terça-feira, 8 de junho de 2010

Construindo e Mantendo Credibilidade

Por Rick Boxx

 
 

Dois professores fizeram um estudo sobre riscos empresariais, a fim de determinar as melhores estratégias para desenvolver e manter a confiança do mercado. Um artigo do Wall Street Journal resumiu a recente pesquisa, dividindo-a em quatro categorias: (1) credibilidade pessoal; (2) profissionalismo da empresa; (3) histórico de sucesso; (4) ênfasee construção de laços. Gostaria de analisar brevemente cada uma dessas categorias e sugerir os princípios bíblicos que envolvem.

Pesquisadores descobriram dois fatores críticos na construção da credibilidade pessoal: comunicação da capacitação pessoal e do grau de comprometimento com o empreendimento.

Investidores e clientes potenciais querem saber se você tem as habilidades necessárias para realizar o que é preciso, além de comprometimento vigoroso quando as circunstâncias se tornam difíceis, como sempre acontece.

O rei Salomão ensinou em Eclesiastes 10.10: "Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso."  Se você quer que seus companheiros de negócios confiem em você, assegure-se de fazê-los compreender a extensão de suas habilidades e a profundidade do seu comprometimento. Mantenha seu machado afiado e esteja preparado para perseverar. 

O segundo fator é o profissionalismo da empresa. O ambiente que o cerca e atenção aos detalhes
têm muito a dizer a respeito da empresa. Observando milhares de empresas identifiquei uma correlação entre instalações bem organizadas e a boa administração nos negócios. Se você faz o melhor com o que tem à disposição, provavelmente mais tarde será abençoado com mais

recursos. Na parábola dos talentos Jesus ensinou o princípio da administração sábia: "Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito" (Mateus 25.21). Prestar atenção aos detalhes não custa muito e rende dividendos substanciais.

O terceiro elemento da pesquisa é o histórico de sucesso da empresa. Muitas organizações jovens lutam para atrair clientes ou investidores que lhes dêem uma oportunidade, até que possam apresentar resultados significativos. Buscar vitórias na área de especialidade da organização e comunicar estes sucessos
são pontos críticos na construção de uma credibilidade

duradoura. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é formar um arquivo de depoimentos e comunicá-los através do website ou pessoalmente. Provérbios 27.2 ensina: "Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios."  Para realçar sua reputação, peça a seus clientes que dêem seus depoimentos e use-os para transmitir sua capacitação.

O último ponto enfocado é ênfase e construção de laços. Você pode destacar a reputação de sua empresa através da credibilidade de outras organizações.
Anos atrás travei

relacionamento com uma organização que nos encaminhou milhares de clientes. Nossa reputação foi elevada porque estes clientes confiavam na fonte que os enviou. Em Êxodo 33.16, Moisés perguntou a Deus: "Como se saberá que eu e o Teu povo podemos contar com o Teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a Teu povo de todos os demais povos da face da terra?" 

A recomendação de Deus é o máximo, mas relacionamentos com outros parceiros dignos de confiança também têm grande valor.  

Próxima semana tem mais!

Nenhum comentário: