segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Por que temer o novo?

Por Bp. Rubinho Alves

Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para o vosso alimento.” – Ex 16:15

O Senhor tinha reservado para o povo de Israel no deserto algo que eles nunca tinham visto antes, e por isso talvez pudesse existir no coração de alguns um sentimento de desconfiança: “Mas será que isso é bom?... Tem uma aparência um pouco estranha...”.

Há uma tendência no ser humano que é a de temer o desconhecido. Ainda que vivamos situações que nos pareçam estranhas, ou oportunidades que não esperávamos, em circunstâncias que nunca havíamos visto antes, devemos crer que o novo do Senhor é delicioso!

Quem não gosta de surpresas?

É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de surpresas, especialmente se vem de alguém que temos a certeza de que nos ama:

- Qual a esposa que não gosta de ser surpreendida por um belo presente no aniversário de casamento?

- Qual o filho que não aguarda ansioso o presente de natal?

- Qual o profissional que não gostaria de receber a inesperada notícia de uma promoção ou aumento de salário?

Todos nós adoramos ser surpreendidos, pois as novidades nos motivam, nos fortalecem para continuar batalhando e seguindo em frente. Alguém que está preso a rotinas e tradições acaba se cansando e desanima. Mas graças a Deus a vida com Jesus não é absolutamente como muitos diriam“um disco riscado” que não sai do lugar.

A palavra de Deus nos afirma:

No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas nesse ano comeram das novidades de Canaã.” – Js 5:12

O primeiro passo para viver o novo e vencer os medos é ter consciência daquilo que é o plano de DEUS para a tua vida. A morte de Jesus na cruz te garantiu a passagem para uma nova vida, pois quando você O aceitou, sua vitória sobre a morte te habilitou a viver novidades. Esse é o desejo dEle para tua vida, que você viva grandes surpresas porque Ele te ama.

Tirando o velho para viver o novo

Não se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas, põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.” – Mt 9:17

Os odres são sacos feitos de pele de animal onde líquidos eram armazenados. A medida em que iam envelhecendo, esses recipientes iam ficando menos resistentes, e a colocação de um vinho novo, devido ao forte processo de fermentação, acabava por rompe-los.

Essa ilustração de Jesus reflete um princípio espiritual maravilhoso. Devemos ser odres novos para receber o novo que o Senhor tem reservado para nós. Precisamos lançar fora todos os preconceitos e preceitos que queiram nos impedir de viver essa nova vida em Cristo.

E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” – I Co 5:17

Uma forte tendência no ser humano é acomodar-se as situações de conforto, as tradições, as rotinas. Quando ele se depara com algo ou alguém que possam interferir de maneira a transformar sua realidade, a primeira reação é resistir.

A novidade geralmente traz consigo desafios de mudança, e é aí que as dificuldades começam. Retirar tudo aquilo que representa o velho em nossas vidas, tais como, pensamentos, atitudes, opiniões, é um processo que muitas vezes nos assusta.

Quem gosta do que é velho é acomodado, pois não tem disposição nem garra para ir em busca do novo. Conforma-se em viver no limite do que já possui, ou pior, em perder oportunidades de receber o novo.

Muitas vezes a nossa alma está condicionada ao velho, de forma que não conseguimos enxergar como benção aquilo que se nos apresenta como novo, e nem enxergamos que o velho não satisfaz verdadeiramente, e que é apenas um “aperitivo” do inimigo para nos enredar enquanto estamos debaixo de escravidão e jugo.

É tempo de quebrar toda deformação que nos aprisiona aos sabores do mundo, e crermos que o Senhor tem preparado para nós um suprimento que satisfará por completo a nossa fome. A satisfação plena do ser humano só se encontra em Jesus Cristo.

Nenhum comentário: