quinta-feira, 6 de junho de 2013

Relacionando-se melhor, para liderar melhor

O resultado da nossa liderança é consequência de como nós encaramos a obra de Deus.

Um líder, segundo o modelo de Jesus Cristo, ele

1. Relaciona-se

2. Administra

3. Ministra

Faça uma autoanálise e avalie como é o teu equilíbrio nessas áreas. Qual são os pontos fracos e fortes?

Falando sobre esses pontos:

Relacionamento – começa no meu relacionamento com Deus.

Administração

– precisa existir e ser executável;

- precisa ter credibilidade – o famoso sim, sim, não. Não

- Administração nos confronta, pois está presente em todos os tópicos da nossa vida.

Ministração – Será porque eu falo bem eu prego bem também? A nossa pregação é a nossa essência, aquilo que está dentro de nós. Não dá para ministrar, se eu não estou me relacionando com Deus. Ministração não pode ser por obrigação. Ministrar é deixar o Espírito Santo de Deus fluir. Mas o Espírito Santo só flui através daquele que tem intimidade com ele.

FALANDO DE RELACIONAMENTO

Relacionamento é algo que precisa ser construído. Comparando o nosso relacionamento com um casamento, chegamos à conclusão de que além de ser construído, um relacionamento precisa de manutenção. E além desses dois fatores, precisa de investimento.

Listando esses três pontos:

· Construção;

· Manutenção; e

· Investimento

Relacionamento não é uma via unilateral, mas sim uma condição de mão e contramão. Vai depender de ambos, vai, mas acima de tudo, vai depender das minhas escolhas. Precisamos deixar de projetar a nossa frustração sobre os outros e fazermos bem as nossas escolhas. As nossas escolhas precisam estar baseadas em convicções, se não, elas vão flutuar, flutuar e acabar sendo como a casa construída na areia. A construção do meu relacionamento com Deus não acontece por conta da minha relação ministerial, mas sim de como eu me relaciono com Deus em particular. Mt 6.6 - ”Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

É importante termos uma vida constante de relacionamento com Deus, um relacionamento dinâmico, mas precisamos ter o momento especifico, a sós com Deus!

Nosso relacionamento com Deus precisa ser único. Não pode ser um relacionamento de patrão x empregado, ou coisa parecida. A base do relacionamento precisa ser a relação com Deus. Essa base não pode ser interesseira, se não estaremos construindo sobre a areia e não sobre a rocha. A nossa relação precisa ser:

· Uma relação de filhos

· Uma relação desinteressada (com Deus não se constrói uma relação de troca)

· Tradicional – não existem outros meios de nos relacionarmos com ele a não ser o quebrantament0, a oração, a adoração.

Daí vem as perguntas:

a) Como e quanto você está investindo nessa relação?

b) Avalie com critérios o teu investimento.

Falando do Jejum como item de “investimento”: Não podemos banalizar aquilo que Deus nos dá.

Falando da Adoração como item de “investimento”: participe dos momentos de louvor e adoração do culto

(ADORAÇÃO, INTERCESSÃO E FORMAÇÃO – TRÊS PILARES DO MOVER APOSTÓLICO – Itens de investimento).

MANUTENÇÃO – manter não apenas para ter, mas sim para valorizar. Investimento tem a ver com o futuro. Manutenção tem a ver com o dia-a-dia.

Dízimo – manutenção

Oferta – investimento

A maior manutenção do meu relacionamento com Deus é o quanto eu vigio –

A manutenção te leva a ter equilíbrio.

Quando você não está bem você deixa de trabalhar ou deixa de voltar para tua casa? Porque a pessoa que não está bem deixa de ir à Igreja? Avalie o momento difícil e não se deixe afastar de Deus. No momento mais difícil é preciso estar perto de Deus, do seu Corpo.

RELACIONAMENTO COM DEUS EM PRIMEIRO LUGAR – Quem se relaciona bem com Deus se relaciona bem com todo mundo. E a gente somente conhece a pessoa com quem a gente se relaciona.

Um relacionamento intenso com Deus me leva a ter relacionamentos intensos com outras pessoas.

Um relacionamento intenso com Deus me livra do ativismo. Comece a dar o lugar de Deus a Ele. Saia do lugar do líder e deixe Ele liderar...

RELACIONAMENTO COMIGO MESMO – I Co 13 nos fala sobre o amor, mas o verso 12 nos mostra a necessidade de vermos a Cristo, através de nós - Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido”.

Coisas que nos impedem de manifestarmos a glória de Deus:

· Orgulho;

· Falta de Referencial Paterno – faça uma autoanálise na tua relação com Deus como pai – busque sete características de Deus como pai ou sete necessidades que você tem como filho;

· Infantilidade, imaturidade – Pai dá a direção, dá a referencia. A decisão vem da minha maturidade

· Maneiras como encaramos a Deus (patrão, tirano, castigador...) enxergue a Deus como pai.

· Falta de clareza na relação - muitas vezes não sabemos como nos relacionarmos com Deus. Precisamos tratar a Deus como filhos:

o Filho honra o Pai;

o Filho anda em submissão;

o Filho atende o chamado – e isso não começa com ministério, mas sim com uma paternidade resolvida.

§ Chamado nos disciplina!

§ Chamado nos cura e ensina, quando você não desiste dele.

§ Chamado é mais do que ministério. Primeiramente, nós somos chamados para sermos filhos... Depois é que somos chamados para sermos ministros.

Deus não se relaciona através do problema, mas sim através da solução! Deus nunca te manda desistir de nada. Muitas vezes, somos nós que começamos a coisas errada. Deus não se agrada de quem retrocede! Hb 10.38 – todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma”.

Dois pontos que nos matam – frustração e decepção

Nada acontece sem a permissão de Deus, pelo contrário, Deus permite cada situação, para que a gente possa amadurecer.

O nível da guerra presume o nosso nível de habilitação! A razão humana é a maior razão para nós paralisarmos o nosso chamado. Nós não fomos chamados para desistir!

Livros interessantes para lermos:

ü Romanos e Hebreus – valores do corpo;

ü Efésios – família e batalha especial

Hebreus nos ensina que Deus estabeleceu que O Espírito Santo fosse o tutor daquilo que Deus já preparou para nós. Erramos por que ficamos buscando a benção, mas não estamos preparados. O Espírito Santo é o tutor da nossa herança e nós precisamos estar preparados para recebê-la.

Se não recebemos, é porque pedimos mal... “Pedis e não recebeis, porque pedis mal,…” (Tg 4.3a).

Quando eu torno as coisas espirituais, as dificuldades desaparecem. Muito do que o Espírito tem para entregar em minhas mãos, eu impeço de chegar por conta da minha imaturidade.

Trabalhar a Batalha Espiritual na Igreja – limpar a iniquidade do altar uma vez por mês na Igreja.

Eu falo com Deus através da oração. Entro no ambiente espiritual pelo Jejum e adoração. Eu desenvolvo o meu relacionamento com Deus através da oferta.

MOTIVAÇÃO – Qual é a nossa motivação? A nossa motivação precisa ser o amor e o resultado financeiro precisa ser a consequência. Preste atenção no que é causa e o que é consequência

QUE RESULTADO EU SOU? RESULTADO DA PROMESSA OU RESULTADO DE UM HISTÓRICO?

Conheça-se melhor e você não viverá no limite.

Não fale tudo o que você pensa - "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Pv. 25.11

Assunto de Deus é com Deus - I Pe 5.7 – Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Pense na visão que você precisa ter. Qual o alcance da tua visão? Para onde eu olhe, essa é maneira como eu vou me relacionar comigo...

Nosso foco de visão precisa ser:

Jesus Cristo

Palavra

O Diabo precisa te colocar em estado de desespero para fazer você perder o teu futuro.

CONVICÇÃO

- Qual é o meu alvo? Por que eu tenho um chamado? Nossa avaliação precisa ser constante, pois a tendência do nosso coração é nos desviar para as coisas da carne.

O QUE GERA DESCARACTERIZAÇÃO:

Na aliança, que é o ponto supremo de um relacionamento, eu posso me despir de tudo. Quando aconteceu o pecado, o homem sentiu vergonha porque descobriu que estava nu.

O que nos “encobre” diante de Deus – ex. medo

I Jo 4.18 – No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”.

Insegurança – situações do passado que interferem na aliança

Orgulho – pois está ligado à razão – porque precede a ruína – porque me tira da fé e me leva à razão. Quem é racional ou emocional não consegue ser espiritual.

O Espírito Santo é racional quando precisa (culto racional) e vai ser emocional quando precisa (intercede com gemidos inexprimíveis).

Auto Suficiência – achar que não precisa de ninguém

Exercício do Julgamento – essa é a árvore da ciência do bem e do mal. Semeie sempre aquilo que você deseja comer.

COMO EU ME RELACIONO COM AS PESSOAS?

Como eu me relaciono

1) Autoridades

2) Mesmo nível

3) Subordinados

TRÊS NIVEIS E DOIS AMBIENTES – Mundo e Igreja

No mundo, ninguém é teu irmão. Por causa disso, o relacionamento precisa ser diferente. O homem é um ser espiritual.

Liderança é um risco constante nas nossas vidas. Tem situações que darão certo e outras não... Viveremos aquilo que Jesus viveu – traição, frustração, etc.

A minha relação com a autoridade espiritual vem do meu vinculo de fé. Daí vem a pergunta: para quem você forma? Para você ou para o Reino?

COM O MESMO NÍVEL – COMO CORPO E COM CORDIALIDADE – Deseje ao teu Inimigo a salvação. Essa é a nossa maior vingança. Cuidado com o sentimento de justiça, pois da maneira como medirmos, assim, seremos medidos. Fp 2.3 - “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.

Cuidado com a direção – ela está sobre o líder e não sobre os liderados. O povo precisa de humildade e não de liberdade.

Limites não estabelecidos amanhã cobram o seu preço.

Seja transparente e não faça nada encoberto.

Mostre aos outros que você erra. Aprenda a pedir perdão. Jamais deseje que todos sejam como você. Aprenda a conviver com os diferentes.

Reflita sobre o teu chamado e lance o teu cansaço sobre Deus. Casamento de gente velha é que fica assim. Precisa ter manutenção e investimento.

Quem não entende nada de Autoridade Espiritual acaba se entregando à apostasia. O Diabo é mestre em nos esfriar e nos colocar no ativismo. Valorize o que Deus faz e não subestime o que o Diabo pode fazer.

Nenhum comentário: