quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mudança de Mente

O segredo para o sucesso naquilo que fazemos é mudarmos a nossa mente. Somos criados de uma maneira limitada, com um monte de “nãos” na nossa vida e quando precisamos realizar, a mente acanhada se manifesta e nos impede de progredir. Quando aprendemos a viver essa condição de mudança de mente, conseguimos enxergar a vida de uma forma diferente. As disputas para adquirir um reino acabam,a hipocrisia não encontra lugar, o ser amigo só quando está precisando ou por interesse de algo deixa de existir com a mudança de mente. Com a mudança de mente, você começa a servir mais as pessoas, olhar para elas como seres humanos que estão em busca de uma vida melhor.  Mudança de Mente é entender que a provisão financeira vem de várias formas pois é Deus quem a dá. Mudança de Mente é amar o seu próximo com sinceridade, reconhecer o que as pessoas tem feito por você. Mudança de mente é não se aproveitar dos outros e sugar o máximo que puder e depois abandoná-los. Se você não conseguir mudar a sua mente não adianta o seu tempo de experiencia, o seu profissionalismo, o seu tempo de ministério, nem as suas habilidades, pois você sempre será o mesmo. A sua mente não está programada para receber o novo, porque ainda você não mudou de mente. Mudar de Mente é voce desprograma-la de tudo o que é velho conceito  e colocar em sua mente uma programação nova com a mente de Jesus.

Rm 12.2 – “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Impossível viver sem a esposa…

O marido e a mulher não se falavam há uns três dias.
Entretanto, o homem se lembrou que no dia seguinte teria uma reunião  muito cedo no escritório.

Como precisava levantar cedo, resolveu pedir à mulher para acordá-lo. Mas para não dar o braço a torcer, escreveu num papel:
'Me acorde às 6 horas da manhã'.
No outro dia, ele levantou e quando olhou no relógio eram 9h30. O  homem teve um ataque e pensou:
- Que droga! Mas que absurdo! Que falta de consideração, ela  não me acordou...
Nisto, olhou para a mesa de cabeceira e reparou um papel no qual  estava escrito:
- São seis horas, levanta!!!

Moral da História
Não fique sem conversar com as mulheres, elas  ganham sempre, estão certas sempre e são simplesmente geniais na  vingança!

O casamento é a relação entre duas pessoas, em que uma pessoa está sempre certa e a outra, é o marido!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

TENHA UM MINISTÉRIO ABENÇOADO!

Muitas vezes achamos que nosso ministério vai deslanchar quando tivermos isso ou aquilo, se estivermos em tal localidade ou tudo mais. Quando lemos o texto  de Atos, capítulo 3, encontramos verdades que apontam para uma situação completamente diferente desse tipo de pensamento.

Pedro e João estavam indo para o templo e ali havia um paralítico de nascença, que todos os dias dependia de alguém que o colocasse à porta, para que ele pudesse pedir esmolas. Quando Pedro e João passam por esse homem, o que será que eles pensaram? O que será que eles pensaram quando o coxo lhes pede uma esmola e eles não tem nada para lhe dar?

- Largamos tudo para servir a Jesus e agora, nada temos. Estamos perdendo até para o coxo, que tem algumas moedas...

- A lei de Moisés diz que ninguém deveria se apresentar diante do sacerdote e nós viemos até aqui orar e não temos nada...

Perguntas que nos assaltam,  que passam na cabeça de um líder, em momentos de confronto e questionamentos. Entretanto Pedro e João mostram ao paralítico, que mesmo, nada tendo de material, eles tinham algo que era muito maior. Eles tinham companheirismo, estavam juntos. Um ministério abençoado não combina com isolamento, mas sim com comunhão, pois é na comunhão que o Senhor ordena a bênção – Sl 133.

E eles dizem para o coxo: “olha para nós!” O coxo, pensando que iria receber alguma coisa, olha e se depara com o que? Dois homens que não tinham ouro ou prata, mas tinham o poder de Deus, que emana do ministério. Um ministério abençoado é a verdadeira autoridade na terra, que desfaz as obras do inferno, a paralisia de Satanás.

E eles o tomam pela mão direita... Um ministério abençoado é aquele que estende a mão, que cuida com zelo e sinceridade!  O maior privilégio que podemos ter é saber que Deus nos confiou um rebanho!

E o milagre acontece, o questionamento passa, a vergonha vai embora. Querido, querida, nos momentos de afronta, de luta e necessidade, não deixe que o teu ministério se abata. Deus te constitui para que o teu ministério seja um ministério de sucesso. E um ministério abençoado não se faz simplesmente com ouro e prata, mas acima de tudo, com poder de Deus. Talvez você não tenha hoje tudo aquilo que voce desejaria ter, mas tenha certeza de uma coisa: o poder de Deus está sobre a tua vida!

Aquele paralítico havia nascido assim e com certeza, esteve ali durante todo o ministério de Jesus. Quantas vezes Jesus  foi ao templo e passou por ele sem curá-lo? Justamente para que se cumprisse a palavra de Jo 14.12 – “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas...” Nós faremos obras maiores do que as que Jesus realizou, assim como Pedro e João! Mas isso jamais pode nos ensoberbecer. Um ministério abençoado tem como marca, acima de tudo, a humildade, pois Pedro e João não requereram as honras sim, mas tributaram a glória ao Senhor!

Estenda a tua mão ao necessitado, viva o milagre e vá louvar a Deus. O poder de Deus está sobre a tua vida e isso te garante um ministério abençoado!

Você Já Quis Parar de Pensar?

Minha esposa diz que não sei desligar minha mente. Respondo que, para começo de conversa, minha mente não é lá essas coisas e que preciso mantê-la em funcionamento. Mas na realidade ela está certa. Planejo, me preocupo e experimento estresse e angústia em demasia, por situações reais ou imaginárias. Provavelmente por falta de confiança em Deus e medo que, se eu não manipular e controlar as coisas, elas ficarão piores do que já são. 

Ao longo dos anos aprendi que há remédio prático para esse problema e tento aplicá-lo. Deixe-me começar com uma analogia: tomo café da manhã todos os dias. Meu irmão diz que é a refeição mais importante do dia, porque se você não estiver em casa a tempo para tomar o café da manhã, provavelmente ficará bem encrencado! Mas, fora essa brincadeira, sabemos que café da manhã é importante para fornecer energia para o dia. 

Contudo, há algo mais importante que café da manhã e nutrição física. Antes de nutrir o corpo, eu me nutro espiritualmente. Creio que não sou um corpo físico com espírito, mas um ente espiritual com corpo físico. Não importa o quanto minha agenda esteja lotada: sempre começo o dia lendo a Bíblia e o meu devocional preferido,  ajustando meu pensamento na direção correta.

Certa manhã fui impactado com a declaração de Jesus: “Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir" (Mateus 6.25).

Jesus resumiu o senso comum do cuidado com a vida de um discípulo chamando-o de incredulidade. O Espírito de Deus vai abrir caminho em nossa vida, como se perguntasse: "E agora, onde Eu fico neste relacionamento, nas férias que você planejou, nos novos livros que você quer ler?"  Ele sempre pressiona para que aprendamos a considerá-lo em primeiro lugar. Colocar outras coisas em primeiro lugar só traz confusão.

"Não se preocupem com a própria vida".  Não assuma pressão pela sua provisão. Preocupar-se, além de errado, é incredulidade. Preocupar-se significa que não cremos que Deus pode cuidar dos detalhes práticos de nossa vida, e o que nos preocupa não é outra coisa a não ser tais detalhes.

Lembra o que Jesus disse que sufocaria a Palavra que Ele coloca em nós? Será que é o diabo que faz isso? Não! São "os cuidados deste mundo" (Mateus 13.22). São nossas pequenas preocupações. Dizemos, "Não confio enquanto não posso ver", e é ai que começa a incredulidade. A cura para incredulidade é a obediência ao Espírito Santo.

Esta é a boa e prática sabedoria a ser usada ao confrontarmos os desafios do ambiente de trabalho. 

Por Ken Korkow

Próxima semana tem mais!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A PERSONALIDADE APOSTÓLICA DE DANIEL

Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros, porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, a quem o rei pusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e ele dará a interpretação.” Dn 5.11-12

Mudança é algo que precisa sempre estar presente no nosso espírito, pois não devemos nos conformar com aquilo que somos ou estamos vivendo. Quando andamos na dependência do Senhor, somos passivos de mudança. O trabalho do Espírito Santo é mudar as nossas vidas, pois há uma dinâmica de Deus que nos transforma todos os dias, e nós precisamos conscientemente desejar ardentemente viver essas mudanças. DEUS QUER NOS FAZER DIFERENCIADOS!

Daniel tinha uma personalidade diferenciada e trabalhada pelo Espírito Santo de Deus. Da mesma forma, Deus deseja que a partir de hoje nós comecemos a viver como Daniel, dotados de sabedoria e diferenciados em tudo. Deus tem para nós uma nova personalidade, um novo nascimento, como Jesus nos ensina em Jo 3.3 – “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Nesta noite receberemos o conhecimento de nossa personalidade espiritual, ou seja, aquilo que Deus deseja que sejamos, depois do nosso novo nascimento.

ALGUNS PERSONAGENS BÍBLICOS QUE FORAM ROUBADOS EM SUAS PERSONALIDADES ESPIRITUAIS:

1. Noé - Teve um conhecimento fantástico entregue por Deus, mas acabou se descaracterizando, pois não sabendo controlar seu impulso com a bebida, ficou embriagado. Seu filho Cão viu sua nudez e por isso recebeu uma maldição. Noé caminhava com Deus, mas não conseguiu vencer a descaracterização da embriaguez.

2. - Era sobrinho de Abraão, andou com Deus, mas por se descaracterizar ao dar ouvidos à sua mulher, que achava que ele vivia debaixo da aba de Abraão, ele fez uma opção terrível em sua vida: foi para Sodoma e Gomora e viveu a destruição, por não entender o plano de Deus.

3. Gideão - Por conta de muitas lutas, por conta de sete anos de derrota, ficou descaracterizado. Adquiriu a personalidade deformada devido a essas derrotas e não conseguia mudar. Deus o chamava de homem valente, mas ele não conseguiu assimilar sua personalidade espiritual.

4. Pedro - Foi chamado para ser a pedra da igreja apostólica, mais tinha uma fraqueza em sua personalidade que o fez negar Jesus. Mesmo Jesus tendo lhe avisado, ele achou que não seria capaz de negá-lo, mas o negou antes do galo cantar.

DUAS DESCARACTERIZAÇÕES, DAS QUAIS DEVEMOS FUGIR:

  1. FALAR MAL DOS OUTROS - Pois falamos mal quando não encontramos nada de bom em nós, por não acharmos em nós valores suficientes, então precisamos falar mal dos outros, para nos sentirmos melhor.
  2. DUVIDAR - Gente que por muitas vezes já foi enganada e passada para trás e passa o longo da vida duvidando e jogando essa malignidade aonde vai, sem conseguir se abrir para viver o novo de Deus, receber a cura e viver transformação.

DANIEL ENCONTROU UM CAMINHO PARA SER DIFERENCIADO. E PARA QUE NOS TRILHEMOS ESSE CAMINHO É PRECISO:

1) DESEJAR SER MELHOR - Mas devemos saber que ser melhor é difícil, não é simples, pois precisamos pagar um preço para isso. Ser mediano ou ruim é fácil - continue fazendo as mesmas coisas, assistindo TV, acordando tarde, fazendo apenas o que der e passe a vida assim, sábado não faça nada, viva cansado e faça valer a palavra de Paulo em 1Co 15.32 - “...Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos”.

2) TIRAR OS ÍDOLOS DA BAGAGEM – Gn 31.19 nos fala quando Raquel, ao sair da casa de Labão, seu pai, furta seus deuses e os leva consigo, achando que aquilo seria uma boa herança para ela. Esse sentimento representa o conformismo e a insistência com o passado. A acomodação é inimiga do sucesso. Tirar os ídolos da bagagem é ter um posicionamento de mudança. Mude! Amanhã comece o teu dia de maneira diferente - Comece orando. Mas faça uma oração sincera, livre de obrigações, pois Deus não houve o religioso.

3) TER UM ESPÍRITO DIFERENTE – Faça uma auto análise e avalie que espírito existe em você. O espírito do mundo ou o espírito de Deus?? – Números 13 e 14 nos fala sobre Josué e Calebe, homens que tinham um espírito diferente. Enquanto os dez espias voltaram difamando a terra, eles, Josué e Calebe, voltaram elogiando a terra de Canaã. A tua vitória depende do espírito q ue habita em você! Rm 8.11“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”

4) SER ÍNTEGRO – É ser 100 % verdadeiro com a tua constituição. Isso implica em ser honesto comigo mesmo e com as pessoas. Seja aquilo que você fala, ame o que você faz e não minta para você mesmo. Daniel demonstrou sua integridade quando ele, na corte de Nabucodonosor, ele resolveu firmemente não se contaminar.

5) TER O ESPÍRITO DE SUPERAÇÃO – Quem tem a personalidade apostólica, como Daniel, se cair sete vezes, o Senhor o levanta setenta vezes sete! Quando você tiver um revés, se levante imediatamente. Rodeie a muralha e se ela não cair, salte-a – Salmo 18.29 – “Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.”

RECEBA OS 5 D´s de DANIEL:

1. Disciplinado - No trabalho, com a alimentação, no ministério e em todo que fizer.

2. Determinado - Não seremos fracos.

3. Desenvolto - As coisas vão fluir, contigo tudo acontece, não importa o que voce viva, voce é resolvido.

4. Destemido - Nunca tenha medo de dar errado, pois voce já é sucesso!

5. Desbravador - Onde você colocar as plantas dos seus pés, Deus lhe dará.

DECLARE COM FÉ: “Hoje, eu rejeito e quebro na minha vida, todo domínio que me fazia viver em miséria, eu me limpo de toda mediocridade e declaro que já estou antegozando todas as bênçãos que o Senhor Deus me dará. Eu expulso da minha vida toda preguiça, todas as inibições e impossibilidades. Andarei como cabeça e ninguém me resistirá. Todo sentimento contrário eu mando para o abismo, agora, em nome de Jesus. Eu tenho a personalidade apostólica de Daniel, e prosperarei em todo tempo, em nome de Jesus, amém!”

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sete Nuncas em Um Projeto de Sucesso

Em uma empresa que um conhecido trabalhou, a maioria dos projetos não apresentava resultados, foi então que eles decidiram parar e verificar as causas desse fracasso. Perceberam que os projetos sofriam muitas mudanças no meio dos projetos (UFA! Achei que era só comigo) e os motivos dessas mudanças eram porque as pessoas mudavam de opinião várias vezes, se omitiam ou estavam mais interessadas em discutir com os outros membros da equipe, ou seja, o problema era de liderança.

Foi então que eles atribuiram um lider para cada projeto e criaram as sete regras do nunca para projetos(com meus comentários) :

clip_image001- “Nunca peça exatamente a mesma coisa para duas pessoas” -  Vale lembrar a torre de babel nesse caso, ou seja, cada um vai entender de uma forma e a chance de não chegarem ao entendimento comum é muito alta;

- “Nunca acredite que uma pessoa que estudou mais que a outra, sabe mais que a outra” -  Formação a mais não significa sabedoria a mais. Já vi muita gente que apenas estava “cumprindo tabela” em sala de aula em MBA;

- “Nunca dê uma tarefa urgentíssima para um funcionário com tempo livre. Dê para um funcionário que esteja muito ocupado.” - Quem está muito ocupado tem um senso muito maior de urgência;

- “Nunca acredite que um problema atingiu seu ponto máximo. Tudo sempre pode piorar.” - O jogo só acaba quando termina, pois você pode levar um gol aos 46 do segundo tempo. Lei de murphy pura;

- ”Nunca acredite na opinião de quem não pode tomar decisão.” - Essa acontece muito em projetos. Verifique sempre até onde vai a autonomia de quem está negociando com você no projeto;

- “Nunca delegue coisas que depois só você terá que explicar” - Você delega tarefas, mas não responsabilidades. A responsabilidade final é sempre do lider;

- “Nunca tente convencer quando você pode mandar” - Discordo um pouco. Acho que depende da situação, se bem que muitas vezes é necessário quando cada integrante do projeto quer tomar o seu próprio rumo;

Na minha opinião, o sucesso do lider a frente de um projeto depende muito das suas habilidades comportamentais e o nível de empowerment que ele recebe para tocar o projeto. Isso depende muito do tipo de estrutura organizacional que a empresa possui. Quanto mais funcional, menos poder tem o lider. Quanto mais matricial, mais poder ele possui.

O problema é que temos uma crise de falta de confiança muito grande dentro das empresas e o resultado disso é que as responsabilidades estão muito divididas e, quando isso ocorre, ninguém é responsável por nada.

por Max Gehringer

Ouça o comentário na integra do Max em http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2009/02/09/AS-SETE-REGRAS-PARA-OS-PROJETOS-DAREM-CERTO.htm

Como saber se uma pessoa próxima está usando crack

O usuário de crack apresenta mudanças evidentes de hábitos, comportamentos e aparência física. Um dos sintomas físicos mais comuns que ajudam a identificar o uso da droga é a redução drástica do apetite, que leva à perda de peso rápida e acentuada – em um mês de uso contínuo, o usuário pode emagrecer até 10 quilos. Fraqueza, desnutrição e aparência de cansaço físico também são sintomas relacionados à perda de apetite.

clip_image002

Crédito da imagem: Portal Brasil

É comum ainda que o usuário tenha insônia enquanto está sob o efeito do crack, assim como sonolência nos períodos sem a droga. “Os períodos utilizando a droga prolongam-se e os usuários começam a ficar períodos maiores fora de casa, gastando, em média, três dias e noites inteiros destinados ao consumo do crack. Neste contexto, atividades como alimentação, higiene pessoal e sono são completamente abandonadas, comprometendo gravemente o estado físico do usuário”, afirma o psiquiatra Felix Kessler.

Sinais físicos como queimaduras e bolhas no rosto, lábios, dedos e mãos podem ser sinais do uso da droga, em função da alta temperatura que a queima da pedra requer. “Também se notam em alguns casos sintomas como flatulência, diarréia, vômitos, olhos vermelhos, pupilas dilatadas, além de contrações musculares involuntárias e problemas na gengiva e nos dentes”, aponta Fátima Sudbrack, coordenadora do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) da Universidade de Brasília (UnB).

Comportamento

Falta de atenção e concentração são sintomas comuns, que levam o usuário de crack a deixar de cumprir atividades rotineiras, como freqüentar trabalho e escola ou conviver com a família e amigos. “O dependente apresenta algumas atitudes características, como mentir e ter dificuldades de estabelecer e manter relações afetivas. Muitas vezes apresenta comportamentos atípicos e repetitivos, como abrir e fechar portas e janelas ou apagar e acender luzes”, afirma Laura Fracasso, psicóloga da Instituição Padre Haroldo.

O usuário de crack também pode experimentar alucinações, sensações de perseguição (paranóia) e episódios de ansiedade que podem culminar em ataques de pânico, por exemplo. Isolamento e conflitos familiares são comuns. O dependente pode, ainda, passar a furtar objetos de valor de sua própria casa ou trabalho para comprar e consumir a droga. “O humor pode ficar desequilibrado em função do uso ou falta da droga. O usuário alterna entre estados de apatia e agitação”, diz Fátima Sudbrack.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/crackepossivelvencer/a-droga/sinais-de-dependencia

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Quando Terminar Bem Significa...Não Terminar

Durante as últimas Olimpíadas testemunhamos  um recorrente princípio em ação:  um bom começo não garante um bom final.  Corredores que de início lideravam caíram para as últimas posições no final da corrida.  Nadadores com uma saída rápida perderam para competidores que demonstraram mais força no final.  Ginastas com boa apresentação na primeira parte de suas rotinas cujos desequilíbrios ou escorregões que lhes custaram muito caro.   

No passado escrevi acerca da importância de terminar bem – e das dificuldades para conseguir isso.   No dia a dia do mundo profissional vemos o mesmo fenômeno, em extremos opostos: admirados executivos caindo em desgraça devido a escândalos éticos;  jovens empregados que iniciaram carreiras como futuras estrelas da empresa, mas que acabaram tendo performances medíocres.  Como podemos nos assegurar de que a promessa de um bom começo resulte em um bom final?   Considere isso:  A chave para terminar bem consiste em estar disposto a não terminar tudo. 

O que isso significa?  Alguns indivíduos são descritos como “pau para toda obra, perito em nenhuma delas”.   Basicamente isso quer dizer não ser excelente em nada.  Terminar bem requer um claro sentido de propósito aliado a uma boa compreensão daquilo que você faz bem – e daquilo que não.  

A pessoa bem-sucedida, aquela que termina bem, é geralmente a que tira proveito de suas forças devotando grande parte de seu tempo e energia a áreas onde essas forças possam ser maximizadas.  Isso pode significar não terminar algumas coisas se não sabemos fazê-las bem ou que não valham a pena fazermos. 

Por exemplo, por ser uma pessoa que tem uma visão mais ampla, descobri ser útil contar com uma pessoa que supervisione os detalhes importantes para mim sempre que possível.  Como eu disse anos atrás a um executivo assistente:  “Seu trabalho é apanhar as coisas antes que eu as deixe escapar pelas frestas” (o que é minha tendência).  Sou fraco em lidar com detalhes, então ao invés de dedicar uma energia mental considerável tentando não esquecê-los, é melhor encontrar alguém mais capacitado nesta questão do que eu. 

Alguém já disse:  “Se você quiser que algo seja feito, encontre alguém ocupado para fazê-lo”.  Porém isso pode significar privar outra pessoa daquela oportunidade.  O escritor devocional britânico Oswald Chambers já disse:  “O bom é inimigo do melhor”.  Aplicando isso às Olimpíadas, alguns daqueles atletas poderiam ter se dado bem em outros esportes, mas determinaram em qual eram melhores e se dedicaram a ele.   Como resultado, distinguiram-se e foram campeões.  Em vez de serem bons em um esporte, se tornaram excelentes em outro. 

Relacionando essa realidade com o ambiente de trabalho, existem muitas coisas que podemos fazer bem como empresários e profissionais.   A pergunta é: qual é a melhor coisa para fazermos – coisas que somente nós podemos fazer?  Faça essas coisas.  As coisas boas podem ser feitas por outras pessoas.   Eis o que a Bíblia diz sobre isso: 

Nunca perca o seu foco.  Precisamos ter uma compreensão clara de para onde estamos indo e não permitir distrações e obstáculos que nos tirem do rumo, mesmo que sejam atraentes.  “Aproximando-se o tempo em que seria levado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém” (Lucas 9:51). 

Mantenha os olhos na linha de chegada.  Qual é o seu objetivo?  Qual é sua missão?  Estas respostas o capacitarão a distinguir o “bom” do “melhor” em sua vida pessoal e profissional.  “Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14). 

Próxima semana tem mais!

Por Robert J. Tamasy


domingo, 7 de outubro de 2012

SABER ENTRAR EM VITÓRIA PARA UM NOVO TEMPO

2 Sm 6.15 - “Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do SENHOR, com júbilo e ao som de trombetas.”

2 Sm 8.1-6, 13,14 – “Depois disto, feriu Davi os filisteus e os sujeitou; e tomou de suas mãos as rédeas da metrópole. Também derrotou os moabitas; fê-los deitar em terra e os mediu: duas vezes um cordel, para os matar; uma vez um cordel, para os deixar com vida. Assim, ficaram os moabitas por servos de Davi e lhe pagavam tributo. Também Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, foi derrotado por Davi, quando aquele foi restabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates. Tomou-lhe Davi mil e setecentos cavaleiros e vinte mil homens de pé; Davi jarretou todos os cavalos dos carros, menos para cem deles. Vieram os siros de Damasco a socorrer Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi matou dos siros vinte e dois mil homens. Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia. Ganhou Davi renome, quando, ao voltar de ferir os siros, matou dezoito mil homens no vale do Sal. Pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.”

Davi era indiscutivelmente um homem marcado para ter vitórias, pois Deus o escolhera para conquistar para Ele através da guerra, dando-lhe uma força e uma habilidade incomuns. Porém, as vitórias de Davi não eram vitórias carnais, mas espirituais, porque o próprio Davi entendera no seu espírito que para viver essas vitórias era preciso ter ações espirituais que o habilitassem a desfrutar de um novo tempo. Por isso, Davi resgata a arca, e mesmo tendo-a deixado “no meio do caminho”, ele retorna para buscá-la, pois via que Deus estava abençoando a Obede Edom, ou seja: a bênção de Deus estava onde a Arca estava! E Deus nos escolhe como escolheu a Davi, nos forjando no espírito para conhecermos e entendermos princípios espirituais que nos levarão a vitórias na guerra contra principados, potestades e dominadores.

Davi, então, vai e traz a Arca definitivamente para Jerusalém e tem início, a partir daí, o seu período de maiores vitórias alcançadas – por causa da Arca. E à semelhança de Davi, a nossa Arca é Jesus Cristo! O homem sem essa arca pode até ter vitórias, mas parciais, porque sempre o diabo o rouba. Porém, quando temos a Arca – Jesus, aí então as nossas vitórias são completas, entramos em vitória para um novo tempo, pois Jesus é vencedor invicto e as suas vitórias Ele nos entregou na Cruz do Calvário:

Ele venceu as limitações do Inimigo – Atos 10.38“como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;"

Ele venceu a morte através da ressurreição – 1Co 15.55“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”

Ele venceu o próprio Satanás – Cl 2: 15“e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

ESTE 6º. PASSO - SABER ENTRAR EM VITÓRIA PARA UM NOVO TEMPO NÃO SE PODE DAR SEM TER CONSIGO A ARCA DA ALIANÇA – JESUS CRISTO - Porque Jesus disse em Jo 15.5b: “sem mim nada podeis fazer”. E em Fp 4.13, lemos que tudo podemos com essa Arca, Jesus – “eu tudo posso naquele que me fortalece!”

E PARA SABER ENTRAR EM VITÓRIA PARA UM NOVO TEMPO É PRECISO:

1º VENCER AS RESISTENCIAS - Deus escolheu o caminho da guerra para dar a Davi todas as suas vitórias – nenhuma vitória de Davi foi alcançada sem guerra. Por quê? Porque na acomodação de Saul criaram-se focos e mais focos de resistência - 2Sm 8 e Davi precisou vencê-los um a um. Havia o principal de todos os focos de resistência que era Jerusalém – Js 15:63“Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitam os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje.” Agora vamos ver o que Davi fez - 2Sm 5.6-10 – “Partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra e que disseram a Davi: Não entrarás aqui, porque os cegos e os coxos te repelirão, como quem diz: Davi não entrará neste lugar. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. (Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa.) Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; foi edificando em redor, desde Milo e para dentro. 10 Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.”

NÓS TEMOS QUE VENCER 4 ÁREAS DE RESISTÊNCIAS PARA TER GRANDES VITORIAS:

1º) Em nós mesmos (as nossas deformações) - 1Co 9.25 – “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.”

2º) Das nossas limitações (buscando em Deus mais – Deus tem mais para nós!) - Tg 1.5 - “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”

3º) No mundo espiritual – Mt 11.12“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

4º) Dos homens – I Jo 5.19“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”

2º VIVENDO PELA FÉ A PALAVRA QUE RECEBO – Is 1.19 – “se quiserdes e me ouvirdes...”

A palavra de Deus é sempre condicional ao homem. O homem pode vir a igreja ser um pastor, um bispo, diácono, e viver derrotas ou viver vitórias. Depende do que ele vai fazer com a Palavra que ele recebe de Deus. Exemplo disso é Davi em Ziclague I Sm 30. Tudo estava aparentemente perdido, mas Deus tinha para Davi um novo tempo, uma grande vitoria! E essa vitóoria veio a partir da Palavra – Davi ouviu a palavra profética e foi. E venceu!

3º) ELIMINANDO DA MINHA VIDA AS PRECIPITAÇÕES - Pv 19.2 - Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.

A precipitação é a Irma gêmea da ansiedade. Precipitar significa não ter descanso na alma – não saber esperar o tempo de Deus e por isso destruir – a obra de Deus em sua vida – e as suas próprias oportunidades (quem tem pressa come cru!). A precipitação troca nossos valores e nos faz agir loucamente.

DEUS NOS FAZ ENTRAR EM VITÓRIA PARA UM NOVO TEMPO PORQUE:

1º) O MUNDO ESPIRITUAL E NATURAL SÓ RECONHECE O VENCEDOR - Ef 1.20

2º) TODA SORTE DE BÊNÇÃOS E DE PROMESSAS PERTENCEM AO VENCEDOR – Ap 2.7, 17, 26, 3.12 e 21

3º) NOS DÁ IDENTIFICAÇÃO COM JESUS CRISTO (PORQUE ELE É VENCEDOR)!

DECLARE COM FÉ: Senhor, eu recebo essa palavra no meu espírito e entro em vitória nesse novo tempo. Tomo posse de todas as bênçãos que a presença de Jesus Cristo, a minha arca, trará sobre a minha vida, a minha casa e a minha família. Vou guerrear e terei vitórias! Eu guardo a tua Palavra no meu coração para ter vitorias. Eu tiro da minha vida a ansiedade, a precipitação para andar no sentimento de Jesus Cristo. E eu profetizo na minha vida, a palavra de 2Sm 8.14 – aonde eu for, o Senhor me dará vitórias. Em nome de Jesus. Amem!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Grandes Líderes Comunicam Grande Visão

Quando minha filha Megan disse que queria ser terapeuta ocupacional, não compreendi sua vocação ou o que tal trabalho envolvia. Isso foi antes de visitar o programa para formação de terapeutas ocupacionais do Centro Médico da Universidade do Kansas. 

A diretora do programa, após cumprimentar os pais e potenciais alunos, informou-nos que o trabalho do terapeuta ocupacional é “descobrir os sonhos do paciente e ajudá-lo a vencer os desafios para realizar esses sonhos”.

Não havia como não ficar maravilhado com a poderosa imagem do impacto que um terapeuta ocupacional exerce. A diretora mostrou ser uma líder sábia. Ela poderia ter descrito as obrigações diárias e detalhar as atividades do terapeuta ocupacional. Ao invés disso ela inspirou os alunos com uma visão desafiadora, conquistando o apoio de pais entusiasmados com o papel significativo que seus filhos poderiam desempenhar na vida das pessoas. 

Encontramos exemplos bíblicos desse princípio de inspirar seguidores com uma grande visão de futuro quando  Deus disse a Moisés: “Portanto, dê ordens a Josué, fortaleça-o e encoraje-o; porque será ele que atravessará à frente deste povo, e lhes repartirá por herança a terra que você apenas verá” (Deuteronômio 3.28). Deus não estava apenas atribuindo uma tarefa a Josué: Ele estava comunicando-lhe uma visão para liderar os israelitas. 

Um líder sábio inspira outros com uma visão maior e mais importante do que as responsabilidades específicas que envolvem suas tarefas. É a história do pedreiro que assentava um grande bloco de granito, trabalhando com uma grande equipe de construtores na Europa. Quando alguém que passava lhe perguntou o que estava fazendo, ele respondeu: “Estou construindo uma catedral!”  Esse pedreiro tinha visão!

O desafio para nós, lideres, é comunicar essa visão, capacitando pessoas a verem seu trabalho como maior do que elas próprias. Isso começa por nós: não podemos dar o que não possuímos. Assim, nós mesmos precisamos ter uma visão maior antes de passá-la para outros. Por isso fiquei tão impressionado com o que faz um terapeuta ocupacional.

Profissionalmente gastamos tanto tempo focados no tema central nos esforçando para obter lucros, que deixamos escapar a visão maior. Em sua empresa, você conhece os produtos e serviços que fornece. Mas qual é sua visão? Como seu negócio pode fazer diferença positiva e significativa na vida das pessoas que toca? Eis aqui dois exemplos bíblicos: 

Deixe claro o objetivo. Quando Jesus inicialmente abordou Seus futuros discípulos, precisava convencê-los a deixar seu costumeiro trabalho como pescadores. Ele simplesmente lhes descreveu o seu novo trabalho: “Sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens” (Mateus 4.19). 

Informe como vidas podem ser transformadas. Perto do final de Seu ministério terreno Jesus Cristo deixou claro aos Seus seguidores o que esperava que fizessem: “Vão e façam discípulos de todas as nações... ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei...”  (Mateus 28.19-20).

Próxima semana tem mais!

Por Rick Boxx