sábado, 25 de março de 2023

CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA || 26 03 2023 || Com Laerte Lafayett

A mordomia na vida cristã fará com que a sua vida e relacionamento com Deus não sejam marcados por momentos pontuais, mas transformará a sua vida em um canal do céu na terra.

 Você foi projetado para viver a partir do céu!

 Nos capítulos 19 e 20 de Mateus, Jesus Cristo está sendo seguido por uma multidão, como era comum nessa fase de seu ministério; Aqui, encontramos uma carga de ensino muito importante para todos aqueles que o seguiam.

 Segundo alguns estudiosos, Mateus teria registrado esses ensinos de Jesus Cristo com o propósito de trazer mais algumas instruções à igreja ou aos homens em geral, dentre os ensinamentos de Jesus que se aplicam à sociedade inteira dos homens.

 Podemos dizer que o tema que permeia esses versículos seria: A mordomia da vida cristã. O enfoque está relacionado à forma como devemos viver a nossa vida, aplicando os princípios da Palavra de Deus. Mas, o que seria mordomia?

 Mordomia (grego oikonomos):

-    oikos (casa) nomos (lei) - “administrador ou governante da casa”, no sentido de estabelecer princípios e valores que vão governar a sua casa.

 Mordomia (hebraico mashal):

-    ter autoridade, domínio, governar e exercer o domínio.

 Quem era o mordomo?

O mordomo era o indivíduo que era encarregado de administrar os bens em residências alheias, cuidando das tarefas domésticas e cotidianas e distribuindo-as entre os demais empregados.

 Um servo de Deus no Antigo Testamento nos mostra de forma única como um mordomo deve agir aplicando os princípios do Reino:

 O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.

Gênesis 39.2-4

 José foi leal a Deus e ao seu líder Potifar, cuidando do que não era dele com excelência, fidelidade e zelo. Tudo o que José fazia atraía as bênçãos de Deus e seu favor sobre Potifar: “A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo.” (Gênesis 39.5)

 A mordomia da vida cristã implica em entendermos que a nossa vida não pertence a nós, mas a Deus. Devemos agir como José, atraindo o favor de Deus sobre a nossa vida e por meio dela abençoando as pessoas que estão próximas de nós.

 A cultura do céu se moveu na terra por meio da vida de Cristo. Ele nos ensinou como devemos viver a nossa vida e cumprir o propósito do Pai. Afinal, somos cidadãos dos céus! Podemos viver de muitas formas, mas somente entenderemos e experimentaremos o sentido da vida, quando vivermos do jeito de Deus.

 O mordomo é aquele que administra algo que não é dele, mas o faz com zelo e apreço. A nossa vida pertence a Deus.


Nenhum comentário: