segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O ENCONTRO DE ELIAS

“Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.” - I Rs 19.9-18

Quem se considera uma pessoa difícil? Alguém chato, detalhista, pessimista, nervoso... Nossos comportamentos determinam nossos resultados, e Deus não nos fez pessoas difíceis, mas sim, pessoas com personalidade. E é preciso encontrar um caminho para sermos compreendidos, para nos relacionarmos. Fazer relacionamentos é fazer concessões. Paulo fala sobre a sedimentação de relacionamentos em I Co 9.22“Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.” É necessário se fazer compreendido para ter acesso às pessoas, estabelecendo-se assim, uma sinergia, se não eu me isolo, e o isolamento é um grande roubo nas nossas vidas. Elias era uma pessoa difícil, alguém que tinha uma unção de Deus sobrenatural, mas, mesmo assim, ele era difícil. Ele precisava encontrar um equilíbrio no seu comportamento para que ele tivesse uma fluidez, e assim, vencer as amarrações e os obstáculos. Quando não conseguimos isso, o mundo vira de ponta cabeça e a pessoa pensa: “eu não consigo dar certo.” PALAVRA PROFÉTICA: “Deus vai te colocar no começo da fila.” Como aconteceu esse processo com Elias? - Deus chama Elias num momento complicado - no reino do Norte reinava Acabe, casado com Jezabel, bonita, mas estrangeira. Jezabel traz o culto cananita para dentro de Israel, mandando matar todos os profetas de Israel. É aí que Deus levanta Elias, que não entendeu a grandiosidade daquilo que o Senhor tinha para ele. Elias estava caminhando com Deus, mas as coisas pareciam não fazer sentido. O mesmo Deus que escolheu Elias nos escolheu e Ele tem uma grande obra para realizar na nossa vida. O encontro de Elias era a preparação para que ele, Elias, vivesse o grande de Deus.

VIVENCIANDO O ENCONTRO DE ELIAS – PREPARANDO-SE PARA O GRANDE DE DEUS:

1) APRENDA A ENFRENTAR CENÁRIOS EXTREMAMENTE CAÓTICOS – I Rs 17.6“Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente.” - Sete anos sem chover em Israel, um verdadeiro caos espiritual e econômico. E nesse contexto nós vemos que a lógica de Deus afronta tudo aquilo que é natural. Corvos, urubus trazendo carne para Elias. Daquilo que era morte, Deus tirava vida. PALAVRA PROFÉTICA: “Na situação caótica que você está vivendo, Deus tem uma saída louca para você!” O que voce precisa para vencer o caos lá fora:

a) NÃO SE DESESPERE - Todo aquele que tem descontrole, não consegue chegar ao fim. Gente que morre afogado por desespero. O que nós sentimos, nós transmitimos. E quando eu transmito meu desespero, sou vulnerável à minha concorrência. O desespero impede o raciocínio. Equilíbrio, autoridade e segurança virão de Deus para a Tua vida. Deus fará uma grande obra! Você precisa transmitir esse controle e essa segurança, certo daquilo que Deus fará! Declare: “Eu vou exalar sucesso!” É preciso ter essa consciência para que se tenha vitória, pois controle próprio é marca de quem é guiado pelo Espírito Santo de Deus!

b) OLHE AS SITUAÇÕES DE MANEIRA POSITIVA - Quem olha negativamente cria barreiras do impossível! Assuma o controle através da visão positiva. A luz virá e você vai sair desse caos. Pode ter seca na terra, perseguição e desafio sobre-humano, mas você é separado para viver o que ninguém nunca viveu.

c) ESTEJA PREPARADO - Você precisa estar preparado para a vitória, pois o teu exterior é o reflexo do teu interior! Deus te dará cara de abençoado. Quem está preparado consegue exercer o controle dentro do caos. E quando você está preparado, fazendo a tua parte, Deus faz o sobrenatural! O livramento perfeito de Deus, ainda que ninguém entenda, vai se manifestar!

2) VENÇA A SI MESMODeclare com fé: “HOJE, EU VOU ME DERROTAR!” Deus agora manda Elias diante dos profetas de Baal e no Monte Carmelo, Elias faz um desafio! Homem de sucesso vive de desafio - Se você ficar chorando, chega outro na tua frente. Elias era homem forte, incrível e com uma palavra que fazia tremer a todos. Os profetas de Baal tentaram, mas nada conseguiram, pois aquele dia era um Dia de Elias. Aqueles homens eram feiticeiros, mas maior era o poder de Deus na vida de Elias. E caiu fogo dos céus e o povo começou a declarar: “Só o Senhor é Deus!” Mas vem a ameaça de Jezabel e as deformações emocionais de Elias começam a se manifestar. Vejamos as atitudes de Elias que o derrotaram:

a) ISOLAMENTOI Rs 19.3“Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.” Não se feche nem crie um monstro maior do que o livramento que o teu Deus pode te dar. DECLARE COM FÉ: “Eu sou como Elias – separado sim, mas por Deus, para viver o grande.” No poder da comunhão, da unidade, nós temos a vitória!

b) POTENCIALIZAR A DESGRAÇA - I Pe 5.7 - “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” - Não aceite a derrota que o Inimigo quer te impor. Deus não te dá provação maior que você não possa suportar. Antes, lance sobre Deus toda a tua ansiedade e encha-se do Espírito Santo, pois quem é cheio do Espírito de Deus, reverte situações.

c) MENOSPREZAR O QUE SE VIVEU - Fp 3.16“Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.” - As experiências de hoje, são as nossas armas de vitória na luta do amanhã!

3) TER O DOMINIO DA PALAVRA – As coisas acontecem no mundo espiritual pelo poder da palavra. E você precisa ter o domínio da palavra nas tuas mãos, de duas maneiras:

a) QUEBRE O PODER DA PALAVRA MALDITA CONTRA VOCEIs 54.17“Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.” - A arma forjada não vai prosperar e a palavra humana não terá poder sobre a tua vida. Maior é o Deus que habita na tua vida!

b) PROFETIZE A PALAVRA A TEU FAVORRm 4.17“como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.” - Use o poder da Palavra de Deus! A palavra é viva e tem poder, pois você está debaixo da cobertura do Sangue do Cordeiro. Você vai chamar a existência o teu milagre! DECLARE COM FÉ: “Eu não aceito depressão, mas eu quero pressão: mais trabalho, mais oportunidades! Eu tenho o Espírito Santo, eu tenho unção!”

TRÊS MENSAGENS DE DEUS NESSE ENCONTRO COM ELIAS:

1. PONHA PARA FORA O TEU POTENCIAL - É melhor errar tentando do que se retrair! Você pode mais! Declare: Eu vou fazer mais! O ambiente de caverna não tem sol - quem não toma sol morre, é um ambiente sombrio, de morcegos! Mas os teus lugares são os lugares altos. Você não é morcego, mas uma águia.

2. É DO JEITO DE DEUS - Terremoto, fogo, vendaval, mas Deus não estava lá. Elias esperava uma manifestação mirabolante de Deus, mas o Senhor falou com ele através de uma brisa suave. É na hora de Deus, do jeito de Deus. Você já venceu o caos, você já venceu a você mesmo... Agora é viver o tempo de Deus. E na caverna você não ficará!

3. AINDA TEM MUITA COISA AINDA PRA ACONTECER - Você enxerga o presente e a impossibilidade, a barreira, mas Deus vê o resultado! Elias achava que era o fim, mas ele iria ungir a reis e também o sue sucessor! Você vai realizar numa velocidade incrível. Você vai reverter palavras sobre a tua vida. O teu comportamento estará ajustado a vontade de Deus! DECLARE COM FÉ: “Acabou a festa, Jezabel, Deus tem mais para mim!!”

DECLARE COM FÉ:

“Senhor meu Deus, hoje eu recebo essa unção e declaro – nessa noite, o Senhor está me alinhando à sua vontade! O meu lugar é nos lugares altos e não em cavernas! Eu não sou morcego, eu sou águia! Como Elias, eu recebo a plenitude daquilo que eu sou. Eu sou ungido, sou abençoado, sou aquele para quem as portas se abrem. Com o mundo está o braço da carne, mas comigo, o braço forte do Senhor, para me ajudar, me amparar e me dar vitorias! Todas as cavernas profissionais que eu me prendia e todos desejos contrários a mim mesmo, transformados em ações inconscientes, estão quebrados, pelo poder do sangue de Jesus. Toda indução demoníaca para que eu vivesse passivamente e entregasse os pontos, eu rejeito agora. Eu não sou daqueles que ficam jogados em cavernas, mas eu estou no caminho certo. Esse encontro dessa noite produzira na minha vida o que eu nunca pensei, pois o melhor de Deus está por vir. O melhor de Deus já chegou na minha vida. Saio daqui hoje, restaurado e transformado por essa unção. Como o Senhor levantou Elias, o Senhor também me levanta, e eu declaro: – não tenho mais medo, não estou preso, mas estou liberado em nome de Jesus. Agora, Senhor, arranca-me dessa caverna e pelo teu poder faz obra de milagres. Traz sobre a minha vida a alegria de estar no caminho certo! Saio daqui hoje para realizar mais e mais, em nome de Jesus, amém e amém!”

Nenhum comentário: