terça-feira, 31 de março de 2015

VENCER AS AMARRAS DA BABILÔNIA

Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Então Nabucodonozor se encheu de raiva, e se lhe mudou o aspecto do semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; e deu ordem para que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer; e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente. Então estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas túnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lançados na fornalha de fogo ardente. Ora, tão urgente era a ordem do rei e a fornalha estava tão quente, que a chama do fogo matou os homens que carregaram a Sadraque, Mesaque e Abednego. E estes três, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então o rei Nabucodonozor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses. Então chegando-se Nabucodonozor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Logo Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. E os sátrapas, os prefeitos, os governadores, e os conselheiros do rei, estando reunidos, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os corpos destes homens, nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem sofreram mudança os seus mantos, nem sobre eles tinha passado o cheiro de fogo.” - Dn 3.17-27

Hoje é um tempo de vitórias para a nossa vida! Pense e escreva num papel três áreas da tua vida que estão amarradas. Tem muita gente que tem uma sensação falsa de liberdade, mas está preso pelas amarras do Inferno. Jesus Cristo pagou um preço pela nossa liberdade e tem muita gente sem consciência desse direito à liberdade. Gl 5.1“Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.” Nessa noite, sairemos dessa reunião livres, pois essa é a vontade do Senhor para as nossas vidas. Uma vez identificadas as áreas de amarração, comece a lutar focado nessas áreas, para que você não seja mais cativo, nem se amolde às amarras. Você foi chamado para a liberdade!

ÁREAS DE AMARRAÇÃO ONDE O DIABO TENTA TRABALHAR:

1) VIDA ESPIRITUAL – Amarração é um termo muito comum na macumbaria. Mas quando entregamos nossa vida para Jesus, somos livres pelo sangue do Cordeiro. Jo 8.32 e 36“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Precisamos desfrutar da nossa liberdade espiritual, ou seja, nos apropriarmos das bênçãos espirituais em Cristo Jesus. Ef 1.3“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;” – Essa é a consciência que nos faz livres espiritualmente. Sem essa consciência, o Inferno nos impõe sentenças que nos prendem e nos amarram. Precisamos ter a liberdade para realizarmos aquilo que Deus quer fazer nas nossas vidas.

2) VIDA FAMILIAR - Jo 11.44 – Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.” Lázaro agora era ressurreto, mas ainda estava amarrado. Suas irmãs o haviam mumificado com faixas e ataduras antes de o sepultarem. O milagre de Lázaro representa a obra completa do Senhor Jesus nas nossas famílias, onde não somente veremos a ressureição, a vitória sobre toda a morte, mas também o desatar de toda amarração em nossa vida familiar.

3) NOSSO COTIDIANOMt 11.29“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.” – O Diabo tenta colocar amarras e pesos nas vidas dos servos de Deus, a cada dia. Sentimento de ansiedade, precipitação, cansaço e impossibilidades interiores são algumas das amarras que o inferno utliza. Livre-se de todo fardo, amarração e pesos que tentaram colocar sobre você!

TRÊS ÁREAS DE AMARRAÇÃO ANOTADAS NO TEU PAPEL – A LIBERTAÇÃO PROFÉTICA DOS TRÊS HOMENS NA FORNALHA – SADRAQUE, MESAQUE E ABDENEGO. ELES ENTRARAM ATADOS NA FORNALHA E SAÍRAM DESATADOS! (ORE COM O POVO E REALIZE UM ATO PROFÉTICO, RASGANDO A ANOTAÇÃO)

AS SETE BÊNÇÃO DAQUELE QUE VENCEU AS AMARRAS! DEUS AGIRÁ NA MINHA VIDA! ELE VAI:

1) ME PROVER DE LIVRAMENTOS SOBRENATURAIS

2) TIRAR TODO PESO DA MINHA VIDA

3) ME LIVRAR DE TODA LIGAÇÃO COM A MORTE

4) COLOCAR CAMINHOS ONDE NÃO EXISTIA

5) FAZER COM QUE AQUELES QUE QUERIAM ME MATAR, ABRAM A PORTA PARA O MEU SUCESSO – REI NABUCODONOSOR

6) ME DAR UM SUCESSO SOBRENATURAL POR CAUSA DA MINHA LUTA

7) ME PROSPERAR EM MEIO À TERRA DA MINHA ESCRAVIDÃO - BABILÔNIA

DECLARE COM FÉ:

“Senhor meu Deus! Hoje eu me liberto de toda amarração e declaro para o Inferno que eu venço todos os meus problemas e lutas, sou liberto de tudo aquilo que me atava! Como Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha, eu sou desatado, em nome de Jesus! Hoje eu oro Is 40.31 – O senhor está renovando as minhas forças e me liberando para que eu possa voar com asas como águia. Venço hoje toda depressão, todo mau humor, todo desespero e toda informação que me prendia ao ambiente desse mundo tenebroso! As amarras estão quebradas na minha vida, em nome de Jesus. Eu recebo paz no meu coração. Eu recebo a determinação que vem do Senhor! Eu recebo a alegria do Senhor, que é a minha força. Não me abaterei nem me desanimarei, mas viverei debaixo da unção da alegria do Senhor. Saio daqui hoje pronto para prosperar na Babilônia, à semelhança de Sadrqque, Mesaque e Abdenego. Não temerei o dia mau, pois o quarto homem que estava na fornalha, também está comigo! Deus hoje está me descontaminando de toda mentira, de toda má notícia! Vou agir por aquilo que eu creio e não pelo que eu vejo. Sou purificado, santificado para dar frutos! Saio hoje dessa fornalha, pois as portas estão abertas para o meu sucesso e prosperidade! As coisas na minha vida vão começar a andar, pois eu sou desatado, em nome de Jesus, amém e amém!”

segunda-feira, 30 de março de 2015

Abundância e Escassez

Há duas maneiras de se olhar para a economia e a vida, inclusive no trabalho: são as “teoria da abundância” e “teoria da escassez”.

A teoria da abundância diz que há uma quantidade infindável de recursos, criatividade e riqueza. Quanto mais fazemos para gerar riqueza, mais riqueza existe. Se alguém constrói uma casa, ela vale mais do que os materiais empregados na construção. O terreno também é mais valioso com uma casa sobre ele do que quando era terra nua. Além disso, os que trabalharam na construção ganharam dinheiro com o processo. E, por fim, o governo pode arrecadar mais impostos, dando mais empregos para policiais, bombeiros e funcionários públicos. Mais impostos deveriam significar mais escolas para que nossos filhos tenham uma educação melhor e possamos nos dar ao luxo de construir belas casas. 

Já a teoria da escassez presume que os recursos são limitados e finitos. Se uma pessoa consegue um emprego, outra perde o seu. Se alguém ganha pouco é porque outro ganha muito. Ela leva à ganância: “Eu já consegui o meu; pior para você.”  Os que acreditam nesta teoria entendem que existe quantidade limitada de postos de trabalho e que pessoas de outro país podem tirar seu emprego. 

(Existem muitas corporações com 10.000 pessoas ganhando U$10,00/hora e uma ganhando US10.000/hora. Esta não é uma questão de abundância versus escassez, mas sim uma questão ética. É assunto para outra vez).

Mas voltando à perspectiva abundância versus escassez, conclui-se que não importa em que teoria acreditemos, nós sempre estamos certos. É similar à ideia: “Quer pensemos que podemos, quer pensemos que não podemos, nós sempre estamos certos”. Se muitos  acreditarem em escassez, a espiral da economia gira para baixo. Se acreditarem em abundância, a economia cresce e o país prospera. 

Ao longo da história houve momentos em que uma ou outra teoria floresceu, e consequentemente as sociedades experimentaram períodos de depressão e fome, bem como de crescimento e prosperidade. Isto nos leva a um importante princípio bíblico. A Bíblia diz que generosidade é caminho certo para prosperidade, enquanto o entesouramento resulta em fracasso econômico. Veja a seguinte mostra de passagens extraídas do livro de Provérbios que confirmam essa realidade: 

“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” - Provérbios 11.24-25. 

“Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados” - Provérbios 14:21. 

“Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e Ele o recompensará” - Provérbios 19.17. 

Em meu papel como especialista em impostos, sei em primeira mão o que ocorre na economia. Observei, por exemplo, que quase todo mundo ganhou mais dinheiro em 2013 do que em 2012. Vi poucas declarações de desemprego. A economia está em ascensão e a teoria da abundância opera, apesar dos políticos e da mídia que querem empurrar a teoria da escassez.

Podemos escolher ser vítimas ou ser vitoriosos. Qual sua escolha? 

Por Jim Mathis - Próxima semana tem mais!


quarta-feira, 25 de março de 2015

EVITE CONCLUSÕES PRECIPITADAS!

Havia numa aldeia um velho muito pobre que possuía um lindo cavalo branco.

Numa manhã, ele descobriu que o cavalo não estava na cachoeira. Os amigos disseram ao velho:

- Mas que desgraça, seu cavalo foi roubado!

E o velho respondeu:

- Calma, não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira. O resto é julgamento de vocês.

As pessoas riram do velho. Quinze dias depois, de repente, o cavalo voltou. Ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso; ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo. Novamente, as pessoas se reuniram e disseram:

- Velho, você tinha razão. Não era mesmo uma desgraça, e sim uma benção. E o velho disse:

- Vocês estão se precipitando de novo. Quem pode dizer se é uma bênção ou não? Apenas digam que o cavalo está de volta...

O velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um dos cavalos e fraturou as pernas. As pessoas se reuniram e, mais uma vez, se puseram a julgar:

- E não é que você tinha razão, velho? Foi uma desgraça seu único filho perder o uso das pernas.

E o velho disse:

- Mas vocês são mesmo obcecados por julgamentos, hein? Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe ainda se isso é uma desgraça ou uma bênção...

Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra e todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar, menos o filho do velho.

Quem é obcecado por julgar cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos de informação, o que o levará a conclusões precipitadas. Nunca encerre uma questão de forma definitiva, pois quando um caminho termina outro começa, quando uma porta se fecha outra se abre. Assim é o curso da vida.

Qualidade Exige Cuidado Com Detalhes

Ao longo dos anos, entre as experiências mais agradáveis que tive estão as visitas ao famoso complexo de diversões da Disney World, em Orlando, Flórida. Estive lá em várias ocasiões e em cada uma foi uma festa para os sentidos. Na visita mais recente fiquei impressionado com uma característica em particular, que seu lendário fundador, Walt Disney, sempre enfatizou: atenção aos detalhes.

Sr. Disney era meticuloso, trabalhando com esmero para assegurar a qualidade de cada uma de suas produções, quer fosse uma animação, um filme com atores de carne e osso ou, mais tarde, seus parques temáticos. Bob Foster, um amigo, era proprietário de uma pousada rural em Colorado Springs, Colorado, que certa vez teve Walt Disney como hóspede. Admirando a beleza natural da criação de Deus em Lost Valley Ranch, Sr. Disney disse a Bob: “Estou comprometido com o trabalho da recriação.”

Walt Disney assumiu esse trabalho com seriedade, o que acontece em seus parques até hoje. Para onde quer que se olhe sempre há uma surpresa visual. Música alegre e empolgante acompanha o visitante por todo o parque. Há uma variedade de restaurantes para todos os gostos, atrações onde um toque curioso é bem-vindo e cheiros deliciosos enchendo o ar. Mesmo enquanto esperamos em fila para embarcar em uma das excitantes viagens, há vistas e sons que prendem nossa atenção. 

Como profissionais e homens de negócios deveríamos ter igual compromisso com detalhes, seja para asseguar a qualidade dos produtos e serviços, seja no atendimento das necessidades dos clientes, seja para honrar compromissos assumidos ou satisfazer obrigações financeiras, incluindo o pagamento de empregados e fornecedores na data combinada. Isso faz todo o sentido para os negócios. Assim replicamos uma característica de Deus que a Bíblia nos revela: Seu cuidado com os detalhes. Vejamos: 

Provisão para necessidades. Para assegurar qualidade nos negócios precisamos providenciar as ferramentas e os recursos que nossa equipe necessita para realizar o trabalho. “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Disse Deus: ‘Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês’” (Gênesis 1.27-29).

Alívio de preocupações. Colaboradores não podem desempenhar bem suas responsabilidades se estiverem sobrecarregados, ansiosos ou preocupados. Detalhe importante para uma organização de sucesso é assegurar que seus colaboradores se sintam confiantes no que fazem, porquê e como. “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, Eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles” (Mateus 6.26-29).

Excelência nos mínimos detalhes. Uma das melhores maneiras de determinar se alguém é capaz de lidar com grandes responsabilidades é ver como ele lida com as pequenas responsabilidades, tanto na abordagem como na qualidade. Se ele administra assuntos de menor importância de modo inapropriado, como confiar-lhe grandes tarefas? “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito” (Lucas 16.10).

Por Robert Tamasy

Próxima semana tem mais!


sexta-feira, 20 de março de 2015

Se você agora é careca, livre-se dos pentes…

Tem gente que é assim: guarda coisas que não lhe servem para nada, tanto material quanto emocionalmente.

É como uma pessoa que costumava usar pente quando tinha cabelos e, ao ficar careca, continuou carregando pentes.

Pare agora e dê uma olhada em sua vida.

Examine primeiro o lado material. Quanta coisa você está guardando que já não tem utilidade e só serve para lhe dar trabalho!

E, quanto ao lado emocional, veja se também não está com excesso de bagagem!

Talvez você venha carregando situações do passado que hoje já não têm a mínima utilidade e só servem para dificultar sua vida. Um ressentimento ou mágoa que você ainda não perdoou, um complexo de inferioridade da infância que ainda não superou... tudo isso hoje são pentes que você carrega sem necessidade.

Reveja o que em sua vida tem utilidade e desfaça-se daquilo que já não lhe serve. Você vai descobrir que possui mais pentes do que precisa.

Se você é careca, não precisa carregar pentes, pois eles agora sem utilidade, só ocuparão espaço em sua vida!

segunda-feira, 16 de março de 2015

DEUS NOS CHAMOU PARA OCUPARMOS OS ESPAÇOS!

“Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas”. - Is 54.2-3

Aprender a ocupar espaços é uma necessidade vital para o nosso sucesso. Deixamos de fazê-lo muitas vezes que enxergamos com nossa visão humana, e deixamos de criar expectativas. Não existes espaços desocupados. Ou nós os ocupamos, ou o Inferno vai ocupá-los. Precisamos entender esse princípio espiritual: “As nossas vitórias e os nossos avanços são consequência de um estado de consciência espiritual. Da maneira que nós nos imaginarmos, assim seremos, pois a nossa conquista se origina no nosso interior!” Todas as nossas conquistas e avanços são reflexos não de uma possibilidade esporádica, mas sim de um estado de consciência espiritual. Precisamos estabelecer uma consciência espiritual que nos estruture e nos leve à ocupação de espaços, pois somos seres espirituais e Deus se relaciona com o nosso espírito. Você não pode andar por aquilo que você vê, mas sim por aquilo que você crê no seu espírito! Daniel era cativo na Babilônia, mas sua consciência espiritual era de alguém não apenas livre, mas sim de alguém próspero e realizado! Ele não admitia passar pela Babilônia e não ocupar espaços. A unção de governo está sobre nós e nós vamos ocupar espaços!

TRÊS CONSCIÊNCIAS QUE PRECISAMOS TER PARA OCUPAR ESPAÇOS:

1) CONSCIÊNCIA DE QUE SOMOS ABENÇOADOS, INDEPENDENTE DE ONDE ESTEJAMOS – Gn 13.6-9 – E a terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens; de sorte que não podiam habitar um na companhia do outro. Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra. Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.” – Ló deveria ter entendido que o lugar da sua bênção era ao lado de Abraão, mas ele não sabia andar em aliança e submissão. Ele então olha para Sodoma e Gomorra e pensa que naquele lugar ele seria mais abençoado. Muitas vezes condicionamos nossa prosperidade ao lugar onde estamos. Tenha consciência de que a bênção está dentro e você e você não depende do ambiente para ser alguém realizado. Abraão sabia disso e por isso ele diz para Ló – “escolha o lugar, pois onde eu, Abraão, estiver eu vou prosperar!” O final da história você já conhece – Ló quebrou e Abraão prosperou! O que vai resolver a tua vida é a benção de Deus e ela está dentro de você!

2) CONSCIÊNCIA DE QUE DEUS TE DIFERENCIA ENTRE OS HOMENS Ml 3.18 “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.” – O grande problema do ser humano hoje é que ele quer ser igual ao seu concorrente. Ele fica procurando o que o outro está fazendo para fazer igual. Vejamos José, no Egito: Gn 41.37-43O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito.” - José não era um egípcio, mas ele era diferenciado e Faraó o colocou em honra porque viu essa qualidade na vida dele! O Espírito Santo de Deus vai se mover nas tuas atitudes e essa diferença será vista na tua vida em todo tempo e você vai desenvolver essa diferença naquilo que você realizar!

