quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

8 REGRAS BÁSICAS DE EDUCAÇÃO QUE DEIXAM SUA IMAGEM PROFISSIONAL POSITIVA

Infelizmente, não aprendemos nas escolas e universidades a forma ideal para agirmos especificamente no ambiente profissional. Por isso, muitas vezes, temos dificuldades de construir relações positivas e alianças que nos auxiliam a desenvolver um trabalho melhor.


Mas, antes de se preocupar com a etiqueta empresarial e incluir mais uma atividade em sua agenda que já é tão cheia, lembre-se de que seguir regras básicas de educação – aquelas que aprendemos desde pequenos – já nos deixa no caminho certo para contribuir com um ambiente profissional agradável e colaborativo. Assim, o seu dia a dia no trabalho será menos estressante.
Pensando nisso, selecionei recomendações que servem para qualquer situação, mas que são ainda mais importantes no ambiente de trabalho, pois permitem que você construa e mantenha uma imagem profissional positiva.
Não faça com os outros o que não quer que façam com você
Essa é a regra básica, a número 1. Se você se esquecer das outras, tenha pelo menos esta em mente.

Fale baixo
Claro que em alguns momentos não conseguimos esconder a empolgação e falamos mais alto. Se você fizer isso, diminua o tom de voz imediatamente. É bom também pedir desculpas a quem estiver perto. Para saber se você fala alto e não percebe, preste atenção nas expressões das pessoas à sua volta quando diz alguma coisa – principalmente quando estiver ao telefone. Seus colegas de trabalho podem não mencionar nada, mas, com certeza, as expressões e a linguagem corporal deles irão dar sinais se o seu volume está alto. Muitas vezes, é importante procurar um profissional, como um um médico otorrino e um fonoaudiólogo, para ajudar no controle da voz.

Seja silencioso(a)
Além de não falar gritando, não deixe seu celular com o toque ligado em um volume alto – o ideal é usar a função de vibrar quando estiver no trabalho. Lembre-se também de que você não está em um show ou balada. Por isso, se quiser ouvir música, deixe o volume em um nível que não ultrapasse os limites do seu fone de ouvido. Se as pessoas puderem escutar aquele ruidinho, abaixe o som. Além de fazer mal para sua audição, você irá incomodar os outros e transmitir a mensagem de que eles são tão desagradáveis que você prefere deixar o som bem alto para não escutar absolutamente nada do que falam – no ambiente profissional, isso é complicado. Além disso, você pode, sem querer, dizer que não está trabalhando, porque são pouquíssimas as pessoas (se é que existe alguém) que conseguem se concentrar em um local muito barulhento.

Não interrompa
Mesmo que não esteja interessado no que a outra pessoa diz, espere o momento ideal para falar alguma coisa. Além de mostrar que você é uma pessoa educada, isso significa também que está ouvindo e prestando atenção no que o outro diz, o que é essencial para uma boa relação. Se por alguma razão você não conseguir esperar e acabar falando “por cima” da outra pessoa, pare, peça desculpas e deixe que ela continue. É claro que tem gente que fala demais e, para piorar, coisas que não são interessantes. Se esse for o caso, interrompa a pessoa no momento adequado, por exemplo, quando ela faz uma pausa para respirar. Você também pode usar a última coisa falada por ela como um gancho: “interessante o que você disse agora” e complete seu pensamento ou diga que precisa voltar a outro tema – ou fale que podem falar sobre isso em outro momento, porque precisa ir embora.

Seja pontual
Ao se atrasar, a mensagem que você transmite é que o seu tempo é mais importante do que o das outras pessoas. Mesmo que sua posição na empresa tenha mais relevância, não mostre isso fazendo os outros esperarem por você. As pessoas sabem. Além disso, você começa a perder credibilidade. Outra mensagem que você passa com os atrasos é a de desorganização. Ou seja, não existe nenhum ponto positivo quando não se é pontual! Para ajudar você a chegar no horário, bloqueie sua agenda por mais tempo do que imagina ser necessário para realizar alguma atividade. Além disso, sempre inclua em seu calendário o deslocamento para qualquer compromisso, principalmente aqueles que são fora do escritório.

Fale a verdade
A perna da mentira ficou mais curta ainda com as redes sociais… Por isso, não minta para ninguém no seu ambiente de trabalho – nem sobre sua vida pessoal que, vale lembrar, não precisa ser compartilhada com ninguém do seu círculo profissional, muito menos sobre seu trabalho. Se você errou ou deixou de fazer algo, o ideal é refletir sobre o que aconteceu, pensar em possíveis soluções e falar com os gestores imediatamente. Quanto mais cedo você apresentar a situação crítica, mais rápido poderá solucioná-la. Além disso, podemos sempre aprender com nossos erros. Para que eles não se repitam, entenda porque ocorreram e faça anotações, como se fosse um diário. Assim, você irá se lembrar do que não deve fazer novamente.

Não perfume o ambiente
Não coma nada que tenha cheiro forte. Existem pessoas que têm horror a determinados odores e você pode incomodá-las. Mesmo nos escritórios com um local destinado para as refeições, é melhor evitar qualquer coisa que perfume o ambiente. Quem passar por lá pode se incomodar e acabar comentando com outras pessoas que você deixou a copa um horror etc. E não use perfumes fortes! Duas gotinhas bastam para você ficar com um cheiro agradável e não desagradar seus colegas de trabalho. No ambiente profissional, o foco deve ser o seu talento e não o perfume que usa ou o que você come.

Mantenha a limpeza
Deixe limpos e organizados todos os locais por onde passa no escritório – tanto o seu espaço de trabalho, quanto as áreas frequentadas pelos demais funcionários. Se limpar e organizar a bagunça que outras pessoas deixam não for parte das suas responsabilidades e obrigações, tenha sempre em mente a pergunta: “este local estava assim quando eu cheguei?” Se a resposta for não, então mãos à obra. Mas, se você responder sim, então não se preocupe com nada. É claro que você não precisa se perguntar isso quando fizer alguma reunião ou evento para muitas pessoas. Neste caso, lembre-se de falar com o(a) responsável pela organização e limpeza e, principalmente, de agradecer depois que tudo estiver arrumado e limpo. Ao seguir estas recomendações, você passa a mensagem de ser uma pessoa educada, organizada e limpa!
Lembre-se de seguir estes passos – tanto na vida pessoal, como profissional. Se for complicado colocar todos em prática de uma vez, faça aos poucos: some uma nova regra às suas atividades a cada semana.
Escrito por Lygia Pontes – http://www.lygiapontes.com/
Consultora em Comportamento, Comunicação e Gestão.



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