segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A PEDRA DA SUPERAÇÃO

Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus? Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.” - Jó 1.8-12

Todos nós conhecemos a história de Jó e essa é uma história verdadeira de onde precisamos extrair ensinamentos poderosos. Encontramos em Jó o poder da superação desde o início da sua vida, pois ele é citado na Palavra como “o maior homem do oriente” – ou seja: Jó era rico, poderoso e abençoado. Entretanto, quando Deus permite que Satanás toque naquilo que ele, Jó, tinha, ele vai ao fundo do poço, mas consegue prevalecer, por conta do poder de superação. Superação é o resultado da perfeita harmonia entre a guerra e a consciência da minha constituição. Muitas vezes não sabemos harmonizar as lutas e a consciência da nossa constituição. Geralmente desafinamos na nossa caminhada – Duvidamos do que Deus pode fazer por nós e do que podemos fazer através do Seu poder. As lutas vem e nos confrontam com a nossa consciência. Mas é preciso traduzir isso de maneira certa, não podendo haver um desequilíbrio nesta relação. Definição de Superar: “Passar por cima, ir além, ser ou ficar superior, é extrapolar a expectativa, é vencer, é subjugar, é dominar, é remover, resolver todas as dificuldades.” Superação também não pode estar relacionado aquilo que temos, até mesmo porque superação precisa acontecer quando nada temos. Não permita jamais que nenhum limite tire de você o desejo da auto superação.

PARA EXERCER ESSA CONDIÇÃO DE SUPERAÇÃO É PRECISO VENCER! ENTÃO, VENÇA:

1) OS TEUS LIMITES – 1 Cr 4.9-10 – “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. Quais são os limites que te impedem de ser o mais ilustre (em casa, na família, no trabalho)? Muitas situações nas nossas vidas podem trazer limites para nós. Coisas que vivemos e as colocamos como fatores limitadores para o nosso crescimento. Jó estava diante de um desafio: Superar a sua própria mente. Ele entendeu que não poderia entregar os pontos. Para vencer os teus limites é preciso entender que:

a) VOCÊ NÃO É UM PROBLEMA - Muitos ouviram na sua vida toda: “Você é um problema, você só me dá trabalho.” Isso entra dentro do coração da pessoa e a fragiliza. Será que isso não vem à tua mente sempre e acaba te paralisando? DECLARE: Eu quero ser uma benção, não quero ser maldição. O meu passado não vai determinar o meu futuro! Você é uma benção e por isso você não pode ter medo da luta, do desafio, da constituição. Tenha convicção que você é abençoado! Não enxergue as lutas como impedimento para a tua constituição, mas pelo contrário, esta luta não pode te paralisar, esta luta vai ser um grande orgulho para você amanhã! Você é uma bênção e a bênção quebra a maldição.

b) AS ESTACAS DA TUA TENDA PRECISAM SER ALARGADAS – Tem muita gente que se conforma com um pequeno pedaço. A tua porção não pode ser apenas um pedaço, mas sim o todo. Pode até começar com um pequeno pedaço, mas você precisa vencer os limites e crescer. Acabaram-se hoje os teus limites, pois você vai ter o todo e não somente um pedaço! Você tem o poder de superação, você vai alargar as tuas estacas e vai superar os teus limites. Jó aprendeu a vencer a luta que poderia limita-lo. DECLARE: O que me limitava vai cair por terra e eu vou firmar as minhas estacas e alargar o toldo da minha habitação! .

2) AS REGRAS E AS IMPOSIÇÕES - Lc 6.1-5“Aconteceu que, num sábado, passando Jesus pelas searas, os seus discípulos colhiam e comiam espigas, debulhando-as com as mãos. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito aos sábados? Respondeu-lhes Jesus: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, tomou, e comeu os pães da proposição, e os deu aos que com ele estavam, pães que não lhes era lícito comer, mas exclusivamente aos sacerdotes? E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é senhor do sábado.” - Jesus quebrou regras e convenções. Ele enfrentou problemas com os religiosos. Curou no sábado, se apresentou como Filho de Deus, etc. Também na época de Jó a sociedade impunha regras e imposições para quem era enfermo (leproso). Os amigos de Jó chegaram diante dele e ficaram dias sem falar nada e quando começaram a falar só disseram coisas inúteis, erradas e até injustas. Por que essa é a regra – se a pessoa está passando por luta é porque está em pecado! Muitas pessoas se aproximam de você no momento da luta só para te censurar, para te deixar ainda mais para baixo, te discriminar. E por conta disso, acabamos nos submetendo às regras que a sociedade nos impõe, como por exemplo: “Mulher não pode ganhar mais do que o homem”, “Essa faculdade que você estudou não é famosa” ou ainda “Pessoas com mais de 50 anos de idade estão fora do mercado de trabalho.” Estas regras precisam ser quebradas nas nossas vidas! Existem regras que são leis e precisamos respeitar, mas as regras e convenções humanas que querem nos cercear, que querem impedir o nosso avanço, precisam ser vencidas, pelo poder da superação! DECLARE: “Toda regra que tentava impedir o meu crescimento está quebrada na minha vida, em nome de Jesus! Eu não serei limitado pelas regras ou convenções que me impuseram, mas eu vou supera-las e viverei um crescimento sobrenatural!”

3) TODA NATURALIDADE - Gn 26.12“Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.” O Poder de superação nos faz vencer aquilo que é natural, pois nós vencemos o natural pelo poder sobrenatural. Isaque semeou na mesma terra que o povo de Gerar, seu concorrente semeava. Deus vai te abençoar e vai trazer à existência o que não existe. Deus vai fazer coisas sobrenaturais na sua vida, pois á semelhança de Isaque você vai prosperar em meio à adversidade. Jó superou o ambiente natural. Era natural ele se prostrar, desistir e nunca mais aparecer na história. Entretanto, através da superação ele viveu a vitória! Jo 42.10-12“Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.” A tua vitória está na tua capacidade de superar os teus limites. DECLARE: “Eu vou viver o poder de superação que Jó viveu. Eu vou mudar a minha história.” As paraolimpíadas nos ensinam o que é o poder de superação. Não deixe a tua mente ser um fator limitador na sua vida!

AS BÊNÇÃOS DAQUELES QUE TEM O PODER DE SUPERAÇÃO:

1) VIVEREMOS A MUDANÇA DE SORTE;

2) TEREMOS RESTITUIÇÃO EM DOBRO;

3) AQUELES QUE VIRAM A NOSSA LUTA NOS HONRARÃO;

4) A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR DO QUE A PRIMEIRA;

5) A NOSSA DESCENDENCIA SERÁ BENDITA NA TERRA.

DECLARE COM FÉ:

“Senhor meu Deus! É tempo de superação na minha vida! Eu vou viver o poder de superação e declaro que a partir de hoje, eu me levanto para encarar as lutas e desafios, na certeza de que Deus me dará bom êxito em tudo o que eu fizer! Nesta noite, eu recebo o poder da superação, nunca mais terei limites, ou justificativas , nunca mais serei derrotado pelos impedimentos! Eu recebo esta marca como a de Jó, que superou todos os limites, as lutas e Deus mudou a sua história, lhe dando o dobro de tudo o que antes ele possuía. Deus vai me abençoar e viverei esse poder de superação. Eu não ficarei prostrado ou limitado! Eu clamo a ti Senhor, eu preciso superar os meus limites, me ajuda Senhor, me dá este poder. Eu quero superar esta luta, esta dificuldade! Poder de superação venha sobre mim, a partir de hoje! Declaro que viverei as bênçãos que Jó viveu. O Senhor mudará a minha sorte, me restituirá em dobro. Serei honrado por aqueles que viram as minhas lutas e até mesmo acharam que eu não conseguiria. Esse poder de superação está sobre a minha vida, em nome de Jesus, Amém!”

Nenhum comentário: