terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Guia Fácil Para Simplificar

Você já observou que com as complexidades crescentes da vida e do trabalho cotidianos, estamos de alguma forma tornando as coisas mais complicadas do que precisariam ser?

Uma tarde dessas eu estava na Cafeteria que já gerenciei, tocando com minha banda, a Sky Blue. Como de costume, usava um amplificador para guitarras Fender que está em minha família há 50 anos. Tenho um amplificador mais antigo que também uso regularmente.

Dizem-nos constantemente que “o novo é melhor”, mas usar equipamentos musicais com décadas de idade não é incomum. As principais tournês geralmente usam instrumentos e acessórios com 50, 60 anos de idade.

A razão é simples: só porque é o último modelo não quer dizer que seja melhor do que o que veio antes. Uma gaveta no meu estúdio de fotografia guarda inúmeros celulares e smartphones que não funcionam mais e todos têm menos de 10 anos de idade. O ponto é: simplicidade é melhor que complexidade.

Um amplificador de guitarra é um dispositivo projetado para fazer bem uma única coisa: amplificar sons. Um bom pode durar gerações, desempenhando muito bem sua função. Em comparação, um smartphone foi projetado para fazer centenas de coisas diferentes, nenhuma delas muito bem feita. Resultado: ele vai durar até que chegue o novo modelo e ele se torne obsoleto. 

É uma boa metáfora para a vida. Podemos escolher fazer uma ou duas coisas muito bem e exercermos impacto que perdure por gerações. Músicos competentes raramente chamam a atenção por desenvolver inovadores programas de computação ou vender carteiras de ações. Eles sabem no que são bons e fazem isso. 

A alternativa é ir em muitas direções diferentes, tentando ser tudo para todos, e no processo realizar pouco e exercer pouca influência nas pessoas que nos cercam ou na sociedade em geral. Como homens de negócios e profissionais, devemos nos esforçar para identificar nossas forças, talentos e dons e buscar excelência nessas áreas. Há pouca demanda para o “pau pra toda obra, perito em nenhuma”.

Oswald Chambers, conhecido escritor britânico de devocionais, afirmava com sabedoria: “O bom é inimigo do melhor.”  Em outras palavras, há incontáveis coisas boas com as quais podemos estar envolvidos, e que podem ocupar nosso tempo e energia, mas qual é a melhor para fazermos — aquela para a qual fomos equipados e chamados a realizar com exclusividade?

Um dos segredos para uma carreira significativa e de sucesso está em discernir quais são as melhores coisas e nos dedicarmos a buscá-las, servindo aos outros no processo. A Bíblia nos adverte: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Colossenses 3.23-24). Se acreditamos nisso, não faz todo o sentido determinarmos em que coisas somos melhores e “fazê-las de todo o coração”?

Ambiciosos que somos, tendemos a acrescentar itens à nossa lista de “coisas a fazer”, quando deveríamos eliminar itens. Será que estou fazendo algo que na verdade seja perda de tempo? Será que tenho desperdiçado tempo fazendo algo sem significado, da qual sequer me lembro mais?

Simplifique sua vida no trabalho. Complexidade nem sempre é bom. Ela pode ser inimiga do melhor!

Próxima semana tem mais!

Por Jim Mathis


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Valorizando os Colaboradores

O coautor de “As Cinco Linguagens da Valorização Pessoal no Ambiente de Trabalho”, Dr. Paul White, descobriu em sua pesquisa que 51% dos gestores acreditavam estar sendo eficientes em mostrar reconhecimento aos colaboradores por um trabalho bem realizado. Contudo, apenas 17% disseram achar que seus superiores reconheciam seus esforços devidamente. 

É compreensível que essa diferença de opinião, tanto na percepção quanto na prática, possa causar insatisfação no ambiente de trabalho e resultar em baixa produtividade e disposição de ânimo. A culpa, porém não recai inteiramente nos ombros dos grandes executivos e gestores. Dr. White afirmou que seus estudos revelaram outras razões para essa diferença, que incluem que as pessoas tendem a recordar mais os comentários negativos do que os positivos, e outras não podem ou não recebem elogios muito bem.

Entretanto, isso não livra os gestores da responsabilidade e do privilégio de recompensar verbalmente o trabalho árduo de colaboradores valiosos. Podemos receber elogios e expressões de apreço de formas diferentes, mas todos precisamos deles de tempos em tempos. 

Algum tempo atrás ouvi de um líder que foi informado por uma liderada que ele raramente fazia comentários positivos sobre trabalhos bem feitos, mas que era rápido em destacar os que não atingiam suas expectativas. “Eu gostaria que você me informasse quando achar que fiz algo bem feito”, afirmou a colaboradora. “Eu nunca fui esse tipo de pessoa”, respondeu o executivo, “por isso, quando eu não disser nada, presuma que está tudo bem.”

Desnecessário dizer que ela não achou muito encorajadora a reação de seu líder. Na verdade, isso fez com que ela se sentisse ainda mais desconsiderada e não valorizada. 

A Bíblia fala sobre a importância de palavras positivas e de reconhecimento ditas aos outros. Vejamos alguns exemplos: 

Palavras que edifiquem. Todos nós sabemos o quanto é estressante e exigente o mundo empresarial e profissional. É um ambiente cheio de pessoas desanimadas e desestimuladas. Será um tempo bem aproveitado parar e especificamente elogiar com sinceridade alguém que o mereça. “Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo” (1Tessalonicenses 5.11).

Palavras que motivem. Às vezes, palavras de encorajamento e apreço não apenas elevam o espírito, como também motivam as pessoas a trabalhar com mais empenho e entusiasmo. Não devemos usar palavras para manipular o comportamento de outras pessoas, mas não é errado procurar inspirá-las a alcançar maiores realizações. “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras” (Hebreus 10.24).

Palavras que beneficiem. Geralmente não sabemos o que está acontecendo na vida pessoal de outra pessoa. Palavras gentis e oportunas podem fazer grande diferença de diversas maneiras. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça (beneficie) aos que a ouvem”  (Efésios 4.29).

Próxima semana tem mais!

Por Rick Boxx

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O Homem Que Rejeitou o Perdão

Imagine ser condenado por um crime, premeditado ou não, do qual você se arrependeu profundamente, e receber uma oferta de perdão que o absolve de qualquer penalidade. Você aceitaria? Deixe-me contar-lhe sobre um homem que não aceitou.

Em 1829, dois homens, George Wilson e James Porter, assaltaram o serviço de entrega dos correios dos Estados Unidos.  Ambos foram capturados e julgados por uma Corte de Justiça. Em maio de 1830, os dois homens foram considerados culpados de seis acusações e de “colocar em risco a vida do motorista”, e receberam suas sentenças: morte por enforcamento, a ser executada em 2 de julho. 

Porter foi executado como previsto, mas Wilson não. Amigos influentes apelaram em seu favor e pediram clemência ao Presidente dos Estados Unidos, Andrew Jackson. O Presidente formalizou o perdão, retirando todas as acusações. Wilson teria apenas que cumprir uma pena de 20 anos por outros crimes. Inacreditavelmente George Wilson recusou o perdão!

Um relato oficial afirma que Wilson escolheu “abrir mão e declinar de qualquer vantagem ou proteção que pudesse advir do perdão”. Wilson também afirmou que “não tinha nada a declarar, e não desejava de maneira alguma tirar proveito com a finalidade de evitar a sentença”. A Suprema Corte determinou: “A Corte não pode dar ao prisioneiro o benefício do perdão, a menos que ele reivindique esse benefício. É uma concessão feita a ele; é sua propriedade; e ele pode aceitá-lo ou não, conforme queira.” O membro da Corte, John Marshall escreveu: “O perdão é um ato de graça, que procede do poder a que foi confiada a execução das leis; mas a entrega não se completa sem a aceitação. Ele pode, portanto, ser rejeitado pela pessoa a quem é oferecido, e não temos poder na Corte para impô-lo a ela.” 

George Wilson cometeu um crime, foi julgado e considerado culpado. Foi condenado à execução, mas um decreto presidencial lhe garantiu perdão total. Ao escolher rejeitar o perdão, escolheu morrer. Lendo essa história extraordinária  podemos imaginar: “Como alguém pode rejeitar o perdão de uma sentença de morte? Esse homem foi um tolo.” Mas e se você também estiver rejeitando o perdão, aquele que capacita você a passar a eternidade na presença de Deus em lugar de estar eternamente separado Dele no lugar que a Bíblia chama de inferno? 

A Bíblia ensina que todos somos pecadores, pessoas que têm quebrado as leis de Deus. Romanos 3.23, declara:“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” E também:“Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (I João 1.8).

E quanto à penalidade pelo pecado, quais são suas consequências? Está escrito: “Pois o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23). O Antigo Testamento confirma: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18.4). Esta não é uma boa notícia para nós, mas Deus providenciou perdão e o tornou disponível a todos nós. 

Em 2Pedro 3.9 lemos: “O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa... Ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” E em 1João 1.9 Ele explica que é preciso que aceitemos esse perdão: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 

Se você ainda não fez isso, a pergunta é: você vai receber ou rejeitar o perdão? Cada um de nós deve fazer esta escolha.  “Quem Nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus”  (João 3.18).

Por Ken Korkow

Próxima semana tem mais!


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

RECEBER A VISITA DO ANJO DO SENHOR

“No dia vinte e quatro do primeiro mês, estando eu à borda do grande rio Tigre, levantei os olhos e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como o estrondo de muita gente. Só eu, Daniel, tive aquela visão; os homens que estavam comigo nada viram; não obstante, caiu sobre eles grande temor, e fugiram e se esconderam. Fiquei, pois, eu só e contemplei esta grande visão, e não restou força em mim; o meu rosto mudou de cor e se desfigurou, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo-a, caí sem sentidos, rosto em terra. Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos. Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes.” - Dn 10.4-14

No final do seu Jejum, Daniel foi visitado poderosamente pelo Anjo do Senhor. Esse trouxe a ele revelações, respostas e além de tudo, o animou, mostrando que o Senhor havia se agradado de sua consagração e jejum. O Anjo do Senhor o reanima, fortalece, acalma e lhe dá paz, revelando a ele as coisas que ainda haveriam de vir. Hoje, viveremos a mesma visitação de Daniel, pois o nosso Deus não muda e sairemos daqui revigorados e animados pelo poder de Deus e marcados pelas revelações das promessas que Ele derramará sobre nossas vidas.

PARA RECEBER A VISITAÇÃO DO ANJO DO SENHOR E TERMOS A VITÓRIA NO NOSSO JEJUM, PRECISAMOS, À SEMELHANÇA DE DANIEL:

1) NÃO ABRIR MÃO DAS NOSSAS CONVICÇÕES – Dn 1.8“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” – Logo que chegou na Babilônia, Daniel resolver não se contaminar. Mas esse posicionamento perdurou por toda a sua vida. Aquilo que estamos conquistando nessa Campanha de Jejum não pode ser desprezado jamais, mas precisa ser o primeiro passo de uma nova caminhada de intimidade com Deus.

2) NOS HUMILHARMOS DIANTE DO SENHOR, RECONHECENDO NOSSO ERRO E LHE PEDINDO PERDÃO – Dn 9.8-9“Ó SENHOR, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti. Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele.” – Ainda que o pecado fosse de todo o povo, Daniel assume uma condição intercessória. Assim como Jesus Cristo levou sobre si o nosso pecado, Daniel chama para si a responsabilidade, entendendo que o caminho que abriria a porta para receber as respostas que ele buscava era a humilhação diante de Deus, o confessar do pecado e a busca do perdão.

3) TER DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER EM TODO O TEMPO – Dn 10.11“Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo.” – Ainda que Daniel nem soubesse como se portar diante do anjo, ele tinha disposição para obedecer. Seu corpo não tinha forças para permanecer de pé, mas a direção do anjo era “levanta-te sobre teus pés”. Na nossa obediência, Deus nos honra.

E QUANDO RECEBEMOS A VISITAÇÃO DO ANJO, RECEBEMOS TODA A SORTE DE BÊNÇÃOS

1) CERTEZA DE QUE DEUS OUVE E RESPONDE A NOSSA ORAÇÃO – Dn 10.12 “Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.”

2) CERTEZA DA NOSSA VITÓRIA – Dn 10.13“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.”

3) TEMOS A REVELAÇÃO DO QUE HÁ DE VIR – Dn 10.14 – “Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes.”

4) SOMOS FORTALECIDOS NO SENHOR – Dn 10.18-19 – “Então, me tornou a tocar aquele semelhante a um homem e me fortaleceu; e disse: Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte. Ao falar ele comigo, fiquei fortalecido e disse: fala, meu senhor, pois me fortaleceste.”

HOJE ESTAMOS RECEBENDO A VISITA DO ANJO DO SENHOR E SEREMOS ABENÇOADOS COMO:

1) JACÓ – TEREMOS NOSSO NOME MUDADO - Gn 32.28-29 – “Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.”

2) ABRAÃO – SEREMOS SUPRIDOS EM TUDO – Gn 22.14-17“E pôs Abraão por nome àquele lugar – O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,”

3) JOSUÉ – DEUS ENVIARÁ SOCORRO – Js 5.14-15“Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? Respondeu o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.”

4) MANOÁ – SEREMOS CURADOS DE TODA ESTERILIDADE – Jz 13.3 - “Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.”

5) PEDRO – CADEIAS QUEBRADAS E PORTAS ABERTAS – At 12.7 e 10 – “Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele.”

CONCLUSÃO

Sl 34.7 – “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.”

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

VENÇA A ANSIEDADE!!

“1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? 4 Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. 5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” - Sl 42.1-5

1 Pe 5.7“7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

A ansiedade é uma das principais inimigas da fé! Ela traz dúvida, abate a alma e nos distancia de viver a promessa e tomar posse do que está liberado a nosso favor. A indústria farmacêutica faz fortunas em função da ansiedade, apresentando calmantes e antidepressivos, prometendo trazer equilíbrio para as pessoas que vivem nos extremos! O verdadeiro remédio, porém, que nos equilibra, é a Palavra de Deus! A Palavra de Deus nos traz direção e paz nos momentos de dúvida e, diante das perguntas mais simples ou mais profundas, nos traz respostas claras para que não sejamos roubados em nenhum de nossos posicionamentos. Hoje vamos vencer a ansiedade! Vamos buscar respostas em Deus sem alimentar problemas nem criar dificuldades que nos afastam da solução mais simples que é lançar a ansiedade sobre o Senhor e experimentar o seu cuidado.

VENCENDO A ANSIEDADE BUSCANDO RESPOSTAS EM DEUS

Hoje vamos aprender a vencer a ansiedade através das perguntas daqueles que enfrentaram os ataques deste espírito e, pelas suas posturas espirituais, experimentaram vitórias porque aplicaram sem medo a resposta que receberam.

1º. DISPOSIÇÃO PARA CAMINHAR E OBEDECER A DIREÇÃO DE DEUS, MESMO QUANDO NÃO HÁ UM CAMINHO VISÍVEL - 1 Sm 23.1-5 e 10-131 Foi dito a Davi: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. 2 Consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? Respondeu o SENHOR a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila. 3 Porém os homens de Davi lhe disseram: Temos medo aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra as tropas dos filisteus. 4 Então, Davi tornou a consultar o SENHOR, e o SENHOR lhe respondeu e disse: Dispõe-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus nas tuas mãos. 5 Partiu Davi com seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou todo o gado, e fez grande morticínio entre eles; assim, Davi salvou os moradores de Queila. 10 Orou Davi: Ó SENHOR, Deus de Israel, teu servo ouviu que Saul, de fato, procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. 11 Entregar-me-ão os homens de Queila nas mãos dele? Descerá Saul, como o teu servo ouviu? Ah! SENHOR, Deus de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá. 12 Perguntou-lhe Davi: Entregar-me-ão os homens de Queila, a mim e aos meus servos, nas mãos de Saul? Respondeu o SENHOR: Entregarão. 13 Então, se dispôs Davi com os seus homens, uns seiscentos, saíram de Queila e se foram sem rumo certo. Sendo anunciado a Saul que Davi fugira de Queila, cessou de persegui-lo.”

Davi tinha trazido aos moradores de Queila um grande livramento ferindo os Filisteus. O seu exército estava temeroso em participar daquela batalha, mas consultando ao Senhor recebeu a direção de lutar, pois Deus lhe daria a vitória. Logo depois dessa vitória de Davi, Saul queria cercar a cidade para matar Davi! Era de se esperar que os moradores de Queila defendessem a Davi e o protegessem como seu herói! Porém, ao consultar ao Senhor recebeu como resposta que os moradores de Queila iriam entregá-lo nas mãos de Saul que, por sua vez, desceria para matá-lo! Naquele momento de ansiedade para ele e para seu exército, a postura de Davi foi de se dispor a caminhar ainda que sem rumo certo, mas com a certeza de estar caminhando em direção ao livramento. Vence a ansiedade quem mantém esta postura de obediência a uma direção dos céus e não permite que o medo potencialize a sua ansiedade. Caminhe em direção ao seu livramento! Não fique refém da traição. Ouse obedecer a Palavra do Senhor!

2º. DISPOSIÇÃO PARA GUERREAR - 2 Rs 4.18-2318 Tendo crescido o menino, saiu, certo dia, a ter com seu pai, que estava com os segadores.19 Disse a seu pai: Ai! A minha cabeça! Então, o pai disse ao seu moço: Leva-o a sua mãe.20 Ele o tomou e o levou a sua mãe, sobre cujos joelhos ficou sentado até ao meio-dia, e morreu.21 Subiu ela e o deitou sobre a cama do homem de Deus; fechou a porta e saiu.

22 Chamou a seu marido e lhe disse: Manda-me um dos moços e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus e volte. 23 Perguntou ele: Por que vais a ele hoje? Não é dia de Festa da Lua Nova nem sábado. Ela disse: Não faz mal.” - A postura da Sunamita diante da morte do seu filho demonstra a vitória de quem, segundo a Palavra, tem a disposição para guerrear. Ela não ficou chorando a morte de seu filho com ele deitado em seus joelhos, mas demonstrou sabedoria utilizando as armas espirituais que já tinha habilitado. A cama que ela havia feito para o profeta seria agora um lugar de ressurreição! Ela estava indo ao homem de Deus e voltaria com a certeza de que na Palavra do Senhor estava a solução da ansiedade da sua alma! Ela não permitiu que algo distraísse seu caminho até chegar ao profeta: sua disposição inicial de guerrear permaneceu até o fim, até que seu filho abrisse os olhos e ela contemplasse com alegria o resultado do seu posicionamento. Não perca os referenciais de vitória no momento da ansiedade. Não permita que obstáculos em seu caminho o impeçam de buscar o Senhor.Não olhe para traz e não responda aos incrédulos: a tua resposta vem dos céus!

3º. DISPOSIÇÃO PARA VIVER O NOVO - At 22.8-13“8 Perguntei: quem és tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues.9 Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.10 Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer.11 Tendo ficado cego por causa do fulgor daquela luz, guiado pela mão dos que estavam comigo, cheguei a Damasco.12 Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,13 veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse: Saulo, irmão, recebe novamente a vista. Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele.” - A vida do Apóstolo Paulo sofreu uma completa transformação no momento em que ele perguntou: que farei Senhor? O Apóstolo Paulo reconheceu que aquele que lhe aparecera no caminho de Damasco traria para ele um caminho novo cheio de realizações. Este novo caminho era o oposto do caminho que até então ele mesmo havia traçado. Paulo estava renunciando uma carreira de prestigio e reconhecimento intelectual, para se abrir ao Espírito e ser motivo de escárnio como prisioneiro! Ele sabia, porém, que viveria cheio da revelação do Senhor e não iria se importar com preceitos humanos. Quem lança fora o velho para dar lugar ao novo demonstra que não é governado por nenhuma ansiedade e tem, diante do Senhor, caminhos de grandes vitórias e incontáveis realizações. Não fique perplexo se o teu caminho parece que chegou ao fim. Receba a luz do Senhor que nos cega para o que é passado e nos ilumina para o novo! Não tenha medo do novo, a visão celestial é superior a tudo!

AS BÊNÇÃOS DAQUELE QUE VENCEU A ANSIEDADE

Mt 6.25-34“25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

1º. VOCÊ NÃO FICARÁ SEM RESPOSTAS;

2º. O SENHOR TE SUSTENTARÁ;

3º. O SENHOR TE HONRARÁ;

4º. O SENHOR TE DARÁ PAZ!