segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A UNÇÃO QUE TRAZ A SANTIDADE E A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO

“sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual.” 2Cr 1.12

 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR. Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.2 Cr 7.1-3

Salomão foi um homem reconhecido pela sua sabedoria e riquezas. Deus o ensinou a obter! E o segredo de obter é você estar debaixo do mover apostólico, porque Jesus já nos deu sabedoria (para conquistar) e conhecimento (do mundo espiritual). Sabedoria e conhecimento trazem sobre nós a santidade e a presença do Espírito Santo de Deus! A partir daí, todas as coisas nos são acrescentadas. O mundo espiritual é um reflexo do mundo natural (e vice-versa). Quando Salomão inaugurou o templo, a presença do Espírito de Deus, a Sua glória, encheram o santuário, de maneira que os sacerdotes não podiam entrar, pois dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço no mesmo tempo – príncípio esse descoberto e estabelecido por Arquimedes, um dos maiores matemáticos da era clássica, que viveu no século III AC e era natural da Cidade de Siracusa, localizada na Ilha da Sicília.

Hoje vamos viver esse princípio espiritual em nossas vidas. Ao recebermos a unção que traz a santidade e a presença do espírito em nossas vidas, não teremos espaço para fraquezas humanas e problemas do dia-a-dia! Um profissional cheio da unção e da glória de Deus não tem espaço para o fracasso!

COMO O INIMIGO TENTA NOS IMPEDIR DE SERMOS CHEIOS DESSA UNÇÃO:

1. ATRAVÉS DO PECADO, INVIABILIZANDO O MANIFESTAR DE DEUS;

2. NOS ENTULHANDO COM NOSSAS FRAQUEZAS E DEFORMAÇÕES;

3. FAZENDO-NOS EGOÍSTAS E CHEIOS DE PREOCUPAÇOES CONOSCO MESMOS.

COMO SALOMÃO SE HABILITOU A VIVER ESSA UNÇÃO:

1º) VIVENDO PARA DEUS - NÃO MAIS FICAR OLHANDO OS SEUS LIMITES HUMANOS E SIM SE POSICIONAR – I Cr 29:1, 23-25 – PV 4:3-6 – (O PAI CRIA NELE)

Quando Salomão estava para assumir o reino de Israel ele era jovem, sem experiência, e ainda tinha irmãos mais velhos. Além disso, muitas coisas concorriam contra ele:

· Era filho da ex-adúltera Bate-Seba.

· Não era o primogênito.

· Não era tão bonito como Absalão fôra e Adonias era.

· Não era guerreiro como o pai. Era pacífico.

Porém ele quis ser o que Deus enxergava nele. Seu pai, Davi (e consequentemente Deus) cria nele, confiava nele. Se você tem seus limites para obter valores, não se apegue a esses limites, pois o Pai Celestial crê em você e vai derramar essa unção, enchendo a tua vida. Apenas “viva para Deus” e não para os teus objetivos pessoais.

2º) LUTAR POR DEUS – NÃO FICAR COM MEDO DA OPOSIÇÃO POR MAIOR QUE ELA POSSA SER. É QUESTÃO DE TEMPO A TUA CONSTITUIÇÃO – I Rs 1:5-7 (O PAI TE DEFENDE)

Salomão nem reinava e seus inimigos já se erguiam. Adonias, irmão de Absalão, o usurpador do trono, quis assumir o reino de Israel mesmo antes de seu pai morrer. Montou toda uma estrutura semelhante a que destituíra o Rei Davi no passado, porém se fortaleceu mais ainda, tinha ao seu lado o grande general de Israel: Joabe, que era filho de Zeruia, irmã do rei Davi. Tinha ao seu lado o sacerdote Abiatar, companheiro de exílio e conquistas de Davi (Queila, Zifeus e Ziclague).

Os inimigos eram poderosos, porém Deus enviou aliados fiéis, pois Salomão era o “Jedidias” (amado do Senhor). Deus enviou Natã, o grande profeta, Benaia, um grande general e Bate Seba, a antes “mulher adúltera”, que era agora a rainha e a preferida do rei Davi. E seu pai (Rei Davi) que o defendia. Lute pelos valores de Deus, e o Pai Celestial enviará anjos para te ajudar. - Sl. 51:11

3º) CONQUISTAR PARA DEUS – BUSCAR PARA DEUS SEMPRE O TEU MELHOR, NO POUCO E NO MUITO – II CR 1:3, 6-7, 9-10 (O PAI TE MUNICIA)

Salomão, quando teve a oportunidade de pedir a Deus o que quisesse, pediu para o povo de Deus. Queria melhorar a condição de seu povo e por ele não pedir para si, e sim para Deus, foi preparado por Deus para ser o mais sábio e rico rei que já existira. O pai (Davi) o municiou com bens e formação, mas o Pai Celestial o municiou com o melhor que Ele tinha. Deus, o Pai, te municia hoje para você obter até o que você não pediu. Tg 4:3 –“pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”

ESSA UNÇÃO TRARÁ SANTIDADE E A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS. E INAUGURARÁ 4 TEMPOS PODEROSOS EM NOSSAS VIDAS:

1º) TEMPO DE LIBERALIDADE – 2 Cr 7.5

2º) TEMPO DE FESTA – 2 Cr 7.8-9

3º) TEMPO DE ALEGRIA – 2 Cr 7.10

4º) TEMPO DE PROSPERIDADE – 2 Cr 7.11

DECLARE COM FÉ: “Hoje eu me limpo de todo pecado e de todo entulho espiritual que ocupavam espaço na minha vida, me impedindo de ser cheio da santidade e da presença do Espírito Santo de Deus. Não ficarei olhando para as minhas limitações pessoais. Tenho a unção e ele quebra todo o jugo. Serei aquilo que Deus enxerga em mim. Venço hoje toda oposição, por maior que ela seja. O Senhor já deu ordem aos Seus anjos a meu respeito! Conquistarei para o Senhor, e sempre estarei pronto a entregar o meu melhor. Venço toda ação do pecado, através do precioso sangue de Cristo Jesus. Abro espaço para receber essa unção, e uma vez cheio dela, jamais me esvaziarei, mas me encherei a cada dia mais e mais. Me abro para receber de Deus o melhor. Até mesmo aquilo que eu não saberia pedir, Deus providenciará para mim! Me habilito, através dessa unção a viver o tempo de Deus para minha vida. Viverei o maior tempo da liberalidade da minha vida e não terei limites para entregar ao Senhor. A minha vida será de festa em festa e de alegria em alegria, pois a plenitude da unção me garantirão isso. E tudo o que eu realizar, farei antes com excelência para o Senhor! A prosperidade do senhor me acompanhará em todo tempo, em nome de Jesus, amém!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Para 2013 ser Feliz, precisa ter planejamento!

Foco e disciplina são fatores essenciais para alcançar seus objetivos profissionais propostos para 2013

Após toda a fartura e descontração característicos do Natal e do Réveillon, vêm os sonhos com o novo. Sonhos de conquistas, méritos, promessas, escolhas e metas para o ano que inicia. Sonhos, porém, não se concretizam sozinhos.


Você já sabe o que deseja para 2013?


Ganhar na Mega-Sena, por exemplo, é um ótimo sonho para o típico brasileiro - bastante comum, diga-se de passagem. Mas só ganha quem aposta. É preciso dar uma chance à sorte, como se diz. Vejamos, então, como podemos dar chances à nossa.

Traçando um planejamento
Ano vai, ano vem e embora as metas mudem nesse período, a maneira de torná-las realidade permanece a mesma: planejamento e ação. É logicamente impossível chegar a algum lugar se não se sabe aonde vai. É preciso traçar objetivos para alcançá-los, para ter um caminho para seguir. Além disso, o planejamento exige dois fatores essenciais para o sucesso: foco e disciplina.
Gosto de falar àqueles que me pedem dicas e conselhos profissionais que, antes de colocarem como meta qualquer coisa nova,  primeiramente olhem para trás: o que foi bem feito no ano que passou? Que objetivos foram atingidos?
Quais não foram? Por que não foram? Quando essas perguntas tiverem sido respondidas é que pensamos no futuro. Seguir adiante com metas pendentes pode se revelar uma traiçoeira escolha lá na frente. E quando falamos no futuro, também falamos de nossas finanças, do plano de carreira, da formação acadêmica e da capacitação técnica, no curto, médio e longo prazos.

Planejamento Profissional
Planejar a trajetória de carreira é utópico para alguns. Pode soar estranho pensar que “daqui a três anos eu preciso estar em um cargo de direção. Está no meu planejamento dos 44 anos de idade”. Por mais estranho que pareça, a verdade é que sem planejamento, o alcance das metas se torna um caminho vago, e mais difícil também.
O mais importante, no caso do planejamento profissional, é, depois de ter traçado o ponto de chegada, ter uma rota muito bem delineada e planejada.
Peguemos este exemplo de alcançar um cargo diretivo – mas que também poderia ser a conquista de um aumento, mudança de cargo ou mesmo de empresa. O caminho precisa, então, ser estudado. Exemplo: Ao analisar no LinkedIn, foi possível perceber que 90% dos diretores do segmento X possuem um MBA no exterior, fluência em dois idiomas e experiência média de 20 anos na área. Com base nisso é possível calcular que, para ter a capacitação técnica e experiência médios para conquistar esse cargo serão necessários
oito anos de estudos diversos, além de dois anos de experiência como
coordenador e em torno de seis de experiência gerencial. Assim, já é possível planejar os investimentos necessários, o tempo de conclusão de cada etapa e em que momentos as subidas de cargo acontecerão em média.

Pense grande em 2013. Este pode ser um ano diferente, pode ser como você espera. Desejo-lhe um ótimo novo ano e um excelente planejamento!

Por / Bernt Entschev

Matéria publicada no Portal da Revista Amanhã Gestão – Edição Janeiro de 2013.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Você Trabalha Para quê?

Se pesquisar 100 empresários e profissionais, obterá 100 diferentes explicações sobre a razão por que trabalham e o que pretendem alcançar com ele.

“Ganhar a vida” seria provavelmente a mais comum. Trabalha-se para ganhar dinheiro para comida, moradia e roupas; manter o estilo de vida escolhido; adquirir coisas precisas e desejadas, e ajudar a sustentar causas nas quais se acredita. Existem, porém, outras respostas.

Para alguns, trabalho proporciona senso de missão e significância. Outros, buscam reconhecimento pessoal das habilidades e talentos. Para outros, ainda, apenas uma maneira de passar as horas. Os menos egoístas, com inclinações filantrópicas, encaram trabalho como meio de servir a outros. Para a maioria, é instrumento para se encaixar na sociedade e contribuir para o mundo que os rodeia. Enfim, para ter realização no trabalho, deve-se ter resposta clara para a pergunta: “Para que você trabalha?”

A Bíblia apresenta perspectivas interessantes da questão, desafiando as noções predominantes e por que fazemos o que fazemos: 

Trabalhar pelo que não pode ser tirado. Metas profissionais proporcionam satisfação passageira. Passada a novidade, a atitude é: “O quem vem depois?”, ou, “E agora?”. Jesus desafiou Seus seguidores a lutar por objetivos que não podem desaparecer ou ser removidos. “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam.  Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde a traça e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las” (Mateus 6.19-20). 

Trabalhar por coisas duradouras. Na próxima semana muitos celebrarão o "Dia de Ação de Graças", dia festivo em que a maioria come mais que o necessário. Todos nós precisamos de nutrição, mas Jesus disse que há “comida” melhor a buscar. “Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna... Eu sou o pão da vida. Quem vem a Mim nunca mais terá fome, e quem crê em Mim nunca mais terá sede” (João 6.27,35). 

Trabalhar por recompensas eternas. Todos já descobrimos que reconhecimento e honras humanos são temporários. Num dia somos a “estrela” da companhia; no dia seguinte, outro assume o papel. Por isso, o melhor é lembrar-se do Único que definitivamente oferece recompensas que ninguém pode nos tirar. “O que vocês fizerem, façam de todo o coração, como se estivessem servindo ao Senhor e não as pessoas. Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que Ele tem guardado para o Seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo” (Colossenses 3.23-24). 

Por Robert J. Tamasy

Próxima semana tem mais!


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Solução Melhor Que Dar Cabeçadas

Recentemente, falamos sobre as consequências de se submeter às exigências do nosso ego, fazendo tudo para obtermos o que desejamos. Outro dia, me deparei com uma história que demonstra as virtudes de um comportamento oposto.

A história veio de Ulrich Zwingli, conhecido como Zuínglio, líder da Reforma Protestante na Suíça no início dos anos 1500. Ele e Martinho Lutero, catalisador da Reforma, se envolveram em grave disputa e Zuínglio não sabia o que fazer para resolver o conflito. Encontrou a solução numa manhã enquanto olhava a encosta de uma montanha. 

Ele observou duas cabras se aproximarem uma da outra numa trilha estreita da encosta, uma subindo e outra descendo. Ao se avistarem, pararam e baixaram as cabeças. Parecia que iriam se desafiar. Entretanto, ao invés de baterem cabeças, a cabra que subia a montanha, abaixou-se na trilha. A outra, que descia, pôde então pisar nas costas da outra e ambas prosseguiram sem qualquer impedimento.

Se as cabras tivessem escolhido dar cabeçadas, uma poderia ter vencido, mas o resultado seria desastroso para ambas. Porém, quando uma se curvou diante da outra, humilhando-se, pôde avançar e atingir lugares mais altos. 

Com frequência vemos exemplos no mercado de trabalho de pessoas agarradas a suas metas e objetivos, determinadas a não permitir que nada se interponha em seu caminho! Quando encontram oposição, insistem em bater cabeças, lutando até chegar a um desfecho amargo e às vezes sangrento.

Mas examine a lição que Zuínglio aprendeu com as duas cabras: uma submeteu-se brevemente à outra, levando a um resultado em que ambas ganharam. Uma abordagem assim não teria espaço na solução de conflitos no ambiente de trabalho? Este princípio encontra amplo respaldo na Bíblia, como segue: 

Para subir mais alto é preciso saber abaixar-se. Estar disposto a ceder aos interesses de outra pessoa não deve ser unilateral. Ambas se beneficiam quando estão dispostas a se “submeter” ou ser “servo” do outro. Assim como o submarino vai para baixo nas águas, submeter-se ou ser servo significa colocar-se intencionalmente abaixo do outro. “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo” (Efésios 5.21). 

Líder e liderado devem submeter-se um ao outro. O modelo no mundo dos negócios é que superiores exerçam autoridade sobre os que se reportam a eles. Porém, o melhor líder é aquele que visa o interesse de seus liderados. “Escravos (liderados), obedeçam a seus senhores (líderes) terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo. Vocês, senhores (líderes), tratem seus escravos (liderados) da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus” (Efésios 6.5-9). 

Ser humilde para com companheiros e para com Deus. Ao invés de exigir satisfação de nossos desejos, relacionar-se com humildade com os outros pode alcançar o seu bom favor e ajuda. “Sejam todos humildes uns para com os outros” (1Pedro 5.5). “Deus Se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, submetam-se a Deus” (Tiago 4.6-7). 

Próxima semana tem mais!


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

COMO VIVER A RESTITUIÇÃO DOS ANOS QUE FORAM CONSUMIDOS PELO DEVORADOR

A sua aparência é como a de cavalos; e, como cavaleiros, assim correm. Estrondeando como carros, vêm, saltando pelos cimos dos montes, crepitando como chamas de fogo que devoram o restolho, como um povo poderoso posto em ordem de combate. Diante deles, tremem os povos; todos os rostos empalidecem. Correm como valentes; como homens de guerra, sobem muros; e cada um vai no seu caminho e não se desvia da sua fileira.   Não empurram uns aos outros; cada um segue o seu rumo; arremetem contra lanças e não se detêm no seu caminho. Assaltam a cidade, correm pelos muros, sobem às casas; pelas janelas entram como ladrão.” Jl 2.4-9

Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.Jl 2.25

O gafanhoto devorador representa o roubo do inimigo em nossa vida, em todas as áreas, inclusive a profissional. Quantas pessoas perderam uma oportunidade, e por conta disso, hoje vivem uma vida marcada pelo fracasso e pela derrota. Foi a oportunidade de um excelente, negócio, de uma promoção, de poder fazer um determinado curso ou mesmo ser aprovado em um concurso... Oportunidades perdidas que representaram grandes perdas, esses são os anos consumidos pelo devorador. O Ano Apostólico de Joel traz a marca da restituição. E essa promessa está viva sobre as nossas vidas, nossa casa e nossa família.

O INIMIGO TENTA HABILITAR O DEVORADOR SOBRE AS NOSSAS VIDAS TRAZENDO:

Jl 1.9 e 11 – Cortada está da Casa do SENHOR a oferta de manjares e a libação; os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão enlutados. Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e sobre a cevada, porque pereceu a messe do campo.”

1º) A ESTERILIDADE (CORTANDO A OFERTA DA CASA DO SENHOR) – Oferta não é mais do que dinheiro, é louvor, é gratidão. Sem oferta não há perdão, não há sangue no altar, não há remissão de pecados, e consequentemente, o Inferno é habilitado.

2º) A OMISSÃO - (ELES SE DESLIGARAM DO ALTAR) – Os sacerdotes estavam enlutados, ou seja, eles estavam fora daquilo que era a configuração de Deus para eles, distanciados do Senhor e mergulhados nos seus próprios problemas. Quando o homem se distancia do Senhor pelo pecado, pela religiosidade, pelo desânimo, e por tantas outras coisas, ele habilita o inimigo a agir e trazer toda a sua carga de destruição. Aquele povo estava desligado do altar, a comunhão com Deus estava quebrada.

3º) O CONFORMISMO (ELES ACEITARAM AQUELA SITUAÇÃO) - Eles aceitaram a ação do gafanhoto, foram passivos, se conformaram, por isso era preciso agora se envergonhar e quebrar aquela situação.

PARA VIVER A RESTITUIÇÃO DOS ANOS QUE FORAM CONSUMIDOS PELO DEVORADOR É PRECISO:

1º) TER ATITUDES ESPIRITUAIS - Jl 2. 12 – “ Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto”. - É o que nós temos feito. Armar-se espiritualmente. Convocar o povo e denunciar a ação do inimigo, entrando num processo de santificação e de busca constante do Senhor, pois o jejum, além de tudo, é uma poderosa arma espiritual.

2º) VESTIR-SE DE PANOS DE SACO - Jl 1.13 – “Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de panos de saco; - É a atitude de quebrantamento, o arrependimento, numa atitude espiritual de mudança total, radical, voltar-se tão somente para Deus, não de uma forma religiosa, mas com sinceridade de coração e com mudança nas atitudes!

3º) RESTAURAR A OFERTA – TORNAR-SE HABILITADO PARA PROSPERAR - Ml 3:10 – “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro... por vossa causa, repreenderei o devorador e a vossa vide no campo não será estéril. - Nossa entrega é nossa aliança com a provisão, com o milagre. É oferecer a matéria prima para que o sobrenatural de Deus possa acontecer! O povo havia cortado as principais ofertas, a de manjares e a de libação, não havia agradecimento e nem arrependimento, portanto, restaurar as ofertas ao lugar santo é trazer a provisão para o Corpo, impedindo a ação do devorador e consequentemente trazendo uma habilitação de suprimentos e prosperidade

4º) TOCAR A TROMBETA - Jl 2.1- “ Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo; - Significa proclamar, profetizar e declarar a Palavra da Fé, crer e falar, em todo o tempo daquilo que é a verdade de Deus nas nossas vidas. O Diabo se vale muitas vezes do silencio, da angustia, da amargura, da solidão, porém tocar a trombeta e ter na minha boca o cântico da vitória!

5º) RECEBER O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO - Jl 2.28 – “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;” - Esta é a verdadeira força que nos impulsiona, o Espírito Santo de Deus! Um homem cheio do Espírito conquista, avança, não se intimida, não pára, não retrocede, não aceita roubo, não compactua com a imagem deformada da carne, mas se renova dia a após dia e acima de tudo, tem autoridade e cobertura dos céus para ir, lutar e conquistar, restaurar e restituir e tudo que foi consumido, levado ou roubado, vivendo assim uma poderosa restauração!

E ESSA RESTITUIÇÃO ME FAZ VIVER Jl 2.25-27 – “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.”

1º) SOU RESTITUÍDO EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA – NOVAS OPORTUNIDADES;

2º) TENHO ABUNDÂNCIA E FARTURA - LUCRO;

3º) TENHO UM CÂNTICO DE LOUVOR NA MINHA BOCA – PALAVRA PROFÉTICA;

4º) DESFRUTO DA PRESENÇA DE DEUS – GRANDES PARCERIAS;

5º) TENHO VITÓRIA DEFINITIVA SOBRE A VERGONHA - HONRA!

DECLARE COM FÉ: “Hoje eu me habilito a viver a restituição de tudo aquilo que o gafanhoto devorador me roubou! Venço na minha vida a esterilidade, a omissão e o conformismo. Eu rejeito na minha vida toda obra do Inferno. Jamais deixarei de derramar no altar do Senhor a minha oferta. Venço toda omissão e todo distanciamento da posição que o Senhor já preparou para mim. Me posiciono espiritualmente e declaro que minha postura será marcada por atitudes! Se por um tempo eu visto pano de saco, tenho certeza de que meu posicionamento espiritual me trará vestes de vitória! Sou cheio do Espírito Santo de Deus, por isso, não paro ou me intimido, mas avanço e venço toda mentira da minha carne. Esse gafanhoto já está debaixo dos meus pés, pois o Senhor Deus já o repreendeu e a partir de hoje, eu declaro: estou pronto para viver o melhor que Deus já preparou para mim! A minha restituição já chegou, em nome de Jesus, amém!”

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ARRANCAR TUDO O QUE NOS IMPEDE DE SERMOS RICOS

“Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.” - Ec 5.19

E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi, seu pai; exceto que nos altos oferecia sacrifícios e queimava incenso.   Foi, pois, o rei a Gibeão para oferecer sacrifícios ali, porque aquele era o principal dentre os altos; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.    Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.    Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Dai, meu pai, porquanto ele andou diante de ti em verdade, em justiça, e em retidão de coração para contigo; e guardaste-lhe esta grande benevolência, e lhe deste um filho, que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.    Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; nao sei como sair, nem como entrar.   Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.   Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?   E pareceu bem aos olhos do Senhor o ter Salomão pedido tal coisa.   Pelo que Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo,   eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará.   Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias.   E ainda, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi,   Então Salomão acordou, e eis que era sonho. E, voltando ele a Jerusalém, pôs-se diante da arca do pacto do Senhor, sacrificou holocaustos e preparou sacrifícios.” - I Rs 3.3-15

Existe um tabu muito grande em nós quando falamos de riqueza, há até um constrangimento quando falamos nisso. Acabamos achando que só aqueles 5% da pirâmide como Eike Batista podem ser ricos, mas na verdade eles são apenas uma imagem. Devemos saber que Deus nos fez para sermos ricos e para administrar riquezas na terra. Deus não quer nos enriquecer para ficarmos mostrando nossos bens, embora isso seja lícito, mas certamente Ele se agradará muito mais quando utilizarmos a riqueza das nossas mãos para abençoar alguém ou a Sua obra, pois também não adianta sermos duros e termos boa vontade, pois pouco poderemos fazer. Devemos saber que Deus nos escolheu, pois nosso coração é limpo diante Dele para crescermos e adquirirmos riquezas. Por conta disso, devemos ter isso bem resolvido dentro de nós e desejarmos sermos ricos, porque se alguém disser que não gosta de dinheiro é hipócrita ou mentiroso. O Apóstolo Paulo nos ensina que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Paulo fala isso sobre o amor ao dinheiro e não sobre o próprio dinheiro é.

TRÊS MITOS SOBRE SER RICO:

1. SER RICO É PECADO;

2. NUNCA MAIS SEREI RICO NA MINHA VIDA;

3. TENHO TEMPO DE SOBRA PARA TENTAR SER RICO.

VERDADES ESPIRITUAIS SOBRE A RIQUEZA:

1. JOSÉ DE ARIMATÉIA ERA RICO E USOU SUA RIQUEZA PARA SERVIR AO CORPO DE CRISTO;

2. DAVI ERA POBRE E FICOU RICO – ESSA BÊNÇÃO ESTÁ SOBRE A NOSSA VIDA;

3. JESUS CRISTO ERA RICO E SE FEZ POBRE, PARA QUE NÓS PUDESSEMOS SER RICOS – ELE ELVOU SOBRE SI A MALDIÇÃO!

  1. NÓS TEMOS O DOM DE SALOMÃO, O DOM DE ADQUIRIR RIQUEZAS E CAPACIDADES DOS CÉUS.

ARRANCANDO OS IMPEDIMENTOS DA MINHA RIQUEZA:

1) PEDIR A DEUS SABEDORIA ACIMA DE TUDO - Jesus nos diz que muitas vezes não recebemos porque pedimos errado. Deus apareceu em sonhos para Salomão e disse peça o que quiser, mas Salomão não pediu o obvio que todos pediriam: dinheiro - Deus olhou o coração dele e viu o que ele realmente desejava e necessitava. Assim nós também devemos pedir corretamente e não permitir que nossas deformações nos roubem.

2) SABER QUE O QUE TRÁS PROSPERIDADE É O NOSSO CORAÇÃO - Temos que saber aonde ele esta, pois lá esta o nosso tesouro. Nós precisamos pedir a Deus um coração limpo, pois um coração limpo não tem espaço para a ansiedade e precipitação. Um coração próspero está preparado para receber grandes coisas.

3) LIMPAR A MENTE DE TODO AÇÃO DA MISÉRIA – A miséria já começa na mente. É a pessoa que se engana com uma ação de pseudo economia, onde se compra o barato que acaba saindo caro. É na mente que começa o impedimento de ser rico, fazendo com que nos associemos aquilo que é pequeno, impedindo assim o alargar das estacas da nossa tenda.

4) ESTAR DISPOSTO A PAGAR O PREÇO – Nada acontece em nossas vidas se não pagarmos um preço. Existe um ditado que diz: “No pain, no gain” – ou seja sem dor não há ganho! Salomão pediu para Deus e Deus lhe deu, mas ele precisou correr e batalhar para poder viver a plenitude de Deus!

E QUANDO EU ARRANCO OS IMPEDIMENTOS, A RIQUEZA VEM E:

1º) PASSO A DESFRUTAR ALÉM DO QUE EU TENHO E ESTOU VIVENDO;

2º) SOU SUPRIDO EM TUDO PELO SENHOR;

3º) SOU DIFERENCIADO E AS PORTAS SE ABREM;

4º) TENHO INICIATIVA E A PROTEÇÃO DO SENHOR;

5º) PASSO A SER UM IMÃ DA BÊNÇÃO, POIS RIQUEZA ATRAI RIQUEZA!

DECLARE COM FÉ: “Hoje eu arranco da minha vida todo impedimento, toda limitação, toda palavra de incapacidade! Eu profetizo que toda deformidade que a minha mente construiu, vai cair por terra agora, em nome de Jesus, pois eu tudo posso Naquele que me fortalece. Recebo a unção de sabedoria de Deus, pois a sabedoria atrai riquezas, a unção atrai riquezas. Arranco da minha vida toda personalidade de miséria e me limpo de toda idolatria ao dinheiro. Repreendo agora toda associação a coisas pequenas e libero a minha mente, para pensar no grande de Deus. Eu sou liberto da ação do espírito de miséria, pois quando eu sou liberto, eu fico livre para ter. A minha mente está preparada para prosperar! Sou ungido de Deus e tenho o dom de adquirir riquezas, em nome de Jesus, amém!

domingo, 13 de janeiro de 2013

O Vírus de Verdi

Da vida do compositor de óperas Giuseppe Verdi há uma história de uma noite em que ele realizou um recital de piano no teatro Scala, em Milão, Itália. Depois da peça final a plateia calorosa exigiu bis. Verdi, ávido por aplausos, escolheu uma composição sonora e espalhafatosa, que ele sabia que emocionaria o público, embora fosse, artisticamente falando, de qualidade inferior. 

Quando terminou, a plateia se levantou em estrondeante aprovação. Verdi desfrutava os prolongados aplausos, quando viu na galeria seu mentor de longa data, que sabia exatamente o que ele acabara de fazer. O mentor não se levantou e nem aplaudiu. Seu rosto estampava uma expressão de frustrado desapontamento. Verdi quase podia ouvi-lo dizer: “Verdi, Verdi, como pode fazer isso?”

Poderíamos chamar a isso de “vírus de Verdi” — desejo de controlar, necessidade de aprovação. O filósofo alemão Friedrich Nietzsche descreveu isto assim: “Sempre que escalo um degrau na vida, sou seguido por um cão chamado ego.” O ego infla quando regado por louvor. Ávido por poder e sucesso, jamais se satisfaz, não importa o quanto receba dessas coisas. 

Isto é muito comum no moderno e sofisticado mundo empresarial e profissional. Homens e mulheres lutam por atenção, anseiam por adulação, intrigam para obter controle e impor sua vontade. Todos os dias ouvimos falar ou lemos sobre líderes que sucumbiram às tentações de egos famintos. Tais atitudes não são novas. O egocentrismo é tão velho quanto a Bíblia. Vejamos alguns exemplos: 

Amor por preeminência. 3João 9-11 fala que Diótrefes, “que gosta muito de ser o mais importante entre eles”, ou em outra tradução, “que ambiciona o lugar de primeira distinção”. Ambição por prestígio e controle levam à adoração e a igual quantidade de influência intimidante. 

Insistência em impor nossa vontade. Em Números 22-24 lemos sobre Balaão, único profeta gentio do verdadeiro Deus identificado na Bíblia. Ele obedeceu a Deus até certo ponto, mas seu coração aceitou a liderança de Balaque, que se opunha aos israelitas. Balaão desejava obedecer a Deus, mas cedeu à tentação do ouro. Ele tinha uma mente cheia de iluminação espiritual, mas um coração em trevas. Deus permite que façamos o que insistimos em fazer, ainda que erradas. Queremos e insistimos em fazer. Até mesmo oramos: “Senhor, por que não posso ter isso?” 

Rebeldia contra verdade e sabedoria. Em 2Crônicas encontramos a história de Roboão, insolente filho do rei Salomão. Roboão presumiu que o legado de sua família e o poder que herdou, fariam o povo ceder aos seus caprichos. Porém, sem sabedoria política nem compreensão correta da confiança que seu pai depositava em Deus, Roboão morreu orgulhoso e tolo aos 58 anos. “Ele agiu mal porque não dispôs o seu coração para buscar o Senhor” (2Crônicas 12.14). 

Como evitar as armadilhas do orgulho e do egocentrismo? Considere a lição de 1Pedro 5.5-6: “Sejam todos humildes, uns para com os outros, porque Deus Se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido.”

Por Robert D. Foster

Próxima semana tem mais!


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Promotores da Paz

Dois executivos estavam envolvidos em incessante contenda, que estava exercendo impacto negativo na empresa. Depois de falhar todos os esforços internos para resolver a disputa, o CEO me perguntou se estaria disposto a ser o pacificador entre ambos.

Como os dois professavam seguir a Jesus Cristo, pensei que isso tornaria minha tarefa um pouco mais fácil: ouviria e compreenderia ambos os lados da história e depois aplicaria princípios bíblicos para resolver o conflito. 

Depois de entrevistar cada um separadamente, eu os reuni e expliquei o que acreditava que Deus desejava que acontecesse naquela situação. Momentos depois observei Deus fazer um trabalho surpreendente no coração de ambos. Os dois homens olharam um para o outro e se abraçaram como irmãos que compartilham uma ligação comum em Cristo. Depois oraram um pelo outro, assumindo o compromisso de continuar fazendo isso.

Enquanto observava a cura espontânea desse relacionamento profissional, pensei nas palavras de Jesus: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9). 

Vivemos em um mundo — incluindo o mercado de trabalho — em que animosidade e relacionamentos antagônicos parecem ser regra e não exceção. Competição, inveja, índole vingativa e outros sentimentos destrutivos deixam pouco espaço para “paz” no ambiente de trabalho. O conflito é tão generalizado que parece que a capacidade de fazer as pazes foi perdida. Daí a necessidade de “pacificadores” — promotores da paz —como Jesus ressaltou.

Fui privilegiado e abençoado por fazer parte de algo maravilhoso que Deus fez na vida daqueles dois líderes empresariais. E não foram habilidades, profundo discernimento ou técnicas especiais que me capacitaram a ser facilitador nesse processo para que chegássemos a um final bem-sucedido. Deus realizou a obra. Ele usa pacificadores para promover cura. Ele quer usar você também.

Existe diferença entre pacificação e manutenção da paz. Manutenção da paz consiste em olhar para o outro lado, ignorando o conflito, esperando tolamente que ele desapareça por si mesmo. Raramente isso acontece.

Pacificar envolve abordar o conflito e as partes envolvidas intencionalmente, propositalmente, com objetivo de encontrar solução aceitável para todos. O ideal é que a resolução represente ganho para todos, para que ninguém sinta que suas necessidades ou interesses não foram levados em consideração.

A paz deveria ser a marca de todos que professam seguir a Jesus Cristo e, como tal, temos a obrigação de ajudar a promovê-la sempre que pudermos. Nem sempre é fácil; fazer brotar harmonia da discórdia pode ser uma dura tarefa. Ainda assim, somos exortados a fazer exatamente isto: “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados” (Hebreus 12.11).

Vamos ser promotores da paz em 2013!

Por Rick Boxx

Próxima semana tem mais!