segunda-feira, 26 de maio de 2014

O MISTÉRIO DA FÉ

“Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Cafarnaum. E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente, quase à morte. Tendo ouvido falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo. Estes, chegando-se a Jesus, com instância lhe suplicaram, dizendo: Ele é digno de que lhe faças isto; porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga. Então, Jesus foi com eles. E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.  Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta. E, voltando para casa os que foram enviados, encontraram curado o servo.“ - Lc 7.1-10

Nm 14.20-14 – “Tornou-lhe o SENHOR: Segundo a tua palavra, eu lhe perdoei. Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.”

Se existe algo que ainda é uma falha nas nossas vidas, é a fé! Dizemos que temos fé, mas na verdade, nosso comportamento sempre fala o contrário. O diagnóstico da nossa incredulidade muitas vezes é evidenciado pelos sintomas da nossa alma e das deformações que se manifestam diante das lutas. Deus não deseja que nós sejamos apenas repetidores de palavras do tipo “eu creio” ou “tá ligado”. É necessário que a nossa fé seja acompanhada de obras. Tg 2.17“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” A fé precisa ser manifesta no meu comportamento. Hoje vamos receber essa qualidade de reação, e viveremos a vitória de Deus.

OS SENTIMENTOS HUMANOS QUE SÃO OS LADRÕES DA NOSSA FÉ:

1) RELIGIOSIDADE;

2) SUPERFICIALIDADE; e

3) AUTO SUFICIENCIA;

PARA RECEBER E VIVER O MISTÉRIO DA FÉ É PRECISO COMPREENDER:

1) A NATUREZA DA FÉ – Hb 11.1 – Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

a. CERTEZA DAQUILO QUE EU ESPERO – Aquilo que é certo, evidente, o que não há dúvida.

b. CONVICÇÃO ATÉ MESMO DAQUILO QUE NÃO VEJO – Certeza que não deixa dúvida, opinião obstinada.

2) COMO NASCE A NOSSA FÉ – Rm 10.17 – E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” - Se a fé vem pelo ouvir, precisamos tomar cuidado com aquilo que ouvimos. A palavra pode escravizar uma pessoa. Para se desenvolver o mistério da fé, eu preciso ouvir aquilo que dá origem à fé – a Palavra de Deus! Tenha na tua boca e nos teus ouvidos a Palavra de Deus.

TRÊS MISTÉRIOS DA FÉ SOBRENATURAL

1) TENHA FÉ EM VOCÊ MESMO – Ainda que o centurião não se julgasse digno de receber a Jesus, ele cria que era digno de receber o milagre. Para ter fé em você mesmo é preciso acreditar. Acredite que você:

a) É UM POTENCIAL DE SUCESSO – Se enxergue como Deus te enxerga. Vença a Síndrome de Gideão – Jz 6.13“Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.“ Você é um potencial de sucesso, ainda que os concorrentes estejam momentaneamente prevalecendo. Se enxergue como Deus te enxerga, pois Deus não te criou para ser um fracassado.

b) PODE TODAS AS COISAS – Fp 4.13 – tudo posso naquele que me fortalece.” – Pare de declarar impossibilidades. Você pode até passar por todas as lutas, mas Deus já te deu condições de vencer todas as adversidades.

c) É UMA BENÇÃOGn 12.2“de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” – Você não é o problema, não é o fracasso, você não é a desistência. Você é uma bênção!

2) TRANFORME AMBIENTES NEGATIVOS PELO PODER DA FÉ – Mt 13.58 – “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” A nossa fé agrada a Deus. Em Nazaré, Jesus não realizou milagres, pois os habitantes dali não criam nele. Crie um ambiente de fé e o milagre virá. Sl 37.4“Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração“. A nossa fé agrada a Deus. Para transformar ambientes negativos pelo poder da fé é preciso:

a) VENCER O PESSIMISMO – Seja um agente positivo e não se envolva com a incredulidade dos outros. Dn 6.28Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.”

b) TER NA BOCA PALAVRAS DE SUCESSO – Tg 3.11 – “Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?” – Da tua boca, sairão somente as palavras que vão materializar o milagre.

3) TOME POSSE DAS PROMESSAS – Ef 3.1 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,” – Já aconteceu, o Senhor Jesus já te abençoou! O que garante o nosso sucesso são as promessas de Deus! Pv 10.22“A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.”

TRÊS GRANDES BÊNÇÃOS DAQUELE QUE TEM O MISTÉRIO DA FÉ:

1) PROSPERIDADE – Is 45.3 – dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas,...” – Deus te dará um dinamismo sobrenatural que te fará viver sempre mais!

2) VITÓRIAS – II Cr 8.6B – “e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.” – Mesmo num cenário contrario você será mais que vencedor.

3) RESTITUIÇÃO – Jl 2.25 - “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.” – Deus te livrará da vergonha através da restituição que Ele vai derramar sobre a tua vida!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, eu recebo hoje, esse mistério sobre a minha vida. Ensina-me hoje, a vencer pelo poder da fé. Faz-me diferenciado, meu Deus, através desse mistério da fé. Derrama Senhor, de forma poderosa nessa noite, o dom da fé em todas as áreas da minha vida. Hoje eu me limpo de toda incredulidade e me abro para crer. Eu recebo hoje, esse manto espiritual de milagres sobre a minha vida. Tira Senhor, esse sentimento contrário, esse sentimento de fracasso. Coloca em mim, ó Pai, o sentimento, o espírito diferenciado de Calebe e me faça entrar na terra da minha promessa. Hoje, eu recebo essa unção de Deus, pois eu entendi que a fé vem de Ti, Senhor. Hoje, Senhor, eu sou marcado pelo mistério da fé! Me revisto desse poder e saio daqui para viver a minha vitória, o meu sucesso, pelo poder da fé! Revolucionarei ambiente e trarei a existência o que não existe. Eu sou o justo do Senhor e viverei pela fé. Hoje, eu saio daqui carregando o meu milagre, pela fé, em nome de Jesus, amém e amém!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O MISTÉRIO DA RESISTÊNCIA

“Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.“ Js 1.1-5

Precisamos aprender a nos aprofundar nos segredos espirituais que Deus nos revela. O ser humano tem a tendência a ser superficial em tudo o que faz, se relacionando momentaneamente com cada situação de seu interesse. Não buscamos a profundidade necessária que vai nos dar a resistência que precisamos e não podemos desprezar aquilo que são os desígnios de Satanás. Acabamos muitas vezes abrindo a porta para o Inimigo, por falta de conhecimento de como resistir a ele. Resistência é a qualidade de um corpo que reage contra a ação de outro corpo. Hoje vamos receber essa qualidade de reação, e viveremos a vitória de Deus.

COMO O INIMIGO TENTA ROUBAR A NOSSA RESISTÊNCIA:

1) FAZENDO COM QUE TERCEIRIZEMOS A RESPONSABILIDADE DO PROBLEMA;

2) FAZENDO COM QUE NOS ALIEMOS À VULNERABILIDADE DO NOSSO CORAÇÃO (LIMITAÇÕES);

3) FAZENDO-NOS PERIFÉRICOS (SUPERFICIAIS) NAS NOSSAS REALIZAÇÕES E OBJETIVOS; e

4) SUPERVALORIZANDO AS LUTAS DIÁRIAS E A CONCORRÊNCIA.

RECEBER O MISTÉRIO DA RESISTÊNCIA É TER:

1) CAPACIDADE MENTAL DE REAÇÃO - Rm 12.1 –Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” – Reação começa na mente, e você precisa entender esse principio espiritual – resistência começa na mente, é uma ação racional.

2) DEFESA CONTRA TODO ATAQUE – Jo 16.33Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Não imagine que a vida, seja ela profissional ou em qualquer outra área, seja um mar de rosas, mas esteja pronto para se defender dos ataques que ela, a vida, te propõe! Porque Deus não nos dá luta maior que possamos suportar. O que muitas vezes faz você se assustar e retroceder é o nível de ataque que vem, diante de determinada situação. Mas, se você quer ter sucesso, tenha consciência que o ataque virá e esteja pronto a se defender. E saiba que o ataque muitas vezes vem de quem está perto. Lembre-se de Judas e seja prudente.

3) CONDIÇÃO DE RECUSAR A SUBMISSÃO À VONTADE DE OUTROS Tg 4.7“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” – Um grande erro na vida de muitos profissionais é que eles se submetem a quem não deveriam se sujeitar. Sujeitam-se às mentiras do Diabo, às situações aquém daquilo que Deus tem para eles, aos adversários e concorrentes e ao próprio Satanás. Você não é capacho, nem massa de manobra. Trabalhe dentro da hierarquia, mas não se acomode a ela. Aprenda a recusar essa condição e submeta-se apenas a vontade de Deus! Muitas vezes o mercado impõe uma dominação sobre a tua vida, para que o rico continue cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre, para que você não cresça! A condição de me sujeitar a Deus me dá poder de resistência a Satanás! Não se acomode nem se submeta às condições desse mundo, pois Deus tem mais para você!

4) HABILITAÇÃO ESPIRITUAL PARA ENFRENTAR AS FORÇAS CONTRÁRIAS Rm 8.37 – “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” – Paulo nos ensina aqui que a nossa vitória está em Cristo. Muitas pessoas pensam que vão vencer pelos seus próprios esforços, pelos seus conhecimentos, pelo seu network (rede de relacionamentos). Somente quem entende que nossa vitória vem de Deus, que ela é espiritual, pode exercer o mistério da resistência. Por isso, muitos param no meio do caminho. Começam como aviões ultrassônicos e terminam como monomotores...

QUATRO MARCAS ESPIRITUAIS DAQUELE QUE TEM O MISTÉRIO DA RESISTENCIA::

1) INCONFORMISMO – Rm 12.2 – E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” – Deus te dará um dinamismo sobrenatural que te fará viver sempre mais!

2) PROTEÇÃO ESPIRITUAL – Sl 91.10 – “Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.” – Saiba que maior é aquele que Te guarda! O Inimigo não tocará naquilo que é teu!

3) AUTORIDADE – Lc 10.19 – “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” – Hoje o Senhor te marca com autoridade e debaixo da vontade do Senhor, nada te fará dano!

4) MATURIDADE – Jr 1.7 – “Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.” – Você crescerá na tua fé e não será mais como uma criança mimada. Deus te fará maduro, pois só quem é maduro pode ter coisas boas.

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, eu recebo hoje, esse mistério sobre a minha vida. Eu me limpo de toda fraqueza da minha carne, deixo para trás todo choro, todo tempo de derrota. Me dá Senhor, esse poder de resistência. Me dá essa unção nessa noite e me ensine, meu Deus a ser mais resistente e ter essa força sobrenatural. Vou resistir a todo ataque e não me submeterei à qualquer vontade humana ou situação. Acabou o tempo de fraqueza e choro e estou convicto de que Aquele que começou a boa obra é fiel. Eu recebo essa disposição sobrenatural e declaro: a luta que me achatou, já está debaixo dos meus pés. Todo impedimento já caiu por terra! Nessa noite, sou marcado por esse poder de resistência e saio daqui em autoridade e maturidade. Serei inconformado em todo o tempo, e estou debaixo da proteção do Deus Todo Poderoso! Não morrerei no deserto, mas pela minha resistência, alcançarei a promessa. Não desistirei de nada que Deus me prometeu, mas resistirei, e por isso, viverei o milagre, em nome de Jesus, amém e amém!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

RECEBER A UNÇÃO DE CONQUISTA

“A Calebe, filho de Jefoné, porém, deu Josué uma parte no meio dos filhos de Judá, segundo lhe ordenara o SENHOR, a saber, Quiriate-Arba, isto é, Hebrom; este Arba era o pai de Anaque. Dali expulsou Calebe os três filhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, gerados de Anaque. Subiu aos habitantes de Debir, cujo nome, dantes, era Quiriate-Sefer. Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; este lhe deu a filha Acsa por mulher. Esta, quando se foi a Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” - Js 15.13-19

Quiriate Arba significa “o posseiro todo poderoso”. Entretanto, Calebe recebera de Deus uma visão que era ocupar a terra, o que lhe representava um grande desafio. E o diferencial na vida de um profissional de sucesso é a sua disposição para encarar desafios. Nós produzimos o que está no nosso interior e quando os nossos olhos não são bons, enxergamos apenas a impossibilidade. Entretanto, quando a unção de conquista está sobre nós, estamos liberados para viver aquilo que o Senhor preparou para nós. Hoje é tempo de lutar, de derrubar o gigante e vencer o posseiro. É tempo de buscar aquilo que Deus pode me dar. Isso é ter a unção de conquista. Mas só a unção não basta. Eu preciso aprender a fazer uso dela, eu preciso saber como operacionalizar essa unção.

PARA OPERACIONALIZAR A UNÇÃO DE CONQUISTA É PRECISO:

1) SAIR DO LUGAR DE CONFORTO - I Sm 16.11-13 –Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.” – Ninguém poderia imaginar que o Rei de Israel seria Davi, pois ele não tinha o estereótipo de um rei. Entretanto, quando ele entra na presença de Samuel, Deus fala ao profeta – é este. Deus foi buscar Davi no campo, para levantá-lo como rei de Israel. Não seria fácil ele mudar e assumir uma condição diferente daquela que ele vivera até então, mas agora era tempo de mudar, de romper laços com a mesmice e a acomodação. Era prático continuar sendo pastor de ovelhas, mas Deus tinha agora uma promessa superior para ele. Essa é a palavra de Deus para você – levanta-te e vá conquistar, pois Deus já preparou a tua promessa. Todas as impossibilidades e todo gigante vão cair através do teu posicionamento.

2) TER MOTIVAÇÕES SUPERIORES ÀS LIMITAÇÕES – Js 14.10-13 – Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.” – Peça perdão a Deus por todo o desânimo e pelas tuas desmotivações. Muitas vezes somos nós mesmos que impomos limitações àquilo que Deus pode fazer. Quando a minha motivação parte do meu Espírito, ela supera todas as limitações. Não se conforme com a situação, mas transforme-se pela renovação do teu entendimento. Saiba que:

a) NUNCA É TARDE PARA DEUS;

b) DEUS PODE FAZER MUITO MAIS;

c) VOCÊ TEM DIREITO AO MELHOR DA TERRA!

Não permita que os teus problemas e tuas limitações dominem a tua vida, mas se disponha a lutar – pelo Senhor, pela tua família e por você mesmo! As tuas disposições precisam te deixar sempre pronto para o combate. Se alegre com aquilo que Deus pode fazer e lance por terra todas as tuas limitações.

3) SER OBSTINADO EM CONQUISTAR O MELHOR DA TERRASl 18.29“Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.” - Quando o mundo espiritual identifica determinação em você, o Inferno tentará fazer de tudo para te desestimular. A obstinação carnal é uma loucura, e te levará a grandes frustrações. Mas uma direção de Deus te levará a grandes conquistas. Seja obstinado espiritualmente, pois Calebe era assim. Ele sabia que a promessa de Deus iria se cumprir na sua vida. Tenha essa certeza – você vai conseguir! E só consegue quem faz a diferença, ou seja – faça o que ninguém faz, pois ninguém irá conquistar por você!

CINCO BÊNÇÃOS APOSTÓLICAS DAQUELE RECEBE A UNÇÃO DE CONQUISTA:

1) DEUS RENOVARÁ AS TUAS FORÇAS A CADA DIA;

2) VOCÊ TERÁ ABUNDÂNCIA PARA ABENÇOAR A TUA CASA - ACSA;

3) HEBROM SERÁ TEU – A REALIZAÇÃO DO SONHO;

4) DEUS TE DARÁ AS FONTES DE ÁGUA; e

5) EU TEREI O MELHOR LUGAR DA TERRA.

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, Jesus! Hoje eu quebro toda resistência e toda prisão da minha carne. Venço toda maldição hereditária que me aprisionava, venço todo gigante que se opunha à minha realização profissional! Eu recebo a unção que quebra o jugo, eu recebo a alegria do Senhor que é força! Recebo a motivação que vem de Deus, por aquilo que eu deva conquistar. Eu vou chegar em Hebrom, o lugar do meu sonho. Não pararei diante dos obstáculos, pois eu sou forte e tenho coragem. O Senhor é comigo, sou o homem valente de Juízes 6! Deus está trabalhando na minha vida, quebrando barreiras, limitações, me libertando! Tenho segurança e autoridade naquilo que preciso realizar. Todo escrúpulo humano, toda limitação carnal, saia da minha vida agora, pelo poder do nome de Cristo! Eu recebo hoje essa unção de conquista, e profetizo: Essa noite, Deus fez a diferença na minha vida, em nome de Jesus, amém e amém!