3) CONSCIÊNCIA DE QUE DEUS TE MARCOU PARA AVANÇAR E CONQUISTAR ONDE ELE TE COLOCAR - Js 1.3-7Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.” – Deus marcou a Josué com essa palavra e ela foi decisiva no ministério de conquistas de Josué. Aonde ele ia, ele sabia: Deus me marcou para avançar e conquistar! Você é o reflexo das tuas convicções, pois é o Senhor quem te capacita e te abençoa!

E QUANDO EU OCUPO OS ESPAÇOS, EU VIVO:

1) Fp. 4.12-13 – Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”

2) Rm 8.37-39 – “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

3) II Cr 20.20 – “Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”

Vá à luta. Não se esconda nas tuas desculpas, mas faça acontecer. Deus nos chamou para ocuparmos os espaços!

No Quê Você Coloca Sua Paixão?

Frequentemente ouvimos falar sobre “paixão” no ambiente de trabalho. Paixão vem em diversas embalagens. Deixe-me fazer-lhe uma pergunta: “No quê você coloca sua paixão?”  Somos apaixonados por certas áreas da vida e por certas pessoas à nossa volta. Mas grande parte de nossa vida está repleta de coisas comuns e enfadonhas, que meramente existem ou “vão vivendo”.

Assim como eu, você pode sentir grande paixão pelo seu trabalho. Entretanto, se estiver medindo seu sucesso pelo resultado financeiro que obtém dele, seu foco está errado. Deus não fica nem um pouco impressionado com o quanto ganhamos ou acumulamos. Ele está mais interessado na nossa obediência e na forma como nosso trabalho pode beneficiar a outros.

Depois de 10 anos finalmente compreendi porque Deus me levou a trabalhar com seguro de vida. Palavras especiais como em Tiago 1.27 me impactaram nas duas últimas décadas: “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” A segunda parte é a que considero mais importante: não permitir que o mundo corrompa nossos pensamentos e ações, mantendo o foco no que é puro para agradarmos a Deus. 

É óbvio que precisamos nos manter fiéis ao nosso cônjuge e filhos. Meu relacionamento com minha esposa e minha filha são os mais importantes nesta terra. Coloco o bem-estar deles acima do meu. Estar presente para minha família vem hoje adiante dos meus compromissos de trabalho, mas admito que nem sempre foi assim.

Ter passado quatro dias deitado no hospital em 1992, ajudou-me a colocar em ordem minhas prioridades. Antes daquela pneumonia dupla, eu era o modelo perfeito do viciado em trabalho “tipo A”. A tendência ainda existe, e preciso continuamente estar vigilante para detectar sinais de recaída. Preciso manter paixão pelos meus relacionamentos familiares. Equilíbrio requer responsabilidade e permanente autoexame. 

Todos precisam divertir-se, mas isso não pode se transformar em paixão. Atividades esportivas podem nos devorar. Passar horas diante da tevê ou do computador pode se transformar em vício. Alguns necessitam se abster totalmente de certas atividades para que elas não sejam motivo de sua ruína. É preciso cautela para não sermos controlados por nada.  

Jesus Cristo tinha uma paixão que O levou até à cruz do Calvário. Deveríamos concentrar nosso foco Nele e nos tornarmos apaixonados pelo amor que Ele tem por nós: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu Filho Unigênito [para morrer por nós]...” (João 3.16).

Próxima semana tem mais!

Por Jim Langley

quarta-feira, 11 de março de 2015

A boa solidão…

“Ficando ele (Jacó) só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia." - Gn 32.24

Ficou só! Que sensações variadas essas palavras trazem a cada um de nós. A alguns elas falam de solidão e tristeza, a outros, de repouso e silêncio. Ficar a sós sem Deus seria terrível demais, mas ficar a sós com Deus é um antegozo do céu. Se os crentes passassem mais tempo a sós com ele, teríamos outra vez gigantes na fé.

O Mestre colocou diante de nós um exemplo. Observemos quantas vezes ele ficava a sós com Deus; havia uma razão muito forte para ele nos dar este mandamento: Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás."

Os maiores milagres de Elias e Eliseu tiveram lugar quando eles estavam a sós com Deus. Foi a sós com Deus que Jacó tornou-se um príncipe, e é ali também que nós podemos tornar-nos príncipes - homens (e mulheres!) portentosos (Zc 3.8).

Josué estava só quando o Senhor veio a ele (Js 1.1).

Gideão e Jefté estavam sós quando comissionados para salvar Israel (Jz 6.11 e 11.29).

Moisés estava a sós junto à sarça no deserto (Êx 3.1-50).

Cornélio estava orando a sós quando o anjo lhe veio (At 10.2). Pedro estava a sós no terraço alto, quando recebeu instruções para ir aos gentios.

João Batista estava só no deserto (Lc 1.80); e João, o amado, estava só, em Patmos, quando chegou mais perto de Deus (Ap 1.9).

Ansiemos por estar a sós com Deus. Se negligenciarmos isto, não só nos privaremos de bênçãos, como aos outros também, pois que, quando somos abençoados, levamos bênçãos aos outros. Estar a sós com Deus pode significar ter menos obras a apresentar, mas significará mais profundidade e poder; outro resultado será: "A ninguém viram senão unicamente a Jesus."

Nunca é demais salientarmos a importância de se estar a sós com Deus.

segunda-feira, 2 de março de 2015

O Desafio de Discernir a Vontade de Deus

Você já participou do exercício de formação de equipes, no qual alguém se coloca às suas costas e o desafia a se lançar em seus braços? A sua disposição em confiar nessa pessoa geralmente depende, em parte, da força dela, e em parte, da percepção que você tiver do desejo dela de segurar você. Contudo, não importa o quão forte ela seja, pode não segurá-lo se você não estiver disposto a depositar sua confiança nela. 

Processo semelhante envolve a busca para discernir a vontade de Deus para nossa vida e trabalho. Muitos dizem querer saber a vontade de Deus para sua carreira ou sua empresa, mas não se sentem confortáveis para dar o primeiro passo e confiar Nele e promover os resultados.

Provérbios 3.5-6 ensina princípios importantes para buscar a vontade de Deus, não importa as circunstâncias a enfrentar:“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” 

Portanto, o primeiro passo para conhecer a vontade de Deus para nosso trabalho ou outra área de nossa vida é ter confiança de que Ele é suficientemente forte para nos segurar e que Ele quer o melhor para nós. Você pode confiar, se soltar e cair para trás em Seus braços!

O segundo passo, conforme Provérbios 3.5 é: “Não se apoie em seu próprio entendimento”. Vamos admitir que isso é bem difícil. Nós queremos saber e entender o que vai acontecer, como e por quê. Não confiar no próprio entendimento é uma proposta assustadora, mas é o que somos instruídos a fazer.

Se você já participou de uma sessão de brainstorming (criatividade em equipe), percebeu que cada pessoa coloca na mesa suas próprias experiências e ideias. Imagine quantas ideias o Deus Criador pode acrescentar aos planos que você tem para sua carreira! Em Isaías 55.8 Deus declara: “Pois os Meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os Meus caminhos.”  Se realmente quisermos saber Sua vontade, precisamos deixar de tentar “descobrir” o que Ele está fazendo.

Romanos 12.2 nos instrui: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Para conhecer a vontade de Deus para sua carreira ou numa importante decisão de negócios, renove sua mente e confie no entendimento Dele, e não no seu, por meio da oração e do estudo da Sua Palavra.

O passo final é também difícil: “Submeter todas as coisas a Deus”. Durante anos persegui firmemente meu objetivo de administrar meu próprio banco, até que alguém se ofereceu para financiar meu sonho empresarial. Mas através da oração, Deus deixou claro que Seu plano para mim era outro. Ele desejava que eu iniciasse uma atividade voltada para o mercado de trabalho. Essa era uma perspectiva intimidadora e assustadora para mim: abandonar o que me sentia confortável em fazer e embarcar num empreendimento totalmente novo e diverso. Apesar de não saber o que o futuro me reservava, eu me submeti à vontade de Deus. E não me arrependo!

Ao ler o livro de Jó, encontramos seus amigos consolando-o e aconselhando-o. Embora os conselhos que eles lhe deram sejam ruins em sua maior parte, um deles sabiamente lhe disse: “Sujeite-se a Deus, fique em paz com Ele, e a prosperidade virá a você.” (Jó 22.21).

Por mais difícil que possa parecer é muito simples: se você está tentando discernir a vontade de Deus, tudo o que precisa fazer é confiar Nele, obter Seu entendimento e então, corajosamente, se submeter ao plano Dele. 

Próxima semana tem mais!

Por Rick Boxx