quinta-feira, 24 de maio de 2012

FOCANDO EM DESAFIOS MAIORES…

GAVON BARKDULL

Quando eu tinha quase 15 anos de idade, competia pela minha escola em saltos com vara. Neste tipo de esporte, cada participante tem três chances de aumentar a barra em cada nível. No início, a barra fica num nível relativamente baixo. Nas etapas seguintes, a barra é levantada alguns centímetros. Quando os atletas falham e a barra cai, eles são eliminados. Este processo de aumentar a barra pouco a pouco continua até que haja apenas um concorrente e ele seja o vencedor.

Eu treinava bastante e saltava muito bem até quando a barra estava a cerca de 180 centímetros do chão. Desde ponto em diante, eu raramente conseguia avançar. Um treinador observador me disse uma vez: "Gavon, você está treinando muito e está em forma. Seu problema é que você está focando na barra".

Ele me desafiou a visualizar um local aproximadamente 25 centímetros acima da barra e não iniciar qualquer salto até que eu pudesse enxergar claramente a nova barra imaginária. Com um pouco de prática, eu conseguia apagar a barra da minha mente; apenas focava na barra imaginária, acima da barra original. Quando eu me tornei expert em fazer isso, comecei a ficar entre os três melhores e a vencer as competições.

Ao refletir sobre essa experiência, percebi que eu não era capaz de saltar aquela altura. Na verdade, aquele exercício de pensamento apenas me ajudava a saltar de 5 a 8 centímetros mais alto. No entanto, essa pequena melhora era tudo o que eu precisava para me tornar finalista e campeão.

Quando você considera seu desempenho e conquistas pessoais, será que você não está demasiadamente focado em seus desafios imediatos, como se eles representassem a barra que tem que passar? Pergunte a você mesmo agora, o que aconteceria se você aumentasse sua visão apenas um pouco a mais e aumentasse também suas expectativas de conquistas?

O esforço para vencer pode ser apenas uma leve mudança de foco ou um pouco a mais do que você está fazendo agora. Eu desafio vocês a aprenderem com quem está tendo sucesso. O que eles fazem? Comprometa-se a estudar o sucesso e a "elevar a barra" em suas próprias expectativas. Quando fizer isso, poderá se surpreender.

Eu realmente acredito que somos capazes de fazer muito mais do que já fizemos até hoje. A diferença entre a mediocridade e o sucesso pode ser estar a apenas 5 centímetros a frente.

Nenhum comentário: