segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A PERSONALIDADE APOSTÓLICA DE DANIEL

Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros, porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, a quem o rei pusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e ele dará a interpretação.” Dn 5.11-12

Mudança é algo que precisa sempre estar presente no nosso espírito, pois não devemos nos conformar com aquilo que somos ou estamos vivendo. Quando andamos na dependência do Senhor, somos passivos de mudança. O trabalho do Espírito Santo é mudar as nossas vidas, pois há uma dinâmica de Deus que nos transforma todos os dias, e nós precisamos conscientemente desejar ardentemente viver essas mudanças. DEUS QUER NOS FAZER DIFERENCIADOS!

Daniel tinha uma personalidade diferenciada e trabalhada pelo Espírito Santo de Deus. Da mesma forma, Deus deseja que a partir de hoje nós comecemos a viver como Daniel, dotados de sabedoria e diferenciados em tudo. Deus tem para nós uma nova personalidade, um novo nascimento, como Jesus nos ensina em Jo 3.3 – “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Nesta noite receberemos o conhecimento de nossa personalidade espiritual, ou seja, aquilo que Deus deseja que sejamos, depois do nosso novo nascimento.

ALGUNS PERSONAGENS BÍBLICOS QUE FORAM ROUBADOS EM SUAS PERSONALIDADES ESPIRITUAIS:

1. Noé - Teve um conhecimento fantástico entregue por Deus, mas acabou se descaracterizando, pois não sabendo controlar seu impulso com a bebida, ficou embriagado. Seu filho Cão viu sua nudez e por isso recebeu uma maldição. Noé caminhava com Deus, mas não conseguiu vencer a descaracterização da embriaguez.

2. - Era sobrinho de Abraão, andou com Deus, mas por se descaracterizar ao dar ouvidos à sua mulher, que achava que ele vivia debaixo da aba de Abraão, ele fez uma opção terrível em sua vida: foi para Sodoma e Gomora e viveu a destruição, por não entender o plano de Deus.

3. Gideão - Por conta de muitas lutas, por conta de sete anos de derrota, ficou descaracterizado. Adquiriu a personalidade deformada devido a essas derrotas e não conseguia mudar. Deus o chamava de homem valente, mas ele não conseguiu assimilar sua personalidade espiritual.

4. Pedro - Foi chamado para ser a pedra da igreja apostólica, mais tinha uma fraqueza em sua personalidade que o fez negar Jesus. Mesmo Jesus tendo lhe avisado, ele achou que não seria capaz de negá-lo, mas o negou antes do galo cantar.

DUAS DESCARACTERIZAÇÕES, DAS QUAIS DEVEMOS FUGIR:

  1. FALAR MAL DOS OUTROS - Pois falamos mal quando não encontramos nada de bom em nós, por não acharmos em nós valores suficientes, então precisamos falar mal dos outros, para nos sentirmos melhor.
  2. DUVIDAR - Gente que por muitas vezes já foi enganada e passada para trás e passa o longo da vida duvidando e jogando essa malignidade aonde vai, sem conseguir se abrir para viver o novo de Deus, receber a cura e viver transformação.

DANIEL ENCONTROU UM CAMINHO PARA SER DIFERENCIADO. E PARA QUE NOS TRILHEMOS ESSE CAMINHO É PRECISO:

1) DESEJAR SER MELHOR - Mas devemos saber que ser melhor é difícil, não é simples, pois precisamos pagar um preço para isso. Ser mediano ou ruim é fácil - continue fazendo as mesmas coisas, assistindo TV, acordando tarde, fazendo apenas o que der e passe a vida assim, sábado não faça nada, viva cansado e faça valer a palavra de Paulo em 1Co 15.32 - “...Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos”.

2) TIRAR OS ÍDOLOS DA BAGAGEM – Gn 31.19 nos fala quando Raquel, ao sair da casa de Labão, seu pai, furta seus deuses e os leva consigo, achando que aquilo seria uma boa herança para ela. Esse sentimento representa o conformismo e a insistência com o passado. A acomodação é inimiga do sucesso. Tirar os ídolos da bagagem é ter um posicionamento de mudança. Mude! Amanhã comece o teu dia de maneira diferente - Comece orando. Mas faça uma oração sincera, livre de obrigações, pois Deus não houve o religioso.

3) TER UM ESPÍRITO DIFERENTE – Faça uma auto análise e avalie que espírito existe em você. O espírito do mundo ou o espírito de Deus?? – Números 13 e 14 nos fala sobre Josué e Calebe, homens que tinham um espírito diferente. Enquanto os dez espias voltaram difamando a terra, eles, Josué e Calebe, voltaram elogiando a terra de Canaã. A tua vitória depende do espírito q ue habita em você! Rm 8.11“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”

4) SER ÍNTEGRO – É ser 100 % verdadeiro com a tua constituição. Isso implica em ser honesto comigo mesmo e com as pessoas. Seja aquilo que você fala, ame o que você faz e não minta para você mesmo. Daniel demonstrou sua integridade quando ele, na corte de Nabucodonosor, ele resolveu firmemente não se contaminar.

5) TER O ESPÍRITO DE SUPERAÇÃO – Quem tem a personalidade apostólica, como Daniel, se cair sete vezes, o Senhor o levanta setenta vezes sete! Quando você tiver um revés, se levante imediatamente. Rodeie a muralha e se ela não cair, salte-a – Salmo 18.29 – “Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.”

RECEBA OS 5 D´s de DANIEL:

1. Disciplinado - No trabalho, com a alimentação, no ministério e em todo que fizer.

2. Determinado - Não seremos fracos.

3. Desenvolto - As coisas vão fluir, contigo tudo acontece, não importa o que voce viva, voce é resolvido.

4. Destemido - Nunca tenha medo de dar errado, pois voce já é sucesso!

5. Desbravador - Onde você colocar as plantas dos seus pés, Deus lhe dará.

DECLARE COM FÉ: “Hoje, eu rejeito e quebro na minha vida, todo domínio que me fazia viver em miséria, eu me limpo de toda mediocridade e declaro que já estou antegozando todas as bênçãos que o Senhor Deus me dará. Eu expulso da minha vida toda preguiça, todas as inibições e impossibilidades. Andarei como cabeça e ninguém me resistirá. Todo sentimento contrário eu mando para o abismo, agora, em nome de Jesus. Eu tenho a personalidade apostólica de Daniel, e prosperarei em todo tempo, em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário: