O dia de São Cosme e São Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.
Fonte: Wikipédia
O que falar as crianças: comer doces que foram consagrados a Cosme e Damião faz parte de um ritual que não agrada ao Senhor.
O que o professor deve fazer: ungir as crianças e consagrar proféticamente tudo o que ela vai comer nestes próximos dias.
O que ensinar as crianças a fazer: orar e consagrar ao Senhor qualquer doce antes de comer. Ou seja, o mesmo que fazemos quando comemos fora de casa.
O que ensinar as crianças quando elas identificarem que os doces ou brinquedos são de Cosme e Damião: não aceitá-los! Ensinar que faz parte de uma consagração para o malígnino, que não agrada a Deus.
LEMBRAR DA HISTÓRIA DE DANIEL QUE NÃO SE CONTAMINOU COM AS IGUARIAS DO REI.
Qual sentimento transmitir a criança: não o de medo, mas de confiança no Senhor. Tudo aquilo que fazemos em obediência a Deus, Ele se agrada e nos abençoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário