sábado, 29 de setembro de 2012

É tempo de retomar o que se deixou para trás…

Zc 9:12 “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”

II Sm 6.2-14 “Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins. Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca. E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos. Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali; e Uzá morreu ali junto à arca de Deus. E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e passou-se a chamar àquele lugar, Pérez-Uzá, até o dia de hoje. Davi, pois, teve medo do Senhor naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor? E não quis levar a arca do Senhor para a cidade de Davi; mas fê-la entrar na casa de Obede-Edom, o gitita. E ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom, o gitita, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa. Então informaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto é dele, por causa da arca de Deus. Foi, pois, Davi, e com alegria fez subir a arca de Deus, da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi. Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, ele sacrificou um boi e um animal cevado. E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.”

Davi era um homem de realizações, tanto naquilo que se referia às suas questões pessoais, tanto mais quanto ao Senhor. Ele vai buscar a arca do Senhor, que durante muito tempo estivera nas mãos dos filisteus, e por conta de algumas situações, vê seu projeto ser interrompido. Quantas vezes as situações fogem ao nosso controle e somos obrigados a abrir mãos de projetos, desejos e sonhos? O Ano Apostólico de Mateus está entrando em sua reta final e agora é a hora de nos posicionarmos para retomarmos aquilo que ficou para trás, pois nenhuma das promessas de Deus deixará de se cumprir nas nossas vidas. Por um tempo, a arca ficou na casa de Obede Edom, mas Davi sabia que agora era a hora de busca-la. Agora é a hora de irmos à luta e retomarmos o que havíamos deixado para trás!

COMO SATANÁS TENTA FAZER COM QUE DEIXEMOS PARA TRÁS OS NOSSOS SONHOS:

1. Apontando nossa incapacidade de lidarmos com determinada situação;

2. Fazendo-nos orgulhosos a ponto de abrirmos mão do que é nosso; e

3. Supervalorizando a luta, em detrimento do resultado.

PARA SABER A HORA CERTA DE RETOMARMOS O QUE DEIXAMOS PARA TRÁS, É PRECISO:

1º. SABER QUE DEUS NÃO DESISTIU DE NÓS ABENÇOAR – Deus não muda. Mesmo Davi deixando a arca na casa de Obede Edom, Deus não deixou de ser Deus e continuou abençoando aquele que foi zeloso com a arca, no caso, Obede Edom. A vontade de Deus com relação à voce, seus sonhos e seus projetos não mudou e Ele quer a sua vitória, pois o nome dEle é glorificado através da tua vida! “Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” - Ml 3.6

2º. OLHARMOS SEMPRE PARA O SENHOR – Enquanto Davi olhou para a morte de Uzá, a arca permaneceu na Casa de Obede Edom. Mas quando ele colocou os olhos em Deus, Davi sentiu-se confiante para voltar e buscar a arca. Não olhe para os fracassos do passado ou para as impossibilidades. Deixe de olhar para as perdas. Olhe para o Senhor e tenha a direção para voce retomar o que ficou para trás. “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” - Is 45.22

3º. BUSCAR ATITUDES DIFERENCIADAS – Não dá para se ter novos resultados tendo as mesmas atitudes. Quem quer viver o novo de Deus, renova seu pensamento e muda seus posicionamentos. Enquanto voce permitir que sua mente seja dominada pelos seus velhos pensamentos, jamais desejará retomar o que deixou para trás. – “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2

4º. PROJETARMOS O NOSSO FUTURO NO SENHOR – É sempre termos um projeto para o Senhor, cuidando das coisas de Deus e sabendo que ele cuidará das nossas. Quando Davi resolveu deixar a arca na casa de Obede Edom, ele o fez pois temeu pela sua própria vida, pois ele vira o que acontecera a Uzá, que morrera ao tocar na arca. Davi, então retomou seu projeto de buscar a arca, pois entendeu que, sem a presença de Deus, sua vida não teria sentido – Sl 42.1 – “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus”. Projete o teu futuro em Deus e nas suas promessas, e nada ficará para trás na tua vida.

5º. LIMPE-SE DE TODO SENTIMENTO DE ORGULHO – Tem muita gente que não retoma seus projetos, meramente por orgulho. Não se permitem admitir que erraram e que precisam rever seus conceitos. Quando nos limpamos do orgulho, abrimos espaço para sermos sensíveis ao Espírito Santo de Deus e retomarmos o que ficou para trás. “O orgulho do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.” - Pv 29.23

E QUANDO EU SEI A HORA CERTA DE RETOMAR O QUE DEIXEI PARA TRÁS, EU:

1o. VOU BUSCAR A MINHA BENÇÃO E VIVER O QUE AINDA NÃO VIVI;

2o. TENHO A CERTEZA DE QUE NINGUÉM USURPARÁ AQUILO QUE É MEU;

3o. VIVO A VERDADE DE QUE, NA MINHA VIDA, NENHUM DOS PLANOS DE DEUS SERÁ FRUSTRADO;

4o. TENHO SUCESSO ONDE ANTERIORMENTE FRACASSARA;

5o. VIVO O TEMPO DE RESGATE E RESTITUIÇÃO NA MINHA VIDA!

DECLARE COM FÉ:

"Hoje, eu me posiciono, na certeza de que viverei o melhor final de ano de toda a minha vida. Esse últimos meses de 2012 serão os melhores meses que eu já vivi. Começo esse trimestre, retomando os projetos que deixei para trás, na certeza que nenhuma das promessas do Senhor, cairá por terra. Não serei roubado, mas buscarei aquilo que eu deixei de realizar. Vou olhar para o Senhor e receberei dele capacitação para isso. Limpo-me de todo orgulho e projeto o meu futuro no Senhor, na certeza de que, através das minhas atitudes, o Senhor me honrará. Eu recebo de Deus a certeza de que esse é o tempo de retomar o que ficou para trás, em nome de Jesus, amém!”

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mal Posso Esperar a Aposentadoria!

Vivemos tempos interessantes nos negócios e como profissionais. Faço parte de uma geração apelidada de "Baby Boomers" (geração pós-Segunda Guerra, vista como geração de choques e conflitos; NT), para quem o principal objetivo do trabalho era se aposentar.
Foi o que ouvi em uma conversa durante uma festa. Um homem perto da aposentadoria comentou que mal podia esperar o dia de demitir-se do trabalho. Disse odiar o trabalho e que só continuava indo todos os dias porque precisava de dinheiro. Pensei: "Que triste maneira de viver!"
Como passar a vida odiando aquilo em que gasto a maior parte do meu tempo? Há tipos de trabalho mais gratificantes do que outros. Houve situações quando o trabalho que fazia não era encorajador, mas ao conhecer e interagir com pessoas que encontrava diariamente, tornou-se fonte de inspiração.
Quando ouço pessoas falando de forma nostálgica sobre aposentadoria, penso sobre o valor intrínseco do trabalho. Existem na Bíblia referências sobre a nobreza do trabalho. Colossenses 3.23, ensina que devemos colocar nosso coração em tudo que fazemos. Em última análise, diz que "trabalhamos para Deus".
O livro de Eclesiastes faz admoestações sobre trabalho árduo, mas com diversão. Eclesiastes 3.22 diz: "Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?" A versão, "A Mensagem", diz: "Então eu entendi que não há nada melhor para nós, homens e mulheres, que ter um bom momento durante tudo o que fizermos – e isto será nosso quinhão’’. Deus projetou o trabalho para ser apreciado.
Provérbios 22.29 afirma: "Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior." Você pode dizer que o segredo do sucesso é fazer um trabalho bem feito e, em seguida, mostra-lo as pessoas. Hoje chamamos isto "produto e marketing." Creio que para persuadir as pessoas a comprá-lo a ênfase deve ser dada ao produto e não ao esforço. Em outras palavras: "fazer coisas boas." Se você fizer isso, você não terá problemas em vendê-lo.
Há pouca orientação nas Escrituras sobre aposentadoria. A palavra é usada raramente e seu significado é "retirar". Será que o objetivo principal do trabalho é chegar ao momento quando se pode retirar da vida produtiva? A única referência na Bíblia a aposentadoria diz respeito aos Levitas, sacerdotes instruídos a se aposentar com 50 anos, mas mesmo assim eles deveriam continuar ajudando os sacerdotes mais jovens.
A ideia de se aposentar como a conhecemos hoje é um fenômeno recente, do século XX, provocada pela expectativa de vida mais longa da Revolução Industrial. Somente nos últimos 60 anos é que a aposentadoria se tornou algo aspirador. Algumas gerações atrás era vista como "velho demais para trabalhar" ou "posto para escanteio".
A menos que você esteja pronto para ser colocado para escanteio, aprenda a apreciar seu trabalho!

Por Jim Mathis

Próxima semana tem mais!


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Power Trio - Neste sábado!


É PRECISO VENCER AS OPOSIÇÕES PARA PROSPERAR

E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus. Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: O rei Dario, vive para sempre! Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição. Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração. Ouvindo então o rei essas palavras, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo. Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar. Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará”. Dn 6:1-16 
O Reino de Deus é tomado por esforço e quem se esforça se apodera dele – Mt 11.12. esse esforço tem a ver como nós enfrentamos as oposições do dia a dia. Um profissional de sucesso precisa desse entendimento para não ser engolida pela rotina e pelos problemas que ela traz consigo. Na vida de um servo de Deus, oposição existe para ser vencida. Entretanto, não é qualquer um que vence. Por isso vemos muitas vezes a pessoa lutando, lutando e nunca sai no lugar. Nada, nada e acaba morrendo na praia. O mercado somente reconhece como vencedor o profissional que é diferenciado:
TRÊS CARACTERÍSTICAS DE UM PROFISSIONAL DE SUCESSO:
1) SER POSICIONADO
Todos os milagres relatados na Bíblia estão ligados a homens e mulheres de posicionamento, pois ação é a operacionalização da fé. Aquele que fica apenas olhando as situações ou se lamentando, jamais prosperará.
2) SUPERAR AS OPOSIÇÕES
Oposição existe para ser superada, pois Deus não te dará um desafio maior daquilo que você possa realizar. Muralhas, na Palavra de Deus, tem apenas dois fins – ou elas caem – Js 6, ou você as salta – Sl 18.
3) CONHECER AS ORIGENS DAS OPOSIÇÕES
Essa é uma regra de guerra. Conhecer o inimigo e suas estratégias te dá poder de fogo, e consequentemente vitória. Sabendo de onde vem as oposições, você saberá contra quem está lutando. As oposições podem ter origem em três situações
a. Oposição espiritual – O mundo espiritual, onde Satanás e seus demônios tentam nos roubar, matar e destruir - 1 Pe 5.8-9 – “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”
b. Oposição humana – Concorrentes inescrupulosos, sem qualquer caráter, que são verdadeiros instrumentos nas mãos do Inferno - Gl5.19 – “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,”
c. Oposição pessoal – Acontece quando você perde para você mesmo. E imagine só: quem perde para sim mesmo, jamais conseguirá ganhar de ninguém! Pv 23.7 – “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo.”
VOCÊ VAI VENCER COMO DANIEL VENCEU!
1. Vencer pela fé – 1 Jo 5.4 – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
2. Vencer pela diferença – Ml 3.18 – “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.”
3. Vencer pela unção na sua vida – Dn 6.25 – “Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.”
AQUELE QUE VENCE AS OPOSIÇÕES VIVE AS TRÊS BENÇAOS DA PROSPERIDADE:
1. PROSPERAR NA BABILÔNIA – No lugar da tua aflição, no lugar da tua escravidão você prosperará. Os poderosos passaram, mas Daniel permaneceu!
2. PROSPERAR E SER ABENÇOADO – A bênção do Senhor é o que enriquece e não acrescenta dores – Pv 10.22. Daniel fora levado para ser escravo, mas o seu posicionamento trouxe para ele prosperidade e bênção. O mundo pode até ter riquezas, mas a benção da prosperidade vem do Senhor.
3. PROSPERAR E SER DESTAQUE – Além de ser reconhecido como muito mais sábios que seus concorrentes – Dn 1.20 – agora Daniel tinha destaque diante de toda a Babilônia – Dn 6.27 – “Ele livra e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou Daniel do poder dos leões.”

sábado, 22 de setembro de 2012

Resolvendo problemas entre os irmãos

A Bíblia afirma: “É inevitável que venham escândalos” (Lucas 17:1). No entanto, devemos estar atentos para o fato de que o conflito pode ocasionar pelo menos dois perigos.

Primeiro: conduta ímpia. “Ira” é perigoso. Uma pessoa irada diz coisas prejudiciais que agravam o problema (Provérbios 15:18). É possível que os irmãos até esqueçam a questão inicial, mas fiquem de mal por causa do ressentimento que tomou conta deles. “Segui a paz com todos . . . nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe” (Hebreus 12:14-15). A amargura é uma raiz forte e profunda que, como uma grama na calçada, pode minar um alicerce sólido. Cuidado com os seus resultados: o ódio, as discussões, os ciúmes, acessos de ira e dissensões. “Não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gálatas 5:20-21; Tiago 3:13-16).

Segundo: impacto negativo na vida dos outros. O versículo que adverte contra a amargura diz: “Nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hebreus 12:15). Outras pessoas podem ser envolvidas na situação e ser tentadas a pecar. “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar” (Mateus 18:6). Não demora muito para devastar uma igreja, nem é tão difícil! (1 Coríntios 5:6)

Como resolver os problemas

Nas “coisas desta vida . . . por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?” (1 Coríntios 6:3,7).

Mas quando há pecado em jogo, deve ser enfrentado. “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüí-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:15-17). Aqui Jesus oferece quatro etapas para a solução dos problemas entre os irmãos.

Ir. Se a culpa é do outro, vá a ele. Se é sua, vá a ele (Mateus 5:23-24). Não diga: “A culpa é dele; ele é que tem de se desculpar para mim”, nem “Se ele tem um problema comigo, ele deve vir falar comigo a respeito”.

 Repreender. “Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o” (Lucas 17:3). No entanto, lembre-se de falar “a verdade em amor” (Efésios 4:15). Como Paulo instruiu a Timóteo: “Corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4:2).

Perdoar. “Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe” (Lucas 17:3-4). Jesus nos ensinou a perdoar os outros para que Deus nos perdoe (Mateus 11:25-26). Deus nos perdoou tanto que não devemos impor limites para perdoar (Mateus 18:21-35). Jesus demonstrou perdão na cruz (Lucas 23:34).

 Retirar-se. Quando um homem, em particular, procura falar com um irmão sobre o seu pecado e este se recusa a ouvir, ele deve levar uma ou duas testemunhas para abordá-lo novamente. Se ainda não quiser escutar, deve ser levado diante de toda a igreja. O objetivo é “ganhá-lo” (Mateus 18:15). Se ele se recusa a escutar a igreja, ele está andando desordenadamente (pensando num estilo de vida e não num fato isolado) e foi encorajado repetidas vezes para mudar o seu procedimento. Os cristãos devem afastar-se dele e não manter seu contato social com ele (2 Tessalonicenses 3:6,14). Ele ainda é bem-vindo como irmão na assembléia (“adverti-o como irmão” – 2 Tessalonicenses 3:15), mas não nos eventos sociais, nem mesmo nas refeições (1 Coríntios 5:11). Essa recusa de “ficar na companhia” dele é descrita como entregá-lo “a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus]” (1 Coríntios 5:5) e tem por objetivo envergonhar a pessoa (2 Tessalonicenses 3:14). O resultado desejado é salvar o espírito (1 Coríntios 5:5), mas, de qualquer forma, a igreja está limpa, purificada do mal (chamado “fermento” devido a sua capacidade de se espalhar rapidamente – 1 Coríntios 5:6).

Qualquer coisa que você faça, aja rápido. A resolução dos problemas entre irmãos deve acontecer antes de adorarmos a Deus. “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma cousa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mateus 5:23-24). “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo” (Efésios 4:26-27).

por Gary Copeland

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A MULTIPLICAÇÃO QUE VEM DA OBEDIÊNCIA



TEXTO BASE: II Rs 4.1-7 –“Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou. Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.
A obediência tem o poder de transformar a eminente destruição, num poderoso mover de milagres. Aquela viúva vivia o seu pior momento, porque não havia nenhuma perspectiva humana de mudança, pelo contrário, seus filhos seriam levados e ela, totalmente dependente, acabaria por morrer. Entretanto, através da sua obediência, ela viu a sua história ser mudada. Obediência é caminho para vivermos a nossa multiplicação!
COMO O INIMIGO TENTA ROUBAR NOSSA OBEDIÊNCIA, IMPEDINDO-NOS DE VIVER A MULTIPLICAÇÃO:
1º. – MOSTRANDO-NOS UM QUADRO DE TERRÍVEL DESESPERO;
2º. – ROUBANDO-NOS A EXPECTATIVA DE FUTURO; e
3º. – EXPONDO-NOS À VERGONHA.
PARA VIVER A MULTIPLICAÇÃO QUE VEM DA OBEDIÊNCIA É PRECISO:
1º - IDENTIFIQUE A VOZ QUE TRAZ O ENVIO DE DEUS - No tempo da dificuldade ouvimos muitas vozes, e na sua maioria são as vozes que trazem a morte ou a falta de perspectiva. Quantas vozes aquela viúva ouviu, umas dizendo que ela se conformasse, porque na vida é assim mesmo, outras vozes de acusação, dizendo que tudo poderia ser conseqüência de pecados. Mas aquela mulher procurou a voz de Deus no seu profeta, e a partir do envio, ela voltou a ter um futuro, pois o Senhor multiplicou a sua provisão - II Cr 20:20b – “...Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”
2º - COLOQUE A SUA SEGURANÇA NAS MÃOS CERTAS.
Até aquele dia, a viúva, tinha a sua segurança nas suas próprias mãos, e ela acreditava que não dava mais, porque o seu pouco era o seu limite. Então ela tenta colocar sua segurança nas mãos do profeta Eliseu, mas também parecia que ele não podia fazer muita coisa. Quando aprendemos a colocar a nossa vida nas mãos do Senhor, trazemos a expansão do envio para as nossas vidas. Ao confiar no envio pela boca do profeta, ela quebrou a limitação da sua dependência humana e o que era pouco foi multiplicado.
Ela descobriu que o que importava não era o que ela tinha, mas sim sua obediência ao envio. - Lc 16.10 – “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.”
3º - ANDE PELA DIREÇÃO DO ENVIO
O envio apostólico guia o nosso futuro! Assim como Eliseu enviou a viúva para buscar vasilhas, o Senhor nos envia hoje em direção da nossa promessa. Quanto mais se avançar, maior será a multiplicação em nossas vidas. A viúva trouxe vasilhas conforme a sua fé, podia ser uma grande loucura, porque jamais alguém viu azeite se multiplicar, mas ainda assim ela foi. Sua disposição trouxe a existência o milagre da multiplicação. Deus vai encher o que estava vazio, o teu deserto será um poderoso manancial de suprimento - Fp 4.19 – “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

4º - FECHE A PORTA PARA AS INTERFERENCIAS DO MERCADO
Eliseu envia a viúva para buscar vasilhas vazias e manda que ela entrasse em casa, fechasse as portas e começasse a viver o milagre. Era necessário que ela rompesse com toda e qualquer situação que pudesse interferir na sua multiplicação. Muitas vezes é uma opinião humana, uma tendência do mercado ou mesmo a influencia de uma situação externa. Feche a porta para todo o fracasso. Aprenda a obedecer!
5º - SAIBA QUE A MULTIPLICAÇÃO VIRÁ A PARTIR DAQUILO QUE VOCÊ TEM NAS MÃOS
Às vezes, achamos que realizaremos quando tivermos isso ou aquilo. Assim, ficamos impotentes, pois passamos a depender de algo que não temos. É a síndrome do “ai, se eu tivesse...” – se eu tivesse isso eu faria, se eu tivesse isso, eu seria feliz, se eu tivesse tal coisa eu resolveria... Aprenda a obedecer e entenda que o envio te faz resolver a vida com o que você tem nas mãos. Davi matou o gigante com o que ele tinha nas mãos – uma funda e pedras de rio. Sansão venceu os filisteus com o que tinha nas mãos – uma queixada de jumento. A viúva viveu a multiplicação com o pouco de azeite que ela tinha em casa.
E QUANDO EU VIVO A MULTIPLICAÇÃO QUE VEM PELA OBEDIÊNCIA, EU:
1º. – VENÇO A PRESSÃO DE DETERMINADOS MOMENTOS DE DIFICULDADE – Posso pagar os credores e eles saem da minha porta;
2º. – SOU LIBERTO DE TODA VERGONHA E OPRÓBRIO – os credores não tocarão na minha herança;
3º. – TENHO A RECOMPENSA PELO MEU TRABALHO – muitas vasilhas, muito azeite; e
4º. – VIVO A MUDANÇA DE PATAMAR – De falida à comerciante próspera de azeite
Oração: “Eu quebro hoje com toda rebeldia que possa estar presente na minha vida; toda falta de atitude em obedecer à voz do Senhor. Declaro que a vontade Dele é soberana sobre a minha vida e vou obedecê-la sem questionamentos, na certeza de que viverei os resultados decorrentes desta obediência, a multiplicação dos milagres sobre mim, em nome de Jesus, amém!”

Se Eu Tivesse Uma Nova Chance

Há momentos em que eu gostaria de ter “uma nova chance” em minha vida. Uma das primeiras coisas que mudaria, se pudesse, seria não investir tanto tempo e dinheiro em busca de mais qualificação acadêmica. Sim, minha graduação no Mestrado foi uma alavanca para meu primeiro emprego. Sim, ele foi útil para formar uma boa rede de relacionamentos. Sim, a graduação deu-me confiança. Mas, foi parecido com o diploma que deu confiança ao espantalho no clássico, “O Mago de Oz”. Ele não precisava tanto do diploma, mas de acreditar em si mesmo.

Não sou avesso a novas tecnologias, nem sou dos que resistem ao progresso ou mudanças. Mas tento ser prático e realista. Na minha busca diária pela verdade tenho lutado para achar o que realmente funciona. E tempo e experiência ensinaram-me que a maior parte do “conhecimento” adquirido não funciona. Como, por exemplo, em finanças.

Quando estudante, nosso mantra era: “A função do negócio é maximizar lucros dentro de limites éticos e legais”. Aprendi isto, acreditava nisto e concordei com cada palavra.

Na minha vida profissional fui executivo de várias organizações. Tive os “brinquedos” e a recompensa material em fazer “lucratividade” a prioridade da empresa. Prosperei além do que imaginei. Entretanto, enquanto continuava na jornada do “maximizar lucros dentro de limites éticos e legais”, me tornei um manipulador, um “usuário de pessoas”. Deixei para trás relacionamentos quebrados e meu casamento quase ruiu.

Foi quando descobri algo que foi para mim melhor que um MBA: a genuína, prática e realística verdade que vem de uma fonte: a Bíblia. 

A Bíblia fala muito mais sobre finanças do que sobre céu e inferno! Com mais de duas décadas como diligente aluno da Bíblia, concluí que ela possui mais verdade, mais orientação prática para viver o dia a dia do que qualquer MBA poderia oferecer. O Novo Testamento resume assim esse aprendizado: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra” (2Timóteo 3.16-17).

Por isso, ouso oferecer este conselho simples para um profissional ou homem de negócio: estude a Palavra de Deus todos os dias. Se o fizer com sinceridade e honestidade, de coração aberto, vai se surpreender com o que ela fala sobre sua vida e seu trabalho. É uma experiência que irá mudar sua vida.

Próxima semana tem mais!

Por Ken Korkow


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A MULTIPLICAÇÃO QUE HÁ NO ENVIO APOSTÓLICO

Lc 5.1-10“Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores haviam descido deles, e estavam lavando as redes. Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca. Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam. Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. Pois, à vista da pesca que haviam feito, o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.”

Uma das grandes estratégias do profissional apostólico é a condição do envio. Deus quer fazer com que o homem que O conhece viva todas as suas bênçãos, e Deus faz isso, através do envio. O envio é a palavra que sai da boca de Deus para cumprir propósitos de Deus na vida do homem! Isaías entendeu isso e desejou o envio para sua vida – Is 6.8. A partir de então, Isaías era outro homem. Na vida de Pedro, também não foi diferente. O envio mudou sua vida. O Senhor tem para nós a benção do envio, e através do envio, vem a multiplicação.

TRÊS TEMPOS DO INFERNO PARA TENTAR IMPEDIR E ROUBAR A MULTIPLICAÇÃO QUE VEM ATRAVÉS DO ENVIO APOSTÓLICO:

1º. – APONTANDO NOSSOS FRACASSOS DO PASSADO

2º. – LEVANDO-NOS A UM CONFORMISMO NO PRESENTE

3º. – TRAZENDO A INCREDULIDADE SOBRE O FUTURO

PARA VIVER A MULTIPLICAÇÃO QUE HÁ NO ENVIO APOSTÓLICO É PRECISO:

1º. – TER UM PROJETO PARA DEUS – Trabalhar é importante, mas o nosso foco precisa ser o Senhor e a sua obra. O envio para a multiplicação apenas aconteceu porque Pedro disponibilizou seu barco para ser o primeiro “altar flutuante” da história do Evangelho.

2º. – PROFISSIONALISMO – Eles estavam lavando suas redes. Mesmo depois de um período de improdutividade, não deixe de fazer o que precisa ser feito. Existem profissionais que trabalham bem apenas quando as coisas vão bem.

3º. – OBEDIÊNCIA – Eles ainda não conheciam, não sabiam quem era Jesus. Mas a obediência foi vital para viverem a multiplicação pelo envio. Todo milagre está ligado à obediência.

4º. – DISPOSIÇÃO PARA O NOVO, PARA ROMPER LIMITES – Pedro poderia ter argumentado com Jesus que não haveria peixes àquela hora. Entretanto, nele havia uma disposição que contrariava todas as evidencias. E é essa disposição que nos leva a rompermos limites e vivermos o milagre.

5º. – CRER NO ENVIO – Pedro resolveu deixar de viver o momento, para viver a palavra do envio. Ele acreditou na palavra – “sobre a Tua palavra...” Creia no envio. Aquele que acredita é aquele que realiza, aquele que vive o milagre. Por isso, não permita que a incredulidade venha a te parar.

TRÊS DICAS PRÁTICAS:

1) SAIA DA SUPERFICIALIDADE“Faze-te ao largo (mar alto)...” – Os grandes cardumes não estão no rasinho da praia, mas sim nas profundezas. Assim, também o conhecimento e a experiência profissional não fluem na vida daquele que não se aprofunda no que faz.

2) ABANDONE OS COMENTÁRIOS DE DERROTA – “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos” – Ainda que houvesse uma coerência humana com o contexto profissional que ele estava vivendo, era tempo apenas de obedecer e viver o envio. Deixe a frustração e o fracasso para trás e avance para viver a multiplicação.

3) APRENDA A ANDAR DEBAIXO DO ENVIO – “Mas sobre a Tua palavra, lançarei a rede” – Não viva daquilo que é a tua evidencia, daquilo que é a realidade humana do mercado. Aprenda a caminhar debaixo da palavra profética, da palavra do envio.

E QUANDO EU VIVO A MULTIPLICAÇÃO QUE HÁ NO ENVIO APOSTÓLICO, EU EXPERIMENTO:

1º. – A VIRADA NA MINHA HISTÓRIA – Depois de uma noite de fracasso, vem a multiplicação da pesca;

2º. – O RESULTADO NUNCA VIVIDO – Não era comum uma pesca como aquela durante o dia - “...apanharam grande quantidade de peixes.” e “E foram e encheram ambos os barcos ao ponto de quase irem a pique.”

3º. – O APAGAR DA VERGONHA E DO FRACASSO – O envio trará a manhã da tua vitória: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” - Sl 30.5

4º. – O LUCRO ABUNDANTE, PARA REPARTIR ATÉ COM OUTROS PARCEIROS“Então fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los.”

5º. – NOVO PATAMAR NA CARREIRA“Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.” – Lc 5.10

Oração: “Eu me abro hoje para receber a direção do Senhor Jesus para a minha vida. Ele tem preparado para mim o melhor, pois sabe de todas as coisas e conhece as minhas necessidades. Declaro que viverei o poder da multiplicação através do Seu envio. Não vou questionar e nem duvidar, apenas seguirei a sua voz e o seu comando e terei diante de mim grandes suprimentos, em nome de Jesus, amém!”

Como Você Encara Um Novo Dia?

Quando você acorda para se preparar para outro dia de trabalho - especialmente na segunda-feira - qual a sua atitude? Você está cheio de entusiasmo e expectativas, encarando com ansiedade as oportunidades e desafios que o dia vai lhe apresentar? Ou você tem sentimentos de frustração ou mesmo medo, desejando voltar para cama, puxar as cobertas, e esquecer o trabalho?

Se você fica no lado negativo dessa equação, pode haver várias razões: os prazos parecem esmagadores; sérios conflitos com superiores ou colegas; não corresponder com o que foi chamado para realizar; ou o trabalho se tornou tedioso e rotineiro, deixando-o sem inspiração.

Outras razões podem vir à mente, mas o fator primordial é a sua atitude para com o trabalho e o local onde você trabalha. Nem sempre podemos mudar as circunstâncias, mas podemos escolher nossas atitudes ao lidar com elas.

Não sou do tipo "poder de pensamento positivo" , mas de crença positiva. Gosto de começar cada dia em silêncio - às vezes antes mesmo de sair da cama - repetindo meu versículo favorito: "Este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele" (Salmo 118.24). Se eu realmente acreditar que Deus achou por bem dar-me um novo dia, cheio de oportunidades, novas experiências e encontros inesperados, posso encará-lo com otimismo e expectativa.

A maioria dos dias nunca acontece como eu espero. Um amigo me liga sem eu esperar ou envia um e-mail que me leva a uma interação significativa. Inesperadamente alguém me contata e pergunta se eu estaria interessado em um novo artigo ou projeto editorial, fora da minha grade de planejamento. Começo uma tarefa e, de repente, meu foco vai parar em outra coisa e, então, percebo que a original não era tão urgente como eu tinha pensado e que posso postergá-la.

Há quase seis anos passei por uma cirurgia do coração bem sucedida e determinei encarar cada novo dia como um "presente". Ninguém tem a garantia do amanhã, mas sobreviver a um grande evento como esse, ficamos marcados para sempre. Embora reconheça que nem todo dia será agradável ou fácil, se Deus o deu a mim, deve haver uma razão e aguardarei com interesse o que ele me apresentar.

Aqui estão princípios das Escrituras para considerar como embarcar em um novo dia:

Encare cada dia como oportunidade e não imposição. Como diz o ditado, "Nossos dias estão contados". Assim, devemos valorizar o que temos e fazer uso bom e sábio do tempo que nos foi dado. "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Salmo 90.12).

Administre seu dia antes que ele seja perdido. O bem que temos em comum é o tempo. E não podemos economizá-lo para usá-lo em outro dia. A hora que se passou, se foi para sempre. Devemos considerar como usá-la para tirar o maior proveito. "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Efésios 5.15-16).

Por Robert J. Tamasy - Próxima semana tem mais!


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Qual Seu Propósito na Vida?

“Você parece ótimo!” – foi o que meu treinador de corrida no curso secundário me disse. “Se ao menos você não corresse tanto no mesmo lugar!” Esta era sua maneira sarcástica de me dizer que, como alguém sentado numa cadeira de balanço, meu estilo de corrida exibia muita atividade, mas quase nenhum progresso. Para muitos de nós a vida tende a apresentar-se assim. Estamos muito ocupados, mas o que temos realizado? Se realizamos pouco, por que continuamos a fazer as mesmas coisas que temos feito?
Sinto-me fascinado pela vida do homem mais sábio que já viveu: rei Salomão, filho de Davi e terceiro rei de Israel. Ele reinou no século X, AC, governando durante a era de ouro em Israel. Apesar das espantosas realizações e notoriedade, o resumo de sua vida, da perspectiva de seus últimos dias, foi que “É tudo vaidade (sem sentido)” (Eclesiastes 1.2,14).
Olhando para Salomão e tudo quanto ele alcançou durante sua célebre existência, não posso deixar de perguntar: “Como alguém que começou tão bem, e fez tantas coisas, pode chegar ao final da vida e concluir que o que realizou não fazia sentido?”
Muitos começaram idealisticamente fazendo algo que sentiu daria significado à sua vida, para depois se desiludir. Tenho observado isto em muitos que começam carreiras militares. São idealistas e pensam que podem ajudar a realizar coisas importantes, mas a realidade da guerra os leva à decepção. A resultante perda de propósito pode contribuir para o transtorno do estresse pós-traumático (PTSD, em inglês). O mesmo tipo de decepção é experimentado por pessoas envolvidas com a política e o mercado de trabalho.
Todos desejam que a vida valha a pena; todos desejam uma vida significativa. Sempre penso na afirmação do filósofo Blaise Pascal sobre o “vazio com forma de Deus”, que existe no coração de cada pessoa, um vazio que somente Deus pode preencher. John Maxwell, na "Bíblia da Liderança Maxwell", se refere a outro vazio: vazio com forma de vida, que somente pode ser preenchido por uma missão na vida.
A conclusão de Salomão que “tudo é inútil, é correr atrás do vento” (Eclesiastes 1.14), diz respeito ao trabalho feito “debaixo do sol” (Eclesiastes 4.7). Se o propósito para a vida não pode ser encontrado “debaixo do sol”, então precisamos procurá-lo em outro lugar: olhar na direção do céu! Se queremos encontrar verdadeiro significado e propósito, precisamos olhar para o próprio Deus.
Meu amigo e mentor de longa data, Joe Coggeshall, me desafiou durante anos a escrever uma “declaração de propósito de vida”. “Companhias de sucesso têm uma declaração de propósito ou missão”, ele me dizia. “Por que você não pode ter a sua?” Finalmente aceitei o desafio e, desde então, descobri que considerar e por em palavras meu propósito na vida, transformou-se numa bússola que me permite rejeitar o bom em favor do melhor.
Na versão Amplificada, Paulo escreve:“(Porque o meu firme propósito é) que eu possa conhecê-lo (a Jesus Cristo) – [que eu possa progressivamente conhecê-lo pessoalmente mais profunda e intimamente, percebendo e reconhecendo e compreendendo as maravilhas de Sua pessoa mais forte e claramente]” (Filipenses 3.10). No que diz respeito a propósito de vida, este me parece bem razoável.
Qual é o seu propósito? Por que você faz o que faz? Se você não tem uma declaração de propósito de vida, por que não faz uma?
Por Flitz Klumpp
Próxima semana tem mais!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fumar Baseado não faz mal. Baseado em que?

Lamenta-se muito que nossa sociedade conviva em meio a tantos mitos, “pré- conceitos”, não tendo por base a realidade das evidências científicas, desconhecida da esmagadora maioria das pessoas. Nossos jovens teriam tudo para serem bem informados , desde que informações reais e não baseadas em mitos!

Com relação às drogas, se deixamos, felizmente, a fase alarmista, da pedagogia do terror, entramos, o que é pior ainda, na fase do descaso, da negligência, da banalização ou mesmo até, da “glamorização”, em especial, em relação à maconha. O ideal seria, sairmos dos extremos, dos dois pólos (terror/banalização) e conseguirmos um contra-ponto. Em pleno século XXI, era “soft”, na internet temos cerca de 70% dos “sites”, fazendo apologia à maconha, falando bem da droga e apenas os outros 30%, tratando a substância com a devida seriedade, dentro da realidade das comprovações científicas.

O Brasil recebeu no ano passado, o mestre David Fergusson, norte americano, radicado na Nova Zelândia, autor do estudo mais amplo sobre a maconha, já realizado em todo o mundo, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Ele teve a paciência de acompanhar,cientificamente, 1265 bebês, durante 25 anos, chegando a conclusões das mais interessantes e muito úteis para pais, educadores (e gestores responsáveis pela implantação de políticas públicas). O trabalho de David Fergusson, relacionou o uso da maconha ao desempenho escolar, a dependência/descontrole compulsivo, a porta de entrada para outras drogas, depressão e até esquizofrenia.

Segundo o pesquisador, “a maconha emburrece” (“Cannabis makes you dumb”) , pois constatou que o “déficit” no rendimento até a evasão escolar, aumenta em até seis vezes entre os usuários dessa droga. Também evidenciou-se que 66% dos usuários partiram para o uso de outras substâncias psicoativas e 53% (com uso de um ou dois baseados por semana) preenchem os critérios para a dependência química, Percentual significativo, também, entre os que apresentam predisposição a problemas psiquiátricos, aqueles com uso continuo da maconha foram observados 1,6 a 1,8 vezes mais sintomas psicóticos, em relação aos que jamais usuram.

Ainda, segundo o pesquisador, “a droga da preguiça”(“the lasyness drug”), responsável pela síndrome amotivacional, de inocente nada tem! Ela é comprovadamente responsável por alterações na consciência, na percepção sensorial, distorcendo a realidade, mas, mesmo assim, tem feito à “cabeça” dos mais jovens, pela diminuição da ansiedade e angústia, entretanto, por não haver o conhecimento médico, custo-benefício, da substância. A partir de estudos mais recentes, assim como o do mestre Fergusson,entre tantos outros apreciados em atuais simpósios e congressos, fica evidente a necessidade, das mais urgentes, de se rever sobre o uso da maconha – tão banalizada em nossos dias!-, como fator de agravo à saúde, como prejuízos ao desempenho escolar, profissional e mesmo em termos da formação (ou deformação!) de nossos jovens.

O baseado comercializado pelo tráfico,hoje é dez vezes! mais concentrado em THC (princípio ativo da maconha), do que aquele consumido na década de 60, ou seja, um baseado fumado hoje, equivale a 10 baseados consumidos décadas atrás, potencializando assim os sintomas.

Portanto, afirmar que baseado não faz mal ou que não causa dependência é hoje estar na contra mão da realidade, colocando nossa juventude vulnerável a vários riscos, principalmente ao risco maior do desperdício de seus potenciais. Nós, pais, que tanto amamos nossos filhos, não podemos nos permitir à distração, à desinformação ou ao engodo dos mitos,assim como os jovens inteligentes devem ter a opção de escolhas conscientes. Precisamos pois, estar bem alertas!

(Eustázio Alves Pereira Filho, além de ser amigo do Bp. Laerte Lafayett, é psicólogo clinico/psicoterapêuta, advogado e presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Tabaco, Álcool e outras Drogas de Santos – Comad)

Como Ser Ouvido

Vivemos em um mundo barulhento. A competição por nossa atenção é infindável e implacável: rádio, TV, iPhones, programas de entrevistas com pessoas gritando umas com as outras... Mesmo comunicações silenciosas tiram nossa concentração: emails, Internet, SMS's. É espantoso que consigamos dar conta do trabalho com tanta distração! 

Diante desses obstáculos, como podemos atrair a atenção de alguém? É um problema que não tem solução fácil. “Grite mais alto. Seja rude e interrompa. Faça algo ousado e bizarro. Talvez desconecte o computador da pessoa". Lembra-se do “combata o fogo com fogo”? O lema de hoje parece ser, “combata barulho com barulho”.

E, quando todos parecem estar falando de uma maneira ou de outra enquanto ninguém está ouvindo, causa surpresa que nos digam, e até mesmo prometam, que existe um lugar onde somos sempre ouvidos: o Trono celestial de Deus!

A Bíblia nos assegura que o Deus do Universo ouve nossas orações individualmente e as responde: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que Dele pedimos” (I João 5.14-15). 

Quando buscamos nos comunicar com Deus, jamais somos colocados “em espera”, nem precisamos deixar mensagem na caixa postal, ou obtemos sinal de ocupado. Esta é a promessa Dele. E não precisamos nos recolher a uma igreja ou local religioso: podemos falar com Deus em qualquer lugar, a qualquer hora e sobre qualquer assunto!

Os negócios sofreram reviravolta negativa? Fale com Deus sobre isso. Você está pensando em mudar de carreira? Pergunte a Deus o que Ele acha. Dificuldades com finanças? Peça ajuda de Deus. Seu chefe é difícil? Queixe-se com Deus. Veja o que a Bíblia diz sobre o falar com Deus: 

Deus ouve as orações dos que O seguem. Um dos requisitos para se aproximar de Deus em oração é ser membro da Família Dele – os que foram justificados com Ele através de Jesus Cristo. “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os Seus ouvidos estão atentos à sua oração” (I Pedro 3.12). 

Deus ouve quando pedimos sabedoria. Uma coisa que empresários e profissionais precisam desesperadamente é sabedoria, e Deus prontamente a dá quando solicitada. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5). 

Deus ouve as orações dos que confiam Nele. Uma das piores coisas que podemos fazer é pedir ajuda de um amigo e duvidar que ele nos ajude. Com Deus acontece o mesmo. “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão” (Mateus 21.22).

Deus ouve as orações com motivação correta. Um tipo de oração que Deus rejeita é aquela baseada em desejos e motivos egoístas. “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres” (Tiago 4.3).

Por Robert J. Tamasy

Próxima semana tem mais!


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MANUAL DO NAMORO SEGURO

 O namoro é uma das fases mais prazerosas da juventude. Não só da juventude, mas em todas as faixas etárias o namoro é considerado um momento único, algo quenos envolve e nos contagia. Casais de namorados sempre existiram e estão em toda parte. Quem não se lembra da primeira paquera e do primeiro beijo? Quando falo de namoro, me refiro ao namoro que precede ao casamento. À fase em que casais se enamoram e se apaixonam, onde sentimentos se misturam.
Precisamos ter em mente que namorar, na verdade, pode ser uma grande benção e, ao mesmo tempo, uma grande maldição, pois um namoro sem santidade pode trazer sérios prejuízos a nossa caminhada com Deus. Por este motivo, alguns cuidados devem ser tomados para que o namoro seja de fato uma benção em nossas vidas. Cuidados basicamente ligados à sexualidade, que costuma se aflorar nesta fase. Assim, é muito importante se ter em mente alguns conselhos práticos para o namoro. Vejamos, portanto, algumas dicas:
1. Conhecer o coração – Namoro é uma fase de conhecimento. O casal de namorado deseja ardentemente conhecer um ao outro. Só que este conhecimento deve estar limitado ao conhecimento de caráter, de personalidade e de emoções. Ou seja, nada de intimidades sexuais. Nada de querer conhecer o corpo do namorado ou da namorada. Como sabemos, o sexo é uma grande benção “dentro” do casamento. Fugir a este princípio é uma grande cilada. Embora a mídia, os filmes de cinema e a sociedade vejam o sexo antes do casamento como uma normalidade, sabemos que este não é o desejo de Deus para as nossas vidas. Por este motivo, é importante ter cuidado com os discursos do tipo: - A gente se conhece tanto... já está na hora de avançarmos mais um pouco na nossa intimidade. Cuidado, isso é uma pegadinha do inferno. O namoro é uma fase para que o casal conheça as suas afinidades, os seus gostos, as suas ambições e visões. A intimidade, deve ficar então, para o casamento.
2. Os beijos apimentados – É preciso ter muito cuidado com os beijos apimentados. Os beijos quentes geram excitação. A relação sexual começa no beijo, pois os beijos “calientes” vão esquentando o clima. Não podemos esquecer de que temos libido, ou seja, instintos sexuais que se afloram quando somos estimulados. Por este motivo, precisamos ficar espertos. Vale salientar que o beijo na boca é uma invenção do homem moderno. Antigamente, os namorados firmavam compromissos de noivado e beijo mesmo, só depois do casamento. Não quero dizer que seja pecado beijar na boca, desejo apenas alertar para o perigo dos beijos apimentados que, por vezes, são um prelúdio do sexo fora dos princípios de Deus.
3. Conversas “calientes” – Assim como se deve ter cuidado com os beijos apimentados, é preciso ter cuidado com as conversas “calientes”. Enfim, são conversas sobre sexo. Existem inúmeros assuntos que o casal de namorado pode conversar. A própria Palavra nos aconselha a termos uma linguagem sã e irrepreensível (Tito 2:8). Convém notar, inclusive, que as más conversações corrompem os bons costumes (I Cor. 15:33). Assim, é preciso fugir das conversas do tipo, quando nós casarmos nós vamos fazer isso ou aquilo. Ou então, eu sonhei que estava fazendo isso com você. É preciso ter muito cuidado pois o que ouvimos estimula os nossos instintos sexuais.
4. Pensamentos impuros – Um outro detalhe a ser ponderado são os pensamentos. O Apóstolo Paulo nos aconselha a ocupar o nosso pensamento com tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro (Filipenses 4:8), enfim, ele nos aconselha a termos o nosso pensamento alinhavado com a vontade de Deus. Neste contexto, é importante que os namorados afastem de suas mentes os pensamentos impuros, pois às vezes o sexo não é realizado na prática, mas é praticado na mente e neste caso, é como se estivesse praticando o sexo em si. Façamos uma analogia com o que Jesus disse certa vez. Ele disse que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela (Mt. 5:28). Só de pensar, portanto, estamos pecando. Notamos, portanto, que é preciso ter cuidado com os pensamentos, com a imaginação fértil.
5. Sozinhos? - Outra questão está justamente ligada ao fato de estarem sozinhos. Neste caso, digo que é um grande perigo o casal de namorado ficar sozinho, seja onde for. É sempre bom, neste caso, sair em grupo e estar sempre acompanhado de alguém, ou estar em lugar público, para evitar as tentações. Sozinhos, sempre soam vozes nos ouvidos, do tipo, ninguém está vendo, somos só nós dois, ninguém precisa saber. E geralmente este o caminho que Satanás usa para nos atrair ao sexo antes do casamento, pois em momentos como estes, surgem as intimidades. Já ouvi relatos de jovens casais de namorados que praticaram sexo quando estavam sozinhos em casa, sem a presença dos seus pais ou em locais ermos ou isolados. É preciso ter muita cautela neste sentido.
6. As insinuações - Um cuidado que se deve ter é com as insinuações. Quero abordar especificamente alguns cuidados básicos com as vestimentas, com a sedução. Eu costumo dizer para os jovens que os homens de nossas igrejas são normais, ou seja, biologicamente falando, são iguais aos homens que não conhecem ao Senhor. Possuem libido, ficam excitados quando instigados. Enfim, são “homens”. Neste sentido, percebo que não vale a pena sair para namorar com decotes e roupas insinuantes, digo isto em relação às mulheres que, muita vezes, sentem prazer em instigar os seus namorados para provarem que são sensuais, que são lindas e glamourosas. O meu conselho é que este tipo de glamour seja reservado ao casamento. Do contrário, certamente os institutos se aflorarão e poderão cair em tentação.
7. Um propósito – O meu último conselho é que levem o namoro a sério, enfim, que tenham em mente que o namoro deve ter um propósito direcionado pelos princípios de Deus. O namoro não deve ser visto como um escape para a solidão, mas como algo sério que precede o casamento. Muitos são roubados, são feridos sentimentalmente e ferem outras pessoas porque levam o namoro como algo sem propósito e sem princípios. Banalizam algo sério se entregando ao fomoso “ficar”. Enfim, se entregam sentimentalmente sem objetivo algum e acabam sofrendo as conseqüências de suas atitudes. Por este motivo, o meu conselho é que antes de se envolver sentimentalmente com alguém, busque-se antes, a direção e aprovação de Deus.
Estes são apenas alguns conselhos práticos para se ter um namoro abençoado e aprovado por Deus. É importante, inclusive, que o casal de namorado tenha consciência de que o sexo antes do casamento é um pecado que nos afasta dos propósitos de Deus, atraindo, portanto, suas duras conseqüências (I Cor. 7:9). Precisamos lembrar que o Senhor nos convida a não apresentarmos o nosso corpo ao pecado, como instrumento de iniqüidade e sim, a Deus, como instrumentos de justiça (Rom 6:13). Quem namora geralmente diz que ama e quem ama precisa saber esperar o tempo certo de Deus para o sexo, para que possa desfrutar desta grande benção em toda a sua plenitude.
“"Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1Co 6.18-20
Por Pra. Ioná Loureiro
http://twitter.com/ionaloureiro
http://ionaloureiro.blogspot.com

Por Uma Cosmovisão Duradoura e Imutável

Universidades e corporações de treinamento ensinam ética nos negócios de uma perspectiva referida muitas vezes como “relativismo moral”. Significa basicamente que eles não acreditam em verdade objetiva: a verdade depende de quem vê. De acordo com esse modo de pensar, tudo o que alguém considera certo é realmente bom.

Pessoalmente discordo dessa filosofia. Se a verdade é algo que podemos moldar e modelar segundo nossos desejos e preferências, então quem realiza negócios de maneira inescrupulosa e predatória é tão "ético" como quem procura defender elevados padrões de honestidade e integridade.

A Bíblia descreve esse tipo de sistema de crença quando declara que "cada um fazia o que era reto aos seus olhos" (Juízes 21.25). Milhares de anos atrás o povo rejeitou a existência da verdade objetiva. Esse não é um conceito "moderno" do século XXI.

Como empregador, ainda que não endossemos o relativismo moral, é importante lembrar que cada um tem sua própria cosmovisão, vivendo e agindo de acordo com ela. Por exemplo, se eles são egocêntricos, provavelmente tomam decisões e agem de acordo com aquilo que os beneficia. Se tomam decisões baseadas nos valores de família que aprenderam, pode ser bom ou mau. E se você descobrir tarde demais que eles foram criados por mafiosos, vigaristas e criminosos? Você certamente não gostaria que esses “valores de família” fossem levados para dentro da sua empresa!

Embora não possamos alterar ou modificar a cosmovisão de nossos Colaboradores, podemos comunicar de maneira clara qual é a nossa e como desejamos que nosso negócio ou serviço seja conduzido. É aqui que declarações de missão, visão e valores são extremamente úteis, colocando no papel normas, políticas, metas e objetivos globais que a empresa deseja alcançar e manter.

Estas declarações expressam nossas crenças, os princípios basilares que regem nossas práticas, oferecem a "grande fotografia" do que esperamos conseguir, verbalizando como nossa empresa percebe a verdade.

A grande questão que se nos coloca hoje no mundo profissional e de negócios é aquela levantada por Pôncio Pilatos, que atuou como Juiz no julgamento de Jesus. Ele perguntou:"Que é a verdade?" (João 18:38). Ele estava sugerindo que verdade - e cosmovisão "certa" - é aquilo que se quer que seja.

Contudo, minha experiência ensinou-me que, se tudo for verdade, então, nada é verdade. Tenho aprendido que a única verdade objetiva, devidamente testada pelo tempo, e que pode ajudar a padronizar e consolidar os valores de uma empresa é a Bíblia. Salmo 119.152 ensina: "Há muito tempo que aprendi de seus estatutos que você estabeleceu para durar para sempre." Muitos outros versículos nesse Salmo também afirmam o duradouro, verdades imutáveis, princípios e preceitos estabelecidos na Palavra de Deus.

Se deseja fiscalizar ou ser parte de um ambiente de trabalho ético, recomendo que você estabeleça uma cosmovisão que seja permanente, que não muda conforme a necessidade do momento ou os caprichos movediços da sociedade. As Escrituras Sagradas fornecem a única fonte para isso. Elas funcionaram no século I e eles são válidos também para o século XXI.

Próxima semana tem mais!

Por Rick Boxx


Ser moldado pela religião oprime e mata. Ser moldado por Deus liberta e renova!

O profeta Jeremias foi chamado a descer à casa do oleiro para receber uma mensagem de Deus para a nação de Judá (Jr 18.1-6). Ali ele viu o oleiro trabalhando sobre as rodas, moldando o barro e fazendo dele um vaso novo. O vaso havia se estragado nas mãos, mas em vez do oleiro jogar o vaso fora, fez dele um vaso novo. Esse episódio encerra algumas preciosas lições:

1. Deus não desiste de você, mesmo quando você falha em cumprir seu propósito (Jr 18.4).

O oleiro não jogou no lixo o vaso que se lhe havia estragado nas mãos. Ele não o colocou num canto como algo imprestável. Ele não desistiu desse vaso, mas fez dele um vaso novo. Assim, também, Deus não desiste de você. Mesmo quando você se torna como um barro sem liga ou como um vaso estragado, Deus continua investindo em sua vida. Ele não abre mão de fazer de você um vaso novo. Deus não desiste de fazer um milagre em sua vida. Ele não abdica do direito que tem de fazer de você um vaso de honra, um vaso útil, preparado para toda boa obra. Mesmo quando você cai, fracassa e se desvia, Deus não considera você como sucata imprestável. Ele não olha você com desprezo. Como oleiro divino, ele investe em sua vida e transforma você, para que você cumpra os propósitos eternos que ele mesmo estabeleceu para sua vida.

2. Deus não faz apenas remendos em sua vida; ele faz de você um vaso novo (Jr 18.4).

O oleiro não remendou o vaso que se lhe havia estragado nas mãos. Ele não se contentou com meias medidas. Ele fez um vaso novo. A obra de Deus em você é completa. Ele faz de você uma nova criatura. Ele não quer apenas uma reforma externa, um verniz de aparência. Ele quer dar-lhe uma nova vida, uma nova mente, um novo coração, uma nova família, uma nova pátria. Deus tem para você uma vida nova, com novos gostos, novas preferências, novos alvos, novos sonhos, novos compromissos. A vida com Cristo é novidade de vida. É vida santa, é vida no altar, é vida cheia do Espírito, é vida abundante, maiúscula, superlativa, eterna. A obra de Cristo em você é um milagre extraordinário. Portanto, você deve despojar-se dos trapos da murmuração e revestir-se com as vestes de louvor. Você deve largar para trás o espírito angustiado e cobrir-se com roupagens de louvor e óleo de alegria.

3. Deus não faz de você um vaso segundo o seu querer, mas um vaso segundo o seu propósito soberano (Jr 18.4).

Deus fez do vaso que se lhe havia estragado nas mãos um vaso novo, segundo bem lhe pareceu. A obra de Deus em você não é conforme os ditames da sua vontade, mas conforme os propósitos soberanos do próprio oleiro divino. Deus tem o melhor para você. Os planos de Deus para a sua vida são mais elevados do que os seus próprios sonhos. O projeto de Deus para a sua vida são mais altaneiros que os seus próprios projetos. A vontade de Deus e não a sua deve prevalecer em sua vida. Ele é o oleiro, e você o barro. Não é o barro que manda no oleiro; é o oleiro que molda o barro. O oleiro tem o direito de fazer do barro o que lhe aprouver. O oleiro divino que molda você é o mesmo que espalhou as estrelas no firmamento e o mesmo que lançou os fundamentos da terra. O oleiro divino está empenhado em esculpir em você a beleza de Jesus. Seu projeto eterno é transformar você à imagem do Rei da glória. Ele lhe predestinou para você ser conforme à imagem do seu Filho. Deus jamais desistirá desse projeto. Seus planos não podem ser frustrados. Se preciso for, ele vai quebrar o vaso e fazê-lo de novo. Mas, jamais vai desistir de fazer de você, um vaso de honra.

Rev. Hernandes Dias Lopes