, como eu, o GPS é uma dádiva.  Se você me dissesse como chegar a um lugar dez vezes, provavelmente eu teria que perguntar-lhe uma décima primeira vez.  Por qualquer razão, minha mente não retém informações lineares tais como chegar a um destino que eu não visito com frequência.  Assim, possuir um GPS é de grande ajuda, principalmente quando em visita a uma cidade pouco conhecida.

Já se observou que muitos homens são particularmente relutantes quanto a pedir informações;  eles se orgulham de poder chegar a um destino sem a ajuda de ninguém –humana ou tecnológica.  Para mim, porém, isso não faz muito sentido.  Se o seu intento é chegar a um lugar por que não tentar conhecer a melhor e mais eficiente rota?

E se houvesse um GPS disponível para traçar a rota pelo território frequentemente duro e imprevisível da nossa vida diária?  Qual a melhor carreira para mim?   Será esta uma boa ocasião para trocar de emprego?  Como podemos reinventar o nosso negócio a fim de chamar a atenção de um mercado em mudanças?  Quando eu deveria fazer esse investimento?  Onde está aquela pessoa-chave para a equipe que estamos procurando?   Qual a melhor maneira de equilibrar vida pessoal e profissional?  Como eu saio do débito? 

Na verdade, já existe um “dispositivo” assim.  Nós o conhecemos com o nome de Bíblia.   Também podemos chamá-la de GPS – God’s Positioning System (Sistema de Posicionamento de Deus).  Deixe-me explicar: 

Confie no “navegador”.  Quando usamos um GPS num carro, ele nos serve melhor quando confiamos nas informações para nos guiar ao nosso destino.   Tempo e experiência me ensinaram que Deus quer ser o nosso navegador na travessia da vida.   Anos atrás aprendi estes versículos, que têm servido como um lembrete constante: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;  reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas”  (Provérbios 3:5-6). 


Esteja disposto a mudar de direção.

Quando usamos um GPS no carro, se fizermos uma conversão incorreta vamos ouvi-lo dizer: “recalculando”.  Ele então vai revisar as informações para nos manter no rumo do nosso destino.  De modo similar, se estivermos dispostos a confiar em Deus, Ele irá redirecionar a nossa vida, corrigir nossas decisões e ajustar nossos planos para nos capacitar a atingir nossas metas e objetivos, pessoal e profissionalmente.  “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”  (Provérbios 16:9). 

Permaneça confiante mesmo quando as vizinhas não forem conhecidas.  Quando dirigimos um carro e confiamos em seu GPS há momentos em que perguntamos:  “Esta direção está certa?”   Geralmente, deixar de confiar no GPS e começar a confiar em nosso próprio julgamento e intuição ocorre quando estamos em dificuldade e nos sentimos perdidos, longe de onde queríamos estar.   Por isso é importante confiar na sabedoria e orientação de Deus.  “’Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’”  (Jeremias 29:11). 

Como você está viajando através da vida hoje?  Onde está obtendo a orientação que precisa para a jornada? 

Próxima semana tem mais!


quinta-feira, 24 de maio de 2012

FOCANDO EM DESAFIOS MAIORES…

GAVON BARKDULL

Quando eu tinha quase 15 anos de idade, competia pela minha escola em saltos com vara. Neste tipo de esporte, cada participante tem três chances de aumentar a barra em cada nível. No início, a barra fica num nível relativamente baixo. Nas etapas seguintes, a barra é levantada alguns centímetros. Quando os atletas falham e a barra cai, eles são eliminados. Este processo de aumentar a barra pouco a pouco continua até que haja apenas um concorrente e ele seja o vencedor.

Eu treinava bastante e saltava muito bem até quando a barra estava a cerca de 180 centímetros do chão. Desde ponto em diante, eu raramente conseguia avançar. Um treinador observador me disse uma vez: "Gavon, você está treinando muito e está em forma. Seu problema é que você está focando na barra".

Ele me desafiou a visualizar um local aproximadamente 25 centímetros acima da barra e não iniciar qualquer salto até que eu pudesse enxergar claramente a nova barra imaginária. Com um pouco de prática, eu conseguia apagar a barra da minha mente; apenas focava na barra imaginária, acima da barra original. Quando eu me tornei expert em fazer isso, comecei a ficar entre os três melhores e a vencer as competições.

Ao refletir sobre essa experiência, percebi que eu não era capaz de saltar aquela altura. Na verdade, aquele exercício de pensamento apenas me ajudava a saltar de 5 a 8 centímetros mais alto. No entanto, essa pequena melhora era tudo o que eu precisava para me tornar finalista e campeão.

Quando você considera seu desempenho e conquistas pessoais, será que você não está demasiadamente focado em seus desafios imediatos, como se eles representassem a barra que tem que passar? Pergunte a você mesmo agora, o que aconteceria se você aumentasse sua visão apenas um pouco a mais e aumentasse também suas expectativas de conquistas?

O esforço para vencer pode ser apenas uma leve mudança de foco ou um pouco a mais do que você está fazendo agora. Eu desafio vocês a aprenderem com quem está tendo sucesso. O que eles fazem? Comprometa-se a estudar o sucesso e a "elevar a barra" em suas próprias expectativas. Quando fizer isso, poderá se surpreender.

Eu realmente acredito que somos capazes de fazer muito mais do que já fizemos até hoje. A diferença entre a mediocridade e o sucesso pode ser estar a apenas 5 centímetros a frente.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Semente do Sucesso

Autor Desconhecido

Um empresário bem-sucedido sabia que era tempo de escolher um sucessor para liderar seus negócios. Ao invés de designar um dos diretores ou um de seus filhos, ele reuniu os jovens executivos de sua empresa e lhes disse: “Chegou o momento em que devo escolher o próximo CEO. Decidi escolher um de vocês”. 

Os jovens executivos ficaram surpresos, mas o CEO continuou: “Eu vou dar a cada um de vocês uma semente hoje – uma semente muito especial. Plantem-na, reguem-na e daqui a um ano tragam-me o que vocês cultivaram a partir dessa semente. Eu vou julgar as plantas que vocês me trouxerem e escolher o próximo CEO”. 

Um deles, Jaime, entusiasmado, contou o plano à esposa. Ela o ajudou a encontrar um vaso, terra e adubo e plantou a semente. Todos os dias, ele a regou e observou para ver seu crescimento. Em pouco tempo os executivos começaram a falar sobre suas plantas que começavam a crescer. 

Jaime continuou a checar sua semente, mas nada germinava. Passaram-se semanas e nada. Todos os outros falavam de suas plantas, mas Jaime não fizera a sua germinar e sentia que tinha fracassado. Seis meses se passaram e nada ainda surgira no seu vaso. Ele concluiu que tinha matado sua semente, mas não disse nada aos colegas. 

Ele continuou a regar e adubar o solo e queria desesperadamente que a semente germinasse. Quando findou o ano, os executivos foram instruídos a levar suas plantas para serem inspecionadas pelo CEO. Jaime disse à esposa que se recusava a levar um vaso sem nada, mas ela insistiu para que ele fosse honesto sobre o que tinha acontecido. Seria o momento mais embaraçoso por que ele já passara, mas ele sabia que a esposa estava certa.

Jaime levou seu vaso sem planta para a sala de reunião. Quando chegou, a variedade de plantas que os outros executivos tinham cultivado o deixaram surpreso. Eram lindas e de vários formatos e tamanhos. Quando colocou seu vaso sem planta no chão, muitos de seus colegas riram.

O CEO chegou e Jaime tentou se esconder no fundo da sala. “Ora, que plantas, árvores e flores maravilhosas vocês cultivaram”, disse o CEO. “Hoje um de vocês será designado o novo CEO!”  Foi então que ele notou Jaime e o convidou para ir à frente com seu vaso sem planta. 

Jaime estava apavorado. “O CEO sabe que sou um fracasso! Talvez ele vá me despedir!”- pensou. O CEO perguntou o que acontecera com sua semente. Jaime explicou que, apesar de seus esforços, nada germinara. O CEO voltou-se para o grupo e mandou que todos se sentassem, menos Jaime. E olhando para ele, anunciou: “Olhem para o seu novo CEO! Seu nome é Jaime!”

O CEO, então, explicou: “Há um ano eu dei a cada um desta sala uma semente. Eu lhes disse para plantá-la, regá-la e trazê-la de volta após um ano. Mas eu dei a todos vocês sementes que tinham sido fervidas; não era possível que germinassem. Todos vocês, exceto Jaime, trouxeram plantas e flores saudáveis. Quando descobriram que a semente não germinava, vocês a substituíram por outra.  Jaime foi o único com coragem e honestidade para me apresentar um vaso com a minha semente. Portanto, ele será o único a ser escolhido o novo CEO”.

Alguém disse: "Se você plantar honestidade, colherá confiança. Se plantar humildade, colherá grandeza. Se plantar perseverança, colherá satisfação. Se plantar trabalho duro, colherá sucesso. Se plantar perdão, colherá reconciliação. Se plantar fé, colherá uma safra. Portanto, seja cuidadoso com o que planta hoje; isso determinará o que você colherá amanhã".

"A pessoa honesta anda em paz e segurança, mas a desonesta será desmascarada" - Provérbios 10.9 

"As pessoas direitas são guiadas pela honestidade. A perversidade dos falsos é a sua própria desgraça" - Provérbios 11.3

Próxima semana tem mais!


sexta-feira, 18 de maio de 2012

O jeitão do Sr. Zé Carioca…

Tirando a parte da “cachaça” e do charuto, o Zé Carioca é um cara legal… só precisa se libertar do vício….

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Afiando a Serra

Por Robert J. Tamasy

Já teve dias em que você trabalhou o máximo possível e ainda assim não conseguiu realizar nada ou quase nada? Todos nós temos dias assim. Ás vezes, apesar de nossos melhores esforços e intenções, temos pouco fruto do nosso trabalho. Entretanto, a falta de produtividade, às vezes, pode ser atribuída ao fato de deixarmos de “afiar nossa serra”. Imagine a seguinte interação: 

Supervisor: “ O que você está fazendo, Luis?”

Luis: " Estou serrando estas pranchas de madeira e elas são muitas!”

Supervisor:  “É mesmo? Mas Luis, não posso dizer com certeza, mas me parece que sua serra precisa ser afiada.”

Luis: “Você tem olhos de falcão, chefe. Já vi facas de manteiga mais afiadas que esta serra”. 

Supervisor:  "Diga-me, Luis. Não me leve a mal por perguntar, mas por que, então, você não afia sua serra?”

Luis: “Oh, não posso fazer isso agora, chefe. Estou ocupado demais serrando estas pranchas!”

Você já esteve em situação parecida? O presidente dos EUA, Abraham Lincoln, disse certa vez: “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis horas afiando meu machado.” Este pensamento faz eco ao que diz a Bíblia: “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso” (Eclesiastes 10.10).

Trabalho duro, determinação e energia podem realizar muito, mas às vezes, o que o trabalhador precisa é “afiar sua serra”. Como fazer isso, especialmente quando temos muito a fazer e tão pouco tempo? Podemos ter treinamento especial, formação extra e assistir a seminários e conferências, mas há na Bíblia sugestões que consomem menos tempo: 

Descanse o suficiente. Pressionados por prazos, somos tentados a trabalhar mais, sacrificando o sono. Isso pode funcionar por curto período de tempo, mas por fim, a falta do repouso necessário cobrará seu preço. “Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que Ele ama, mesmo quando estão dormindo” (Salmos 127.2).

Dedique seu trabalho a Deus. Quais os motivos por trás do seu trabalho: avanço profissional, mais dinheiro, autogratificação? Seria sábio dedicar seu trabalho a Deus e procurar honrá-lo com aquilo que você faz. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16.3).

Confie na direção Dele. Geralmente nosso trabalho é complexo, mas encontramos muitas alternativas que poderíamos buscar. Qual é a melhor e mais eficiente direção a adotar, aquela que vai consumir menos tempo? Podemos não saber, mas a Bíblia diz que Deus sabe: “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16.9).

Ore pedindo sabedoria. Conhecimento e habilidade são ótimos. Mas geralmente sabedoria para agir com mais eficiência é ainda melhor. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5).

Próxima semana tem mais!


segunda-feira, 7 de maio de 2012

MARCHA PARA JESUS RIO DE JANEIRO - 2012

A Marcha para Jesus 2012, o evento que reúne o maior número de pessoas ao redor do mundo, vai acontecer no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no dia 19 de maio. É esperado um público de mais de 300 mil pessoas que juntos irão adorar ao Senhor e proclamar a mensagem do Evangelho com muito louvor e alegria, independente de denominação.
O megaevento começará às 14h, com saída na Central do Brasil seguindo até a Cinelândia. O Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Rio de Janeiro (Comerj) é o responsável pela organização da Marcha no Rio de Janeiro.
Segundo a organização do evento a Marcha para Jesus 2012 contará com sete trios elétricos, além de cantores e grupos gospel, como: Fernanda Brum, Léa Mendonça, Regis Danese, Eyshila, Jozyanne, Nani Azevedo, Kainón, Jotta A, Thalles Roberto, Ministério Apascentar, Davi Sacer, Gospel Nigth e muito mais.
A expectativa por parte dos cantores também é muito grande. “É a primeira vez que participo da marcha aqui no Rio de Janeiro e estou ansioso por isso, pois creio num grande mover de Deus e na participação em massa do povo evangélico”, afirmou Nani Azevedo.
“A marcha é sempre uma oportunidade de estarmos juntos, passando por cima de rótulos e nos unindo num único  propósito, que é divulgar o nome que é sobre todo nome: Jesus. Por isso me sinto honrada em participar, pois creio que será uma bênção estar junto com líderes de outras denominações e de outros segmentos, pois o que nos une é maior do que o que nos separa”, declarou a cantora Eyshila, que já participou de inúmeras Marchas por todo o país.
Objetivos
A principal característica do evento é a comunhão, pois reúne cristãos de todas as denominações, com o objetivo de declarar o amor e a fé incondicional em Jesus Cristo. Outro aspecto importante da Marcha é a intercessão pelas autoridades políticas não só da cidade do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil, para que Deus esteja à frente das decisões a serem tomadas.
“Esse ato profético vai impactar o Rio de Janeiro. Vamos declarar a unidade das igrejas em um único nome: Jesus!”, disse o pastor Alexandre Isquierdo, coordenador do evento pelo segundo ano consecutivo.
Histórico
A primeira Marcha no Brasil foi em 1994, tornando-se um evento mundial até 2000 e atingindo 170 países na mesma data. Em 2011, a Marcha para Jesus retornou ao Rio de Janeiro após passar dois anos fora da agenda da cidade. A Cidade de São Paulo realiza a maior Marcha do Planeta. São mais de 6 milhões de pessoas, reunidas e adorando ao Senhor. Em São Paulo, a Marcha para Jesus é organizada pela Igreja Renascer, na pessoa do presidente nacional da Marcha, Apóstolo Estevam Hernandes Filho. Nesse ano, a Marcha em São Paulo, acontecerá no dia 14 de Julho, segunda sábado do mês.
Interessados podem adquirir camisetas personalizadas para a MARCHA PARA JESUS em todas as Igrejas Renascer em Cristo. Informações podem também ser obtidas pelo telefone (21) 3259-1079 da Gospel FM Rio.

Qual Sua Verdadeira Motivação?

Por Rick Boxx

O livro de Seth Godin, Linchpin, inclui um fascinante capítulo sobre generosidade, complementado por uma história bíblica. Este brilhante marqueteiro oferece uma perspectiva diferente sobre dar, estimulando os líderes a serem generosos, não com dinheiro, mas com seus talentos. 

Ele divide as pessoas em três categorias. A primeira consiste daqueles que desejam somente ser receptores. A terceira é composta por pessoas generosas, mas que deixam evidente que você lhes deve algo em troca. O terceiro grupo é generoso, simplesmente porque amam você e se preocupam com seus interesses. 

Enquanto pensava sobre as observações de Godin percebi como é fácil se enquadrar na segunda categoria. Podemos optar por doar nossos talentos e habilidades, mas lá no fundo ficamos imaginando, “O que eu ganho com isso?”

Por isso a Bíblia afirma repetidas vezes que Deus se preocupa tanto com “o quê” como com o “por quê” de nossas ações, inclusive nossos atos e gestos caritativos. Provérbios 16.2 ensina,“Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções”. 

Outra passagem ressalta que embora possamos ser enganados pelo comportamento exterior, Deus reconhece o que se passa por dentro: “...Eu [Deus] não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas Eu vejo o coração” (I Samuel 16.7). 

Poucas pessoas alcançam o padrão estabelecido pelo empresário e inventor R. G. LeTourneau, verdadeiro coração doador. De 1920 a 1960 ele desenvolveu e vendeu maquinários para movimentação de terra. Ficou conhecido como “O Rei da Movimentação de Terra” e considerado o maior inventor da maquinaria pesada capaz de transformar a paisagem. Mesmo com suas realizações nos negócios, sua reputação de pessoa generosa era ainda maior. Usar seus talentos em auxílio de outras pessoas lhe dava muita alegria. 

Por anos LeTourneau praticou o que poderia ser chamado de “dízimo ao contrário”. Dizimava 90% de seus lucros e vivia com 10%, ao invés de doar 10% dos ganhos, o que muitos consideram ser o “dízimo bíblico”. Via alegremente milhões de dólares passarem de seus negócios para o trabalho beneficente, boa parte usada para fundar grandes ONGs mundiais para satisfazer necessidades físicas e espirituais. II Coríntios 8.7 ensina:  “Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir”. 

A despeito de suas realizações nos negócios, muitos podem não reconhecer o nome de LeTourneau.  Entretanto, embora tenha morrido em 1969, posso garantir que muitas pessoas continuam a ser beneficiadas por sua generosidade. Inúmeras organizações e instituições que ele ajudou a sustentar continuam a fazer um trabalho digno ainda hoje. Isto, e não a maquinaria por ele desenvolvida é o seu grande legado. 

Deixe-me fazer-lhe algumas perguntas importantes: (1) Você tem examinado sua motivação? (2) Mesmo sendo generoso com seus talentos e com seus recursos financeiros, você dá pelos motivos corretos? (3) Por que legado você será lembrado?

Próxima semana tem mais!