quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O ENCONTRO DE JACÓ

“Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril.” - Gn 32.22-32

Jacó era filho de Isaque, neto de Abraão, e ele tinha sobre si a benção da primogenitura. Por causa de sua precipitação, do seu temperamento “aproveitador”, Jacó tivera um problema com seu irmão, Esaú, e acabou fugindo para a casa de seu tio Labão, onde conheceu a Raquel. O nome Jacó quer dizer "oportunista", mas naquele lugar ele conhece alguém mais enganador que ele - seu sogro Labão. Ele trabalha sete anos por Raquel, mulher que ele tanto amava, mas sendo enganado por Labão, recebe Lia em casamento e é obrigado a trabalhar mais sete anos por Raquel. E Labão pensava que estava enganando Jacó, mas existe um principio espiritual imutável – “aquele que tem a benção de Deus não toma chapéu!” Depois, Labão, por diversas vezes muda o salário de Jacó, mas Deus não deixa de abençoá-lo. E essa história se desenvolve até o tempo em que Jacó resolve sair das terras de Labão, voltando para a região de seu pai. Mudanças envolvem desafios, mas ele, Jacó tinha uma promessa - a palavra de Deus não voltará vazia. As coisas até estavam acontecendo na vida de Jacó, mas ele precisava de um encontro que mudaria sua vida, sua história. Jacó estava voltando para as terras de seus pais e então lhe vem a notícia: “seu irmão vem ao teu encontro!”. Ele teme, pois pensou logo no sentimento de vingança do irmão. É aí que Jacó tem um encontro com Deus que muda sua história. É nesse encontro que Jacó manifesta sua constituição, tomando uma atitude de perseverança. Uma atitude diferenciada. Ele começa a lutar com o anjo, e este queria ir embora! E aí, Jacó declara: “Eu não vou te deixar, enquanto eu não for abençoado!” Declare com fé: “Senhor, coloca na minha personalidade, a mesma força de Jacó!” Esse encontro mudaria a história de Jacó e vai mudar a nossa história também!

PARA VIVER O ENCONTRO DE JACÓ, O ENCONTRO QUE MUDA A MINHA HISTÓRIA, É PRECISO:

1) ABANDONAR AS MEMÓRIAS DE FRACASSOS E MARCAS DE INJUSTIÇA - 2 Co 5.17 – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” - Mude a tua maneira de pensar. O inimigo é hábil para nos fazer lembrar das nossas marcas do passado. Jacó poderia nutrir um sentimento de mágoas contra Labão, mas ele resolveu agir. DECLARE: “Eu vou me esforçar e não serei mais assolado!”

2) LIBERAR-ME DE TODA RAIZ DE AMARGURA - Gn 32.13“ E, tendo passado ali aquela noite, separou do que tinha um presente para seu irmão Esaú”. - Jacó tinha medo do seu irmão Esaú, mas agora, Deus lhe dá uma estratégia - ir ao encontro do seu irmão, lhe presentear e angariar a sua confiança. DECLARE: “Nenhuma raiz de amargura vai me dominar”. Limpe-se de toda tristeza, sentimento, amargura do passado, pois dias de prosperidade virão!

3) APRENDER A ANDAR, A CAMINHAR NA DIREÇÃO DO MEU MILAGRE – Gn 32.22 – “Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque”. Veja as ações de Jacó – Levantou-se, tomou o que era seu e caminhou, para transpor o obstáculo (Ribeiro do Jaboque)! Caminhe no caminho que Deus te determinou. E saiba - o caminho de Deus não é caminho de derrotas. O caminho de Deus é o caminho da prosperidade, mas ele precisa ser trilhado! Quem não sabe caminhar no caminho da prosperidade, trabalha sem rumo - não avança. Jo 14.6“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Acabou o tempo de confusão na tua vida! DECLARE: “Eu não vou mais correr atrás de soluções. Eu vou buscar um caminho, e esse caminho é Jesus!”

4) PREPARAR-ME PARA SER UMA PESSOA DIFERENCIADA - I Pe 2.10“vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.” Nós não éramos nem tínhamos, mas agora, em Jesus Cristo, nós temos e somos! Prepare-se para viver o grande de Deus! Construa celeiros, pois a tua colheita será abundante. Você não era, mas agora você é!

AS TRÊS BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE JACÓ. DEUS TE DARÁ:

1) A MUDANÇA DO TEU NOME Gn 32.28“ Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.” – O mundo espiritual trabalha com registros – nomes – Deixe para trás todo nome rótulo, todo nome que a tua história queria colocar sobre você. Hoje Deus mudará o teu nome, como mudou o de Jacó – de enganador, para príncipe do Senhor!

2) UM ANDAR DIFERENCIADO Gn 32.25“Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.” As pessoas costumam perguntar: “Como andam as coisas?” Depois desse encontro, você vai andar de maneira diferente! Deus colocou uma marca em Jacó, para que ele soubesse que ele teria uma caminhada diferenciada. Ml 3.18 – Com você as coisas serão diferentes!

3) EXPERIENCIAS PODEROSAS COM ELE - Gn 32.30 “Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.– Aquilo seria uma habilitação na vida de Jacó. Deus se revelará a você e você não será uma pessoa vazia, mas alguém que poderá declarar: “Eu sei quem eu sirvo! Eu tenho experiências com Ele”!

E NESSE ENCONTRO, NÓS VAMOS RECEBER O COMPORTAMENTO DE ISRAEL – ATITUDES QUE MUDARÃO A NOSSA CAMINHADA PROFISSIONAL:

1. BELICOSIDADE – O inimigo queria te fazer passivo! Devagar e sempre é frase de falido, de pobre! A tua frase será: “Sempre vencendo, sempre vencendo, nunca parado, sempre caminhando.” Quem faz prosperar o teu caminho é você - Js 1.8B“então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” e o Reino de Deus é tomado por esforço - Mt 11.12 - “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

2. DISPOSIÇÃO - As pessoas são tomadas hoje por uma paralisação e desânimo que são terríveis – esse é o sentimento coletivo! De maneira sutil e imperceptível, vamos abrindo espaços e deixamos que a indisciplina nos pegue. Mas você não é todo, você não vai abrir espaço para a tua carne. Is 40.31 – “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

3. REALIZAÇÃO - Fp 4.13“tudo posso naquele que me fortalece.” - Naquilo que o inimigo estava acostumado a te fazer entregar, ali você vai realizar, pois, a partir de hoje, você é como Daniel - Dez vezes melhor que a tua concorrência – Dn 1.20“Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.”

DECLARE COM FÉ:

“Senhor Jesus, como Jacó, eu estou tendo hoje um encontro que mudará a minha história! Senhor Tu és um Pai de Amor e Tu queres o meu sucesso. Tira do meu coração todo sentimento distorcido de derrotas e impossibilidades, o meu comportamento será ajustado a partir de hoje e eu serei equilibrado e como Jacó, sou transformado em Israel! Terei herança na terra e viverei a tua vontade. Sou como Daniel! Melhor do que aqueles que estão á minha volta! Não por arrogância, mas porque Deus quis assim! Hoje eu vivo o meu Peniel, verei a Deus face a face e sairei daqui andando de maneira diferenciada. As coisas acontecerão, pois hoje, eu passo o Vau do Jaboque. Limpa-me, Senhor, de toda amargura do meu passado, de tudo o que me impedia de viver a Tua vontade! A unção que estava sobre Jacó, sobre Israel está sobre a minha vida, a minha casa, a minha família! Eu estou debaixo dessa Palavra, sou belicoso, realizador e disposto. A bênção do Senhor, está sobre a minha vida, sou determinado e bendito,diferenciado, em nome de Jesus, amém e amém!”

Nenhum comentário: