segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

RECEBER A VISITA DO ANJO DO SENHOR

“No dia vinte e quatro do primeiro mês, estando eu à borda do grande rio Tigre, levantei os olhos e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como o estrondo de muita gente. Só eu, Daniel, tive aquela visão; os homens que estavam comigo nada viram; não obstante, caiu sobre eles grande temor, e fugiram e se esconderam. Fiquei, pois, eu só e contemplei esta grande visão, e não restou força em mim; o meu rosto mudou de cor e se desfigurou, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo-a, caí sem sentidos, rosto em terra. Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos. Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes.” - Dn 10.4-14

No final do seu Jejum, Daniel foi visitado poderosamente pelo Anjo do Senhor. Esse trouxe a ele revelações, respostas e além de tudo, o animou, mostrando que o Senhor havia se agradado de sua consagração e jejum. O Anjo do Senhor o reanima, fortalece, acalma e lhe dá paz, revelando a ele as coisas que ainda haveriam de vir. Hoje, viveremos a mesma visitação de Daniel, pois o nosso Deus não muda e sairemos daqui revigorados e animados pelo poder de Deus e marcados pelas revelações das promessas que Ele derramará sobre nossas vidas.

PARA RECEBER A VISITAÇÃO DO ANJO DO SENHOR E TERMOS A VITÓRIA NO NOSSO JEJUM, PRECISAMOS, À SEMELHANÇA DE DANIEL:

1) NÃO ABRIR MÃO DAS NOSSAS CONVICÇÕES – Dn 1.8“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” – Logo que chegou na Babilônia, Daniel resolver não se contaminar. Mas esse posicionamento perdurou por toda a sua vida. Aquilo que estamos conquistando nessa Campanha de Jejum não pode ser desprezado jamais, mas precisa ser o primeiro passo de uma nova caminhada de intimidade com Deus.

2) NOS HUMILHARMOS DIANTE DO SENHOR, RECONHECENDO NOSSO ERRO E LHE PEDINDO PERDÃO – Dn 9.8-9“Ó SENHOR, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti. Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele.” – Ainda que o pecado fosse de todo o povo, Daniel assume uma condição intercessória. Assim como Jesus Cristo levou sobre si o nosso pecado, Daniel chama para si a responsabilidade, entendendo que o caminho que abriria a porta para receber as respostas que ele buscava era a humilhação diante de Deus, o confessar do pecado e a busca do perdão.

3) TER DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER EM TODO O TEMPO – Dn 10.11“Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo.” – Ainda que Daniel nem soubesse como se portar diante do anjo, ele tinha disposição para obedecer. Seu corpo não tinha forças para permanecer de pé, mas a direção do anjo era “levanta-te sobre teus pés”. Na nossa obediência, Deus nos honra.

E QUANDO RECEBEMOS A VISITAÇÃO DO ANJO, RECEBEMOS TODA A SORTE DE BÊNÇÃOS

1) CERTEZA DE QUE DEUS OUVE E RESPONDE A NOSSA ORAÇÃO – Dn 10.12 “Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.”

2) CERTEZA DA NOSSA VITÓRIA – Dn 10.13“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.”

3) TEMOS A REVELAÇÃO DO QUE HÁ DE VIR – Dn 10.14 – “Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes.”

4) SOMOS FORTALECIDOS NO SENHOR – Dn 10.18-19 – “Então, me tornou a tocar aquele semelhante a um homem e me fortaleceu; e disse: Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte. Ao falar ele comigo, fiquei fortalecido e disse: fala, meu senhor, pois me fortaleceste.”

HOJE ESTAMOS RECEBENDO A VISITA DO ANJO DO SENHOR E SEREMOS ABENÇOADOS COMO:

1) JACÓ – TEREMOS NOSSO NOME MUDADO - Gn 32.28-29 – “Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.”

2) ABRAÃO – SEREMOS SUPRIDOS EM TUDO – Gn 22.14-17“E pôs Abraão por nome àquele lugar – O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,”

3) JOSUÉ – DEUS ENVIARÁ SOCORRO – Js 5.14-15“Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? Respondeu o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.”

4) MANOÁ – SEREMOS CURADOS DE TODA ESTERILIDADE – Jz 13.3 - “Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.”

5) PEDRO – CADEIAS QUEBRADAS E PORTAS ABERTAS – At 12.7 e 10 – “Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele.”

CONCLUSÃO

Sl 34.7 – “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.”

Nenhum comentário: