quinta-feira, 22 de março de 2012

Tempo justo

Tem gente que está plantando e plantando sem nunca parar para colher. Se não tem tempo para desfrutar, então qual o significado de tanto trabalho?

Por Dulce Magalhães*

O final de ano é o período perfeito para se reavaliar. Termina um ciclo e começa outro. Esse intervalo entre o que foi e o que será é o tempo justo para se fazer escolhas e definir novos destinos. É o instante em que podemos construir a ponte para o futuro desejado ou nos perder nos desvios das dificuldades autoimpostas.
Tem gente que está plantando, plantando e plantando sem nunca parar para colher. Se não tem tempo para desfrutar, então qual o significado de tanto trabalho? Tem gente que quer colher antes de plantar e se vê frustrado por não conseguir alcançar o suficiente daquilo que precisa. E tem gente querendo colher antes do tempo, desperdiçando oportunidades e perdendo relacionamentos por falta de percepção.
É fundamental saber qual é o compromisso do instante. Para isso, é preciso reflexão sobre valores, propósitos, preparação, ação e resultados. Cada um desses itens vai organizar a trilha para uma caminhada mais tranquila, com um estado de consciência mais desperto e, portanto, com a coerência necessária entre o que queremos, pensamos e vivemos.
O tempo mais bem aproveitado é aquele que reflete nossos propósitos e intenções do momento. Assim, reconhecer que estamos fazendo algo diferente do que desejamos é entender onde está o maior desperdício, o tempo mal aproveitado. Um mergulho nos processos decisórios pode nos tirar da confusão e permitir uma revisão sistêmica da forma como estamos operando a vida.

Valores
São conceitos que traduzem nossas preferências e orientam nossas escolhas. Um valor pode ser ético como a verdade e o respeito; pode ser moral, como a forma que devemos nos comportar num ambiente público; relacional, que determina a maneira como queremos conviver; social, como status ou poder de consumo. Temos valores em todos os aspectos. Mas o mais importante é reconhecer os próprios valores e entender que muitos de nossos problemas existem porque estamos ou equivocados na conduta ou no conteúdo de nossos
valores. A maioria dos valores são imutáveis. 

Propósitos
Algumas pessoas confundem valores com propósitos. Propósitos se pautam nos valores, mas são objetivos a alcançar – algo que ainda não vivemos. Já os valores são aquilo que refletem a forma como já vivemos. Um propósito pode ser, inclusive, transformar um valor – deixar de fazer algo ou começar a viver de determinada forma. A maioria dos propósitos são mutáveis.

Preparação
É a estratégia que adotamos para alcançar nossos propósitos. Está
especialmente ligada à aprendizagem e nos convida a sair de uma
determinada posição para atingir outra, através de um método, hábito ou forma de agir. Sem preparação não há mudança consistente e o propósito não tem condições de ser atingido. O quanto você está se preparando para alcançar o que deseja?

Ação
É o empenho de energia que colocamos na busca de promover uma mudança desejada ou impedir consequências não desejadas. Toda ação gera um resultado, tem consequências. A omissão também é uma forma de atuar – é fruto de uma escolha. Mas o agir não deve ser relegado ao piloto automático. É preciso tomar a rédeas da vida e colocar a energia na direção certa – aquela que nos conduz os propósitos. Você tem avaliado suas ações diariamente?

Resultado
É uma consequência – mas também é causa para novas  consequências. Resultados são a parte tangível e concreta de qualquer processo. Se o resultado é positivo, o processo também é. Quando o resultado é negativo, porém, é porque precisamos melhorar o processo. Sem olhar para os resultados, podemos nos enamorar dos métodos e manter hábitos, conceitos e valores que não contribuem para nosso sucesso.

*Dulce Magalhães - é sócia da Work Educação Empresarial
Matéria publicada na Revista Amanhã – Edição Fevereiro de 2012

Nenhum comentário: