quinta-feira, 29 de maio de 2008

Há vagas, sim... Mas para a mão-de-obra qualificada!

Depois de conseguir controlar a inflação o Brasil passa por um processo de crescimento econômico.

Além de uma grande deficiência de infra-estrutura, nada é mais preocupante do que a falta de mão-de-obra qualificada.

Para se construir estradas, viadutos, usinas hidroelétricas são necessários de 5 a 10 anos, mas a preparação de um profissional qualificado o tempo aproximado é de 25 anos e não podemos esperar até o ano de 2033.

O grande problema é a falta de mão-de-obra qualificada já que os números disponíveis são pouco animadores.

Dados do Ministério de Educação dão conta que apenas 25% dos estudantes que concluem o Ensino Fundamental cursam o Ensino Médio e, com o avanço da tecnologia, ter apenas o Primeiro Grau é ser considerado analfabeto funcional.

Para enfrentarmos e vencermos este desafio toda a sociedade precisa unir forças com o objetivo de orientar, principalmente os jovens, para a necessidade de se prepararem para as vagas do mercado de trabalho que já estão disponíveis em nosso país, sob pena de deixar as melhores oportunidades de emprego para os profissionais de outros países.

A palavra de Deus aborda este assunto em Eclesiastes 10:10 –
"Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir".

Entendemos que a pedra de amolar o machado é composta de instrução, conhecimento, preparo e caráter.

Disponibilizamos duas palestras gratuitas sobre o assunto.

"Como se preparar para o mercado de trabalho do petróleo". Com vistas ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro-COMPERJ, que está sendo construído em Itaboraí e cujas obras já foram iniciadas, mostra por meio de vídeos e slides como é este excelente mercado de trabalho e como se preparar para as vagas que surgirão na região de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Magé, Maricá, Cachoeira de Macacu, Tanguá, Casemiro de Abreu, Silva Jardim e outros.

"Vencendo o desemprego." Orienta sobre como preparar um currículo, como se comportar em entrevista, em dinâmica de grupos e no local de trabalho e como divulgar o currículo.

Paulo Roberto da Silva Santos – Administrador de Empresas - Ministério Vida Profissional – www.portalnovavida.org.br

Tels.: (21) 2729-3936 ou (21) 9644-4250 - E-mail: vidaprofissional@portalnovavida.org.br