A vida é difícil. Isto é um fato básico e quanto mais cedo aceitarmos e apreciarmos esta realidade, melhor. Assim seremos mais felizes. Deixe-me explicar.
Se sabemos que a vida é dura, que é inevitável enfrentar diversos tipos de provações e situações difíceis, podemos começar a encarar a vida como uma série de problemas a serem solucionados. Podemos enfrentar cada dia sabendo que teremos oportunidade de abordar situações problemáticas, resolver questões e lidar com circunstâncias difíceis. Cada vez que resolvemos um problema, podemos nos sentir vitoriosos. Quanto mais vitórias contabilizarmos mais felizes seremos. Felicidade aparentemente está de alguma forma relacionada com vitória.
Por outro lado, se pensamos que a vida deveria ser um cruzeiro de lazer, uma jornada suave da barriga ao túmulo, cada problema que enfrentamos será percebido como uma interrupção, uma ruptura da nossa feliz vida. O acúmulo dessas interrupções nos torna amargurados e insatisfeitos com as circunstâncias.
A maravilhosa humorista e escritora Erma Bombeck, escreveu dois livros que descrevem essas duas atitudes. Um, ela intitulou, The Grass Is Always Greener Over the Septic Tank (A grama é sempre mais verde sobre a fossa séptica), e o outro apresenta o título, If Life is a Bowl of Cherries, Why Am I Always in the Pits? (Se a vida é uma tigela de cerejas, por que eu só tenho caroços?). Qual deles, em sua opinião, reflete a visão de que lutas e adversidades da vida devem ser abordadas de maneira otimista?
Uma das principais razões para que eu me tornasse um empreendedor foi o fato de gostar de resolver problemas. Quando você tem seu próprio negócio a vida é uma série contínua de problemas a serem solucionados. Talvez algumas pessoas fracassem como empreendedores, porque ao invés de encontrar motivação ao serem desafiadas a resolver problemas, escolhem encará-los como rupturas e obstáculos aborrecidos que impedem a realização de seus sonhos.
Descobri essa verdade em meu negócio fotográfico, especialmente com restauração de fotos velhas ou danificadas. Este trabalho pode ser extremamente desafiador, exigindo que eu use toda a criatividade, engenho e cada recurso tecnológico que possa reunir. Entretanto, em lugar de me tornar desanimado pela dificuldade, vejo-a como oportunidade de aprender, aplicar anos de experiência e proporcionar alegria aos meus clientes quando recebem fotos queridas que fui capaz de restaurar.
Isso se aplica a qualquer empreendimento. Sua vida pode ser plena e compensadora, até mesmo vitoriosa, quando você encara cada dia como se ele trouxesse algo diferente, acompanhado de novos desafios e questões que você irá confrontar.
A Bíblia nos fala honestamente sobre as lutas da vida. Ela diz: “...Nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou o Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu” (Romanos 5.3-5).
Ela ainda afirma: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1.2-4).
Sim, é verdade, a vida é difícil. Mas também, é verdade, que a vida é boa.
Por Jim Mathis
Próxima semana tem mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário