sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dizer 'Obrigado' Mesmo Quando Não Se Sente Grato

Esta semana nos Estados Unidos milhões de pessoas celebraram o "Dia de Ação de Graças", bem como em outros países e culturas ao redor do mundo. Para muitos a data serve como “ocasião para contar as bênçãos”, refletindo sobre as boas coisas experimentadas ao longo do ano. Uma maravilhosa tradição, sem dúvida. Mas e àqueles que enfrentaram reveses e perdas no ano anterior?

Como expressar sincera gratidão quando há poucos motivos para se ser grato? É a pergunta com a qual meu amigo de longa data, Albert Diepeveen, lutou durante boa parte de sua vida. Anos atrás eu o ajudei a produzir um livro intitulado, “Saying ‘Thank You’ When You D’ont Feel Thankful”, (“Dizendo‘Obrigado’ Quando Você Não Se Sente Grato”).

Nascido na Holanda, Albert e sua família viveram os horrores da Segunda Guerra Mundial. Os suprimentos eram escassos e, como muitos outros, tiveram que sobreviver sem ter o essencial. Devido à má nutrição ele contraiu tuberculose, que o confinou à cama por mais de três anos, a maior parte em um hospital.

Albert venceu a luta contra tuberculose, mas problemas de saúde o acompanharam por toda a vida. Em 1958, ele e a esposa imigraram para os Estados Unidos, onde estabeleceu diversas pequenas empresas de sucesso. Sendo empreendedor, viveu os altos e baixos dos negócios. 

Apesar de enfrentar adversidades de várias formas, Albert irradia alegria e paz que muitos não podem entender. Mas meu amigo aprendeu o segredo, como seu livro afirma, de ser capaz de dizer “obrigado” mesmo quando não se sente grato. O segredo, ele ressalta, é sua fé em Jesus Cristo e a confiança que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28). 

Deixe Albert explicar: “Ao estudar as Escrituras, tomei consciência de que Deus não pode mentir e jamais cometeu um engano. Deus ama a cada um de nós. Ele permite que circunstâncias aconteçam em nossa vida para nosso próprio benefício”. 

Falando sobre sua vida antes do encontro transformador que teve com Jesus, ele diz: “Frequentei uma escola cristã e cresci num lar cristão. Mas eu nunca tinha visto em Sua Palavra (a Bíblia) o que claramente vejo agora. Você sabia que existem cerca de 10.000 promessas na Palavra de Deus? E se Ele promete, você pode confiar. Nós todos podemos confiar no que a Bíblia diz”. 

Albert conta que descobriu uma passagem na Bíblia em que reconheceu a importância de ser grato a Deus, mesmo não se sentindo cheio de gratidão. “Um dia meu pastor estava falando sobre um versículo que diz: ‘Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus’ (1Tessalonicenses 5.18). Depois ele repetiu: "Deem graças em todas as circunstâncias", acrescentando: "Se alguém ama você, não vai deixar que nada lhe aconteça que não seja bom para você”

Para Albert, aquela foi uma lição para toda a vida. A despeito das enfermidades, reveses nos negócios, lutas com finanças e outras dificuldades, ele aprendeu a dizer “obrigado”, mesmo quando não se sente grato. E você? 

Por Robert Tamasy

Próxima semana tem mais!


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O CAMINHO DO SUCESSO

Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” - Js 1.1-8

A maior causa de fracasso na vida do ser humano é a dificuldade que nós temos de assumirmos a responsabilidade pelo nosso sucesso. Vivemos nomeando culpados e buscando em fatores exteriores a justificativa para as coisas que não deram certo. O homem tem a característica de terceirizar responsabilidades, culpando desde cedo pai e mãe pelas suas não realizações. O homem tem essa mania de sempre procurar um culpado por aquilo que não aconteceu como ele desejava – terceirização de culpa é um dos grandes erros na vida do ser humano. Temos dificuldade de analisar a nossa vida e nos relacionarmos com aquilo que são os nossos erros e acertos. Precisamos trabalhar uma relação de franqueza e sinceridade daquilo que erramos cronicamente, e que muitas vezes, nos empenhamos até certo ponto, mas não buscamos com honestidade a solução e o acerto. O ser humano precisa ser honesto consigo mesmo para eliminar erros e buscar acertos. Esse é o maior dilema do homem que quer ter sucesso, que quer ser bem sucedido. É muito fácil criticar e responsabilizar, o mercado, o chefe, o dólar, a história, por aquilo que são os nossos insucessos e fracassos. Um casamento melhora não quando eu descubro o erro do meu cônjuge, mas sim quando eu me proponho a ser melhor para ele a cada dia. Uma vida profissional passa a ter sucesso quando eu me disponho a ser bem sucedido a despeito das minhas fraquezas e deformações. Jesus Cristo veio como homem aqui na terra e enfrentou todas as lutas que nós enfrentamos, entretanto, Ele teve pleno sucesso naquilo que realizou. Sua equipe de trabalho era problemática, os discípulos eram uma equipe completamente heterogênea e desajustada, tanto na formação como no caráter e personalidade de cada um, mas mesmo assim, Jesus não viu problemas nisso, pelo contrário, Ele ensinou a cada um dos seus discípulos, a máxima do sucesso. Quando Deus chama a Josué, Josué estava num processo extremamente complicado da sua vida. Moisés, seu líder agora era morto. Josué conhecia bem como era aquele povo. E faltava alguém com pulso e determinação para levar aquele povo à terra prometida. Josué tinha tudo para se esquivar e achar que ele não teria sucesso ao se deparar com o contexto que vivia, com a situação do momento. E se ele se envolvesse fragilmente com tudo aquilo, ele seria um fracassado. DECLARE COM FÉ: “O Senhor me fará próspero e bem sucedido, pois eu não apenas vou ouvir essa palavra, mas vou pratica-la.”

PARA SER BEM SUCEDIDO É PRECISO ESTAR CAPACITADO. BUSQUE CAPACITAÇÃO PARA:

1) ATINGIR OS TEUS OBJETIVOS – Ter objetivos não é difícil. Difícil é estar capacitado para alcançá-los. Somo levados naturalmente a termos objetivos, mas não buscamos o que é mais importante – capacidade para atingi-los. Deus fala a Josué: “Eu vou te capacitar” – Js 1.5 – “como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.“ Hoje, você não vai mais alinhar teus objetivos diante de uma capacidade humana, mas sim daquilo que é a capacitação do Senhor sobre a tua vida.

Como Deus capacitou a Jesus Cristo, Ele também vai nos capacitar a irmos além daquilo que Jesus realizou. Jo 14.12“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”

NOSSA CAPACITAÇÃO VEM DE DEUS. SOMOS CAPACITADOS:

1) PELA PROMESSA – Nós temos a marca da promessa de Deus sobre a nossa vida. Deus quer que nós sejamos uma bênção – Gn 12.2 “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!”

2) PELA FÉ – A nossa fé vence o mundo e nos dá a capacitação que precisamos para ter sucesso - Jo 11.40“Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”

3) PELO ENVIOJo 15.16“...e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...” – O Senhor nos escolheu para darmos frutos. Acabou o tempo da esterilidade. Quem me enviou para ter sucesso foi Jesus Cristo, o Nome que é sobre todo nome! Nós não dependemos de condições humanas, mas do envio do Senhor! O poder da promessa, da fé e do envio nos capacitam para atingirmos todos os nossos objetivos.

2) SUPERAR AS ADVERSIDADES – Quem é dodói não pode ser bem sucedido. Quem não sabe suportar o sofrimento, não vai ter sucesso. Olhe para o exemplo de Jesus. Ele era alguém preparado para enfrentar toda e qualquer adversidade, inclusive a traição e também a cruz. Tenha noção da adversidade, pois a rota do sucesso não é um mar de rosas. Jo 16.33“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Saiba encarar e superar as tuas adversidades. Não se deixe frustrar, engula o choro e vá à luta. Sl 30.5b“...Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” Não se deixe corromper pelas situações. Ande de maneira correta e Deus será a tua bandeira e a tua justiça. Josué precisou vencer a traição de Acã, para poder continuar a sua caminhada de vitória. A vulnerabilidade só vem para impedir o teu sucesso. Saiba encarar a guerra, a provação, e extraia dela o que Deus tem de sucesso para você. Você é aquele a quem Deus escolheu para superar toda e qualquer adversidade. Sl 18.29“Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.” O teu inimigo pode te vencer não porque ele é mais forte, mas porque ele pode conseguir te intimidar. Vença a intimidação, supere as adversidades e o sucesso virá!

3) RESISTIR – Essa é uma capacitação que Deus dá para quem deseja. O resistente é aquele que não se dobra, não esmorece, não desiste, nem retrocede. Tg 4.7“ Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”... Ser bem sucedido é ser como Jó, que tinha uma capacidade sobrenatural para resistir às provações – Jó 1.21“e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” Eu vou andar com Deus porque ele me dá capacidade para resistir – Sl 125.1“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.“ Deus disse a Josué: resista à perda de Moisés, resista à dureza de coração do povo, resista ao deserto e o teu sucesso virá! Jesus resistiu à morte e ao terceiro dia, veio a ressurreição.

DEUS VAI TE CAPACITAR E VOCÊ VIVERÁ A BÊNÇÃO DO SUCESSO. HOJE DEUS VAI TE DAR:

1) A REALIZAÇÃO DOS TEUS SONHOS – Todos os sonhos que Deus deu a Abraão, Isaque e Jacó, Deus realizou na vida de Josué. Você será o realizador de sonhos;

2) UMA JORNADA ABENÇOADA – Onde você colocar a planta do teu pé, Deus te dará. Você não vai mais andar à toa,. Não vai haver luz no fim do túnel... A luz vai estar em você;

3) VITÓRIA DIANTE DOS TEUS INIMIGOS – Não pense apenas em gente, mas entenda que a tua luta é espiritual. Satanás e seus demônios cairão diante de ti;

4) O SUCESSO, ALÉM DO QUE VOCÊ PEDIU OU SONHOU – Prepare-se para viver numa terra que mana leite e mel. Ele te colocará nos lugares dos teus sonhos;

A UNÇÃO DE SUCESSO QUE ESTÁ EM JESUS CRISTO – At 10.38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;”

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SER VITORIOSO

“Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.” - Ap 6.2

Então, Jerubaal, que é Gideão, se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele estava, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial dos midianitas lhe ficava para o norte, no vale, defronte do outeiro de Moré. Disse o SENHOR a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou. Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. Disse mais o SENHOR a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá. Fez Gideão descer os homens às águas. Então, o SENHOR lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a água. Então, disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar. Tomou o povo provisões nas mãos e as trombetas. Gideão enviou todos os homens de Israel cada um à sua tenda, porém os trezentos homens reteve consigo. Estava o arraial dos midianitas abaixo dele, no vale.” - Jz 7.1-8

O mundo tem um padrão de vitória completamente deturpado daquilo que Deus preparou para os seus servos. E muitos profissionais acabam fascinados por esse padrão e, agindo de maneira insensata, se deixam iludir pela vitória desse mundo. Nós precisamos mudar a concepção daquilo que é ser vitorioso em nossas vidas. No texto acima, vemos que o povo de Israel, mesmo tendo uma promessa, estava abatido por conta dos midianitas. E ainda que não houvesse uma guerra declarada, o povo de Gideão já era um povo derrotado. Porque “o que subjuga um homem não são suas guerras, lutas ou mesmo seus inimigos, mas sim as suas deformações.” Israel tinha a benção de Deus, mas por conta do seu afastamento do Senhor, agora, estava debaixo da malignidade das suas deformações. A falta de posicionamento por conta de um coração deformado pode roubar a vitória que Deus já preparou. Assim como o Anjo do Senhor, que é Jesus Cristo, visitou a Gideão e mudou a sua história, hoje, Jesus Cristo, o vencedor invicto, vai nos marcar com essa característica – SER VITORIOSO! O Senhor Jesus vai nos limpar de tudo aquilo que nos impedia da nossa vitória e sairemos daqui hoje para vivermos essa marca da liderança de Jesus! Seremos vitoriosos!

O INIMIGO TENTA ROUBAR A NOSSA CONDIÇÃO DE VITÓRIA ATRAVÉS:

1) DA TIMIDEZ – Quando o anjo saudou a Gideão ele mesmo não conseguia acreditar que Deus falava com ele;

2) DA AUTO IMAGEM DA DERROTA – era mais fácil para Gideão acreditar na derrota do que crer que Deus lhe daria a vitória;

3) DO ESPÍRITO DO MEDO – Deus mandou que Gideão despedisse os medrosos. Covardes não vão à guerra e, consequentemente, não podem ser vitoriosos.

DECLARE COM FÉ: Deus me levantou para ser um vencedor. Não importa de onde eu vim, não importa a minha origem, eu hoje aceito o chamado do Senhor para ser vitorioso. Hoje eu venço a timidez, o medo e venço também toda auto imagem da derrota! O Senhor me chamou para ser vitorioso e hoje, eu saio daqui para viver esse chamado, em nome de Jesus!

PARA RECEBERMOS ESSA CARACTERÍSTICA DE VITÓRIA, É PRECISO COMPREENDER ESPIRITUALMENTE Jz 6.13 – Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.”:

1) ROMPA COM TODA HEREDITARIEDADE DO TEU PASSADO – Não importa o que os teus antepassados fizeram ou não fizeram. Você é aquele que irá mais longe. O que não deu certo com os teus pais não tem nada a ver com a tua vida.

2) PÁRE DE SE ESCONDER ATRÁS DO SENTIMENTO DE MEDO – O midianita não havia chegando, mas Gideão estava escondido na caverna. Saia hoje dessa caverna e se exponha para a vitória. A mercadoria exposta é a que vende mais e o inferno quer que você se esconda para te manter em derrota;

3) NÃO FIQUE PROCURANDO CULPADOS E APRENDA A ACEITAR DESAFIOS – Gideão declara: “O Senhor nos desamparou...” Mentira da sua carne, pois o povo é que se afastou de Deus, quando fez o que era errado aos olhos do Senhor – Jz 6.1. Quem fica procurando culpados, nunca vai encontrar a solução!

4) SAIBA QUE DEUS NÃO MUDA E VAI COMPLETAR A OBRA NA TUA VIDA - O Deus que nos tirou do Egito vai nos livrar das mãos do midianita! Deus não descansa enquanto a nossa vitória não chegar!

5) DEUS TE SUPRE DE TUDO O QUE VOCÊ VAI PRECISAR NA TUA VITÓRIA – Gideão se sentia desamparado, mas a vitória dele não dependia de nada humano. Com apenas 300 homens, mais trombetas, cântaros e tochas, Deus lhe deu a vitória. O Senhor colocará em nossas mãos todos os colaboradores e ferramentas que precisamos para vivermos nossa vitória.

RECEBA HOJE, AS TRÊS BÊNÇÃOS DA VITÓRIA. DEUS TE DARÁ:

1. VITÓRIA NAS ÁREAS ONDE VOCÊ FOI DERROTADO – não abra mão das áreas de derrota. Não desista, pois é nessas áreas que Deus vai te honrar!;

2. VITÓRIA DIANTE DOS MAIORES DESAFIOS DA TUA VIDA – Grandes lutas significam grandes vitórias. Você não fugirá mais deles, mas no teu posicionamento, o Senhor irá adiante de você;

3. PROSPERIDADE NA TUA VITÓRIA – A tua vitória não trará apenas o subjugar do inimigo, mas trará também grande despojo.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Impossível É Possível se Você não Desistir

Quantas vezes você já ouviu alguém fazer esta declaração: “Não dá para fazer: é impossível!”? Ás vezes é verdade: um cliente faz uma exigência que não pode ser satisfeita dentro do prazo estabelecido, ou pede um serviço além da especialidade da empresa. Concluímos que não é possível porque exige trabalho demais, não sabemos se pode ou não ser feita, ou tememos fazer muito esforço e falhar.

Meu amigo, Gary Highfield, escreveu um livro excelente intitulado, "When 'Want To' Becomes 'Have To'! (Quando “Quero” Se Torna “Preciso”!), que conta sua formidável história de superação de obstáculos para se tornar um bem-sucedido líder empresarial. Ele não conheceu o pai biológico e teve uma infância bastante turbulenta, testemunhando uma tragédia que devastou sua família quando ainda era menino. Enfrentando esses reveses, além das dificuldades financeiras com que se deparou como jovem marido e pai, Gary firmemente pôs em prática uma estratégia para mudar radicalmente as circunstâncias. 

Ele descobriu princípios úteis durante esse processo, como este: “O impossível é possível, se você não desistir”. Muitos disseram a Gary o que ele não poderia fazer, como se tornar um vendedor altamente produtivo, líder em seu mercado, empreendedor, dono de pequeno negócio e intermediador de empréstimos.  Contudo, ele obteve êxito em atingir esses objetivos, ao recusar-se a crer que o que queria fazer era impossível. 

Existem outros exemplos de pessoas que ignoraram as vozes negativas e reconheceram que o que se dizia ser impossível era na verdade possível, a menos que  desistissem de tentar. Michelangelo teve detratores quando se propôs pintar o teto da Capela Sistina. Tomas Edison fez múltiplas tentativas até obter sucesso e inventar a lâmpada incandescente. Ele se recusou a desistir de tentar. 

Em 1943, o chairman da IBM, Thomas Watson, declarou: “Penso que existe um mercado mundial para, talvez, cinco computadores”. E o fundador da Digital Equipment Corp., Ken Olson, disse em 1977: “Não há nenhuma razão para alguém desejar ter um computador em sua casa”. Por meio de trabalho duro, visão e inovação, e entendendo que, "o impossível é possível, quando não se desiste", homens e mulheres provaram que gigantes da indústria estavam errados. 

A Bíblia aborda diretamente essa questão: fé em Deus pode fazer o impossível se tornar realidade!

Não podemos fazer isso sozinhos. Muitos de nossos sonhos são inatingíveis em nossa própria força. Não são impossíveis, mas exigem mais do que o poder que podemos reunir dentro de nós: precisamos do poder de DEUS. “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Filipenses 4.13).

Podemos – mas somente com Deus. Se você tem um sonho do tamanho do sonho de Deus, alcançá-lo exige disposição de se voltar para Quem lhe deu o sonho. Jesus disse a Seus seguidores: “Para o homem é impossível, mas para Deus não;  todas as coisas são possíveis para Deus” (Marcos 10.27).

É preciso motivação correta. Faz sentido perguntar a nós mesmos de vez em quando: “Por que estou fazendo isto? Por que realizar isto é tão importante para mim?”  Se nossa inspiração não é a autogratificação, mas honrar e agradar a Deus, podemos contar com Sua divina assistência e direção. "Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração” (Salmos 37.4).

Por Robert Tamasy

Próxima semana tem mais!


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O problema do elogio

“E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. - I Co 3.1-8”

Diz o ditado que elogiar nunca é demais. Diz a ciência que não é bem assim. Na próxima vez que afagar o ego alheio, escolha bem as palavras. Do contrário, o alvo delas pode se tornar um dos maiores fracassados que você já conheceu.

“Você deve ser muito inteligente. Estamos orgulhosos. Assim você vai longe! Em breve estará entre os maiores pensadores brasileiros. Rumo ao Nobel, hein?” Ah, não diga que agora está se sentindo pressionado. A gente não queria causar isso. Aliás, ninguém quer gerar esse efeito quando parabeniza outra pessoa. Mas às vezes o tiro sai pela culatra. E o elogio causa um mal danado.

“Pv 25.27  Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória não é glória.”

Na verdade, o elogio em si não tem nada de errado. A gente é que não aprendeu a usá-lo do jeito certo. E a lambança é generalizada: disparamos elogios em casa, na escola e no trabalho sem pensar nas consequências. Os resultados de tanto paparico podem ser catastróficos. A curto prazo, o coitado que foi enaltecido pode ficar desconfortável, inseguro, ansioso. A longo prazo, esse gênio em potencial corre o risco de virar um arruinado na vida.

“Tg 4.16  Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.”

Em alguns casos, o estrago começa já na infância. Se for reconhecida como inteligente, uma criança pode sentir pressão demais sobre os ombrinhos para corresponder às expectativas. Isso às vezes é bom, porque incentiva a criança a estudar para conseguir boas notas. Mas também pode ser ruim, muito ruim - por estimular a criança a usar truques para se destacar. Como fizeram alguns dos 400 alunos de uma escola de Nova York pesquisados pela psicóloga americana Carol Dweck, da Universidade Stanford. Carol realizou uma série de estudos com essa turma. Um deles era composto de 4 provas. Na 1ª, alunos da 5ª série fizeram um teste de QI, simples para estudantes da sua idade. Terminado o teste, os pesquisadores davam as notas aos estudantes, e encerravam a conversa com um elogio. Metade deles ouvia "Você deve ser muito inteligente". Para a outra metade, o texto era diferente - não parabenizava o aluno diretamente, e sim sua atitude: "Você deve ter se esforçado muito para conseguir esse resultado." Carol e sua equipe queriam dividir os alunos em dois grupos -"os inteligentes" e "os esforçados" - para ver o impacto da diferenciação no comportamento das crianças. O impacto apareceu rapidinho, já na 2ª tarefa. Nela, os estudantes tiveram a chance de fazer sua escolha: um teste simples, tão fácil quanto o 1º, ou um mais complicado, que "faria com que eles aprendessem muitas coisas novas". O grupo dos inteligentes escolheu o teste fácil. O dos esforçados foi mais corajoso - optou pela prova difícil. Aí veio o 3º teste, bem mais complexo que os anteriores. Os dois grupos se deram mal. Só que os esforçados - justificando o apelido - se dedicaram muito mais à resolução da prova. Os inteligentes? Esses aí ficaram extremamente nervosos. Mal conseguiram terminar o teste… 

A grande surpresa, no entanto, veio na 4ª prova. Essa era barbada, tão fácil quanto a primeira. O resultado: os elogiados pelo esforço melhoraram em 30% a nota que haviam tirado na 1ª prova. Já os inteligentes foram mal - o desempenho deles despencou 20%.

“Mt 4.8-11  Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.”

Xô, risco
Não é difícil entender o que a pesquisa mostra. Uma criança elogiada pela inteligência entende o seguinte: "Tenho que ser sempre inteligente, porque essa é a imagem que os adultos têm de mim". Mas manter um alto nível de inteligência não parece uma tarefa um tanto abstrata? Imagine para uma criança. O jeito é adotar a saída genérica (e mais fácil): parecer inteligente. Para isso, basta criar uma zona de segurança. Evitar provas difíceis, cursos complicados, qualquer desafio que possa representar um risco à imagem. Já na cabeça do aluno elogiado pelo esforço, o pensamento é outro: se passou por esse desafio, pode vencer o próximo - basta tentar. "Por isso o elogio deve ser dirigido para o processo, e não para o resultado", diz Carol. "Sempre para as ações, nunca para a pessoa."
Refugiar-se nessa zona de segurança não é coisa de criança. Adolescentes e adultos fazem isso. Garotas gostam de sentir-se atraentes, certo? Se uma menina recebe cantadas na faculdade sempre que está maquiada, por que iria à aula de cara limpa? Vai que alguém percebe que ela não é tão gata assim... E aquele amigo que sabe tudo de cinema e tem fama de culto? Talvez ele não entre na próxima discussão que vocês tiverem sobre Camus. Se ele não souber muito sobre literatura, a conversa tem potencial para destruir a reputação dele na patotinha.

A zona de segurança até é capaz de evitar que a imagem desse pessoal - e a sua, porque você talvez já tenha recorrido a ela - saia arranhada. Mas também gera o medo de arriscar. Pode fazer alguém evitar uma promoção no trabalho, uma mudança de cidade, uma pós-graduação difícil... Qualquer desafio. Como Carol Dweck descobriu em suas pesquisas. "Conversei com vários adultos considerados gênios na infância que nem concluíram a universidade", diz. "Eles não sabiam lidar com o fracasso."

Identificou-se com algum desses casos? Não se culpe, é natural buscar uma área de conforto - nosso cérebro faz isso. Tanto que, se você receber elogios constantemente, ele vai achar que você já está em um ótimo patamar. E vai parar de trabalhar para ajudar você nas próximas conquistas.  Não, ele não está conspirando contra você. Só deu uma descansada. Sempre que ganhamos parabéns por algo, o cérebro entende isso como uma recompensa. Você fez algo bom e recebeu um agradinho. Ponto para você. Mas o cérebro quer que você acumule mais pontos, e por isso incentiva iniciativas ousadas. É a nossa motivação, gerada por uma área do cérebro chamada centro de recompensa. "Está aí o segredo da persistência", diz o psiquiatra Robert Cloninger, da Universidade Washington de St. Louis, Missouri. "O corpo trabalha com determinação depois que aprende a lição."


O problema é quando acumulamos elogios - ou pontos - demais. O cérebro entende que nem precisa mais mandar a mensagem de incentivo. É como se o centro de recompensa se aposentasse da torcida pelo seu sucesso. Pior para você: sem esse apoio, você acaba sem motivação para fazer as tarefas. Sem disposição para buscar a tal bolsa de estudos no exterior ou criar aquele projeto novo no escritório.

Moral da história: seja por medo de arriscar, seja por falta de vontade, uma pessoa talentosa e devidamente elogiada pode se dar pior na vida do que alguém meramente esforçado. Existe, no entanto, uma pessoa capaz de colocá-los em pé de igualdade (e da pior maneira possível): o chefe. 

Chefes são como pais. Depositam uma expectativa enorme em cima dos funcionários. Muitas vezes usam os parabéns para impor um comportamento específico. É o "elogio controlador", que funciona mais ou menos assim na prática: "Bom trabalho. Gosto quando você apoia minhas ideias". Nesse caso, o chefe está mandando um sinal bem claro: “faça tudo do meu jeito e será reconhecido", diz Willian Bull, consultor da Mercer, especializada em recursos humanos. 
Assim, o elogio vira ordem. Mas tem o caso em que o elogio deixa o funcionário sem qualquer diretriz. "Numa empresa, o elogio vem quase sempre para os resultados, poucas vezes para o esforço individual", diz Bull. Na prática, vira aquele tapinha nas costas depois de um relatório. O chefe gostou dos números, mas nem se importou com o que sua equipe fez pra consegui-los. Sem saber que tipo de atitude devem ter dali para a frente, os funcionários ficam perdidos. Tão inseguros quanto as crianças estudadas pela psicóloga Carol Dweck. Por isso, um conselho. Se você não receber nenhum elogio do professor, dos pais ou do chefe nos próximos dias, não se preocupe: esse pode ser o melhor caminho para o seu sucesso.

“Mt 7.20  Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”

Só no mal-entendido 
Quando a mensagem do elogio não chega como deveria 
O QUE O PAI DIZ - "Olha só que desenho lindo! Você vai ser o próximo Picasso!"
O QUE O FILHO PENSA - "Melhor não desenhar nada difícil, ou ele vai perceber que eu não sou Picasso nenhum!"
O QUE DEVERIA SER DITO - "Adorei o modo como você usou as cores nesse desenho. Usou lápis ou canetinha?"
O QUE O PROFESSOR DIZ - "Ótima redação! Você escreve muito bem!"
O QUE O ALUNO PENSA - "A única coisa que sei fazer é escrever. Melhor nem me esforçar nas outras matérias!"
O QUE DEVERIA SER DITO - "Você realmente se empenhou. Gosto muito quando você se esforça nos trabalhos."
O QUE O CHEFE DIZ - "Seu departamento fez um ótimo trabalho!"
O QUE O FUNCIONÁRIO PENSA - "Ele não tem a menor ideia de quem sou e o que faço na empresa. Meu trabalho nunca será valorizado."
O QUE DEVERIA SER DITO - "Soube que seu estudo sobre investimentos foi fundamental para o seu departamento. Parabéns!"
O QUE A EXECUTIVA DIZ - "Adorei sua roupa. Por que não se veste sempre assim?
O QUE A SECRETÁRIA PENSA - "Ela odeia o jeito como eu me visto. Se quiser agradar, vou ter que me vestir sempre assim."
O QUE DEVERIA SER DITO - Nada. A questão da roupa não deveria ser mencionada. A frase poderia até ser considerada assédio moral.

“Tg 4.7-10  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.”

sábado, 2 de novembro de 2013

Hoje, Grande Culto da Vitória da Ressurreição

Hoje, enquanto o mundo celebra o Dia dos Mortos, venha conosco, na Renascer Ipiranga celebrar a vida. Bispo Laerte Lafayett dos Santos e a Bispa Suami Lafayett vão ministrar e tem uma palavra de Deus para a tua vida! Venha viver a vitória de Jesus Cristo, a Vitória da Ressurreição! Rua Agostinho Gomes, 3519 - ao lado do Metrô Sacomã. A partir das 19.30h.

Vitoria-da-Ressurei_o