sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Sempre Há Mercado para o Exclusivo e o Melhor

Quando jovem, comprei 100 pintinhos para realizar um projeto agrícola extracurricular. Não se passou muito tempo e eu me vi envolvido no negócio de ovos. Depois de adquirir meu primeiro carro, aos 16 anos, iniciei uma rota dos ovos, entregando ovos a clientes diretamente em suas casas. 
Foi uma grande surpresa descobrir que as pessoas estavam dispostas a pagar um preço um pouco maior, porque meus ovos eram maiores e tinham sabor melhor que os comprados no supermercado, do tipo que estavam acostumados a consumir. Chamei-os de “ovos frescos da fazenda”. O termo atual seria “ovos orgânicos”. 
Uma vez que eu não tinha recursos para comprar gaiolas para minhas galinhas, deixei que as aves se alimentassem sozinhas e comessem insetos ou qualquer coisa que achassem para comer. Resultado: as aves e eu ficávamos satisfeitos. Isso significava menos trabalho para mim e as galinhas podiam comer o que e quando quisessem. Eram aves criadas livremente, que estavam felizes e produziam ovos de excelente qualidade. 
Essa primeira aventura empresarial indiretamente me levaria à profissão de toda uma vida: a fotografia. Usei o dinheiro ganho com os ovos para comprar meu primeiro gravador e uma câmera de 35 milímetros. O gravador perdeu importância com o passar do tempo, mas a câmera deu origem ao meu amor por capturar imagens de pessoas e objetos. 
Assim aprendi o valor da iniciativa e da inovação. Mas talvez a lição mais importante tenha sido aprender que sempre haverá demanda por algo exclusivo e melhor, especialmente quando comparado com o que os grandes negócios já estabelecidos estão fazendo. Esta filosofia tem me servido muito no decorrer da minha carreira. Temos visto isso demonstrado em muitas áreas, especialmente na área de tecnologia e de computadores. Grandes corporações podem contar com grandes recursos, potencial humano e redes de marketing, mas se você puder criar algo exclusivo e melhor, terá grande chance de sucesso.
Anos atrás aprendi que esse princípio se aplica também à esfera espiritual. A maioria dos sistemas de crenças enfocam comportamento, rituais e regras, e formas de alcançar a aprovação divina. Ao me deparar com as verdades da Bíblia, aprendi que Deus também oferece algo exclusivo e melhor – amor, graça e misericórdia que são dados livremente. Na verdade, aprendemos que o Deus da Bíblia nos salvou “não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à Sua misericórdia” (Tito 3:5). Isso é exclusivo, totalmente diferente de qualquer religião. 
Jesus ainda prometeu qualidade de vida além de qualquer coisa que pudéssemos imaginar: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10.10). Esta não é uma promessa vazia, mas algo que tenho experimentado em minha vida.
Para as ocasiões na vida quando nos damos conta de que as coisas não estão funcionando - no trabalho, em nossos lares ou nas buscas pessoais – Deus oferece oportunidade de novo começo. Em Isaías 43.19 Ele declara:“Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.”
Se pensarmos em termos de “exclusivo e melhor”, esta e muitas outras promessas bíblicas se encaixam na descrição.  
Por Jim Mathis
Próxima semana tem mais!


Nenhum comentário: