sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

De Quem é o Trabalho Mais Importante?

Se lhe perguntassem de quem é o trabalho mais importante na sua empresa, o que você responderia? Seria o do CEO, do presidente ou dono da empresa?

Quando avaliamos o trabalho em termos de importância, geralmente olhamos para as posições na escada corporativa. Outros fatores são a remuneração e a produtividade. Se alguém é muito bem pago é sinal de que merece isso, não é? O executivo de vendas que ocupa o cargo mais alto deve ter cotação elevada.

Mas há outra maneira de avaliar a importância de uma pessoa no trabalho. Fizeram-me lembrar disso durante uma conversa com o administrador de uma empresa com a qual estive trabalhando nos últimos meses. A fábrica, que manufatura produtos terceirizados para empresas elencadas na Fortune 500, (NT: Lista anual das maiores empresas segundo a revista Fortune.), depende da qualidade do trabalho de muita gente nas várias etapas do processo.  

A área de Compras deve assegurar que os materiais estejam disponíveis quando necessários. Se não a linha de produção para. Portanto, as pessoas nessa área são importantes. A Manufatura também tem classificação elevada em termos de importância. Como vender o que não foi produzido? A Manutenção faz reparos no maquinário, trabalho altamente importante. A Contabilidade envia faturas, recebe pagamentos e paga fornecedores. Os que lidam com folha de pagamento e Gestão de Pessoas desempenham papel fundamental para garantir que os colaboradores sejam remunerados adequadamente e recebam os benefícios a que fazem jus, além de admitir novas pessoas e lidar com processos de aposentadoria e demissão. 

Portanto, o trabalho ou a pessoa mais importante varia de acordo com o que deve ser feito em dado momento. Até mesmo a equipe de limpeza pode ser considerada a mais importante quando se trata de proporcionar banheiros bem higienizados e retirada do lixo e manutenção de pisos limpos e desempoeirados.

Ou seja, é preciso tomar consciência de dois princípios importantes: 

Não superestime ou subestime sua própria importância. Mesmo que esteja próximo ao topo da organização, sua eficiência e produtividade estão intimamente ligadas ao trabalho de outras pessoas. E se você ocupa posição de nível mais baixo, ainda assim você é importante. “...Ninguém tenha de si um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida de fé que Deus lhe concedeu” (Romanos 12.3).

Não subestime a importância dos outros. Existe a tentação de desconsiderar pessoas de postos inferiores dentro da empresa, mas todo trabalho é fundamental para o sucesso dela. Cada uma deveria ser valorizada pelo que faz e pelo seu papel no esforço corporativo como um todo. “Nada façam por ambição egoísta ou vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos” (Filipenses 2.3).

Por Robert Tamasy

Próxima semana tem mais!


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