sábado, 14 de novembro de 2009

Caso Renascer: ministros do Supremo pedem arquivamento de processo


Para o advogado do casal, esta tese vai criar precedente para outros processos

Do R7, com Jornal da Record

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que os fundadores da Igreja Renascer em Cristo não cometeram crime de lavagem de dinheiro. A acusação foi feita pelo Ministério Público de São Paulo, que também denunciou o casal Estevam e Sônia Hernandes de comandarem uma organização criminosa.

O ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo no Supremo, entendeu que não se pode falar em lavagem de dinheiro porque não teve crime anterior. Ou seja, o dinheiro não foi arrecadado por uma organização criminosa. E pediu o fim da ação penal:

- A historinha contata pelo Ministério Público na denúncia não configura no Brasil crime, e foi a base do meu voto.

O ministro Dias Toffoli endossou o voto de Marco Aurélio Mello e reforçou a tese da defesa. O julgamento acabou sendo suspenso depois de a ministra Carmem Lúcia pedir vista do processo. Isso significa um prazo maior para apresentar sua decisão.

Os dois ministros da mais alta corte da Justiça brasileira foram objetivos: pela lei federal, uma pessoa precisa cometer um crime antes de ser acusada de lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia, esse crime seria o de "organização criminosa". Um crime que nem é previsto no Código Penal.

Para o advogado do casal, esta tese vai criar precedente "para um sem número de outros processos onde a mesma questão é debatida":

- Alguém pode ser processado no Brasil por crime organizado enquanto não houver legislação específica sobre isso? Não pode.




terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dois (ou Mais) é Melhor Que Um

Por Robert J. Tamasy

 
 

Meu genro e eu recentemente nos empenhamos em um projeto doméstico, aparentemente simples, mas que na verdade teria sido muito mais difícil se não tivéssemos trabalhado em conjunto. Por sua habilidade em mecânica, David poderia realizar a tarefa sozinho. Mas com minha ajuda o trabalho foi feito mais rapidamente.

 Ao longo de minha carreira esse princípio manifestou-se repetidas vezes. Quando editor de um jornal dirigia a coleta de notícias, as reportagens e a edição. Mas outras pessoas eram necessárias para tirar fotos, vender anúncios, compor páginas, imprimir, montar os jornais, entregá-los aos leitores, fazer a cobrança e a contabilidade. Ao editar uma revista respondia pelo seu conteúdo e

parte dos textos, mas muitos outros contribuíam com artigos, fotografias, ilustrações e outros detalhes importantes. A gráfica recebia o material "cru" e produzia os exemplares. Muitas vezes, ao ver a revista impressa, não podia evitar a observação: "O todo é maior que a soma das partes". 

 Parece que o mesmo se aplica ao ambiente de trabalho. Temos responsabilidades específicas, mas muitos outros contribuem para que o resultado final seja alcançado. A Bíblia descreve isto em termos simples: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante... E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa" (Eclesiastes 4.9-12).  

 Em administração isto se chama de sinergia - forças correspondentes que se complementam. A combinação de forças, talentos, habilidades e experiências visando o bem comum ou um objetivo compartilhado. Com frequência o mundo profissional e empresarial concentra seu foco em "estrelas" –- indivíduos que ascendem a níveis de realização acima de seus pares. Mas mesmo a pessoa mais talentosa necessita de suporte administrativo, contábil e logístico de variadas formas. Eis os benefícios do trabalho em equipe na visão da Bíblia: 

 
 

Um mantém o outro afiado. Como faca sendo afiada por pedra de amolar, ficamos "afiados" interagindo com outros, mesmo quando isso envolve certa dose de atrito e conflito. "Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo" (Provérbios 27.17). 

Dividimos os fardos uns dos outros. Quando trabalhamos isoladamente, a tarefa e a responsabilidade parecem insuportáveis. Junto com outros, o fardo se torna mais leve e parece mais manejável. "Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo"  (Gálatas 6.2). 

Levantamos o ânimo uns dos outros. O trabalho em equipe tem grande valor emocional e psicológico – camaradagem, espírito de solidariedade – bem como benefícios físicos. "E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros..." (Hebreus 10.24-25). 

Avançamos na mesma direção. O ideal é que trabalhássemos com pessoas que compartilhassem o mesmo senso de missão, visão e valores. "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"  (II Coríntios 6.14). 

 
 

Próxima semana tem mais!

Marcha para 2009 em Santos



Foi realmente um dia sobrenatural... Era  31 de Outubro, último dia do mês, quando o mundo normalmente comemora o Dia das Bruxas... E foi nesse dia que o povo de Deus da Baixada Santista, se reuniu para marchar para Jesus.

Numa tarde tremendamente ensolarada, milhares de pessoas foram às ruas da  Zona Noroeste, o lugar de maior densidade demográfica da cidade, repleta de conjuntos habitacionais e casas, para declarar que Santos não tem qualquer padroeiro, mas sim um único Senhor - JESUS CRISTO.

Eram  duas da tarde, os termômetros marcavam 30 graus e o povo começava a chegar ao Horto Florestal, o ponto de partida da Marcha para Jesus.  No trio elétrico Gladiador, um dos maiores e melhores trios elétricos do hemisfério sul, as bandas começavam os primeiros acordes e agitavam já a galera que chegava.

Três horas e dez minutos: O Ap. J. Torres, presidente do Conselho de Pastores de Santos, faz a oração inicial e dá a largada da Marcha para Jesus 2009. O povo começa a louvar a Deus e vai marchando pelas ruas do Bairro.


Por cada rua em que a Marcha passava, os moradores vinham às janelas, acenavam, pediam oração e se alegravam com aquele mover. Adelina de Souza, 58 anos, moradora da Avenida Jovino de Melo, declarou enquanto a Marcha passava pelo portão de sua casa: "Não sou evangélica, mas me alegra ver uma passeata tão bonita, tão alegre como essa onde tem musica e tanta gente bonita"

No percurso, o louvor e as orações eram a tônica da Marcha. De tempos em tempos, pastores se revezavam no trio elétrico, orando ao Senhor e comandando a multidão no louvor.

Uma das marcas da Marcha desse ano, foi a unidade dos Pastores da Cidade. O Pr. Sérgio Bastos, da Igreja Evangélica Monte Sião, que trabalhou na organização da Marcha, foi enfático: "A Marcha é uma manifestação única. É maravilhoso vermos tantos ministérios juntos e engajados em um único propósito – estabelecer o Reino de Deus aqui na Terra.  Aqui não tem placa de Igreja. Aqui tem a Bandeira de Jesus Cristo – Rei dos Reis e Senhor dessa Cidade!!


Durante todo o percurso da Marcha, que quase chegou aos cinco km,  em quase duas horas de caminhada, oração e louvor, foram distribuídos a todos os participantes copinhos d'água mineral, gentilmente cedidos pela SABESP, que ajudaram a refrescar o calor que fazia, numa tarde de sol que há muito tempo não acontecia na cidade.

Para o Ap. J. Torres, Presidente da Igreja Batista Apostolica Projeto Céu e também presidente do Conselho de Pastores de Santos, que é o órgão que realiza a Marcha para Jesus, o saldo foi muito positivo: "Fizemos toda essa grande marcha, sem qualquer auxilio do poder publico. O povo de Deus colocou a mão no bolso e custeou cada centavo dessa grande festa. É a maior demonstração de amor que podemos ver um povo dando ao seu Deus. A igreja saindo das quatro paredes, para mostrar ao mundo quem é Jesus".


Depois da Marcha, um super show Gospel. Alí o Bp. Laerte Lafayett da Regional Santos, ministrou uma palavra de poder, levando diversas pessoas a aceitarem a Jesus e também outras a se reconciliarem com Ele.  "A Marcha para Jesus, isso aqui que estamos vendo,  é Jesus entrando na cidade de Naim. Uma grande multidão segue com ele com alegria, mas também tem uma grande multidão indo enterrar seus sonhos. Hoje, Jesus parou o cortejo fúnebre da vida de muitos, enxugando lagrimas e  trazendo ressurreição e  restituição!" parafraseou o Bp. Laerte, citando o texto de Lucas 7:11.

No final, o show com diversas Bandas, entre elas, Renascer Praise e Banda Baque, embalou a multidão.

Vidas salvas, gente voltando para o caminho do Senhor, o povo feliz, voltando para suas casas, certos de que o milagre já era uma realidade e já preparados e na expectativa para no dia 2 de Novembro, participarem mais uma vez de outra a Marcha. Agora a de São Paulo, a maior Marcha do Planeta!!

Esse foi o balanço final da Marcha para Jesus 2009 em Santos!"