domingo, 7 de outubro de 2012

SABER ENTRAR EM VITÓRIA PARA UM NOVO TEMPO

2 Sm 6.15 - “Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do SENHOR, com júbilo e ao som de trombetas.”

2 Sm 8.1-6, 13,14 – “Depois disto, feriu Davi os filisteus e os sujeitou; e tomou de suas mãos as rédeas da metrópole. Também derrotou os moabitas; fê-los deitar em terra e os mediu: duas vezes um cordel, para os matar; uma vez um cordel, para os deixar com vida. Assim, ficaram os moabitas por servos de Davi e lhe pagavam tributo. Também Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, foi derrotado por Davi, quando aquele foi restabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates. Tomou-lhe Davi mil e setecentos cavaleiros e vinte mil homens de pé; Davi jarretou todos os cavalos dos carros, menos para cem deles. Vieram os siros de Damasco a socorrer Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi matou dos siros vinte e dois mil homens. Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia. Ganhou Davi renome, quando, ao voltar de ferir os siros, matou dezoito mil homens no vale do Sal. Pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.”

Davi era indiscutivelmente um homem marcado para ter vitórias, pois Deus o escolhera para conquistar para Ele através da guerra, dando-lhe uma força e uma habilidade incomuns. Porém, as vitórias de Davi não eram vitórias carnais, mas espirituais, porque o próprio Davi entendera no seu espírito que para viver essas vitórias era preciso ter ações espirituais que o habilitassem a desfrutar de um novo tempo. Por isso, Davi resgata a arca, e mesmo tendo-a deixado “no meio do caminho”, ele retorna para buscá-la, pois via que Deus estava abençoando a Obede Edom, ou seja: a bênção de Deus estava onde a Arca estava! E Deus nos escolhe como escolheu a Davi, nos forjando no espírito para conhecermos e entendermos princípios espirituais que nos levarão a vitórias na guerra contra principados, potestades e dominadores.

Davi, então, vai e traz a Arca definitivamente para Jerusalém e tem início, a partir daí, o seu período de maiores vitórias alcançadas – por causa da Arca. E à semelhança de Davi, a nossa Arca é Jesus Cristo! O homem sem essa arca pode até ter vitórias, mas parciais, porque sempre o diabo o rouba. Porém, quando temos a Arca – Jesus, aí então as nossas vitórias são completas, entramos em vitória para um novo tempo, pois Jesus é vencedor invicto e as suas vitórias Ele nos entregou na Cruz do Calvário:

Ele venceu as limitações do Inimigo – Atos 10.38“como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;"

Ele venceu a morte através da ressurreição – 1Co 15.55“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”

Ele venceu o próprio Satanás – Cl 2: 15“e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

ESTE 6º. PASSO - SABER ENTRAR EM VITÓRIA PARA UM NOVO TEMPO NÃO SE PODE DAR SEM TER CONSIGO A ARCA DA ALIANÇA – JESUS CRISTO - Porque Jesus disse em Jo 15.5b: “sem mim nada podeis fazer”. E em Fp 4.13, lemos que tudo podemos com essa Arca, Jesus – “eu tudo posso naquele que me fortalece!”

E PARA SABER ENTRAR EM VITÓRIA PARA UM NOVO TEMPO É PRECISO:

1º VENCER AS RESISTENCIAS - Deus escolheu o caminho da guerra para dar a Davi todas as suas vitórias – nenhuma vitória de Davi foi alcançada sem guerra. Por quê? Porque na acomodação de Saul criaram-se focos e mais focos de resistência - 2Sm 8 e Davi precisou vencê-los um a um. Havia o principal de todos os focos de resistência que era Jerusalém – Js 15:63“Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitam os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje.” Agora vamos ver o que Davi fez - 2Sm 5.6-10 – “Partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra e que disseram a Davi: Não entrarás aqui, porque os cegos e os coxos te repelirão, como quem diz: Davi não entrará neste lugar. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. (Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa.) Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; foi edificando em redor, desde Milo e para dentro. 10 Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.”

NÓS TEMOS QUE VENCER 4 ÁREAS DE RESISTÊNCIAS PARA TER GRANDES VITORIAS:

1º) Em nós mesmos (as nossas deformações) - 1Co 9.25 – “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.”

2º) Das nossas limitações (buscando em Deus mais – Deus tem mais para nós!) - Tg 1.5 - “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”

3º) No mundo espiritual – Mt 11.12“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

4º) Dos homens – I Jo 5.19“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”

2º VIVENDO PELA FÉ A PALAVRA QUE RECEBO – Is 1.19 – “se quiserdes e me ouvirdes...”

A palavra de Deus é sempre condicional ao homem. O homem pode vir a igreja ser um pastor, um bispo, diácono, e viver derrotas ou viver vitórias. Depende do que ele vai fazer com a Palavra que ele recebe de Deus. Exemplo disso é Davi em Ziclague I Sm 30. Tudo estava aparentemente perdido, mas Deus tinha para Davi um novo tempo, uma grande vitoria! E essa vitóoria veio a partir da Palavra – Davi ouviu a palavra profética e foi. E venceu!

3º) ELIMINANDO DA MINHA VIDA AS PRECIPITAÇÕES - Pv 19.2 - Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.

A precipitação é a Irma gêmea da ansiedade. Precipitar significa não ter descanso na alma – não saber esperar o tempo de Deus e por isso destruir – a obra de Deus em sua vida – e as suas próprias oportunidades (quem tem pressa come cru!). A precipitação troca nossos valores e nos faz agir loucamente.

DEUS NOS FAZ ENTRAR EM VITÓRIA PARA UM NOVO TEMPO PORQUE:

1º) O MUNDO ESPIRITUAL E NATURAL SÓ RECONHECE O VENCEDOR - Ef 1.20

2º) TODA SORTE DE BÊNÇÃOS E DE PROMESSAS PERTENCEM AO VENCEDOR – Ap 2.7, 17, 26, 3.12 e 21

3º) NOS DÁ IDENTIFICAÇÃO COM JESUS CRISTO (PORQUE ELE É VENCEDOR)!

DECLARE COM FÉ: Senhor, eu recebo essa palavra no meu espírito e entro em vitória nesse novo tempo. Tomo posse de todas as bênçãos que a presença de Jesus Cristo, a minha arca, trará sobre a minha vida, a minha casa e a minha família. Vou guerrear e terei vitórias! Eu guardo a tua Palavra no meu coração para ter vitorias. Eu tiro da minha vida a ansiedade, a precipitação para andar no sentimento de Jesus Cristo. E eu profetizo na minha vida, a palavra de 2Sm 8.14 – aonde eu for, o Senhor me dará vitórias. Em nome de Jesus. Amem!

Nenhum comentário: