sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O justo florescerá como a palmeira…

Sl. 92.12 – “Os justos florescerão como as palmeiras, crescerão como cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.”

Há mais de 1.000 espécies de palmeira no mundo. Mas a da Bíblia chama-se tamareira, cujo nome do seu fruto é tâmara.


1.   Seu crescimento: atinge de 15 a 30 metros de altura, A palmeira é notada pelo seu crescimento vertical, e ainda que alguém venha amarrá-la, ela continuará crescendo para vertical. Assim deve ser todo cristão, nenhuma dificuldade, nenhum impedimento, nenhuma tentação deve impedir o seu crescimento espiritual.

2.   Sua longevidade: produz fruto durante muito tempo de 100 a 200 anos.

3.   Não se arranca uma palmeira facilmente: A palmeira é uma das árvores mais difíceis de arrancar da terra, pois possui uma das raízes mais fortes. Enquanto outras árvores morrem com muito mais facilidade, a palmeira é forte e muito difícil de ser destruída

4.   Você pode cortar uma palmeira, mas não pode matar uma palmeira: A maioria das árvores tem uma capa protetora chamada casca, se você quiser matá-la, basta tirar a casca de fora da árvore; mas não é assim com a palmeira. Você pode cortar a casca de fora e ela não morre, por quê? Porque ela não pega os nutrientes de fora como às outras árvores pegam. A palmeira adquiri os nutrientes que a mantêm com vida de dentro dela, a força, a vida da palmeira não vem de fora mais sim de dentro. Você pode cortar a palmeira por fora, você pode feri-la por fora, porém ela não morre. Continuará viva por dentro

3f2bfec4-1dfe-4356-b28a-3e3564b05891

5.   A palmeira cresce no deserto (lugar de sequidão e desolação), floresce e dá fruto onde outras árvores morrem.

6.   A palmeira não se alimenta da areia do deserto, vive porque as suas raízes encontram águas profundas no deserto. (Tem raízes de kilometros).

7.    A palmeira é símbolo de beleza: “Quem é esta admirável como a aurora? Bela como a lua e radiante como o sol, majestosa como um exercito em ordem?“ - Ct 6.10. Essa árvore tem postura de realeza, ou seja, ela tem a elegância de um Rei pela sua estatura predominante. Em Cantares 7.7 fala que ela é semelhante à Igreja Do Senhor, indica que ela é bela de se ver e muito atraente. Cantares 7.8 – Levíticos 23.40. “E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras.”

8.   Seu fruto: A palmeira é notada pelos seus frutos abundantes, e seu cacho pode dar mais de 200 frutos, erguendo-se para o sol.

9.    Sua utilidade: A palmeira toda: Frutos, tronco, folhas e até mesmo a raiz é útil ao homem da palmeira tudo se aproveita: Da planta, aproveita-se tudo, produzindo-se: fibras, óleos, ceras, etc. Crescimento, adaptação e estabilidade são características marcantes da palmeira. É uma árvore fenomenal, há várias referências bíblicas de utilização da mesma. O povo fazia tendas com suas folhas, a semente do seu fruto alimentava  animais. Lv. 23.40. Os homens louvavam a Deus e comemoravam com suas palhas. Jo.12.13 Cortejavam reis também com suas palhas. Construíam casas com seus troncos, e ainda com as folhas faziam cestas, escovas, cordas, esteiras, etc.


10.   O poder da sua extensão: A palmeira se reproduz com uma só semente, mas olhe ao pé de uma palmeira e verás muitas sementes ao seu redor, Quando há pelo menos 30 palmeiras perto uma das outras, ervas brotam e com o tempo formam um OASIS

11.   Sua separação: A palmeira não aceita enxertos, não pode se unir com outros tipos de arvores.


12.   Sua tipologia: A palmeira é símbolo de triunfo - João 12.13- Ap 7.9

13.   O Florescimento da Palmeira: As Palmeiras florescem numerosas vezes, em abundância, o ano inteiro, em todas as estações. Os insetos, especialmente as abelhas, encontram ali alimento e contribuem com a polinização. Depois das flores, os frutos. Os frutos são abundantes o ano inteiro, independente da estação.

14.   A Resistência da palmeira: A resistência a ventos e tempestades é outra característica da planta. Elas balançam, perdem folhas... Mas não caem facilmente. É muito trabalhoso arrancar uma palmeira adulta do solo.

15.  Palmeiras se destaca, são visíveis a longas distâncias

16.  Seu alto Poder de superação: tais como: vendaval, tempestades e mudanças climáticas
A "ventania" sopra, arranca folhas, espalha as flores e quando cessa tudo, ela está mais forte, pronta para florescer e se renovar, ela tem a habilidade de suportar tremendas tempestades.

17.   Cria raízes profundas: sua raiz chega a entrar 3 ou 4 KM embaixo da terra. A raiz da palmeira desce dentro da terra ate encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes. Estão seguras por uma raiz que vai muito profundo e não permite que os ventos a desloquem.

18.   Você pode fazer com que a palmeira se curve, mas não pode se quebrar uma palmeira: Se vocês já tiveram a oportunidade de ver um vento forte soprando numa palmeira, você vê que a palmeira se enverga muitas vezes até tocar a terra, mas não se quebra, e quando o vento passa, ela volta a sua posição normal e se torna mais forte do que era antes. Um vento de 50 km por hora pode quebrar e arrancar uma árvore do chão, porém a palmeira sobrevive a ventos de 150 km por hora. COMO A PALMEIRA, VOCÊ FOI CONCEBIDO, VOCÊ FOI FORMADO PARA SOBREVIVER A TEMPESTADE…

19.   O fruto da palmeira: é preservado Distante dos predadores, distante dos perigos, o fruto da palmeira é preservado em segurança. Você não alcança o fruto da palmeira facilmente

20.   A palmeira não resiste ao frio intenso: Uma coisa que a palmeira não pode suportar é o FRIO. Ela somente floresce e cresce em meios ambientes quentes, em climas quentes. O justo é como a palmeira, Deus não te fez para sobreviver a temperaturas frias. Se você está esfriando no seu relacionamento com Deus, você está morrendo. Você pode ter uma palmeira na Jamaica, Havaí, Bahamas, litoral... Mas você nunca terá uma palmeira no Alaska, porque o meio ambiente não é propício. Se você está frio espiritualmente falando, você está morrendo espiritualmente. O pastor não é responsável por te manter quente. O líder de louvor não é responsável por manter sua temperatura espiritual quente, a responsabilidade é sua, você tem de cultivar um meio ambiente propício a te manter quente e no fogo do Espírito Santo.

Nenhum comentário: