terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Poder da Crença Positiva

Por Robert J. Tamasy

 Anos atrás ouvi o CEO de uma grande empresa de comunicações contar sua peregrinação rumo ao sucesso no mundo empresarial. Ele ficou cativado pela popular filosofia da época sobre o "poder do pensamento positivo". A idéia ou mantra comum era: "Tudo o que você puder imaginar, e crer, você obterá". Ele comprou todos os livros motivacionais e mensagens de áudio que pôde encontrar sobre o tema, convencido que se pudesse desenvolver e manter a disposição mental certa, todos os objetivos e sonhos estariam ao seu alcance. A tal ponto que um de seus filhos, acostumado a ver o pai usando fones para ouvir as mensagens sobre pensamento positivo sem se deixar distrair, observou candidamente:"Não incomode papai. Ele está se motivando".

 Há algo que precisa ser dito sobre pensar positivamente. Pesquisadores da área médica constataram que visão positiva é fator significativo na recuperação de pacientes que passam por grandes cirurgias. Os que abordam cada novo dia com otimismo são mais bem-sucedidos e lidam melhor com adversidades do que aqueles inclinados ao pessimismo. Temos a tendência de viver à altura –ou em consequência– de nossas próprias expectativas.

 Contudo, existem limitações óbvias ao pensamento positivo. A pessoa mais otimista jamais conseguirá cruzar a nado o Oceano Pacífico. Um homem com 1,70 m nunca será escolhido o pivô de uma equipe olímpica de basquete. Alguém com voz estridente e sem talento musical não será um cantor de ópera famoso. Mas há outra perspectiva sobre pensamento positivo que deve ser considerada. Eu a chamo de "crença positiva", qualidade que os que professam fé no Deus da Bíblia deveriam possuir.

 Crer no poder de Deus. Você já pelejou com uma tarefa importante que lhe foi designada, pensando: "Eu não posso fazer isto!"?, ou lutou com alguma característica negativa sua que não via como vencer, como ira ou timidez? A Bíblia assegura que podemos clamar pela força de Deus para realizar o que não podemos fazer sozinhos:"Tudo posso Naquele que me fortalece"(Filipenses4.13).

 Crer na infalível resposta de Deus. Não existe colega de trabalho, amigo ou familiar que não tenha falhado com você em uma ocasião ou outra. Falhamos para com eles da mesma maneira.

Mas Deus promete atender quando clamarmos por Ele: "E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão" (Mateus 11.22). "Deleite-se no Senhor. e Ele atenderá aos desejos do seu coração". (Salmos37:4).

 Crer na presença, amor e aceitação incondicionais de Deus. Se já se sentiu solitário, não amado, não notado, desprotegido, você não está sozinho. Cada um de nós já se sentiu assim. As Escrituras afirmam que Deus já fez por nós sacrifícios tão grandes que não podemos sequer imaginar, e tem o maior prazer em nos dar prodigamente o que necessitamos. "Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou Seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com Ele, e de graça, todas as coisas?" (Romanos 8:31-32).

 Próxima semana tem mais!


 


 

Nenhum comentário: