segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aprender a delegar

Pr. Jefferson Sghedoni


 

Um verdadeiro líder sabe delegar poderes. Se sabe que tem aderentes eficientes, então não deve ter dificuldade nenhuma em delegar neles. Um número incrível de gerentes queixam-se de não serem capazes de delegar seja o que for, nem mesmo a tarefa mais simples. Acham que são indispensáveis para os trabalhos mais pequenos, então passam o tempo todo a trabalhar. Porquê? Porque estão a fazer não só o seu próprio trabalho como também o dos seus subordinados.

Como foi que se meteram nesta situação?

Ora, em vez de estarem sempre a fazer comentários sobre as deficiências dos seus empregados, deviam passar um pouco mais de tempo a pensar nos seus próprios defeitos como líderes. Um mau líder nunca tem bons seguidores. Aprenda a confiar nos seus aderentes.

Faça o seguinte exercício.

EXERCÍCIO: INVENTÁRIO DE TRABALHO


 

1. Faça uma lista dos trabalhos que tem de fazer todos os dias


 

• Sublinhe os trabalhos que lhe dão mais prazer.


 

• Usando outra cor, sublinhe os trabalhos que são mais importantes ou aqueles que tem de ser você mesmo a fazer.


 

• Sublinhe, com outra cor, os trabalhos normais de rotina.


 

2. Agora, faça uma lista das pessoas com quem trabalha. Para além dos seus nomes, escreva o que considera os seus pontos fortes, as suas especialidades e as suas principais qualidades como profissionais.


 

Trabalhos / Prazer / Importantes / Rotina


 

3. Agora, faça a delegação dos trabalhos de rotina da melhor forma possível, de maneira completamente teórica. Divida a carga de trabalho de acordo com as características respectivas dos seus colaboradores.


 

4. Calcule a percentagem de tempo que esta delegação teórica lhe pode poupar. Tempo esse que poderia usar para fazer trabalhos importantes e que lhe dão satisfação. Ficará surpreendido com o resultado.


 

5. Ponha a teoria em prática! Se quase nunca delegou tarefas no passado, pode a princípio observar alguma resistência.

Mas, em pouco tempo, deverá ver os seus empregados a transbordar de entusiasmo e boa vontade – ficarão felizes por finalmente serem levados a sério e tratados como os adultos produtivos que são.


 

Não se esqueça hoje ás 19:30 Culto da AREPE na Regional Santos esperamos por você, Deus quer trabalhar em sua vida financeira e profissional !


 

Nenhum comentário: