sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Faça o que eu digo e faça o que eu faço


Sempre me incomodou escutar alguém dizer “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Eu me perguntava porque seguir o conselho de uma pessoa que age de forma diferente do que se comunica. Mas, pior do que ouvir esta frase, era conviver com quem a aplicava em seu dia a dia, agindo de forma incoerente.
Hoje em dia, eu não escuto mais isso. Mas, não significa que ainda não exista uma falta de coerência das pessoas entre discurso e prática, o que gera muita ansiedade e desconfiança de quem convive com elas. E já imaginou ter que lidar com esse tipo de sentimento no trabalho? É problema na certa!
“A falta de alinhamento entre discurso e prática deixa os profissionais perdidos, 
sem saber exatamente o que devem fazer e o que é esperado que façam”

Isso porque o ambiente profissional é influenciado pela forma como as pessoas agem e se relacionam com os outros. Se houver alguém que não transmite confiança, a instabilidade pode dominar o lugar. Por isso, os profissionais devem tomar cuidado com o que dizem e fazem. E se for um gestor, a atenção deve ser ainda maior, já que dar exemplo é uma das principais características exigidas da liderança. Um líder não pode impor que sua equipe seja pontual nas reuniões quando ele sempre chega atrasado aos encontros.
Para ajudar, separei 7 dicas para você colocar em prática agora e, assim, deixar o clima mais harmonioso e colaborativo no trabalho.

  1. Evite  generalizar:  ​não é sempre que você está disponível e nem todos da equipe merecem uma promoção ao mesmo tempo, por exemplo. Por isso, dizer que se alguém precisar de algo é só falar com você e, na primeira vez que for procurado(a), não estiver disponível, a sua imagem pode ser prejudicada. É a mesma coisa se disser que todos os funcionários merecem uma promoção, mas pouco tempo depois, você dá um feedback negativo para alguém. Isso pode fazer com que os profissionais pensem que você não é confiável. Lembre-se de que a sua agenda muda e as pessoas agem de forma diferente no trabalho, merecendo reconhecimento em momentos distintos. Assim, evite palavras que colocam tudo e todos em um mesmo grupo. Se podemos fazer uma generalização é que nada é sempre igual.
  2. Informe-se antes: ​ao passar alguma informação a alguém, é essencial que você tenha certeza de que ela está correta. Confirmar um prazo dizendo que irá se esforçar para cumpri-lo, inclusive trabalhando até tarde, mas, sair do trabalho mais cedo ou em seu horário habitual e não respeitar a data acordada, pode deixar você em uma situação bem delicada.
  3. Prometa o que irá cumprir: ​e seja objetivo(a). Fale apenas o que sabe que poderá fazer e de forma clara. Dizer a um(a) profissional que haverá promoções pode fazer com que ele(a) pense que será promovido(a). Mesmo que a intenção seja reconhecê-lo(a), fale isso diretamente a ele(a) apenas quando tudo já estiver confirmado. Antes de ter certeza, não precisa dizer nada. É melhor surpreender uma pessoa de forma positiva, do que decepcioná-la dizendo que a tão esperada promoção não irá acontecer, como dito anteriormente.
  4. Seja sincero(a): ​por pior que possa parecer em alguns momentos, a verdade é o melhor caminho sempre. Além de permitir encontrar uma solução concreta para resolver um problema, você não terá que falar algo diferente do que irá fazer. Outra vantagem é que não precisará gastar energia para sustentar uma história falsa.
  5. Conheça  as  pessoas:  ​entenda a história de vida de cada membro da sua equipe. Apenas compreendendo que tipo de bagagem os profissionais carregam, você pode definir a melhor forma de falar com cada um para que seja compreendido(a) e, assim, evitar que eles pensem que você não está agindo de acordo com o que disse. Por exemplo, dizer a um(a) profissional que ele(a) tem liberdade para fazer o que achar melhor no trabalho, mas, perguntar com frequência o que ele(a) está fazendo, pode gerar insatisfação, já que é possível que pensem que se têm liberdade, o(a) chefe não precisa perguntar nada a eles(as).
  6. Mostre  quem  você  é:  ​deixe claro para as pessoas o que espera deles, o que você valoriza etc. Mas, atenção, isso não significa expor sua vida pessoal! Ao mostrar que tipo de profissional é você, é possível gerenciar expectativas, principalmente porque cada pessoa forma uma imagem dos outros de acordo com sua própria história. Por exemplo, se você não é muito organizado(a) e deixa sua mesa sempre cheia de coisas, não precisa dizer a ninguém que organização é seu ponto forte. Pode, inclusive, mencionar que consegue trabalhar em um ambiente desarrumado - o que pode ser bem difícil.
  7. Peça desculpas: ​caso não consiga seguir nenhum dos passos acima, reconheça que agiu de forma incoerente e desculpe-se com sua equipe! Eles irão entender as razões pelas quais não fez o que falou e, assim, a confiança que têm em você será preservada. É importante que o pedido de desculpas seja sincero e que você evite ao máximo agir novamente do mesmo jeito.
Bom trabalho!
Escrito por Lygia Pontesconsultora em Comportamento, Comunicação e Gestão.
Acesse www.lygiapontes.com

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