sábado, 26 de julho de 2014

O MISTÉRIO DA RESISTÊNCIA

“ Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma. Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue” - Hb 12.3-4

Deus quer uma disposição maior das nossas vidas e essa disposição vem através da resistência. Resistência sempre foi um símbolo de vitória na história da humanidade. No inicio da era cristã, a resistência dos Macabeus aos governos grego e romano foi um marco. Em um momento mais moderno, como por exemplo, na Segunda Guerra Mundial, as resistências francesa e judaica fizeram a diferença. Resistência é um mistério espiritual que precisa fazer parte da nossa caminhada, pois gente mole não vai para lugar nenhum. Deus não trabalha com gente mole. Quando Calebe precisou enfrentar os seus desafios, ele precisou de uma resistência não humana, mas sim espiritual! Deus capacita os seus ungidos e o segredo do sucesso é a capacidade de resistência cada um. Hoje, vamos receber esse mistério e viveremos a vitória que Deus já preparou para nós. Declare com fé: “TODA MALIGNIDADE HEREDITÁRIA, TODAS AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS, QUE ME TRAZIAM INSTABILIDADE E ROUBAVAM A MINHA DETERMINAÇÃO, EU QUEBRO HOJE, NA MINHA VIDA, EM NOME DE JESUS. EU NÃO SOU UM ELEVADOR, MAS O MEU MECANISMO É SOMENTE PARA CIMA! EU RECEBO HOJE O MISTÉRIO DA RESISTÊNCIA E SAIO DAQUI PARA ME POSICIONAR, LUTAR E TER VITÓRIA, EM NOME DE JESUS!”

CINCO ATITUDES APOSTÓLICAS PARA RECEBERMOS O MISTÉRIO DA RESISTÊNCIA:

1) DESENVOLVER UMA CAPACIDADE PARA VENCER AS ADVERSIDADES – Jó 1.21-22“ e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!  Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” - Jó passa por um momento que humanamente falando, poucos suportariam. Mas Jó tinha no seu espírito uma capacidade de resistência e uma visão espiritual que era exatamente a reação que Deus esperava dele. Deus sabia que Jó permaneceria fiel. Mesmo em prantos, chorando e à beira do desespero, Jó adora ao Senhor. Naquele momento, Jó estava resistindo:

a) À sua carne;

b) Ao espírito de loucura

c) Às impossibilidades. E esse foi o segredo da vitória de Jó!

2) MUDE A SUA DISPOSIÇÃO INTERIOR - Ne 4.17-18 – “os carregadores, que por si mesmos tomavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma. Os edificadores, cada um trazia a sua espada à cinta, e assim edificavam; o que tocava a trombeta estava junto de mim.“ – Na reconstrução de Jerusalém, o Diabo montou uma estrutura para fazer Neemias desistir, mas ele se dispôs, para resistir, e em 52 a obra foi realizada! Para mudarmos a nossa disposição interior e termos vitória como Neemias é necessário:

a) Iniciativa, para fazer mudar a situação;

b) Repreender o desânimo próprio e a tua capacidade de murmurar;

c) Saber que sempre haverá uma saída, pois não virá provação que você não possa suportar.

3) NÃO SE ABATER COM AS MÁS NOTÍCIAS - Sl 112.7“Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.” - Não se entregue aos seus sentimentos emotivos ou ao espírito de desistência. A despeito de tudo, adore a Deus, não permitindo que teus humores se apoiem na boataria do mercado.

4) TENHA UM ROSTO DE PEDRA - SEJA RESISTENTE AS OPOSIÇÕES E ATAQUES PESSOAIS - Is 50.6-7Ofereci as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam. Porque o SENHOR Deus me ajudou, pelo que não me senti envergonhado; por isso, fiz o meu rosto como um seixo e sei que não serei envergonhado.” - Aqui Isaías esta nos dando uma aula de resistência - um estagio de resistência em três níveis:

a) EMOCIONAL - mesmo que você seja humilhado, não se permita abalar;

b) ESPIRITUAL - Sl 121“...o meu socorro vem do Senhor...”;

c) FÍSICO – desenvolva um condicionamento físico que não te permita desistir.

5) APRENDER A ESPERAR EM DEUS – Sl 40.1 – “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” – Esperar no Senhor, não é ficar apático, mas sim fazer a sua parte enquanto Deus faz a dEle. Esperar no Senhor não é buscar soluções mágicas, mas sim buscar caminhos, perseverando sempre, resistindo sem desanimar! Permaneça de pé, enquanto você espera em Deus.

TRÊS CONSELHOS PRÁTICOS PARA DESENVOLVER A TUA RESISTÊNCIA. NÃO SE DEIXE INTIMIDAR:

1) Quando o dia começar mal;

2) Diante de um concorrente mais forte e mais poderoso; e

3) Diante das opiniões humanas.

TRÊS BÊNÇÃOS DAQUELE QUE RECEBEU O MISTÉRIO DA RESISTÊNCIA. DEUS VAI:

1) QUEBRAR TODO ELO HEREDITÁRIO E LIBERAR A TUA VIDA;

2) MUDAR A TUA CAMINHADA E A TUA SORTE, LIBERANDO O QUE ESTAVA RETIDO;

3) ENCHER AS TUAS MÃOS E TE FAZER BEM SUCEDIDO.

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, hoje eu me disponho e declaro que num tempo recorde, a história da minha vida será mudada pelo poder da resistência que opera em mim. Hoje eu declaro, eu viverei o meu milagre, receberei a minha recompensa, pois não desistirei, nem retrocederei. Não serei roubado, pois eu entendi que Deus já derramou um potencial tremendo sobre a minha vida. Espírito Santo, traz sobre mim, esse mistério da resistência. Me perdoe, Senhor, por todas as vezes que fui imaturo, que eu desisti, que fugi da tua presença, que me escondi em cavernas. Hoje eu me levanto para resistir e ter vitórias! Como Calebe foi perseguido e desacreditado, mas da mesma maneira que ele resistiu, eu serei assim também. Coloca em mim, Senhor, esse mistério da resistência e me dê graça, para que eu sempre tenha na minha boca uma palavra de fé positiva. Eu terei uma disposição interna diferenciada, e declaro: não haverá limites ou impedimentos na minha trajetória de realizações. A obra da carne que me fazia entregar os pontos está eliminada da minha vida, em nome de Jesus. Ainda que a figueira não floresça, ainda que o fruto da oliveira minta, em resistirei e me alegrarei no Senhor! Eu já saio daqui hoje, conquistando no meu interior e eu agradeço a Deus, pois o seu espírito está sobre mim. Todo conselho, toda palavra, toda influencia, que vinha contra minha vida, eu rejeito agora. Eu tudo posso, naquele que me fortalece, em nome de Jesus! Amém e amém!”

Nenhum comentário: