sexta-feira, 2 de outubro de 2020

ORAÇÃO & DEVOCIONAL || 01 10 20 || Ep. 03 - Pedindo e Perdoando


E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. - Mateus 11.25

Só existe perdão verdadeiro e reconciliação genuína quando alguém pede desculpas. Algumas pessoas, principalmente dentro da cosmovisão cristã, ensinam que deve haver perdão mesmo sem um pedido de desculpas. Costumam citar as palavras de Jesus: "Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".

Por isso, ao aconselhar uma mulher traída pelo marido (que continua mantendo um caso extraconjugal), diz-se: "Você precisa perdoá-lo, caso contrário Deus não pode perdoá-la".

Essa interpretação dos ensinamentos de Jesus não condiz com outras orientações das Escrituras a respeito do perdão. O cristão é instruído a perdoar como Deus nos perdoa — mas como funciona esse perdão do Senhor? A Bíblia afirma que, se confessarmos nossos pecados, Deus os perdoa. (3) Nada no Novo e no Antigo Testamento indica que o Senhor perdoa os pecados de pessoas que não os confessam e se arrependem deles.

Quando um pastor incentiva uma mulher a perdoar o marido adúltero que continua mantendo o caso extraconjugal, está exigindo dela algo que o próprio Deus não exige. Jesus ensinou que devemos estar sempre dispostos a perdoar as pessoas que se arrependem, assim como Deus está o tempo todo pronto para nos perdoar quando nos arrependemos.

Nenhum comentário: