“1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? 4 Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. 5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” - Sl 42.1-5
1 Pe 5.7 – “7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
A ansiedade é uma das principais inimigas da fé! Ela traz dúvida, abate a alma e nos distancia de viver a promessa e tomar posse do que está liberado a nosso favor. A indústria farmacêutica faz fortunas em função da ansiedade, apresentando calmantes e antidepressivos, prometendo trazer equilíbrio para as pessoas que vivem nos extremos! O verdadeiro remédio, porém, que nos equilibra, é a Palavra de Deus! A Palavra de Deus nos traz direção e paz nos momentos de dúvida e, diante das perguntas mais simples ou mais profundas, nos traz respostas claras para que não sejamos roubados em nenhum de nossos posicionamentos. Hoje vamos vencer a ansiedade! Vamos buscar respostas em Deus sem alimentar problemas nem criar dificuldades que nos afastam da solução mais simples que é lançar a ansiedade sobre o Senhor e experimentar o seu cuidado.
VENCENDO A ANSIEDADE BUSCANDO RESPOSTAS EM DEUS
Hoje vamos aprender a vencer a ansiedade através das perguntas daqueles que enfrentaram os ataques deste espírito e, pelas suas posturas espirituais, experimentaram vitórias porque aplicaram sem medo a resposta que receberam.
1º. DISPOSIÇÃO PARA CAMINHAR E OBEDECER A DIREÇÃO DE DEUS, MESMO QUANDO NÃO HÁ UM CAMINHO VISÍVEL - 1 Sm 23.1-5 e 10-13 – “1 Foi dito a Davi: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. 2 Consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? Respondeu o SENHOR a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila. 3 Porém os homens de Davi lhe disseram: Temos medo aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra as tropas dos filisteus. 4 Então, Davi tornou a consultar o SENHOR, e o SENHOR lhe respondeu e disse: Dispõe-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus nas tuas mãos. 5 Partiu Davi com seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou todo o gado, e fez grande morticínio entre eles; assim, Davi salvou os moradores de Queila. 10 Orou Davi: Ó SENHOR, Deus de Israel, teu servo ouviu que Saul, de fato, procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. 11 Entregar-me-ão os homens de Queila nas mãos dele? Descerá Saul, como o teu servo ouviu? Ah! SENHOR, Deus de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá. 12 Perguntou-lhe Davi: Entregar-me-ão os homens de Queila, a mim e aos meus servos, nas mãos de Saul? Respondeu o SENHOR: Entregarão. 13 Então, se dispôs Davi com os seus homens, uns seiscentos, saíram de Queila e se foram sem rumo certo. Sendo anunciado a Saul que Davi fugira de Queila, cessou de persegui-lo.”
Davi tinha trazido aos moradores de Queila um grande livramento ferindo os Filisteus. O seu exército estava temeroso em participar daquela batalha, mas consultando ao Senhor recebeu a direção de lutar, pois Deus lhe daria a vitória. Logo depois dessa vitória de Davi, Saul queria cercar a cidade para matar Davi! Era de se esperar que os moradores de Queila defendessem a Davi e o protegessem como seu herói! Porém, ao consultar ao Senhor recebeu como resposta que os moradores de Queila iriam entregá-lo nas mãos de Saul que, por sua vez, desceria para matá-lo! Naquele momento de ansiedade para ele e para seu exército, a postura de Davi foi de se dispor a caminhar ainda que sem rumo certo, mas com a certeza de estar caminhando em direção ao livramento. Vence a ansiedade quem mantém esta postura de obediência a uma direção dos céus e não permite que o medo potencialize a sua ansiedade. Caminhe em direção ao seu livramento! Não fique refém da traição. Ouse obedecer a Palavra do Senhor!
2º. DISPOSIÇÃO PARA GUERREAR - 2 Rs 4.18-23 – “18 Tendo crescido o menino, saiu, certo dia, a ter com seu pai, que estava com os segadores.19 Disse a seu pai: Ai! A minha cabeça! Então, o pai disse ao seu moço: Leva-o a sua mãe.20 Ele o tomou e o levou a sua mãe, sobre cujos joelhos ficou sentado até ao meio-dia, e morreu.21 Subiu ela e o deitou sobre a cama do homem de Deus; fechou a porta e saiu.
22 Chamou a seu marido e lhe disse: Manda-me um dos moços e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus e volte. 23 Perguntou ele: Por que vais a ele hoje? Não é dia de Festa da Lua Nova nem sábado. Ela disse: Não faz mal.” - A postura da Sunamita diante da morte do seu filho demonstra a vitória de quem, segundo a Palavra, tem a disposição para guerrear. Ela não ficou chorando a morte de seu filho com ele deitado em seus joelhos, mas demonstrou sabedoria utilizando as armas espirituais que já tinha habilitado. A cama que ela havia feito para o profeta seria agora um lugar de ressurreição! Ela estava indo ao homem de Deus e voltaria com a certeza de que na Palavra do Senhor estava a solução da ansiedade da sua alma! Ela não permitiu que algo distraísse seu caminho até chegar ao profeta: sua disposição inicial de guerrear permaneceu até o fim, até que seu filho abrisse os olhos e ela contemplasse com alegria o resultado do seu posicionamento. Não perca os referenciais de vitória no momento da ansiedade. Não permita que obstáculos em seu caminho o impeçam de buscar o Senhor.Não olhe para traz e não responda aos incrédulos: a tua resposta vem dos céus!
3º. DISPOSIÇÃO PARA VIVER O NOVO - At 22.8-13 – “8 Perguntei: quem és tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues.9 Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.10 Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer.11 Tendo ficado cego por causa do fulgor daquela luz, guiado pela mão dos que estavam comigo, cheguei a Damasco.12 Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,13 veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse: Saulo, irmão, recebe novamente a vista. Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele.” - A vida do Apóstolo Paulo sofreu uma completa transformação no momento em que ele perguntou: que farei Senhor? O Apóstolo Paulo reconheceu que aquele que lhe aparecera no caminho de Damasco traria para ele um caminho novo cheio de realizações. Este novo caminho era o oposto do caminho que até então ele mesmo havia traçado. Paulo estava renunciando uma carreira de prestigio e reconhecimento intelectual, para se abrir ao Espírito e ser motivo de escárnio como prisioneiro! Ele sabia, porém, que viveria cheio da revelação do Senhor e não iria se importar com preceitos humanos. Quem lança fora o velho para dar lugar ao novo demonstra que não é governado por nenhuma ansiedade e tem, diante do Senhor, caminhos de grandes vitórias e incontáveis realizações. Não fique perplexo se o teu caminho parece que chegou ao fim. Receba a luz do Senhor que nos cega para o que é passado e nos ilumina para o novo! Não tenha medo do novo, a visão celestial é superior a tudo!
AS BÊNÇÃOS DAQUELE QUE VENCEU A ANSIEDADE
Mt 6.25-34 – “25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”
1º. VOCÊ NÃO FICARÁ SEM RESPOSTAS;
2º. O SENHOR TE SUSTENTARÁ;
3º. O SENHOR TE HONRARÁ;
4º. O SENHOR TE DARÁ PAZ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário