segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Independência. Uma característica da personalidade de Jesus

Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” - Jo 2.2-11
Jesus estava na Galiléia e para muitos ele ainda era um desconhecido, Ele era apenas o filho do carpinteiro, José, mas Maria, sua mãe, sabia quem era Jesus. E ali, Jesus, fez com que o seu ministério tivesse um início poderoso. Jesus estava em um casamento e ali iriam acontecer duas coisas:
1. A transformação da água em vinho.
2. O ensinamento de Jesus de como exercermos uma liderança independente.
O umbigo é o processo de Deus para nos alimentar enquanto estávamos na barriga das nossas mães. Mas no dia em que nascemos, a primeira coisa que é feita é que o cordão umbilical é cortado. Cortar o cordão para sobreviver - este é o caminho de Deus, o caminho da independência. Jesus nasceu por obra do Espírito Santo e Maria, mesmo sabendo quem era Jesus, era a matriarca, pois este era o sistema familiar judaico. Maria exercendo o seu papel matriarcal chega até Jesus para dizer que o vinho havia acabado, como quem sinalizava a Ele que ele devia fazer algo. Entretanto, Jesus lhe dá uma resposta um tanto áspera – “Que tenho eu contigo, mulher, ainda não é chegada a minha hora.” - mostrando a ela que ele sabia o que precisava fazer, que Ele tinha o controle em suas mãos. E Maria entendeu na hora o que Jesus havia dito, chamou os criados e disse façam tudo o que Ele mandar, reconhecendo diante de todos a autoridade de Jesus. Qual seria o teu comportamento numa situação como esta? Talvez fizéssemos uma média com os convidados. Mas ali, Jesus estava quebrando um paradigma, Ele estava fazendo prevalecer a sua independência.
Na nossa vida pessoal e profissional, precisamos ter esta iniciativa, cortar o cordão umbilical e fazermos valer a nossa personalidade espiritual. Na Bíblia, Deus trabalha na vida de vários homens:
Moises – grande líder, mas não sabia verdadeiramente quem era. Você já parou para perguntar para Deus quem você é, como Ele te enxerga?
Gideão – era dependente de todas as coisas. De que coisas e situações você depende?
Isaias – dependente do rei Uzias, um homem terrível e cheio de malignidade.
Estes homens precisavam de uma ruptura e nós precisamos dessa mesma ruptura para ter uma caminhada de sucesso. Se nós fizermos uma análise crítica de nossas vidas até aqui, veremos quanto ficamos parados porque estivemos dependentes de algo ou de alguém. E no momento em que passamos a depender, deixamos de lutar pela nossa satisfação e prazer. A vontade de Deus é que exerçamos esta autoridade, que exerçamos a nossa condição de independência. Muitos são escravos, mas nós não recebemos espírito de escravidão. Declare Jeremias 1: “Hoje, Deus me constituiu para derribar e destruir e para ter autoridade entre as nações.” Quando Deus disse isso a Jeremias, Deus estava lhe dando a sua independência profética. E hoje, o Senhor inaugurará esse novo tempo nas nossas vidas.
PARA VIVERMOS ESSE NOVO TEMPO, TEMPO DE INDEPENDÊNCIA, É PRECISO:
1) TER INDEPENDÊNCIA EMOCIONAL - Sl 73.21-23 – “Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença. Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.” – Você só segura na mão direita de Deus quando vc deixe de ser uma pessoa embrutecida, quando não tem mais um coração incrédulo. O nosso culto a Deus precisa ser um culto racional e as nossas oscilações emocionais nos prendem a situações e pessoas que se tornam como âncoras em nossas vidas. O desequilíbrio emocional nos prende a pessoas e fatos, mas o entendimento racional nos dá domínio próprio. E quando Deus nos fala sobre independência, Ele é radical: “quem não pode deixar pai e mãe para me seguir não é digno de mim.” Eu só posso me conectar com Deus se eu tiver pleno domínio das minhas emoções e sentimentos e chegar a Deus com um equilíbrio perfeito, senão sou facilmente acusado. Às vezes, somos assolados por acusações que acabam gerando em nós insegurança e essas acusações acabam por nos fazer dependentes de uma atenção, de um sorriso, de algo que nos dê segurança, aceitação e consequentemente, um prazer temporário. Muitas vezes somos dependentes dos relacionamentos humanos, achando que isso é amor, mas é uma verdadeira doença em nossas vidas. No evangelho não há lavagem cerebral, pois Deus exige que nós cheguemos a ele de maneira consciente, sabendo que Ele é um Deus de amor. Quando deixamos que o caminho da dependência humana ou sentimental ocupe o caminho da nossa conexão com Deus, nos frustramos e nos decepcionamos. Aprenda a estar firme em todas as situações. Mesmo que eu passe pela luta eu estou bem, porque a graça de Deus me basta. Ainda que eu me sinta fraco, aí é que sou forte! Deus criou o homem para viver esta independência, pois lá em Genêsis Ele diz: “Deixará o homem pai e mãe e unir-se-á a sua mulher.” Não deixa que nada, nenhuma relação exterior, interfira no teu casamento. Quando eu dependo exclusivamente de Deus, Ele me dá equilíbrio para eu tomar decisões racionais, ou seja decidirei pelo que for melhor, não pelo que me agrada ou o que agrada as pessoas. Ser independente é muitas vezes falar não para que eu possa continuar a minha caminhada. I Pe 5.8 – “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” Satanás só não vai devorar quem estiver equilibrado, sóbrio, quem é independente. Quem vigia está atento e consegue enxergar as experiências que Deus lhe dá. Declare: “Hoje eu quebro todos os laços emocionais na minha vida. Tudo aquilo que me fazia agir irracionalmente eu desligo da minha vida, em nome de Jesus!”
2) FAZER A VONTADE DE DEUS - Temos 3 vontades que agem contra nós:
1. VONTADE DEFORMADA – a minha vontade nem sempre é perfeita;
2. VONTADE DO PRÓXIMO – satisfazer a vontade dos outros nem sempre é o melhor para você;
3. VONTADE DE SATANÁS – quebre as leis de Deus e eu vou te dar tudo o que você desejar.
Declare: “Todos os afetos humanos e laços invisíveis vão cair por terra na minha vida em nome de Jesus. Eu vou fazer a vontade de Deus, pois ela é boa, perfeita e agradável.”
3) SER INDEPENDENTE FINANCEIRAMENTE - O dinheiro é benção nas mãos do abençoado, por isso, o dinheiro será uma grande benção nas tuas mãos. Declare: “Hoje eu vou receber o poder da independência financeira.” - Mt 17.24-27Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas? Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.” - Você vai ser independente financeiramente, e esse será o caminho do teu sucesso profissional. Você não depende do que vc está fazendo. Você não depende do teu patrão. Você depende única e exclusivamente do que Deus vai fazer na tua vida. Muitos se tornam dependentes de trabalhos e pessoas, mas você não vai depender de nada disso. Muitos têm medo de perder a sua condição. A benção está em você, mas quando você fica com medo, um ambiente desfavorável de dependência é criado. Você é independente porque o Senhor é por você. Deus vai te abençoar e te restituir, não vai te faltar coisa pequena a nem coisa grande! Os cobradores de impostos foram até Pedro cobrar o imposto dele e de Jesus. Entretanto, Jesus tinha um livramento que iria torna-lo independente. Ele não tinha nas mãos, mas no mundo espiritual já existia a provisão. Deus tem provisão e livramentos para nós.
DUAS ATITUDES PARA VIVERMOS A INDEPENDENCIA FINANCEIRA
1) CREIA NOS LIVRAMENTOS DE DEUS - Rm 4.17como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.” . Deus tem livramentos para a tua vida. Ele chama a existência o livramento.
2) DETERMINE-SE A SER INDEPENDENTE FINANCEIRAMENTE PELO TEU ESFORÇO E CAPACIDADE - Sobre você repousa o espírito excelente de Deus. Você é 10 vezes mais capaz que qualquer pessoa que não tem o Espírito Santo e que está ao teu lado. Dn 1:20“Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.”. Vc tem capacidade para ganhar e guardar dinheiro. Faça um planejamento para se tornar independente financeiramente. ]
A BÊNÇÃO DAQUELE QUE É INDEPENDENTE
Dt 30.9“O SENHOR, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará; porquanto o SENHOR tornará a exultar em ti, para te fazer bem, como exultou em teus pais;”
1) ABUNDÂNCIA EM TODAS AS OBRAS DAS TUAS MÃOS;
2) O SENHOR TE BENEFICIARÁ;
3) O SENHOR SE ALEGRARÁ EM NÓS;
4) O SENHOR NOS FARÁ BEM
DECLARE COM FÉ:
Hoje, eu estou arrancando tudo o que me amarrava e me prendia, tudo que me mantinha escravo ou dependente. Desato hoje os laços de prisões emocionais, amarrações financeiras e profissionais. Não sou dependente nem da carne, nem do sangue, não sou dependente do que Satanás deseja, eu sou livre e dependo do Deus todo poderoso. Agindo Deus na minha vida, ninguém pode impedir. Debaixo desta palavra, eu me determino hoje, vou ser independente de todos os laços emocionais, não me embriagarei por nada. Desfaço todos os laços familiares e me libero de todas as mentiras. Eu declaro no mundo espiritual a minha independência financeira, viverei livramentos, terei suprimentos que virão sobrenaturalmente às minhas mãos. Me desligo da loucura das dívidas e me liberto dos juros abusivos, quebro o espírito familiar de derrota, está desligado na minha vida. Eu recebo a característica de liderança de Jesus que é a independência, recebo autoridade, maturidade e esta independência vai me trazer grandes resultados pessoais. Esta palavra é viva e já está agindo em meu interior e eu viverei estas liberações, serei um milagre ambulante, em nome de Jesus, amém.”

2 comentários:

Paula disse...

Muito bom Bispão, nunca tinha parado para pensar no que Deus pensa a meu respeito, seu post me levou a muita reflexão.
Ah, e estou aguardando que escreva no meu site tb: O Relacionamento Cristão
Te espero por lá, bjo. Dca.Paula - Santos SP

Paula disse...

Muito bom Bispão, nunca tinha parado para pensar no que Deus pensa a meu respeito, seu post me levou a muita reflexão.
Ah, e estou aguardando que escreva no meu site tb: O Relacionamento Cristão
Te espero por lá, bjo. Dca.Paula - Santos SP