terça-feira, 20 de agosto de 2013

RENASCER DA PROSPERIDADE

Js 1.1-9Is 54.2-3 - Hoje é o dia de vivermos o renascer da nossa condição de prosperidade todas as áreas da nossa vida. Depois de passar quarenta anos no deserto, Deus chama a Josué e lhe dá a maior unção de conquista que é descrita em toda a Palavra – era o renascer da prosperidade, mostrando que o deserto não poderia matar a promessa de Deus na vida de Josué. Deus é um Deus de crescimento – a estagnação, o lugar de conforto e o retrocesso não procedem de Deus, mas da alma humana que muitas vezes é envolvida por deformações, por essa razão o Senhor diz em Sua Palavra - Is 54 - “não o impeças”. Por que? Porque nesse tempo de renascer, a única coisa que pode impedir o nossa prosperidade é a nossa própria mente. 2Co 6: 12-13 – “Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. 13 Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós”. Para que Josué pudesse viver o renascer da prosperidade em suas ações era necessário que ele fosse tratado em sua alma e começasse a viver alguns passos que Deus lhe dera (Deus deu a Josué algumas palavras imperativas que eram a condição para que ele prosperasse e expandisse):

PARA VIVERMOS O RENASCER DA PROSPERIDADE COMO JOSUÉ, É NECESSÁRIO:

1º) DISPOR-SE PARA AVANÇAR CONTRA O IMPOSSÍVEL, COMO UM GUERREIRO - Em primeiro lugar Deus ordenou a Josué “dispõe-te e passa o Jordão: V.2 – “dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”. Passar o Jordão é quebrar barreiras. Dispor-se significa romper a inércia, ir adiante, dar passos de fé, empreender. Quantas pessoas em que Deus quer fazer uma grande obra de poder em suas vidas, mas não há disposição, a pessoa não se apresenta, antes cerca a sua vida de desculpas que demonstram as sua impossibilidades. Existem pessoas que poderiam ser grandes servos de Deus, mas “o meu trabalho / os meus estudos / a minha família / as outras pessoas...” tudo se torna em sua alma um impedimento. Deus não precisa saber quais são as dificuldades, mesmo porque Ele já sabe – o que Deus precisa é de alguém que se disponha para dizer “eis-me aqui!”, pois naquilo que somos limitados e impossibilitados, Ele é perfeito e Todo Poderoso e Ele quer derramar a Sua glória sobre a nossa vida! Is 60.1 “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti”

2º) SER FORTE E CORAJOSO PARA PERSEVERAR COMO CONQUISTADOR - A segunda coisa que Deus disse foi: v. 6 “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais” e depois, no v. 7, o Senhor repete: “Tão-somente sê forte e mui corajoso”. Essa palavra partiu do Senhor, isso significa que essas características não são da carne, mas do espírito! Deus estava tratando Josué espiritualmente naquilo que ele necessitava assimilar para que pudesse prosperar e expandir – logo em segui da o Senhor diz: v.8 “então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”. Da mesma forma, Deus nos trata espiritualmente. Ser forte e corajoso, conforme a palavra significa:

Ø Ser íntegro (quem não é íntegro está dividido e não prospera);

Ø Ser maduro (quem não tem maturidade se desvia, roda em círculos como o povo no deserto e não expande);

Ø Ser um homem de fé (quem não crê que Deus pode realizar maravilhas inviabiliza o milagre e não prospera – não dá passos de ousadia)

Por isso a Palavra de Deus nos estimula: Jl 3.10 Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.

3º) NÃO SE DESVIAR, TER TEU FOCO ORIENTADO PELA PALAVRA APOSTÓLICA - Deus deu a Josué uma seqüência de determinações: “não se desvie para a direita ou esquerda / não cesses de falar do livro da lei / medita na palavra dia e noite” - Tudo isso era a palavra do Apóstolo Paulo – Rm 12.1-2 - “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Quantas pessoas deixam de viver as promessas porque se desviaram (ou pra direita ou pra esquerda, se desviaram em palavras alheias, em rebeldia do coração, nas deformações da própria alma), após desviar-se deixaram de falar da palavra e meditar nela, mas encheram seu coração e sua boca daquilo que não edifica – desviar-se não é necessariamente sair da igreja – muitas vezes desviar-se é perder os referenciais, perverter o sentimento, a essência, a pureza, por isso o Espírito Santo disse à Igreja em Éfeso: Ap 2.4-5 – “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”. Por isso o Espírito Santo te fala: Não se desvie! Medita no que é bom! Fala a palavra (profetiza!) Sl 1.1-3 – “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto fizer prosperará”

QUANDO EU VIVO O RENASCER DA PROSPERIDADE, EU TAMBÉM VIVO:

1º A SAÍDA DO DESERTO, DEIXANDO O OPRÓBRIO PARA TRÁS – Josué vencera o deserto, atravessara o Jordão e agora estava diante da terra da sua promessa. Todo deserto, toda vergonha vai ficar para trás. É tempo da tua prosperidade renascer.

2º A OCUPAÇÃO PLENA DE MINHA TERRA PROMETIDA - A promessa de ocupação que Deus deu a Josué era tremenda: 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés”. Ou seja, a conquista era irrestrita da parte de Deus para aquele povo! Conquiste a tua família, o teu ministério, a tua vida financeira e todas as áreas da tua vida!

3º A AUTORIDADE E A HONRA NO LUGAR DA MINHA CONQUISTA - Deus estava dando a Josué autoridade e poder para avançar sobre Canaã, porém o estabelecimento de autoridade e de honra dependeria do avanço que Josué empreendesse. A verdade é que ninguém reconhece ou mesmo honra aquele que retrocede, que diminui, que fali em suas conquistas, porém é reconhecido aquele que prospera, que expande e que tem a marca de Deus sobre a sua vida, por isso a palavra de Deus sobre a sua vida é a palavra a Josué: 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei

DECLARE COM FÉ:

“Senhor, eu recebo essa palavra no meu espírito e hoje, eu alargo o espaço da minha tenda, pois esse é o tempo do renascer da minha prosperidade! Eu te peço perdão por todas as vezes que eu impedi o meu crescimento, através dos meus sentimentos e frustrações. Hoje, eu me limpo de tudo isso, e me abro para o renascer da minha prosperidade. Deixo para trás todo deserto e toda miséria que um dia me amarraram. Me disponho para avançar contra o impossível, como um guerreiro! Serei forte e corajoso, perseverarei como conquistador! Não me desviarei, mas orientarei meu foco através da promessa de Deus! Saio desse deserto e declaro: a vergonha já ficou para trás. Ocuparei plenamente a terra da minha promessa e terei autoridade e honra no lugar da minha conquista! O Senhor é comigo, e por isso, posso ter a certeza de que nada me resistirá. Renovo hoje a minha mente e declaro que terei sucesso em tudo o que eu fizer. A prosperidade do Senhor será uma marca na minha vida, nas minhas realizações. O Senhor é comigo e eu declaro pela fé: Esse é o tempo do renascer da minha prosperidade, em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário: