quinta-feira, 9 de junho de 2016

Nossa Mente–Uma Usina Geradora de Sentimentos

Rm 12.2“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” - NVI

Gosto muito da ênfase que o Apóstolo Paulo dá à mente humana neste versículo. Não podemos negar, mas nossa mente é uma usina geradora de decisões, ela processa o conhecimento, ela gerencia o armazenamento das nossas informações.

clip_image001

Mas nossa mente é também onde armazenamos todos os eventos e sentimentos relacionados à nossa emoção. Entendo que quando a Bíblia fala de “coração”, como por exemplo no texto de Jr 17.8, ela está falando da nossa mente. E é na nossa mente que encontramos o “subconsciente”, que é como a parte oculta do iceberg… Aquilo que nós vemos aparentemente daqueles enormes blocos de gelo, é nada se comparada com a parte submersa. Assim também é a nossa mente – uma grande parte dela é o nosso subconsciente, parte esta muitas vezes desconhecidas por nós.

Por isso, a nossa mente é muito poderosa. Tão poderosa ao ponto dela decidir o que vamos sentir. Isso mesmo, pois você não decide os teus sentimentos… Pense bem nisso – você decide um foco, esse foco cria uma sensação, essa sensação é processada na sua mente e então é gerado o sentimento. Nossa mente é tão notável que todos os poderes demoníacos estão focados para ataca-la. Satanás não quer tomar a tua mão ou o teu pé. Ele tenta trabalhar com a nossa mente.

Por isso, devemos valorizar, e muito, a nossa mente, dando atenção a ela, protegendo-a de tudo aquilo que poderia destruí-la ou enfraquece-la. É através da nossa mente que a informação chega, onde ela é trabalhada, ampliada. Por isso, Paulo fala da importância de renovarmos, treinarmos a nossa mente.

MAS, COMO PODEMOS RENOVAR A NOSSA MENTE?

1. Imagens. Uma imagem cria um sentimento. Devemos estar ativamente envolvidos com a alimentação da nossa mente de boas imagens. Escolha as imagens que irão motiva-lo. E encha sua mente com essas imagens.

2. Palavras. As palavras criam sentimentos. As palavras que você diz e as palavras que você ouve. E não apenas palavras, mas também sons… Afinal, não existem sons que te alegram, outros te deixam apreensivo? Encha a tua mente de bons sons e boas palavras.

3. As Promessas de Deus. A Palavra de Deus é a maior ferramenta para você resolver todos os problemas em sua vida. É através da Sua Palavra que Deus nos mostra a Sua sabedoria, para comunicar leis do sucesso para a nossa vida. É através das Suas promessas que Deus nos anima… e tudo isso passa pela nossa mente!

Se você aprender a trabalhar a sua mente, você pode mudar sua vida, você pode mudar o seu mundo.

Is 26.3 - "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque confia em ti!”

Se Paulo nos ensina que a nossa mente é um campo de batalha – 2 Co 10.3-5 – mantenhamos a nossa mente em constante renovação, focada sempre na nossa vitória!

E em todo o tempo, façamos a Obra de Deus! Semeemos nela, pois ela é o maior solo na terra ... e garante sempre, uma colheita incomum do favor divino.

Texto Adaptado,

do original de Mike Murdock

Nenhum comentário: