sexta-feira, 31 de maio de 2013

O VALOR ESPIRITUAL DAS PRIMÍCIAS

Hoje, acontece nosso Culto de Primícias. Você vai receber Óleo da Primícia, com o qual você ungirá a tua casa nos primeiros minutos do mês, trazendo assim a benção da primicia para o teu lar.

Abaixo segue um texto, ainda que extenso, mas bem detalhado, falando sobre esse segredo espiritual:

Textos: Pv 3:9-10; Mt 6:24; Rm 11:16

O princípio das Primícias e o seu efeito espiritual em nossas vidas

O que significa PRIMÍCIAS?

Se você somente recebesse instruções, mas não entendesse o motivo delas, não obedeceria com muito mais dificuldade? Para compreendermos as instruções de Deus temos que começar explicando os propósitos. O primeiro princípio que devemos aprender é que as PRIMÍCIAS estão na Bíblia.

Segundo: Qual o seu efeito sobre a minha vida espiritual?

O que significa PRIMÍCIAS?

Como substantivo, “primeiro” significa a primeira pessoa ou coisa mencionada. Como adjetivo, “primeiro” significa o número um dentro de uma série, no início do tempo, acima em importância, escalão, fundamental e básico. Fundamental é aquilo que é colocado primeiro, o alicerce.

Ser o primeiro não significa ser uma peça isolada, mas significa aquilo que serve de base para todos os demais. Esse princípio pode ser observado na construção de um prédio. O alicerce vem primeiro e tudo o mais depende dele. E na vida espiritual? Como você tem alicerçado sua vida financeira.

Por que devemos trazer a oferta das primícias?

  • Rm 11:16  E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.
  • Pv 3:9-10  Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
  • Mt 6:24 – 24  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mamon).

Como é que você lida com o primeiro?

O único que Deus coloca em igualdade a ele é mamom. Ele é um deus. Não podemos servir a dois senhores. (Mt 6:24; Lc 16:13) A maneira como lidamos com o primeiro mostra nossa lealdade e amor ao Senhor. E isso vai determinar o nível de bênção que você vai desfrutar durante a sua vida.

Como é que você lida com o primeiro?

Onde aplicamos em primeiro lugar, o nosso dinheiro, o nosso tempo, os nossos sonhos, a nossa energia, a nossa alegria vai mostrar onde está o nosso coração. Deus não aceita ser o segundo, Deus só aceita ser o primeiro. Ele tem que estar acima de tudo. O lugar de Deus é o primeiro, em todas as áreas, inclusive na área financeira. O primeiro é o lugar de honra e não deve ser dado a outro. Este é um dos nomes do Senhor: Ap 1:8, 21:6, 22:13

Por isso as primícias representam um princípio espiritual e não apenas uma questão de oferta. Primícia é uma questão de honra! Quem você vai honrar em 2010?

Como é que você lida com o primeiro?

O segundo não é o vencedor! O lugar de honra em um pódio é o primeiro. Não coloque outras coisas antes do Senhor: Deus – família – igreja. Como separar a cabeça do Corpo. Padrão: Js 24:15 –

Vice não governa. O primeiro é que governa. Quem vai governar sua vida? As primícias representam um lugar no seu coração, na sua vida espiritual.

O que significa Primícias?

Os primeiros resultados da colheita {Êx 23.19}. O seu primeiro resultado é para quem? Férias, 13 salário, rendimentos…

Figuradamente: o primeiro presente que Deus dá aos fiéis {Rm 8.23}; oprimeiro a crer {Rm 16.5}; o primeiro na ressurreição da vida {1Co 15.23}; o primeiro lugar entre as criaturas {Tg 1.18}; os primeiros a serem apresentados a Deus {Ap 14.4}. – Arrebatamento? Primícias.

Como as primícias são representadas?

As primícias devem ser exteriorizadas, representadas por atitudes práticas. Aquilo que fazemos demonstra o nosso coração.

O mundo espiritual tem uma pergunta: “Quem é o primeiro em sua vida?” Só é primícia se for o primeiro! A primícia não é uma oferta comum. Ela é uma oferta sacrificial, representativa para um determinado período – no nosso caso hoje, o mês. Deus também deu uma oferta das primícias? JESUS! Ele deu o melhor.

Como as primícias são representadas?

Por que a Celebração é realizada no primeiro dia do mês? Para dar ao Senhor a primícia. A benção que glorifica a Deus é aquela que lhe atribui o primeiro.

Rm 11:16 – Só santifica se for o primeiro.

Quando trazemos as primícias?

Ne 10:35  E que também traríamos as primícias da nossa terra e todas as primícias de todas as árvores frutíferas, de ano em ano, à Casa do SENHOR;

As primícias, naquela época, eram trazidas de ano em ano, no começo de cada colheita. Hoje, apresentaremos nossa primícia ao Senhor e Ele abençoará nossa colheita no mês de Junho.

Por que devemos trazer a oferta das primícias?

1 – Porque é um mandamento Bíblico:

  • Pv 3:9  Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;
  • Rm 11:16  E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

2 – Porque vencemos MAMON:

  • 1 Timóteo 6:10  Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Pensamos que já vencemos Mamom mas quando somos confrontados pela Palavra o nosso coração é exposto.

  • Êxodo 18:21  Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; Vencedores aborrecem a avareza.

3 – Porque Deus quer nos ensinar:

Temos dois tipos de ensino sobre finanças: o da riqueza e da miséria. O da riqueza diz que a vontade de Deus é nos fazer ricos e o da miséria nos ensina a conformar com a pobreza. A vontade de Deus é que sejamos prósperos. Existe uma diferença entre ser rico e ser prospero. Por que devemos trazer a oferta das primícias?

4 – Porque recebemos talentos:

  • Mateus 25:15  A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.

Prestaremos contas para Deus não só das almas que ganharmos mas também dos talentos que recebemos.

5 – Porque o primeiro é de Deus:

Primeiro é posição de honra. Uma questão de primazia. Tudo aquilo que você coloca em primeiro lugar estabelece um comando sobre sua vida. É o Senhor. Ele estabelece o governo em sua vida. Sempre colocamos em primeiro lugar aquilo que tememos mais. A primeira porção tem a bênção de Deus.  Rm 11:16. O primeiro tem poder sobre o resto. O primeiro exige fé. Quando você coloca o Senhor em primeiro, Ele pode agir no restante sobrenaturalmente. A religião não coloca Deus em primeiro lugar, mas em qualquer lugar. Quem é o primeiro em sua vida? Quem você consulta primeiro antes de tomar uma decisão? Quando Deus não é o primeiro entramos no princípio de Lúcifer: Is 14.12. O resultado de colocarmos outro no primeiro lugar é maldição.

Conclusões:

Hoje, venha estar na Casa do Senhor, venha consagrar a tua primícia ao Senhor. Não traga as suas primícias de maneira inconsciente. Deus quando deu sua primícia deu o melhor, Jesus (I Co 15:23). Corra o risco com Deus. Ele manda você O provar. Prove-O! Não viva uma vida fora daquilo que Jesus te prometeu!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Confiança na Adversidade

É bastante difícil exercer nossas convicções no ambiente de negócios, onde o lema é ver para crer. Torna-se especialmente difícil mantê-las nos tempos duros  de adversidade financeira. Recente caso de fraude hipotecária fez com que eu me lembrasse dessa verdade.

O negócio de empréstimos imobiliários cresceu rapidamente com a compra de casas por preços baixos no mercado. Essas casas eram restauradas, tornando-as atrativas para potenciais compradores. Os donos desse negócio levantavam o máximo de empréstimos que conseguiam, tomando dos bancos grandes somas de dinheiro e adquirindo o maior número de casas que podiam. 

E erros aconteceram. Decisões erradas foram tomadas em relação a algumas propriedades. Em outras, o trabalho de reconstrução atrasou e a empresa comprou casas mais depressa do que conseguia vendê-las. Como consequência, uma quantidade enorme não foi vendida, consumindo os empréstimos tomados. 

Os donos da empresa tiveram, então, que tomar importante decisão: admitir o problema e aceitar as consequências, ou mentir para o emprestador e usar o dinheiro emprestado em outros projetos? O medo venceu sua consciência e sua fé, levando-os a cometer fraude e, por fim, serem acusados criminalmente. 

A fé foi violada de duas formas. Primeiramente, os tomadores de empréstimos agiram mais agressivamente do que o instável mercado imobiliário permitia, mesmo considerando a desvalorização das propriedades adquiridas. Com certeza, eles não consultaram seriamente a Deus para obter orientação sobre como proceder quando o risco crescente se tornou evidente. Em segundo lugar, eles deixaram de exercer sua fé, confiando que Deus cuidaria dos resultados se fossem honestos com o banco em relação à dívida crescente. Ao invés disso, decidiram mentir e presumir que poderiam esquivar-se da dívida, gastando ainda mais dinheiro.

Poderiam ter evitado a fraude e suas consequências criminais se tivessem dado ouvidos à promessa bíblica em Salmos 23.4, que nos dá a certeza de que podemos confiar em Deus: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois Tu, ó Senhor Deus, estás comigo”.

Este salmo foi escrito por um pastor que enfrentava a assustadora tarefa de conduzir seu rebanho por campos ameaçadores e sombrios, onde os animais poderiam se deparar com predadores de todo tipo. Operar uma empresa é bem diferente de apascentar ovelhas, mas o princípio permanece o mesmo: os seguidores de Jesus devem confiar em seu Senhor em tempos incertos e perigosos. 

Outra passagem, Filipenses 4.6-7, apresenta promessa semelhante: “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus”. Os donos das empresas de restauração imobiliária não creram ou não agiram firmados nesta confiança.

Se você estiver enfrentando  dilema parecido, tenho uma recomendação a lhe fazer: Escolha a fé e não o medo!

Próxima semana tem mais!

Por Rick Boxx


terça-feira, 14 de maio de 2013

SE...

Se eu pudesse parar a minha vida
e dar a eternidade a um só momento,
- se eu não tivesse o meu destino preso
ao destino das cousas nos espaços...


Se eu pudesse destruir todas as leis
e dentro do Universo que se move
parar meu mundo,
- havia de escolher esse segundo
em que você estivesse nos meus braços !

José Guilherme de Araújo Jorge

Bazar de Ritmos - 1935

sexta-feira, 10 de maio de 2013

OS VERSOS QUE TE DOU...

Ouve estes versos que te dou, eu os fiz
hoje que sinto o coração contente,
- enquanto o teu amor for meu somente,
eu farei versos... e serei feliz ...


E hei de faze-los pela vida em fora
versos de sonho e amor, e hei de depois
relembrar o passado de nós dois,
esse passado que começa agora...

Estes versos repletos de ternura
são versos meus, mas que são teus, também...
Sozinha, hás de escutá-los, sem ninguém
que possa perturbar nossa ventura...

Quando o tempo branquear os teus cabelos
hás de um dia, mais tarde, revive-los,
nas lembranças que a vida não desfez...
E ao lê-los... com saudade, em tua dor,
hás de rever, chorando, o nosso amor,
e hás de lembrar, também, de quem os fez...

Se nesse tempo eu já tiver partido
e outros versos quiseres, teu pedido
deixa ao lado da cruz para onde eu vou...

Quando lá, novamente, então tu fores,
podes colher do chão todas as flores
pois são versos de amor que ainda te dou!..

José Guilherme de Araújo Jorge - 1934

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Segredo de Uma Orquestra

Talvez você seja uma pessoa bem realizada, que recebe reconhecimento de sua empresa pelo seu desempenho. Já recebeu promoções, seu nome é destacado em reuniões e tem mais placas e certificados do que sua parede pode conter.

Mas talvez não seja o caso. Você trabalha duro, se esforça para fazer seu melhor, mas reconhecimento - se e quando você o recebe – é bem raro. A maioria de nós se encaixa nesta categoria. Enquanto “astros” de elevado desempenho e altos executivos recebem aclamação geral, muitos labutam na obscuridade.

Talvez ocasionalmente até mesmo escorreguemos na autopiedade, imaginando que diferença faz o trabalho que realizamos ou se alguém realmente se importa com o que fazemos. Em tempos assim lembre-se: não é vergonha ser herói não celebrado, alguém que não é notado. Na verdade, heróis não celebrados são os que mantêm as coisas funcionando.

Você já machucou uma de suas articulações, torcendo um joelho ou deslocando um dedão? Passei por ambas. Antes disso nunca tinha pensado sobre meu joelho esquerdo ou dedão direito. Porém, quando a dor no joelho era como se uma agulha longa tivesse sido enfiada nele, ou quando tentava o simples gesto de virar a maçaneta da porta com a mão direita, fiquei agudamente consciente de ambos. Articulações sadias e funcionais não são notadas.

Pense em uma orquestra. Quando tocados harmoniosamente, os instrumentos não se destacam individualmente, a menos que o músico faça um solo. Fora disso, se você notar um violino ou flauta, saiba que algo está errado. Esta é a razão por que a maioria das pessoas não recebe atenção com frequência no ambiente de trabalho. Como um antigo chefe certa vez me disse: “Se você não tiver notícias minhas, deduza que tudo está correndo bem”. Isso não traz segurança para os que necessitam ser estimulados, mas é a realidade no mundo profissional e empresarial. Quem faz mais barulho, recebe toda a atenção.

Mas como reagimos quando nos sentimos desconsiderados e não valorizados? A Bíblia oferece algumas sugestões:

Lembre-se que faz parte de uma unidade maior.Mesmo quando não estamos sendo destacados por um desempenho exemplar, podemos ter certeza de sermos importantes para o esforço geral. O coração não pode funcionar sem cérebro ou pulmões e vice-versa. “Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo segundo a Sua vontade... Assim, há muitos membros, mas um só corpo” (I Coríntios 12.12-20).

Reconheça que precisamos uns dos outros. Assim como o empreendimento como um todo necessita de nossa contribuição, nós nos beneficiamos e devemos apreciar as contribuições dos outros. “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas... Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade” (Eclesiastes 4.9-12).

Tome consciência de que seu trabalho é importante para Deus. Para usar a analogia da orquestra novamente, às vezes precisamos aceitar que devemos tocar apenas para o Maestro, uma plateia de Um apenas – Deus! É tudo o que precisamos. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança” (Colossenses 3.23-23).

Próxima semana tem mais! 

Por Robert J. Tamasy