terça-feira, 11 de agosto de 2015

Riscos de Naufrágio

Enquanto ouvia o líder de uma conceituada Escola de doutoramento, de repente me dei conta de que ele poderia estar falando diretamente comigo! A audiência era composta por centenas de homens e mulheres prestes a enfrentar o mundo com seus títulos de doutoramento e mestrado. Aqui estão os cinco "riscos de naufrágio” que esse líder compartilhou: 

1. Autoritarismo. Trata-se da atitude de, “Eu sou o chefe”, que o leva a tornar-se ditatorial, inflexível e ultradogmático. Na qualidade de  líder servidor, sirva aos outros e não a si próprio. Motivar não é o mesmo que manipular. Não permita que seu ego atrapalhe a eficiência do “vamos”.

2. Exclusividade. Acautele-se contra a mentalidade do, “Somente eu estou certo”. Cuidado com grupos fechados e com “panelinhas”. Você precisa dos outros muito mais do que eles de você!

3. Sensualidade. Pureza moral é um imperativo absoluto. Recuse-se a fazer concessões. Não brinque com relaxamento sexual. Não ria da luxúria nem flerte com a infidelidade. Eis algumas regras simples, embora difíceis: 

·         Mantenhamos seus pensamentos distantes das coisas carnais.

·         Mantenha seus olhos distantes das coisas carnais.

·         Mantenha suas mãos distantes do sexo oposto.

·         Mantenha suas fantasias sob rédeas curtas.

4. Irresponsabilidade. Não somos livres para agir como Guarda Florestal Solitário. Permaneça ligado a pessoas honestas e de confiança. Mantenha contato estreito com elas. Estimule seus comentários e respeite suas observações. Não lute contra a crítica construtiva, nem resista ao conselho dos que realmente se importam com você. 

5. Racionalização. É algo extremamente insidioso que pode acontecer sem que você se dê conta. Errado é errado. Jamais tente justificar o erro, seja com você ou com outros. Atitudes impróprias não podem ser justificadas ou ignoradas. Acautele-se contra a distorção das Escrituras Sagradas para adequá-las a um estilo de vida transigente. 

Seja cuidadoso e vigilante contra os ataques de satanás, nosso grande inimigo: “Ele (satanás) anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Permaneça firme quando ele atacar. Confie no Senhor, e lembre que outros homens em outras partes do mundo também estão sofrendo” (1Pedro 5.8-9).

Por Robert D. Foster

Próxima semana tem mais!


Nenhum comentário: