sexta-feira, 17 de abril de 2015

O QUE É O FRUTO DO ESPÍRITO – ATIVAR A SEMENTE

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. - Gl 5: 16 a 25

Muitas vezes ficamos no aguardo do fruto / colheita que acontecerá conosco/para nós, mas antes de acontecer conosco, o fruto tem que acontecer em nós;

A Palavra em Gálatas é clara: Existem as obras da carne – aquilo que a natureza humana produz – são: invejas, prostituições...

O homem que anda na carne, ou seja, de modo natural, reproduz essas características, por isso a Palavra diz:

Romanos 8:8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Mas existe também o Fruto do Espírito;

O QUE É FRUTO DO ESPÍRITO?

É aquilo que o Espírito de Deus produz em nós;

É aquilo que evidencia a presença de Cristo na vida da pessoa:

Mt 7: 16 a 20 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis

Romanos 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

É o resultado da ação do Espírito Santo no caráter humano (para que ele se torne novamente a imagem e semelhança de Deus)

Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança (no espírito);

Nós vivemos num mundo que está cheio de filhos do diabo – as pessoas cada vez mais se parecem com o diabo – 2Tm 3;

Existe uma tentativa da carne em simular esse Fruto através da cultura, cidadania, filosofia..., mas o Fruto é espiritual – e Jesus disse claramente: João 3:6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

Há um contraste violento entre as obras da carne e o Fruto do Espírito – é o contraste entre a natureza humana e o Espírito de Deus em vc querendo romper a terra – é Gl 5: 17 – é a guerra entre o caráter de Deus e o ego humano!

Quando o Espírito vence, vivemos Gl 2: 20.

PERCEBA: A BÍBLIA FALA SOBRE “O FRUTO DO ESPÍRITO” E NÃO “OS FRUTOS” – POR QUÊ?

Porque trata-se do resultado direto da ação do Espírito Santo no caráter do homem;

Fruto porque vem de uma única semente – a semente divina que é o Espírito Santo de Deus:

Quando uma pessoa entrega a vida a Jesus, imediatamente dentro dela é plantada uma semente: A presença do Espírito Santo – essa é a semente divina;

1Jo 3: 8 e 9 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.

Diga: Deus plantou em mim uma semente – a semente divina!

Ora, toda semente gera um: FRUTO!

Se a semente que Deus plantou em você é a divina, então o fruto que vai se desenvolver é o fruto divino e não humano. Vc está entendendo?

Esse fruto representa o desenvolvimento das características de Deus em nós – em nosso caráter!

Essa campanha é para transformação de caráter – não é especificamente para receber dons (mas ela vai acabar levando a recebe-los...) – o caráter apostólico do Espírito de Deus para termos a grande colheita;

Se não nascer em vc o Fruto do Espírito, como Deus vai te dar a grande colheita?

A grande colheita começa de dentro para fora – lembre-se da Palavra profética: Isaque tinha a semente bendita que venceu a esterilidade da terra – a benção de Deus estava sobre ele para colher por causa da semente – Deus vai te abençoar por causa da semente divina e vc vai colher a 100x1!

A SEMENTE ESTÁ EM NÓS, MAS PARA O FRUTO DESENVOLVER-SE EXISTE UM FATOR CRÍTICO... A TERRA!

MT 13: 3 a 8 E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. 5 Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um

Quem é a terra?

Somos nós – o nosso coração;

Nós podemos desenvolver a semente (que é o Espírito) plantada em nós ou aborta-la!

COMO?

QUEBRANDO AS RESISTÊNCIAS INTERIORES

2Co 6: 11 a 13 Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração. 12 Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. 13 Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós

O nosso coração é a terra que vai frutificar ou abortar uma semente;

Não importa o que seja semeado em nós – da parte de Deus ou do inimigo – sempre haverá a participação humana para que a semente se desenvolva;

Muitas vezes a terra que somos nós, oferece resistências à semente divina. Por quê? Porque o coração do homem é enganoso e desesperadamente corrupto – Jr 17;

As resistências são as nossas deformações carnais / o ego (o ego é o “ser”) que muitas vezes impede a semente de desenvolver-se. Jesus disse: Mateus 13:22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

O Senhor nos diz:

Is 54: 2 e 3 Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. 3 Porque transbordarás para a direita e para a esquerda;

Para quebrar as resistências nós temos que ter uma disposição interior de sermos transformados – custe o que custar!

Enquanto Isaque não livrou-se da mentira de que Rebeca era sua irmã não houve colheita!

TEMOS QUE NOS ENVOLVER COM AQUILO QUE DEUS VALORIZA

Lc 10: 38 a 42 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. 39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. 40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Nós não podemos mais ocupar a nossa mente com as coisas que a carne nos impõe – essa é a raiz do stress que leva à depressão;

Nós vivemos muitas vezes uma pressão que não tem nada a ver com Deus – “eu tenho que isso, eu tenho que aquilo...” – nós temos é que estar envolvidos com aquilo que para Deus é importante.

O que é importante para Deus?

Salvar vidas? Orar pelas pessoas? Relacionar-se em amor? Ter comunhão com Ele e com o Corpo?

Agora: será que importante para Deus é ficar desesperado por causa da conta bancária? Ser um religioso/ Joãozinho do passo certo? Correndo pra cá e pra lá?

Mt 6: 31 a 33 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Deus tem todas as coisas – Ef 1: 3 / Fp 4: 19;

A verdade é que quando estamos envolvidos com essas coisas estamos gastando a energia que Deus nos dá e deixando de fazer o que Ele aprova;

MORTIFICAR A CARNE

RM 12: 1 e 2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Com a carne não tem acordo!

Não podemos servir a dois senhores – não dá pra andar mais ou menos;

Mortificar a carne é um sacrifício consciente e voluntário! Vc está disposto?

Está disposto a perdoar o que te ofendeu? A não requerer os seus “direitos”? A não reclamar mesmo estando com razão? A preservar a unidade custe o que custar, mesmo ficando entristecido?

Isso é o que a Palavra chama “Andar no Espírito”

Romanos 8:13 e 14 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

OPERACIONALIZAR O ESPÍRITO DE DEUS EM MIM

  • Viver uma vida espiritual;
  • Evangelizar;
  • Falar em novas línguas;
  • Pensar as coisas de Deus;
  • Ser um diferencial;
  • Não ser tímido – Deus não nos deu espírito de timidez;
  • É ser um servo de Deus e ter o caráter de Cristo;
  • Cristo passaria um cheque sem fundo?
  • Cristo ficaria brigado com o irmão?
  • Cristo teria os pensamentos que muitas vezes vc tem tido?
  • Deus vai começar a mudar o teu caráter hoje para a grande colheita!

CONCLUSÃO

A semente divina está em você, o Espírito Santo vai ativa-la hoje;

O fruto que estava parado vai começar a ser produzido e a sua vida vai mudar em nome de Jesus!

Filipenses 2:13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Deus vai começar a fazer grandes coisas em sua vida por causa desse poder que vai operar em vc

Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

Nenhum comentário: