segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O ENCONTRO DE ABRAÃO

“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR. Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe”.- Gn 12.1-9

É muito importante entendermos o que Deus estabelece quando ele chama Abraão. Ali, o Senhor nos ensina que Ele não faz acepção de pessoas, mas que Ele capacita as pessoas de acordo com o que Ele preparou. Sl 139.16“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” Entretanto, existe um fator que limita o poder de Deus – a nossa vontade. Esse é o nosso grande desafio: promovermos o nosso encontro como nosso ser espiritual, para vivermos a grande vontade de Deus. Declare com fé: “Deus tem um encontro preparado para mim e eu vou me encontrar com a vontade de Deus.” Precisa haver em nós um inconformismo latente, pois do jeito que está não pode ficar! Todas as coisas de Deus são dinâmicas, como o Senhor nos atesta na Sua Palavra:

1) Jo 4.14“aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”

2) I Co 3.18“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

A pior coisa que pode acontecer na tua vida profissional é a estagnação, pois nela, nós perdemos o nosso equilíbrio. Somente existem dois movimentos espirituais - avançar ou retroceder. Se você está aqui hoje é porque você quer avançar e isso coaduna com a vontade de Deus. A ordem de Deus para Abraão foi: “saia desse lugar, do meio dos teus parentes.” Abraão morava na Mesopotâmia e não tinha uma relação com Deus, seu pai era um fazedor de ídolos, mas Deus aparece para ele e esse encontro mudou a história dele.

O QUE REPRESENTA UM ENCONTRO COM DEUS:

1) NOVOS DESAFIOS – situações que vão nos levar a rompermos com nossas limitações, nossas deformações. Quando Deus nos dá um desafio é porque Ele tem coisas maiores e superiores.

2) UM ENCONTRO ESPIRITUAL – Abraão deixaria de ser simplesmente um homem natural, para se tornar um homem espiritual, alguém que tinha uma relação verdadeira com o Deus vivo. O mundo profissional precisa de homens espirituais;

3) A MUDANÇA DA NOSSA HISTÓRIA – uma virada radical no rumo da tua carreira, te fazendo livre para prosperar e vencer.

AO ENCONTRAR-SE COM DEUS ABRAÃO TORNOU-SE:

1) INDEPENDENTE – Deus o fez sair da sua casa, do meio dos parentes, o que representava a sua dependência. No caso do Brasil, foi a passagem de colônia para um país independente. Ser independente nos livra da condição de escravidão. Rm 8.15-16Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Somos escravizados no dia a dia por diversas situações: opiniões, dívidas, medos, acomodações, etc. A escravidão é um espírito, um sentimento que dita comportamentos. Enquanto Abraão fosse escravo de Tera, seu pai, nada aconteceria na sua vida. O espírito da escravidão nos deforma e a herança de escravidão presente no ser humano, é muito forte. Muitas pessoas que antes eram escravos da televisão, hoje são escravos das mídias sociais. Mudamos de opinião para agradar os outros, por conta da nossa insegurança, insegurança esta que é fruto da nossa dependência. Quem é independente não é alguém venal, não tem preço. Deus não nos deu espírito de escravidão. Declare com fé: “Tudo aquilo que tem me escravizado, me descaracterizado, todos os medos da minha vida, eu rejeito agora! Eu sou livre e recebo o espírito de filho, em nome de Jesus!” Nosso comportamento muitas vezes é travado até com quem se ama. Morremos de medo de ousar, de empreender... Por que? Por causa do espírito de escravo, que constantemente te desequilibra. O primeiro passo de Abraão foi sair da sua casa e seguir na direção que Deus ainda lhe mostraria. A cada passo, a terra da sua escravidão estava mais longe e ele mais perto da sua promessa. Não é fácil sair, não é fácil abandonar, mas esse é o caminho da independência. Liberdade te dá autoridade, te faz bonito e atrai negócios.

2) MADURO - A imaturidade é um mal que rouba a nossa autenticidade, nos fazendo errar, nos fazendo pecar e nos leva à mentira. Vejamos o caso de Abraão e Sarai no Egito: sua imaturidade o leva a mentira, a dizer que Sarai era sua irmã. Isso trouxe consequências terríveis para ele, inclusive Agar, que era egípcia e acabou vindo entre “os presentes” que ele recebera ali. Jo 8.44b“Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” É necessário que tenhamos um comportamento adequado à maturidade que adquirimos. I Co 13.11“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” Deus quer que amadureçamos - pare de falar como menino, pare de sentir como menino, pare de pensar como menino! Desista das coisas de menino hoje e tenha uma fala consistente, espiritual e verdadeira e você será respeitado como homem maduro, pois essa é a manifestação do Espírito Santo. Gl 5.22-23Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. A responsabilidade de Abraão era administrar um voo cego, pois Deus lhe havia dito: “vai para a terra que eu vou te mostrar”. Somente quem é maduro consegue isso!

3) MALEÁVEL ÀS MUDANÇAS - Gn 22.9-10Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho.” – Primeiro Deus manda Abraão sair de casa, depois era tempo de se separar de Ló. Agora era a hora da maior mudança da sua vida – abrir mão do seu filho Isaque. Esteja preparado para se ajustar às mudanças, pois Deus tem coisas novas para a tua vida, em todas as áreas! É sair da caixinha que o Inferno sempre quis te colocar. Como o que Deus faz é dinâmico, mudança é uma constante na vida daquele que tem um encontro com Deus. Estabeleça a possibilidade de Deus mudar a tua vida profissional e se prepare para isso! Assim como Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, Deus mudará também o teu nome! Teu nome será liberto, abençoado e próspero. Deus provou a Abraão para saber se ele estava pronto para grandes mudanças. Um homem pronto para mudanças é aquele que está disposto a obedecer em todas as coisas. Declare: “toda dureza do meu coração, toda inflexibilidade dos meus comportamentos e todas as coisas me faziam insuportável, eu quebro hoje, em nome de Jesus. Eu estou pronto para obedecer e viver as bênçãos de Deus.”

AS BÊNÇÃOS DO ENCONTRO DE ABRAÃO. DEUS VAI REALIZAR NA TUA VIDA:

1. UMA REVOLUÇÃO EXCEPCIONAL - Deus vai revolucionar todos os teus caminhos

2. A LIBERAÇÃO DO GRANDE DE DEUSGn 15.5“Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.” Pare de ficar com picuinhas, pois Deus tem o grande para você. Novas oportunidades, extensões daquilo que você já fez. Sai da tua tenda, da tua condição de hoje, para enxergar o teu futuro.

3. OS TEUS SONHOS MATERIAIS - Deus está te dando um patrimônio e você vai transmitir a benção para os teus filhos e para a tua família. Você não vai mais acumular dívidas, mas sim ter um patrimônio abençoado. Os nossos filhos serão Isaque.

4. O IMPOSSÍVEL - Abraão creu contra a esperança. O que você não acreditava mais vai acontecer!! A palavra de Deus não morre e promessa não se desfaz! Hoje você vai receber o teu Isaque.

5. NOVIDADE DE VIDA - Se despeça dos dias de choro porque os dias de riso virão!!

DECLARE COM FÉ:

“Senhor meu Deus, como Abraão, eu estou tendo hoje um encontro com a conquista. Hoje eu vivo Sofonias 3.20 – Deus está mudando a minha sorte diante dos meus olhos. Eu desfaço toda aliança com o fracasso, quebro maldição hereditária, tiro do meu coração todo tipo de complicação. todas as alianças e elos com o meu passado de frustrações. Eu sou uma benção e tenho essa palavra no meu espírito. Eu me apresentarei ao mundo como o abençoado do Senhor. Nada vai me impedir ou roubar de viver as minhas promessas. Espírito Santo de vida, derrama-te em mim, tirando toda insegurança e me toma segundo a Tua palavra, me abençoando pelo Teu poder. Eu rejeito todo espírito de escravidão. Não sou escravo de nada, mas sou livre, filho, herdeiro e co-herdeiro com Jesus Cristo, de todas as bênçãos espirituais. Quebra todo grilhão, toda prisão, todo tipo de ataque ou malignidade, saia da minha vida pelo poder dessa oração. Senhor, toda imaturidade imperceptiva ou consciente, todo comportamento inadequado, que eu não deveria ter, eu quebro agora! Eu tomarei novas posições, seriamente, e nada ficará igual na minha vida. Recebo a maturidade que vem de Deus, maturidade esta que me dará consistência e autoridade na minha vida profissional. Senhor, eu estou pronto para mudar. Perdoa-me pela minha inflexibilidade, pela minha teimosia. Eu me entrego a tua vontade, me humilhando aos teus pés. Quero ser controlado e guiado pelo Teu Espírito, usa-me segunda a Tua vontade, em nome de Jesus, amém e amém!”

Nenhum comentário: