Hoje, acontece nosso Culto de Primícias. Você vai receber Óleo da Primícia, com o qual você ungirá a tua casa nos primeiros minutos do mês, trazendo assim a benção da primicia para o teu lar.
Abaixo segue um texto, ainda que extenso, mas bem detalhado, falando sobre esse segredo espiritual:
Textos: Pv 3:9-10; Mt 6:24; Rm 11:16
O princípio das Primícias e o seu efeito espiritual em nossas vidas
O que significa PRIMÍCIAS?
Se você somente recebesse instruções, mas não entendesse o motivo delas, não obedeceria com muito mais dificuldade? Para compreendermos as instruções de Deus temos que começar explicando os propósitos. O primeiro princípio que devemos aprender é que as PRIMÍCIAS estão na Bíblia.
Segundo: Qual o seu efeito sobre a minha vida espiritual?
O que significa PRIMÍCIAS?
Como substantivo, “primeiro” significa a primeira pessoa ou coisa mencionada. Como adjetivo, “primeiro” significa o número um dentro de uma série, no início do tempo, acima em importância, escalão, fundamental e básico. Fundamental é aquilo que é colocado primeiro, o alicerce.
Ser o primeiro não significa ser uma peça isolada, mas significa aquilo que serve de base para todos os demais. Esse princípio pode ser observado na construção de um prédio. O alicerce vem primeiro e tudo o mais depende dele. E na vida espiritual? Como você tem alicerçado sua vida financeira.
Por que devemos trazer a oferta das primícias?
- Rm 11:16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.
- Pv 3:9-10 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
- Mt 6:24 – 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mamon).
Como é que você lida com o primeiro?
O único que Deus coloca em igualdade a ele é mamom. Ele é um deus. Não podemos servir a dois senhores. (Mt 6:24; Lc 16:13) A maneira como lidamos com o primeiro mostra nossa lealdade e amor ao Senhor. E isso vai determinar o nível de bênção que você vai desfrutar durante a sua vida.
Como é que você lida com o primeiro?
Onde aplicamos em primeiro lugar, o nosso dinheiro, o nosso tempo, os nossos sonhos, a nossa energia, a nossa alegria vai mostrar onde está o nosso coração. Deus não aceita ser o segundo, Deus só aceita ser o primeiro. Ele tem que estar acima de tudo. O lugar de Deus é o primeiro, em todas as áreas, inclusive na área financeira. O primeiro é o lugar de honra e não deve ser dado a outro. Este é um dos nomes do Senhor: Ap 1:8, 21:6, 22:13
Por isso as primícias representam um princípio espiritual e não apenas uma questão de oferta. Primícia é uma questão de honra! Quem você vai honrar em 2010?
Como é que você lida com o primeiro?
O segundo não é o vencedor! O lugar de honra em um pódio é o primeiro. Não coloque outras coisas antes do Senhor: Deus – família – igreja. Como separar a cabeça do Corpo. Padrão: Js 24:15 –
Vice não governa. O primeiro é que governa. Quem vai governar sua vida? As primícias representam um lugar no seu coração, na sua vida espiritual.
O que significa Primícias?
Os primeiros resultados da colheita {Êx 23.19}. O seu primeiro resultado é para quem? Férias, 13 salário, rendimentos…
Figuradamente: o primeiro presente que Deus dá aos fiéis {Rm 8.23}; oprimeiro a crer {Rm 16.5}; o primeiro na ressurreição da vida {1Co 15.23}; o primeiro lugar entre as criaturas {Tg 1.18}; os primeiros a serem apresentados a Deus {Ap 14.4}. – Arrebatamento? Primícias.
Como as primícias são representadas?
As primícias devem ser exteriorizadas, representadas por atitudes práticas. Aquilo que fazemos demonstra o nosso coração.
O mundo espiritual tem uma pergunta: “Quem é o primeiro em sua vida?” Só é primícia se for o primeiro! A primícia não é uma oferta comum. Ela é uma oferta sacrificial, representativa para um determinado período – no nosso caso hoje, o mês. Deus também deu uma oferta das primícias? JESUS! Ele deu o melhor.
Como as primícias são representadas?
Por que a Celebração é realizada no primeiro dia do mês? Para dar ao Senhor a primícia. A benção que glorifica a Deus é aquela que lhe atribui o primeiro.
Rm 11:16 – Só santifica se for o primeiro.
Quando trazemos as primícias?
Ne 10:35 E que também traríamos as primícias da nossa terra e todas as primícias de todas as árvores frutíferas, de ano em ano, à Casa do SENHOR;
As primícias, naquela época, eram trazidas de ano em ano, no começo de cada colheita. Hoje, apresentaremos nossa primícia ao Senhor e Ele abençoará nossa colheita no mês de Junho.
Por que devemos trazer a oferta das primícias?
1 – Porque é um mandamento Bíblico:
- Pv 3:9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;
- Rm 11:16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.
2 – Porque vencemos MAMON:
- 1 Timóteo 6:10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Pensamos que já vencemos Mamom mas quando somos confrontados pela Palavra o nosso coração é exposto.
- Êxodo 18:21 Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; Vencedores aborrecem a avareza.
3 – Porque Deus quer nos ensinar:
Temos dois tipos de ensino sobre finanças: o da riqueza e da miséria. O da riqueza diz que a vontade de Deus é nos fazer ricos e o da miséria nos ensina a conformar com a pobreza. A vontade de Deus é que sejamos prósperos. Existe uma diferença entre ser rico e ser prospero. Por que devemos trazer a oferta das primícias?
4 – Porque recebemos talentos:
- Mateus 25:15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.
Prestaremos contas para Deus não só das almas que ganharmos mas também dos talentos que recebemos.
5 – Porque o primeiro é de Deus:
Primeiro é posição de honra. Uma questão de primazia. Tudo aquilo que você coloca em primeiro lugar estabelece um comando sobre sua vida. É o Senhor. Ele estabelece o governo em sua vida. Sempre colocamos em primeiro lugar aquilo que tememos mais. A primeira porção tem a bênção de Deus. Rm 11:16. O primeiro tem poder sobre o resto. O primeiro exige fé. Quando você coloca o Senhor em primeiro, Ele pode agir no restante sobrenaturalmente. A religião não coloca Deus em primeiro lugar, mas em qualquer lugar. Quem é o primeiro em sua vida? Quem você consulta primeiro antes de tomar uma decisão? Quando Deus não é o primeiro entramos no princípio de Lúcifer: Is 14.12. O resultado de colocarmos outro no primeiro lugar é maldição.
Conclusões:
Hoje, venha estar na Casa do Senhor, venha consagrar a tua primícia ao Senhor. Não traga as suas primícias de maneira inconsciente. Deus quando deu sua primícia deu o melhor, Jesus (I Co 15:23). Corra o risco com Deus. Ele manda você O provar. Prove-O! Não viva uma vida fora daquilo que Jesus te prometeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário