quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O CAMINHO DO SUCESSO

Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” - Js 1.1-8

A maior causa de fracasso na vida do ser humano é a dificuldade que nós temos de assumirmos a responsabilidade pelo nosso sucesso. Vivemos nomeando culpados e buscando em fatores exteriores a justificativa para as coisas que não deram certo. O homem tem a característica de terceirizar responsabilidades, culpando desde cedo pai e mãe pelas suas não realizações. O homem tem essa mania de sempre procurar um culpado por aquilo que não aconteceu como ele desejava – terceirização de culpa é um dos grandes erros na vida do ser humano. Temos dificuldade de analisar a nossa vida e nos relacionarmos com aquilo que são os nossos erros e acertos. Precisamos trabalhar uma relação de franqueza e sinceridade daquilo que erramos cronicamente, e que muitas vezes, nos empenhamos até certo ponto, mas não buscamos com honestidade a solução e o acerto. O ser humano precisa ser honesto consigo mesmo para eliminar erros e buscar acertos. Esse é o maior dilema do homem que quer ter sucesso, que quer ser bem sucedido. É muito fácil criticar e responsabilizar, o mercado, o chefe, o dólar, a história, por aquilo que são os nossos insucessos e fracassos. Um casamento melhora não quando eu descubro o erro do meu cônjuge, mas sim quando eu me proponho a ser melhor para ele a cada dia. Uma vida profissional passa a ter sucesso quando eu me disponho a ser bem sucedido a despeito das minhas fraquezas e deformações. Jesus Cristo veio como homem aqui na terra e enfrentou todas as lutas que nós enfrentamos, entretanto, Ele teve pleno sucesso naquilo que realizou. Sua equipe de trabalho era problemática, os discípulos eram uma equipe completamente heterogênea e desajustada, tanto na formação como no caráter e personalidade de cada um, mas mesmo assim, Jesus não viu problemas nisso, pelo contrário, Ele ensinou a cada um dos seus discípulos, a máxima do sucesso. Quando Deus chama a Josué, Josué estava num processo extremamente complicado da sua vida. Moisés, seu líder agora era morto. Josué conhecia bem como era aquele povo. E faltava alguém com pulso e determinação para levar aquele povo à terra prometida. Josué tinha tudo para se esquivar e achar que ele não teria sucesso ao se deparar com o contexto que vivia, com a situação do momento. E se ele se envolvesse fragilmente com tudo aquilo, ele seria um fracassado. DECLARE COM FÉ: “O Senhor me fará próspero e bem sucedido, pois eu não apenas vou ouvir essa palavra, mas vou pratica-la.”

PARA SER BEM SUCEDIDO É PRECISO ESTAR CAPACITADO. BUSQUE CAPACITAÇÃO PARA:

1) ATINGIR OS TEUS OBJETIVOS – Ter objetivos não é difícil. Difícil é estar capacitado para alcançá-los. Somo levados naturalmente a termos objetivos, mas não buscamos o que é mais importante – capacidade para atingi-los. Deus fala a Josué: “Eu vou te capacitar” – Js 1.5 – “como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.“ Hoje, você não vai mais alinhar teus objetivos diante de uma capacidade humana, mas sim daquilo que é a capacitação do Senhor sobre a tua vida.

Como Deus capacitou a Jesus Cristo, Ele também vai nos capacitar a irmos além daquilo que Jesus realizou. Jo 14.12“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”

NOSSA CAPACITAÇÃO VEM DE DEUS. SOMOS CAPACITADOS:

1) PELA PROMESSA – Nós temos a marca da promessa de Deus sobre a nossa vida. Deus quer que nós sejamos uma bênção – Gn 12.2 “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!”

2) PELA FÉ – A nossa fé vence o mundo e nos dá a capacitação que precisamos para ter sucesso - Jo 11.40“Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”

3) PELO ENVIOJo 15.16“...e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...” – O Senhor nos escolheu para darmos frutos. Acabou o tempo da esterilidade. Quem me enviou para ter sucesso foi Jesus Cristo, o Nome que é sobre todo nome! Nós não dependemos de condições humanas, mas do envio do Senhor! O poder da promessa, da fé e do envio nos capacitam para atingirmos todos os nossos objetivos.

2) SUPERAR AS ADVERSIDADES – Quem é dodói não pode ser bem sucedido. Quem não sabe suportar o sofrimento, não vai ter sucesso. Olhe para o exemplo de Jesus. Ele era alguém preparado para enfrentar toda e qualquer adversidade, inclusive a traição e também a cruz. Tenha noção da adversidade, pois a rota do sucesso não é um mar de rosas. Jo 16.33“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Saiba encarar e superar as tuas adversidades. Não se deixe frustrar, engula o choro e vá à luta. Sl 30.5b“...Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” Não se deixe corromper pelas situações. Ande de maneira correta e Deus será a tua bandeira e a tua justiça. Josué precisou vencer a traição de Acã, para poder continuar a sua caminhada de vitória. A vulnerabilidade só vem para impedir o teu sucesso. Saiba encarar a guerra, a provação, e extraia dela o que Deus tem de sucesso para você. Você é aquele a quem Deus escolheu para superar toda e qualquer adversidade. Sl 18.29“Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.” O teu inimigo pode te vencer não porque ele é mais forte, mas porque ele pode conseguir te intimidar. Vença a intimidação, supere as adversidades e o sucesso virá!

3) RESISTIR – Essa é uma capacitação que Deus dá para quem deseja. O resistente é aquele que não se dobra, não esmorece, não desiste, nem retrocede. Tg 4.7“ Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”... Ser bem sucedido é ser como Jó, que tinha uma capacidade sobrenatural para resistir às provações – Jó 1.21“e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” Eu vou andar com Deus porque ele me dá capacidade para resistir – Sl 125.1“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.“ Deus disse a Josué: resista à perda de Moisés, resista à dureza de coração do povo, resista ao deserto e o teu sucesso virá! Jesus resistiu à morte e ao terceiro dia, veio a ressurreição.

DEUS VAI TE CAPACITAR E VOCÊ VIVERÁ A BÊNÇÃO DO SUCESSO. HOJE DEUS VAI TE DAR:

1) A REALIZAÇÃO DOS TEUS SONHOS – Todos os sonhos que Deus deu a Abraão, Isaque e Jacó, Deus realizou na vida de Josué. Você será o realizador de sonhos;

2) UMA JORNADA ABENÇOADA – Onde você colocar a planta do teu pé, Deus te dará. Você não vai mais andar à toa,. Não vai haver luz no fim do túnel... A luz vai estar em você;

3) VITÓRIA DIANTE DOS TEUS INIMIGOS – Não pense apenas em gente, mas entenda que a tua luta é espiritual. Satanás e seus demônios cairão diante de ti;

4) O SUCESSO, ALÉM DO QUE VOCÊ PEDIU OU SONHOU – Prepare-se para viver numa terra que mana leite e mel. Ele te colocará nos lugares dos teus sonhos;

A UNÇÃO DE SUCESSO QUE ESTÁ EM JESUS CRISTO – At 10.38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;”

Nenhum comentário: