sábado, 2 de maio de 2015

O CASAMENTO APOSTÓLICO

Casamentos, invariavelmente, passam por crises. O problema não é a crise, pois a crise é a grande oportunidade que temos para melhorar, mas sim o agravar dela.

Jesus começa o seu ministério em um casamento, em Caná da Galileia. Ali o vinho acabou... O que fazer quando o vinho acaba? Muitas vezes o vinho é representado pela alegria, a graça.

O que o Diabo quer é roubar a alegria, a graça do casamento. Quando a alegria acaba, então vem a separação, o afastamento, a tristeza. Não existe nada pior do que um casal que perdeu a alegria de conviver e que muitas vezes, convive sobre o mesmo teto, mas não tem a graça do casamento. A grande crise que pode destruir um relacionamento é o perder da alegria.

Jesus estava naquele casamento e poderia ter dito – eu sou apenas um convidado e nada tenho a ver com isso. Entretanto, o problema foi levado até Ele e uma coisa é certa: Ele não se omite quando apresentamos a ele uma dificuldade nossa.

O grande problema do ser humano é encobrir suas fraquezas. Quando o homem pecou no Éden ele agravou a situação ao se esconder de Deus. Os problemas sempre existiram no relacionamento e temos duas opções:

a) Encobrirmos o problema;

b) Levamos o problema até a Jesus.

Saiba que em Caná da Galiléia, Jesus fez o milagre, mas todos participaram do milagre. Nossa participação no milagre do casamento, começa quando nós levamos os problemas, a crise para Jesus, para buscarmos a solução.

Todo casamento deveria ser uma festa

Realmente, todo casamento deveria ser uma festa, mas tem muito casamento que mais parece um funeral. Como transformar meu casamento em uma festa?

As casas dos judeus tinham recipientes (talhas) que eram usadas para a purificação (uma ação religiosa). Quando acaba o vinho, Jesus ataca diretamente o problema, pois ele sabia: era necessário um milagre numa área específica.

PARA VIVER O MILAGRE DO CASAMENTO

1) RECONHEÇA O PROBLEMA – O vinho acabou

2) LEVE O TEU PROBLEMA ATÉ JESUS – Posicionamento

3) DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER – Encher as talhas

AS SEIS TALHAS

1) SATISFAÇÃO PLENA – Sl 126.2 – O casal deve satisfazer um ao outro mutuamente. Obvio, que essa condição não está apenas ligada, única e exclusivamente à área sexual. Satisfação é ter prazer de viver. É criar um estado (e não um momento) de gozo permanente, onde eu possa, através dos meus atos e atitudes, deixar a pessoa que eu amo, plenamente satisfeita. É aí que erramos, pois ao invés de buscar a satisfação do outro, acabamos buscando a nossa exclusivamente. Alimentamos inconscientemente um sentimento de egoísmo, onde se eu estiver bem, tudo está bem. Existe aqui uma sutileza terrível, pois muitas vezes buscamos até a satisfação dos nossos filhos, mas não buscamos a satisfação dos nossos cônjuges. Quando há satisfação plena, a nossa boca se enche de riso e as pessoas à nossa volta veem a nossa prosperidade.

2) DOAÇÃO – Jesus não perguntou a quem pertenciam as talhas ou se mesmo ele poderia usar. O milagre começa com a entrega, a doação. Jo 3.16 – Tudo começa com uma oferta. Vejamos o milagre dos dízimos e ofertas, da semeadura. Gn 3 – Todos tinham uma companheira, mas o homem estava só. Como Deus criou a mulher – com uma doação do homem – sua costela. Nossa natureza carnal nos faz sermos individualistas, pois temos a necessidade de sempre termos uma reserva, caso algo venha a não dar certo. Uma árvore é conhecida pelos frutos e a nossa analise deve ser criteriosa: qual fruto de doação eu tenho apresentado? Mais bem-aventurado é dar, do que receber e é no casamento que essa máxima se manifesta. Precisamos ter esse prazer. O prazer de sermos doadores. Quando eu limito a doação, inconscientemente estou limitando também a minha colheita. Sequência de prioridades no teu casamento:

a. JESUS EM PRIMEIRO LUGAR

b. ESPOSA EM SEGUNDO LUGAR

c. FILHOS EM TERCEIRO LUGAR.

Você precisa estar bem com Deus, para ser um bom marido e estar de bem com Deus e com a tua esposa, para ser um bom pai! Ec 11 – Lança o teu pão sobre as águas.

3) RESPEITO – Respeito é o que estrutura um casamento – I Ts 4.1-8 – É a falta de respeito que violenta o cônjuge. Ao longo da caminhada, muitos casais perdem o respeito mútuo e invadem um a condição do outro, passando por cima das vontades e sentimentos do nosso cônjuge. Lamentavelmente, a religiosidade faz o marido assumir uma condição machista e desrespeitosa. Ser cabeça do casamento é muito diferente de ser um tirano, um déspota. Para que haja respeito é necessário viver o limite da concordância – Am 3.3 – Deus nos trata com respeito, Ele não violenta ninguém, em área nenhuma. I Co 13 – Quando Adão tenta culpar a Deus e a Eva, ele está desrespeitando os dois! Respeito não está associado a sucesso, mas sim à aliança. Somente quem é respeitado:

a. Pode desenvolver uma relação saudável

b. Pode respeitar, pois ninguém pode dar o que não tem.

4) AMIZADE – Pv 18.24 – Nos enchemos de amigos que não são verdadeiros, que querem apenas aquilo que temos, que se dizem amigos, mas que na hora das nossas necessidades, se transformam em nossos acusadores. Gn 5.22-24 – Enoque era amigo de Deus. Ele andava com Deus até que Deus o tomou para si. Amizade é relacionamento e concordância. Jesus não nos chama de servos, mas sim de amigos. Com amigos:

a. Temos liberdade

b. Temos cura para as emoções

c. Nos completamos um ao outro.

TRÊS CONSELHOS PARA SER AMIGO VERDADEIRO DO TEU CONJUGE:

a. Não aceite que ninguém fale mal do teu cônjuge.

b. Não tenha segredos – fale com sabedoria, no momento certo, seja transparente.

c. A coisa mais liga a amizade é a oração. Ore com e ore pelo teu cônjuge.

5) VIDA SEXUAL – I Co 7.3-6 – O sexo é um grande dom de Deus e todas as barreiras precisam cair. Entretanto, essas barreiras somente caem através da intimidade. Como o sexo é dom de Deus, a vida sexual precisa estar embasada em princípios espirituais. Deus nos deu uma vida sexual para:

a. Que ela seja uma proteção contra a tua carne;

b. Você tenha uma renovação hormonal que te deixe feliz e alegre;

c. Que você dê satisfação para o teu cônjuge.

d. Desenvolvermos o amor – sexo por amor envolve todas as outras talhas.

PARA TER UMA VIDA SEXUAL DE SUCESSO

a. Ore;

b. Quebre os referenciais errados do passado;

c. Ame (sexo não é vontade. É amor)

1) MINISTÉRIO – Casamento é um ministério. Ministério é servir a Deus. Sirva a Deus através do teu casamento, dando bom testemunho e levando pessoas a Cristo e honrado o nome do Senhor. E ministério é coisa que Deus renova em nós, a cada dia! Is 43.19 – Hoje o Senhor derrama vinho novo sobre o casamento, tirando todos os remendos, todas as emendas. Hoje o Senhor faz novas todas as coisas.

Nenhum comentário: