quarta-feira, 13 de maio de 2015

ENTUSIASMO

"E eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" Mt 28. 20

Há pessoas que se animam tremendamente quando são cercadas por  pessoas entusiasmadas. Afinal, o homem é fruto do meio em que ele vive… Por exemplo, em um jogo de futebol, o entusiasmo dos torcedores é extremamente contagioso. É como se a pessoa adquirisse um poder extremo no contato com outros torcedores e quando o jogo termina, a emoção tende a declinar. A mesma coisa acontece com as equipes, fornecedores, partidos políticos, etc., etc.

Ficamos animados quando as coisas vão bem para nós, quando recebemos um aumento, quando temos a tendência de fecharmos um grande  negócio. Mas quando as dificuldades surgem quando as coisas não vão de acordo com os nossos desejos, as emoções tornam-se como distúrbios negativos e passam rapidamente da euforia, exaltação, para o extremo oposto: procrastinação, depressão, passividade. Reações humanas são variadas e suscetíveis às influencias exteriores. Um trabalhador vai redobrar os seus esforços, se ele souber que poderá receber um aumento, pelo seu  bom desempenho; mas se ele descobrir que qualquer esforço é em vão, é provável que ele rapidamente venha a perder o entusiasmo.

Os cristãos têm grande motivo para serem motivados: Deus está com eles. A palavra entusiasmo vem de duas raízes: 'em' e 'theos'. Theos vem do grego 'Deus'. Quando alguém está cheio de Deus, ela é cheia de entusiasmo. Ser cheio de Deus significa:

1) Ser cheio de esperança;

2) Saber que o problema atual não é o fim do mundo

3) Ter a certeza de que o que aconteceu não é nada comparado com o que vai acontecer

4) Saber que o passado é muito limitado e o futuro é interminável!

O compromisso de Jesus de estar sempre conosoco, é o que faz a diferença. As pessoas que realmente são motivadas pelas promessas de Jesus Cristo, que são guiadas pela força e sabedoria de Deus, são as pessoas capazes de fazerem coisas impensáveis de ​​acontecer.

A verdadeira motivação vem de Deus e as pessoas com Deus no coração, são muito mais estáveis e confiáveis. O entusiasmo delas é profundo e supera as circunstâncias externas. Por isso, Jesus disse que nós somos a luz do mundo e se somos iluminados, nosso dever é iluminar outras vidas,  motivando-as e inspirando-as! Precisamos ser luz na escuridão.

Jesus Cristo é a força motriz que afeta o comportamento, Ele é a Palavra de Deus, o verbo é ação. Essa é a presença divina que precisa nos entusiasmar.

Observe que o "estado de espírito" de uma pessoa pode ser medido pelo relacionamento que essa pessoa tem com o seu “deus”. Portanto, se o “deus” dessa pessoa está sujeito a circunstâncias,  o humor dela sempre vai flutuar de acordo com as circunstâncias externas. Hoje é de uma maneira, amanhã será de outra. Hoje a vida moderna, nos leve, nesta sociedade consumista, a não ignorar que a inconsistência e a decepção estão ao virar da esquina. Portanto, devemos avaliar o estado de nossa mente, avaliar a nossa relação com o Deus (com “D” maiúsculo) e fazer dela a nossa força interior…  A motivação começa no interior, e quem faz a escolha do seu “deus” é você!

adaptado do texto original, escrito por Elias Bajer

Nenhum comentário: