segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SER ESTRATÉGICO – MAIS UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA DE JESUS

Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas. Na casa em que entrardes, ali permanecei e dali saireis. E onde quer que não vos receberem, ao sairdes daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra eles. Então, saindo, percorriam todas as aldeias, anunciando o evangelho e efetuando curas por toda parte.” - Lc 9.1-6

Jesus realizou sua missão sendo estratégico em todas as suas ações e atitudes. Ele tinha entendimento daquilo que era necessário se fazer para que a Sua obra se espalhasse. Muitas vezes, as pessoas tem objetivos e focos, mas não tem estratégias positivas para realizar aquilo que se projetou. É necessário se ter a estratégia para fazermos acontecer aquilo que projetamos. Estratégia trata-se da forma de pensar no futuro integrando em um processo decisório, de forma a alcançar um resultado. Estratégia vem do grego “strategos” – que quer dizer a arte do general. Ou seja é o papel do comandante do exército que vai dizer qual a ação a tomar, sem se gastar força à toa, para se alcançar a vitória. Ser estratégico, então é vital para se ter vitória nas batalhas. Entretanto, Satanás, nosso adversário tenta nos derrotar, tentando roubar nossa vitória.

TRÊS ATITUDES ERRADAS QUE NOS IMPEDEM DE SERMOS ESTRATÉGICOS:

1) PRECIPITAÇÃO – Pv 19.2 – Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” A falta de conhecimento nos leva à precipitação e é aí que tomamos decisões erradas. Falamos o que não devemos, tomamos decisões erradas, por conta da nossa precipitação;

2) DESPREPARO Lc 14.28-29Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele.” Aquele que não está preparado não pode traçar suas estratégias. O despreparo, o desconhecimento é algo que impede o nosso sucesso. Se eu não estou preparado, não posso receber o grande de Deus para mim. O mercado é dinâmico e o despreparado fica para trás.

3) ANSIEDADE Jó 3.25“Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.” - A ansiedade é uma sensação que adquirimos de algo que ainda não aconteceu. Por conta de notícias e sentimentos, a ansiedade imprime nas nossas mentes um terror infundado. Fp. 4.6-7 – Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

DECLARE COM FÉ: “Eu venço hoje, toda precipitação, todo despreparo e toda ansiedade! Esses sentimentos, hoje saem da minha mente! Que venha agora sobre mim o espírito das estratégias de Deus sobre mim. A partir de hoje, agirei como estrategista e terei sucesso em tudo o que eu fizer!”

TRÊS POSICIONAMENTOS DE UM ESTRATEGISTA PARA UMA CAMINHADA DE VITÓRIA

1) SABER QUE HAVERÁ OPOSIÇÕES – Jo 16.33 – Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Precisamos ter consciencia que nem todas as pessoas pensam como nós. Isso vai gerar contrariedades, mas eu preciso saber que mesmo que haja oposição e contradições, nosso Deus é maior. Aprenda a encarar os teus opositores.

2) SABER AFIRMAR A SUA LIDERANÇA – Dt 28.13 – O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo...” – Você pode até ter outra pessoa acima de você, na hierarquia do teu negócio, do teu trabalho, mas naquilo que é o teu patamar, você precisa ser cabeça. Jesus, em sua caminhada, foi até rejeitado pelos seus, mas ele nunca abriu mão da sua posição, da sua liderança. E essa afirmação vem através de resultados gerados pelas estratégias.

3) SABER DEIXAR SUAS MARCAS – Lc 10.5-6Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz;” - Quando Jesus envia os discípulos, Ele os ensina a deixarem suas marcas por onde passassem – nesse caso, a paz. O estrategista marca o seu território, mostrando quem é quem na situação. O general colocava a sua bandeira, determinando a sua vitoria. Deus te fará um profissional de marcas de vitória. Quem deixa marcas é sempre lembrado.

AS TRÊS BÊNÇÃOS DAQUELE QUE É ESTRATÉGICO. DEUS TE DARÁ:

1) EQUILÍBRIO PARA DECIDIR;

2) SABEDORIA PARA EXECUTAR; e

3) VITÓRIA EM TUDO O QUE VOCÊ REALIZAR

DECLARE COM FÉ:

Senhor Jesus, eu recebo essa palavra no meu espírito. Hoje, eu abro a minha mente para pensar no meu futuro como o Senhor pensa. Recebo do Senhor a característica de ser estratégico. A partir dessa noite, terei posicionamentos diferenciados que me levarão a alcançar meus objetivos. Venço hoje toda precipitação. Buscarei conhecimento e não tomarei decisões erradas. Guarda a minha boca. Senhor, para eunão falar aquilo que não vem de Ti. Saio daqui hoje, para preparar o meu futuro, traçando as minhas estratégias. Vou me preparar para o grande que Deus já tem reservado para mim. Limpo-me de toda ansiedade. Coloco os meus sentimentos nas mãos do Senhor e declaro – Ele guardará o meu coração. Venço todo terror, todo medo! O meu coração está bem firmado no Senhor. Não ignorarei as oposições mas terei bom êxito em cada situação, afirmando a minha liderança. Deus me colocou como cabeça e não como cauda. Os meus sonhos e os meus resultados não morrerão! Deixarei minhas marcas por onde eu passar e sempre serei lembrado como aquele que tem as estratégias de Deus, aquele a quem Deus escolheu abençoar. Eu sou o abençoado do Senhor, Eu sou o abençoado do Senhor, Eu sou o abençoado do Senhor em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário: