terça-feira, 28 de agosto de 2012

A única coisa certa é a mudança!

Vivemos num mundo no qual as mudanças são cada vez mais constantes, seja no comportamento humano, seja no meio ambiente, seja nas relações interpessoais ou até mesmo no meio empresarial. Quer um exemplo? A tecnologia.

Antes da invenção do celular, não tínhamos como “acessar” uma pessoa instantaneamente.

Quando participávamos de um evento, não saíamos da sala, pois não havia um aparelho tocando ou vibrando em nossos bolsos. Não era tão fácil sair de uma reunião ou de um encontro importante. Havia mais respeito pela privacidade e pelo profissional. Hoje, o celular já vem com opção de simular chamada... Impressionante!  Quer dar uma saída da reunião? Simula uma chamada!

Mas não parou por aí... Quando a rotina dos e-mails chegou, “o bicho pegou” de vez! Recebemos e-mails em forma de avalanche e, quando menos esperamos, somos cobrados por alguma posição sobre um assunto que acabou de chegar a menos de um minuto! E todos os e-mails vêm marcados como importantes! Até aqueles que te convidam para participar do amigo secreto faltando dois meses para o final do ano.

Se você deixa de atender o celular ou responder um e-mail “miojo” –  aquele em que a resposta tem que estar pronta em 3 minutos –, já tem seu profissionalismo e competência cogitados.

E as redes sociais? Coitado de você se não tiver orkut, facebook, twitter, linkedin, blog, e por aí vai... Ah, e tudo isso já está disponível no celular! Por falar nisso, utilizamos mais o celular para outras atividades do que para realizar ou receber chamadas, já reparou? Talvez você até esteja lendo este artigo via celular...

Mas isso é ruim? Claro que não! Essa mudança foi necessária e inevitável, não somente pela entrada da nova geração Y no mercado, mas também pela necessidade de agilizarmos os negócios... O mundo está ficando mais rápido... Por este motivo já não sentimos o tempo passar...

Acabamos nos adaptando às situações ou por interesse ou por necessidade. Quando percebemos, já estamos conectados em nossas redes sociais, sejam profissionais ou pessoais.

Contudo, se soubermos fazer tudo isso de forma comedida, acaba se tornando agradável. Hoje, consigo manter contato com amigos de primário, do colégio, da universidade, de empresas e familiares.

Consigo me guiar pelas ruas por meio de um GPS instalado no carro, o que é muito útil para mim, pois meu sentido espacial não é muito bem desenvolvido. Além disso, consigo atender o celular sem precisar segurá-lo, pois o GPS vem com bluetooth e posso conversar naturalmente, como se estivesse interagindo com o além...

Foi difícil a adaptação? Depende... Se você for resistente às mudanças, até trocar o sofá de lugar na sala é um parto com fórceps. Caso contrário, pode haver alguma dificuldade, mas, sendo flexível, você certamente se adaptará.

Saindo do campo tecnológico, podemos partir para o espiritual. A perda de uma pessoa querida é a maior prova da nossa capacidade de adaptação... No início é doloroso, mas depois nos reconfortamos e seguimos em frente. É o ciclo da vida.

Se nossa espécie está a tanto tempo vagando neste planeta, podemos afirmar que a capacidade de mudança já está no DNA do ser humano, portanto, páre de reclamar e seja resiliente! Caso esteja passando por momentos de mudança na vida pessoal ou profissional – os famosos planejamentos estratégicos –, páre de criticar e tente enxergar os pontos positivos de uma mudança... Não afirme que “não dá prá fazer” antes de tentar, antes de ouvir a proposta... E se você é quem está propondo alguma mudança, não desista quando esbarrar nos primeiros pessimistas... Não se esqueça que os grandes gênios da humanidade passaram por isso quando insistiram em seus projetos.

Enfim, mudanças são necessárias, inevitáveis e podem ser agradáveis... E o pior - ou melhor - quer você queira ou não, elas acontecerão.

Bom, voltando ao celular, aproveite logo as funcionalidades do aparelho que acabou de comprar, pois em menos de um mês outro modelo mais avançado vai aparecer. Sem falar nos ipads e tablets da vida...

Para finalizar, replico uma frase curta, mas de grande impacto dita por Confúcio:“Somente o que muda permanece”.

Nenhum comentário: