sábado, 29 de setembro de 2012

É tempo de retomar o que se deixou para trás…

Zc 9:12 “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”

II Sm 6.2-14 “Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins. Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca. E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos. Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali; e Uzá morreu ali junto à arca de Deus. E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e passou-se a chamar àquele lugar, Pérez-Uzá, até o dia de hoje. Davi, pois, teve medo do Senhor naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor? E não quis levar a arca do Senhor para a cidade de Davi; mas fê-la entrar na casa de Obede-Edom, o gitita. E ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom, o gitita, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa. Então informaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto é dele, por causa da arca de Deus. Foi, pois, Davi, e com alegria fez subir a arca de Deus, da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi. Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, ele sacrificou um boi e um animal cevado. E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.”

Davi era um homem de realizações, tanto naquilo que se referia às suas questões pessoais, tanto mais quanto ao Senhor. Ele vai buscar a arca do Senhor, que durante muito tempo estivera nas mãos dos filisteus, e por conta de algumas situações, vê seu projeto ser interrompido. Quantas vezes as situações fogem ao nosso controle e somos obrigados a abrir mãos de projetos, desejos e sonhos? O Ano Apostólico de Mateus está entrando em sua reta final e agora é a hora de nos posicionarmos para retomarmos aquilo que ficou para trás, pois nenhuma das promessas de Deus deixará de se cumprir nas nossas vidas. Por um tempo, a arca ficou na casa de Obede Edom, mas Davi sabia que agora era a hora de busca-la. Agora é a hora de irmos à luta e retomarmos o que havíamos deixado para trás!

COMO SATANÁS TENTA FAZER COM QUE DEIXEMOS PARA TRÁS OS NOSSOS SONHOS:

1. Apontando nossa incapacidade de lidarmos com determinada situação;

2. Fazendo-nos orgulhosos a ponto de abrirmos mão do que é nosso; e

3. Supervalorizando a luta, em detrimento do resultado.

PARA SABER A HORA CERTA DE RETOMARMOS O QUE DEIXAMOS PARA TRÁS, É PRECISO:

1º. SABER QUE DEUS NÃO DESISTIU DE NÓS ABENÇOAR – Deus não muda. Mesmo Davi deixando a arca na casa de Obede Edom, Deus não deixou de ser Deus e continuou abençoando aquele que foi zeloso com a arca, no caso, Obede Edom. A vontade de Deus com relação à voce, seus sonhos e seus projetos não mudou e Ele quer a sua vitória, pois o nome dEle é glorificado através da tua vida! “Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” - Ml 3.6

2º. OLHARMOS SEMPRE PARA O SENHOR – Enquanto Davi olhou para a morte de Uzá, a arca permaneceu na Casa de Obede Edom. Mas quando ele colocou os olhos em Deus, Davi sentiu-se confiante para voltar e buscar a arca. Não olhe para os fracassos do passado ou para as impossibilidades. Deixe de olhar para as perdas. Olhe para o Senhor e tenha a direção para voce retomar o que ficou para trás. “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” - Is 45.22

3º. BUSCAR ATITUDES DIFERENCIADAS – Não dá para se ter novos resultados tendo as mesmas atitudes. Quem quer viver o novo de Deus, renova seu pensamento e muda seus posicionamentos. Enquanto voce permitir que sua mente seja dominada pelos seus velhos pensamentos, jamais desejará retomar o que deixou para trás. – “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2

4º. PROJETARMOS O NOSSO FUTURO NO SENHOR – É sempre termos um projeto para o Senhor, cuidando das coisas de Deus e sabendo que ele cuidará das nossas. Quando Davi resolveu deixar a arca na casa de Obede Edom, ele o fez pois temeu pela sua própria vida, pois ele vira o que acontecera a Uzá, que morrera ao tocar na arca. Davi, então retomou seu projeto de buscar a arca, pois entendeu que, sem a presença de Deus, sua vida não teria sentido – Sl 42.1 – “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus”. Projete o teu futuro em Deus e nas suas promessas, e nada ficará para trás na tua vida.

5º. LIMPE-SE DE TODO SENTIMENTO DE ORGULHO – Tem muita gente que não retoma seus projetos, meramente por orgulho. Não se permitem admitir que erraram e que precisam rever seus conceitos. Quando nos limpamos do orgulho, abrimos espaço para sermos sensíveis ao Espírito Santo de Deus e retomarmos o que ficou para trás. “O orgulho do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.” - Pv 29.23

E QUANDO EU SEI A HORA CERTA DE RETOMAR O QUE DEIXEI PARA TRÁS, EU:

1o. VOU BUSCAR A MINHA BENÇÃO E VIVER O QUE AINDA NÃO VIVI;

2o. TENHO A CERTEZA DE QUE NINGUÉM USURPARÁ AQUILO QUE É MEU;

3o. VIVO A VERDADE DE QUE, NA MINHA VIDA, NENHUM DOS PLANOS DE DEUS SERÁ FRUSTRADO;

4o. TENHO SUCESSO ONDE ANTERIORMENTE FRACASSARA;

5o. VIVO O TEMPO DE RESGATE E RESTITUIÇÃO NA MINHA VIDA!

DECLARE COM FÉ:

"Hoje, eu me posiciono, na certeza de que viverei o melhor final de ano de toda a minha vida. Esse últimos meses de 2012 serão os melhores meses que eu já vivi. Começo esse trimestre, retomando os projetos que deixei para trás, na certeza que nenhuma das promessas do Senhor, cairá por terra. Não serei roubado, mas buscarei aquilo que eu deixei de realizar. Vou olhar para o Senhor e receberei dele capacitação para isso. Limpo-me de todo orgulho e projeto o meu futuro no Senhor, na certeza de que, através das minhas atitudes, o Senhor me honrará. Eu recebo de Deus a certeza de que esse é o tempo de retomar o que ficou para trás, em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário: