quarta-feira, 6 de maio de 2015

OITO DICAS DE COMO FAZER (BEM) O SEU MARKETING PESSOAL…

Após décadas de trabalho como atriz e diretora de teatro – com destaque para a peça “Trair e coçar é só começar”, Bruna Gasgon passou por uma transição não planejada em sua carreira. No fim dos anos 80, diversas empresas perceberam a importância de treinar a desinibição e a desenvoltura em seus funcionários e passaram a contratar atores para dar palestras e workshops sobre esses assuntos.

Bruna fez parte dessa leva de atores e se destacou. Adaptando o “lúdico do teatro para o mundo empresarial”, a atriz ganhou bastante exposição na mídia e suas palestras passaram a ser cada vez mais requisitadas. Atualmente, ela continua habitando o mundo corporativo, seja por meio de seus livros de dicas e autoajuda, ou através de suas palestras, workshops e cursos sobre o ambiente e as relações de trabalho.

Entre as especialidades de Bruna está o marketing pessoal, o que ela define como “o profissional embrulhado para presente”, ou seja, a melhor maneira de promover sua imagem, conteúdo e trabalho de forma a se destacar dentro da empresa.

Época NEGÓCIOS conversou com Bruna e separou algumas de suas dicas para ficar bem na fita e deslanchar profissionalmente:

1 - Seja pontual: Se o compromisso é às 15h, por exemplo, chegue com 15 minutos de antecedência. De acordo com Bruna, nas seleções de elenco para o teatro, a avaliação dos atores começava pelo horário que eles chegavam. Quem chegasse atrasado, já estava eliminado. “Isso é um grande diferencial competitivo, pois as pessoas sabem que dá para contar com quem é pontual”, diz.

2 - Construa seu personagem: Esteja preparado. “A construção do personagem, ou seja, a preparação, te blinda.” Para isso, é necessário também se adequar ao ambiente e às pessoas com que você terá que lidar. Se você estiver participando de uma reunião com executivos importantes, esteja vestido a altura e evite o uso de gírias, por exemplo. “Quando você trabalha em uma empresa, você afeta o nome e a credibilidade dela pela sua apresentação”, explica Bruna.

3 - Nunca perca a naturalidade: Junto com o conhecimento do assunto sobre o qual você está tratando e a emoção, a naturalidade constrói sua credibilidade profissional. “Se você é uma pessoa divertida e descontraída, mantenha essas características. Ninguém deve forçar algo que não é, apenas se prepare muito de acordo com o ambiente e a situação.”

4 - O cliente não tem nada a ver com os seus problemas: “Seu mundo pode estar desabando, mas o cliente não tem nada a ver com isso”, diz Bruna. Para ela, “as pessoas precisam seguir o exemplo dos comissários de bordo”, que são cordiais e já estão arrumados e prontos para o trabalho quando os passageiros chegam. Esse capricho “faz com que o cliente se sinta abraçado”.

5 - Não se acomode: É comum ficar em uma zona de conforto após muitos anos na mesma empresa. No entanto, de acordo com Bruna, “se acomodar é bloquear seu desenvolvimento e crescimento profissional”. É necessário se motivar e, para isso, a palestrante sugere que o funcionário se pergunte sua relevância para o cargo, para os colegas de trabalho e para a empresa. “Pergunte-se ‘como eu gostaria que as pessoas me vissem? Como posso melhorar meu desempenho em minhas funções?’. Tem que ver até que ponto você pode fazer a diferença na vida das pessoas, principalmente nas de seus clientes. Tomar consciência disso, já é meio caminho andado”, explica Bruna.

6 - Estimule sua criatividade: Faça cursos, viaje, leia. “Faça um curso atrás do outro, mesmo que não tenha a ver com a sua área, isso abre seu leque de visão e aumenta suas possibilidades”, afirma Bruna. Estimulando sua criatividade, você se motiva e, consequentemente, fica mais produtivo.

7 - Tenha tato: Trate as pessoas com delicadeza. “Cada pessoa da equipe é um indivíduo, é necessário ter tato e tratar as pessoas de acordo com suas características individuais”, diz a especialista. Para os líderes, Bruna sugere que façam elogios na frente da equipe e correções em particular.

8 - Conheça bem a si mesmo: suas falhas, limites e pontos fortes. Saiba administrar os dois primeiros e explore esses últimos. “Quanto melhor ser humano eu for, melhor profissional serei. Se eu me conhecer bem, saberei lidar comigo e com os outros”, diz Bruna.

Por / Isabela Moreira - Matéria Publicada no Portal da Revista Época Negócios – Edição - Fevereiro de 2014.

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