quarta-feira, 9 de outubro de 2013

8 dicas para não perder tempo com mal entendidos na comunicação

A mensagem digital não tem tom de voz. Objetividade pode parecer frieza ou rispidez. Levante a mão quem nunca se deparou com um email e entendeu mal seu conteúdo

A comunicação digital entrou na nossa vida de tal forma que nos sentimos esquisitos offline. Precisamos checar nossos emails, nossas redes sociais, procuramos lugares onde há wi-fi, resolvemos questões até mesmo quando estamos no trânsito, seja nos transportes coletivos ou durante um congestionamento em nossos carros.


A comunicação online veio para ficar. É nossa forma de nos  proximar de amigos queridos, oferecer produtos e serviços e especialmente, manter o fluxo de trabalho, dentro da empresa ou trabalhando remotamente. Apesar de todas as vantagens, de vez em quando a comunicação falha e não por falta de conexão, mas por mal entendidos.


O último desafio da comunicação digital é a entonação de voz. O que pode ser objetividade para uns, pode parecer frieza ou rispidez para outros. Levante a mão quem nunca se deparou com um email e entendeu mal seu conteúdo. Esse é um aprendizado constante e nessa interferência de mal entendidos, está inscrita a confiança em nossos interlocutores. No mundo do trabalho, em que corremos quase sempre contra o tempo, o que é uma informação “enxuta” pode parecer uma bronca ou desrespeito com o trabalho do outro. O que fazer quando essas situações acontecem?

1 – Se a mensagem não é pessoal e agressiva, aposte sempre que se trata de uma relação profissional e nesse aspecto, quanto mais objetiva, melhor;
2 – Se a mensagem em questão for para chamar a atenção para um erro ou equívoco, procure mandar a mensagem somente para o responsável. Quando diversas pessoas da equipe são copiadas sem necessidade, a impressão que fica é de queimação profissional daquele que errou;
3 – Se o clima é de tensão, se as pessoas estão sensíveis por conta de
resultados negativos ou atrasos, ser delicado ajuda bastante no
encaminhamento dos trabalhos. A comunicação é feita em duas vias: a de quem envia a mensagem e a de quem recebe. Se o destinatário não entende o que você escreve, melhor dar atenção de outras formas;
4 – Certifique-se antes do que realmente está sendo dito. Muitas vezes nossa ansiedade pode “engolir” palavras e frases inteiras trazendo o mal entendido;
5 – Respostas às nossas solicitações nem sempre são imediatas. Apesar de a outra pessoa estar online, pode haver outras  prioridades, a pessoa pode estar em uma reunião e pressionar só vai tencionar ainda mais o clima. Espere para não parecer precipitado;
6 – Quando a sensação de ser mal entendido é constante, procure outro meio de comunicação para certificar-se que não se trata de perseguições. Muitas vezes um simples telefonema pode resolver mal estar entre membros da equipe e trazer um clima muito mais produtivo para todos;
7 – Reuniões periódicas presenciais amenizam bastante os ruídos digitais. Troca de informações, esclarecimentos e clareza nos objetivos em projetos iniciais podem facilitar a confiança e a objetividade no fluxo do trabalho;
8 – Da mesma forma que excesso de objetividade pode ser confundido com rispidez, excesso de emoticons, gifts e links para páginas engraçadas podem parecer falta de seriedade. Só mantenha esse tipo de comunicação com quem você mantém uma relação mais próxima e principalmente, recíproca no que diz respeito ao seu bom humor.


*Fabíola Lago, community manager do Monster Brasil
Matéria publicada no Portal da ClickCarreira – Edição Outubro de 2012

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